Novos PocketWizard - TTL Wireless!

Já tinha andado a ler sobre estes novos bixos.

Além das boas notícias para o povo da Canon, é de reter a seguinte info

(Nikon i-TTL capability available Q2, 2009)

;)

edit: isto é tudo muito lindo, mas há que largar os cordões à bolsa, e estes aparelhos ainda custam uma nota valente. Claro que em versatilidade e potencialidade metem o CLS a um canto, por causa do alcance e potência do sinal, mas não deixa de ser preciso fazer o investimento extra, e não é assim tão pequeno :\
 
Última edição:
Pelo que estive a ver, o PW Mini é pouco mais caro que o ST-E2 da Canon e o PW Flex é mais barato que o SU-800 da Nikon. Se assim for, justifica bem o preço.

Pensa no que poupas ao não ter que comprar um flash de topo (excepto se precisares de funções/potência deles). E estes também são bem maiores que os PW. Com isto consegues ter um set inteiro por TTL só com vários SB-600/430EX.

Agora sim, concordo a 100% com a maluqueira dos PW. Até hoje sempre os vi como os triggers chinocas mais elaborados.
 
Pensa no que poupas ao não ter que comprar um flash de topo (excepto se precisares de funções/potência deles). E estes também são bem maiores que os PW. Com isto consegues ter um set inteiro por TTL só com vários SB-600/430EX.

Sim, claro, as opções são quase ilimitadas. Nunca olhei em condições para isto, pode ser que mude de ideias, agora com estes avanços :)

Já agora, isto para funcionar tem que se comprar o transmissor, e depois um receptor para cada flash, certo?
 
Então era esta a resposta ao CLS da Nikon?

Bem, pode ser resposta para quem usa isso numa base diaria.. Para o "hobbyista" comum da fotografia, parece-me que sinceramente não é resposta de maneira nenhuma porque simplesmente, o CLS vem com qualquer flash acima do SB600 e qualquer máquina com flash desde que não sejam da gama mais baixa (D40/D60)...

Eu por exemplo nunca compraria um sistema desses porque seria para usar quando o rei faz anos. Mas como o meu flash e a minha máquina permitem trabalhar em wireless até já fiz umas experiencias engraçadas..
 
Obviamente que isto é 100% orientado para "strobistas" avançados e utilizadores profissionais.

O CLS "in camera" + SB600 é muito bom, sem dúvida, mas está muito longe das potencialidades disto.

Sim, claro, as opções são quase ilimitadas. Nunca olhei em condições para isto, pode ser que mude de ideias, agora com estes avanços :)

Já agora, isto para funcionar tem que se comprar o transmissor, e depois um receptor para cada flash, certo?

Yah. É um bom pormenor. Com o que dás por cada receptor, já compravas o SB900/580EX e fazias o mesmo.
A diferença é que nunca irias ter a fiabilidade/consistência/etc dos PW.

E o preço é para quanto?

Por enquanto o que sei é 200USD para o Mini e 220USD para o Flex. É esperar até chegarem à Europa...
 
Última edição:
Última edição:
A diferença é que nunca irias ter a fiabilidade/consistência/etc dos PW.

Em interiores o sistema da Nikon é praticamente infalível.. Os slaves "vêm" sempre o sinal do comander.. Pelo menos comigo não tenho um unico falhanço.. Aliás, é MUITO, mas MUITO mais fiavel um SB800 em modo wireless, do que por exemplo um flash Sigma montado na máquina.. :lol:

Em exteriores, se tiveres bastante luz ambiente é que já é mais complicado... Mas também ai os usos de um sistema destes são muito limitados..


E claro, o preço de um transmissor/receptor já dá para comprar um SB900..
 
Em interiores o sistema da Nikon é praticamente infalível.. Os slaves "vêm" sempre o sinal do comander.. Pelo menos comigo não tenho um unico falhanço.. Aliás, é MUITO, mas MUITO mais fiavel um SB800 em modo wireless, do que por exemplo um flash Sigma montado na máquina.. :lol:

Sim sim... É só teres alguma coisa entre o flash e a máquina, que vais ver como deixa logo de ser "praticamente infalível". Aliás, se estiveres num local onde seja difícil reflectir luz, é quase garantido que falha.
Estes sistemas são altamente dependentes de linha de vista para funcionarem correctamente, assim como de distâncias relativamente curtas.
Não é por acaso que tanta gente "venera" os PocketWizard, até mesmo os que não tinham possibilidade de TTL.

