Novos MacBook Pro Penryn

Agora nada a ver com o que aqui se fala, coloco uma questão que me irá ajudar a decidir...
Ganho mais em comprar um MBP de 17'' ou de 15''?
Tava com ideia de comprar o de 17'', mas... Dêem a vossa opinião, se faz favor.
 
é do tipo, tudo depende da utilização a que lhe vais dar..

Se for para tratamento de imagem e video... o de 17" sem dúvida, mas se for apenas para utilização normal e com uns joguitos pelo meio, n precisas de tanto ecrã, e sempre é mais pekeno para transportar..

depende do que lhe vais fazer..
 
Por acaso o pro de 17" é dos poucos portateis "grandes" que gosto porque simplesmente nem parece ter o tamanho que tem, é "esquisito", os outros parecem gigantes, este não, só se nota o tamanho dele quando está ao lado de um outro portatil :) o que é um bom argumento, para mim pelo menos.
Já agora o outro 17" que gosto é o Sony VGN-AR70B que embora neste já se note que é um "bixo" partilha o mesmo minimalismo do apple, outra coisa que aprecio bastante.

Só tenho pena realmente por terem optado pela versão de 3mb (cpu) no pro de base, é um contra censo :\ tinham de estragar tudo :\
 
Por acaso o pro de 17" é dos poucos portateis "grandes" que gosto porque simplesmente nem parece ter o tamanho que tem, é "esquisito", os outros parecem gigantes, este não, só se nota o tamanho dele quando está ao lado de um outro portatil :) o que é um bom argumento, para mim pelo menos.
Já agora o outro 17" que gosto é o Sony VGN-AR70B que embora neste já se note que é um "bixo" partilha o mesmo minimalismo do apple, outra coisa que aprecio bastante.

Só tenho pena realmente por terem optado pela versão de 3mb (cpu) no pro de base, é um contra censo :\ tinham de estragar tudo :\

Acho q os 3mb é no macbook e não no pro :x
Pois, tou indeciso entre os 2... Disseram-me q não me arrependeria de comprar o de 17'', mas a ver vamos..
 
Eh nova tecnologia... antes tinha s 4 megas mas nao eram dedicados, eram 4 megas pros 2 nucleos de processamento, agora eh 1.5 megas pra cada nucleo de processamento, foi o q m disseram...
 
Eh nova tecnologia... antes tinha s 4 megas mas nao eram dedicados, eram 4 megas pros 2 nucleos de processamento, agora eh 1.5 megas pra cada nucleo de processamento, foi o q m disseram...

Nao, vai dar ao mesmo

antes e tal como agora, é a cache L2 inteira para os 2 núcleos, no inicio dos Dual Core é que havia cache dividida para cada núcleo (pois os processadores não eram nativos*), e representava-se da seguinte maneira, "2 x 2MB, 1 x 1MB", e segundo este desenvolvimento, havia coisas na L2 de um núcleo que era preciso ao outro, e acabava por vezes de haver a mesma informação nas duas caches separadas.

Com esta junção da L2 que é acedida pelos 2 nucleos, pode gerar-se algum desempenho superior pk cada núcleo tem acesso à mesma informação.

O facto de a cache ter reduzido para 3MB, penso que seja por isto:
O desenvolvimento de uma Cache são tecnologias muito caras, e para não haver processadores com 8MB de L2, pois isto implicava um aumento brutal no processador, fizeram apenas com 6MB, o que torna o fabrico do processador + barato, e para uma versão mais "baixa" fizeram com 3MB, pois era impossível ser de 4 na mesma, pois remodelaram o core para 45nm, e 4 não é múltiplo de 3. (daí serem 6MB nos de topo).

*Um processador Não nativo, é aquele que tem dois núcleos lado a lado.. (sejam eles single ou dual core)
intel_quad.jpg
Nesta imagem vê-se os 2 núcleos separados, e cada um com a sua cache...
 
Última edição:
Relativamente à discussão em torno do modelo base ter "apenas" 3 Mb de cache acho uma insensatez o que tenho lido de muito boa gente!

Como é possível que comparemos o incomparável?? Apesar do anterior 2.2 Ghz ter 4 Mb de cache era um processador completamente diferente! O facto de os 2.5 e 2.6 GHz terem já 6 Mb de cache nível 2 não lhe dão a vantagem que "salta à vista" após a análise de os 2.5 e 2.6 terem o dobro da cache!

