Novos "low cost" laptops (HP & ECS & Dell)

HP lança-se no segmento dos portáteis de baixo custo

O mercado dos portáteis de baixo custo está em franca expansão, à medida que cada vez mais fabricantes integram o segmento nas suas linhas e competem pela atenção dos consumidores.

Foi justamente tendo em vista o mercado da educação e de entrada de gama das linhas comuns, que a HP apresentou oficialmente o HP 2133 Mini-Note, um portátil que a empresa espera que os consumidores "comprem por impulso, como se tratasse de um telemóvel", algures entre o conceito e segmentos UMPC, portátil de baixo custo e ultraportátil.

O HP 2133 está disponível em diversas versões, variando com a velocidade do processador, capacidade de armazenamento, conectividade disponível, RAM incorporada e sistema operativo pré-instalado, apresentando todas um caderno técnico de base bastante respeitável, incluindo processadores VIA entre os 1,0GHz e 1,6GHZ, ecrã de 8,9 polegadas de diagonal e resolução de 1280 por 768, 2 portas USB 2.0, Wi-Fi compatível com normas a/b/g, porta Ethernet, saída VGA, leitor de cartões SD, slot ExpressCard/54 e em opção, uma webcam integrada na moldura do monitor e conectividade Bluetooth. Tudo isto num chassis interno de liga de magnésio e exterior em alumínio escovado, não ultrapassando os 1,4Kg e com uma pegada tridimensional pouco superior à do Eee PC, a actual referência do segmento.

O Mini-Note integra ainda um teclado completo, com teclas com tratamento DuraKey, resistentes a abrasão prolongada e altifalantes estéreo, localizados de ambos os lados do monitor, para além de um microfone integrado.

Como já foi referido, o Mini-Note está disponível em diversas versões, com três velocidades de processador disponíveis, entre 1,0GHz, 1,2GHz e 1,6GHz, com RAM pré-instalada de 512MB, 1GB ou 2GB e opções de armazenamento que incluem um disco SSD de 4GB e uma drive clássica de 160GB, com uma opção exótica por um disco rígido de 120GB a 7200rpm.

Consoante a configuração de hardware, estão também disponíveis os sistemas operativos SUSE Linux Enterprise Desktop 10, Windows Vista Business e Windows Vista Home.

O HP Mini-Note está disponível nos Estados Unidos por 499 dólares (cerca de 316 euros), para a versão base, com Suse Linux e SSD de 4GB e 749 dólares (cerca de 475 euros) para a versão topo de gama, com Windows Vista Business e disco rígido de 160GB.

in: http://tek.sapo.pt/4I0/814832.html
 
HP Officially Unveils Full-function Mini-Note 2133 PC for Education Market
To help schools offer affordable computing to every student, HP today introduced a full-function, mini-notebook PC priced starting under $500. Designed for the education market, the HP 2133 Mini-Note PC is flexible enough for students to use from the classroom to the family room. The HP Mini is packed with 8.9-inch WXGA LCD screen (1280x768 resolution), integrated VGA webcam, two battery solutions – three-cell for lightest-weight configurations or optional six-cell for longer battery life, Wi-Fi and optional Bluetooth. Calculations are done by a VIA C7-M processor from 1GHz to 1.6GHz with Chrome 9 graphics and VIA’s CN896/8237S chipset combo. Hard drive options include a wide variety of 120/160GB (5400 rpm), 120/160GB (7200 rpm), 64GB SSD, and even an optional 4GB PATA flash module HDDs. The 2133 has one memory slot and can run up to 2GB of RAM (the basic version comes with 512MB RAM). Operating systems available for HP 2133 include Windows Vista Business, Vista Home Basic, FreeDOS, or SuSE Enterprise Desktop 10. The HP 2133 Mini-Note PC is expected be available later this month.



Source: HP, Geek.com, TechConnect Magazine

Fonte: www.techpowerup.com
 
Ninguém disse que seriam baratos, estão um bom patamar acima dos EEE, alias, basta ver a resolução do ecrã.

O seu calcanhar de aquiles acaba por ser o Processador, podem ver benchmarks com estes processadores e costumam ser bem fracos.
 
Provavelmente será mais que 500€. Acrescenta o factor xulice tuga + factor cool + factor new + factor xulice tuga (sim 2x) e vai facilmente para a casa dos 800€.
 
Os processadores podem ser fracos, mas não serão suficientes para correr um cliente de mail, um página aberta, um msn e uma folha de calculo e/ou um documento word aberto? Se sim, então qual o problema?

No entanto concordo com o facto dos preços serem um bocadinho puxados para o material que se adquire.
 
Os processadores podem ser fracos, mas não serão suficientes para correr um cliente de mail, um página aberta, um msn e uma folha de calculo e/ou um documento word aberto? Se sim, então qual o problema?

Não é apenas o preço pago por uma CPU da VIA (C7-M, a 1.6GHz) que não consegue bater um Celeron M a 630MHz (a CPU do Asus Eee PC).
A bateria pequena e o ecrã maior juntam-se assim à CPU (90nm, processo "bulk low cost" da TSMC) para diminuir significativamente a autonomia -algo que é essencial a qualquer PC ultra-portátil para estudantes-.
Não esquecer ainda os drivers do chipset e da placa gráfica onboard da S3, cuja reputação é péssima (por causa dos imensos bugs que ficam por resolver).

Se tivesse ao menos um Intel Atom + GMA 950 como o MSI Wind...
Resta a esperança que a HP não demore muito a trocar o C7-M pelo novo CN ("Isaiah"). Como as CPU's são pin-compatible, nem precisariam de alterar mais nada na motherboard para melhorar substancialmente a capacidade de processamento global do sistema (e, já agora, a reserva de bateria, pois a nova CPU é fabricada no processo de 65nm da Fujitsu, em vez dos 90nm da TSMC do C7).
 
Última edição:
Os processadores podem ser fracos, mas não serão suficientes para correr um cliente de mail, um página aberta, um msn e uma folha de calculo e/ou um documento word aberto? Se sim, então qual o problema?

No entanto concordo com o facto dos preços serem um bocadinho puxados para o material que se adquire.

Qual o problema? O problema é o desempenho não condizer com o preço a pagar.
 
Back
Topo