Em exteriores, se tiveres bastante luz ambiente é que já é mais complicado... Mas também ai os usos de um sistema destes são muito limitados..

Desde quando?! Ao contrário do TTL Wireless da Canon/Nikon, os PocketWizard funcionam por rádio, por isso não são afectados pela luz existente.
A não ser que uses holofotes como luz ambiente, ao ponto de derreter os PW. Aí sim, passas a ter um uso muito limitado... :p

Já agora, se não me engano, eles têm uma distância de funcionamento de 1200 pés (com TTL), que corresponde a 400m. ;)

E claro, o preço de um transmissor/receptor já dá para comprar um SB900..

Sim, mas voltamos ao mesmo ponto. Não tens as possibilidades e fiabilidade que terias com um sistema via rádio. Como te disse lá em cima, não é por acaso que tanta gente venera os PW. E se isto já acontecia quando perdiam o TTL, imagina agora tendo a hipótese de o manter...
 
Sim sim... É só teres alguma coisa entre o flash e a máquina, que vais ver como deixa logo de ser "praticamente infalível". Aliás, se estiveres num local onde seja difícil reflectir luz, é quase garantido que falha.
Estes sistemas são altamente dependentes de linha de vista para funcionarem correctamente, assim como de distâncias relativamente curtas.

É como te digo.. A mim, dentro de casa nunca falhou.. Mas também não sou a pessoa mais indicada para falar do assunto, já que não lhe dou grande uso... É daquelas coisas que já usei meia duzia de vezes para fotografar objectos, e usei só porque tenho, se não nem me preocupava..


Desde quando?! Ao contrário do TTL Wireless da Canon/Nikon, os PocketWizard funcionam por rádio, por isso não são afectados pela luz existente.
A não ser que uses holofotes como luz ambiente, ao ponto de derreter os PW. Aí sim, passas a ter um uso muito limitado... :p
Quando falei em uso limitado, falei-me no interesse de usar esse sistema em exteriores.. Pelo menos para mim não tem grande interesse... Os tipos de iluminação que podem beneficiar desse sistema já são muito trabalhosos e dispendiosos para mim..
 
Última edição:
É como te digo.. A mim, dentro de casa nunca falhou.. Mas também não sou a pessoa mais indicada para falar do assunto, já que não lhe dou grande uso...

Ora aí está. Não é o CLS que é "praticamente infalível", és tu que não o exploras o suficiente para lidares com as suas falhas (e quem diz do CLS, diz qualquer outro sistema wireless por luz).

Quando falei em uso limitado, falei-me no interesse de usar esse sistema em exteriores.. Pelo menos para mim não tem grande interesse... Os tipos de iluminação que podem beneficiar desse sistema já são muito trabalhosos e dispendiosos para mim..

Não percebi. O interesse no exterior é o mesmo que no interior. Ou se calhar até tem mais interesse no exterior, visto que é onde os sistemas como o CLS são mais afectados.
Em interior costumas estar restrito a distâncias mais curtas, paredes que acabam por fazer "bounce" ao sinal emitido pelo flash da máquina e raramente há luz ambiente ao ponto de interferir com o CLS.
Já no exterior, é um espaço "ilimitado" e podes querer fazer uso dele, há N situações em que não tens uma única parede em volta e o Sol pode-se tornar um grande obstáculo.

Agora claro, quem não pratica fotografia em ambientes controlados, "qualquer coisa serve" e aí o CLS (in camera) chega e sobra até. Este tipo de produtos são obviamente para quem "brinca" muito com iluminação artificial.
 
Última edição:
Atenção que o CLS também não é assim tão limitado como parece que está a ser pintado.
Já vi trabalhos de fotografos que usam mais de 8 flashes ao mesmo tempo, tudo controlado por CLS, inclusivé em ambientes exteriores, e com resultados muito interessantes, agora se me perguntarem se prefiro o sistema da pocketwizard ao CLS, mesmo sem nunca ter experimentado os PW, arrisco-me a dizer que o prefiro, isto porque me parece, tal como também está a ser dito, que é um sistema com maiores potencialidades. Já vi fazerem coisas incriveis com esses gadgets, ainda noutro dia quando estava a ver o jogo All Star da NBA reparei que estava uma D3 "pousada" na haste aonde está apoiada a tabela com um pocketwizard ligado, assim como em diversos outros eventos desportivos aonde estão máquinas nos sítios mais "estranhos" possíveis, e também em vídeos de fotografos de estúdio, casamento, etc aonde os PW são frequentemente avistados, a controlar tanto máquinas como fontes de luz.
É realmente um sistema muito interessante, mas com o preço que tem, deixo-os ficar para quem precisa. Mas tenho que concordar com uma coisa, principalmente para quem não está preocupado em investir "muito" em iluminação, o CLS é um sistema que tem a sua piada e utilidade, e muito boa gente se calhar nunca teria experimentado com flash off-camera antes de o poder fazer com relativa simplicidade com o CLS.
 