Já relativamente aos Core 2 Dua de série anterior houve alguns modelos cuja cache de nível 2 decresceu e isso nunca implicou reduções de desempenho, e muito menos alguns outros modelos com mais cache se destacaram pela diferença significativa de performance!

As diferenças de desempenho entre as opções 2.4 2.5 e 2.6 são, entre elas, marginais, sendo mais notórias do 2.4 para o 2.6, obviamente.

Agora pensando de uma forma global, a avaliando o valor que a Apple nos pede para ter um ganho marginal, é óbvio que a diferença do 2.4 para o 2.5 e do 2.5 para o 2.6 não valem as centenas de euros!

Valeria a pena optar pelo 2.5 em detrimento do 2.4 caso se verificasse uma falta de andamento notória, mas quem já viu um em acção pode comprovar precisamente o contrário!

É mais que óbvio que o novo entrada de gama bate inclusivamente o modelo de meio de gama anterior (o 2.4) visto o processador ser mais eficiente. A redução da cache nível 2 deverá ter mais a ver com isso que com cortes nos custos (é impensável uma noiva série de processadores ser menos performante que a anterior!).

Eu estou à espera do meu 2.4, com a consciência de que estaria a ser pouco lúcido se optasse por qualquer outro modelo, a não ser que a minha intenção seja a de ter a melhor máquina da gama (sabendo o preço excessivo a pagar por mais 5 ou 6 % de desempenho), sendo que isso nunca me garante uma maior longevidade da máquina (a longevidade será igual em todos os modelos, sendo que a única diferença notória serão meia duzia de segundos ou frames por segundo).

É apenas a minha opinião....
 
Uma questão, talvez estúpida, não sei... Que tipo de memória usam os MBP ? (RAM, sim eu sei... Mas a comprar qual compro?)
 
Olá PPL
Apenas duas questões sabem para quem compra na apple store tuga, neste caso um "MBP" haverá vantagens a nivel de crédito, tipo 10x sem juros? como fazem na ***** ou apenas está disponivel o desconto de estudante?
Outra questão é saber quanto tempo normalmente demora as lojas ***** para adquirir os novos modelos MBP? será que para o final de Março já la estão?

Obrigado....portem-se:002:
 
Ena, já expediram o meu MBP hoje, em vez de dia 7 como estimavam :)
Já é gajo de chegar antes de dia 18!

pessoal, eu lembro-me de ter lido por aqui que dava pra fazer o tracking da encomenda num site qq usando o número de expedição que nos mandam para o mail.. alguém me dá esse link?

(não estou a falar de consultar o estado da encomenda na apple store, acho que era qq coisa directamente no site da transportadora)
 
Ena, já expediram o meu MBP hoje, em vez de dia 7 como estimavam :)
Já é gajo de chegar antes de dia 18!

pessoal, eu lembro-me de ter lido por aqui que dava pra fazer o tracking da encomenda num site qq usando o número de expedição que nos mandam para o mail.. alguém me dá esse link?

(não estou a falar de consultar o estado da encomenda na apple store, acho que era qq coisa directamente no site da transportadora)

www.tnt.pt

Metes o tracking number da página de seguimento da encomenda (carrier number) na caixinha da página da tnt e pronto.

Ps: isto se for a TNT. As duas encomendas que já fiz foram ambas pela TNT.
 
está difícil.. o suposto era eu ir a "localizar o envio" e colocar lá o código como "Carta de Porte" ou "Referência"?
 
está difícil.. o suposto era eu ir a "localizar o envio" e colocar lá o código como "Carta de Porte" ou "Referência"?

Não tens que ir a lado nenhum, é na caixa que aparece logo ao abrir o site da tnt. É no "Carta de Porte", se não te aparece é porque nem sequer ainda entrou no sistema informático deles, tens que ter paciência :D. Se recebes-te hoje o mail a dizer que já tinha sido expedido, só amanhã é que a TNT tem isso no sistema ...

Se seguir os caminhos normais, vai começar em Amsterdão, na Holanda, vai para Bruxelas, Bélgica, depois vem de avião para o Porto, e depois para casa. Ah, isto foi o adaptador. O Macbook primeiro ainda veio mesmo de Xangai, para a Holanda.

Quanto à factura aviso-te já que aparece uns dias depois em casa, vinda da Irlanda.
 
Última edição:
exacto, era aí.. mas no estado da encomenda da apple store ainda não tenho carrier tracking number.. está "In transit to final destination - carrier details to be updated shortly"

vou tentar mais tarde, thks :)
 
Back
Topo