Calma que com isto não quero denegrir o CLS. Também já vi o CLS fazer coisas formidáveis, inclusive nos vídeos da Nikon. E estou a falar do CLS porque vocês usam Nikon, mas as limitações que referi são características a qualquer sistema que funcione por sinais de luz.
Mesmo na Canon, pelo preço disto, compra-se um 580EX e ficamos com o problema resolvido. A questão é que se perde as tais potencialidades disto.

Em suma, como disse logo de início, isto é claramente orientado para utilizadores muito entusiastas e profissionais. E a meu ver tem:
» Vantagens
- Fiabilidade (não precisa de linha de vista, não é afectado pela luz ambiente)
- Alcance (virtualmente inesgotável)
- Versatilidade (controlam flashes TTL, controlam flashes manuais, controlam flashes de estúdio e controlam máquinas)
- Menor probabilidade de conflitos (52 canais)
? Rapidez (os wireless proprietários permitem 8fps?)
? High Speed Sync (os wireless proprietários permitem HSS?)
» Desvantagens
- Preço (tem que se comprar um para cada fonte de luz e outro para a máquina)
 
Última edição:
edit: isto é tudo muito lindo, mas há que largar os cordões à bolsa, e estes aparelhos ainda custam uma nota valente. Claro que em versatilidade e potencialidade metem o CLS a um canto, por causa do alcance e potência do sinal, mas não deixa de ser preciso fazer o investimento extra, e não é assim tão pequeno :\

Olha que pelo pouco que exprimentei o CLS, reparei que ate com o flash atraz das costas a 4 metros e a maquina voltada para a frente, o cls funcionou a 100%. Não sei o que esses PW alcançam, mas num estudio, penso que 4 metros deve chegar(mas falo sem expriencia nenhuma). E atenção que não exprimentei com mais distancia, secalhar ainda dá mais. Mais logo ja exprimento.
Ah! E em termos de luz, poder afectar, digo que estava na minha sala de estar com as janelas todas abertas e num dia de mt sol(a bater nas janelas). Agora, claro que na rua com mesmo mt sol não funcione.
Em relação ao high speed sync, pelo menos no sb-800, tambem dá e até 1/300, pena que a D90 só faz 1/200.
 
Última edição:
Rui, não sei o que é tão dificil de entender...

Aquilo que eu digo é que para mim, flash fora da camara e suficientemente longe para o CLS não funcionar em exterior, é de interesse muito limitado. Porque não faz parte do meu estilo de fotografia (se é que se pode dizer que tenho algum) estar a compor minunciosamente um cenario para depois fotografar.

Usei isso uma ou duas vezes para dar um tom quente a objectos arquitectonicos, usando os filtros de gel que o SB800 tráz e para isso bastou-me pedir a alguém que segurasse o flash a uns 2 ou 3 metros de mim, para que a luz não viesse namesma direcção e assim criar relevo.. Dá um efeito engraçado, simula as iluminações artificiais amareladas, mas só funciona bem numa fracção muito curta do dia, que é quando o sol se está a por e o ceu ainda não está completamente escuro.. E isto é o mais avançado que eu me dou ao trabalho de ir, mais que isso é demais para mim...

Portanto, isto não tem nada que entender... Para mim o interesse em flashes wireless em exteriores é limitado.. Ponto..



Agora, nem eu com isto quero dizer que o CLS é a solução para tudo, nem que os PW não têm interesse... Antes pelo contrario... Acho é que são coisas diferentes.. Os PW são para quem precisa, são para ser usados em situações muito mais concretas, mais complicadas e geralmente em trabalhos de nivel profissional. O CLS é algo que permite fazer o mesmo, a um nivel mais caseiro, e que implica um investimento inicial de: zero, pelo que muita gente nunca usaria se não tivesse, nem sequer se preocuparia com o assunto, mas como até vem de graça, de vez em quando entretêm-se a brincar com umas iluminações caseiras.. Que é o meu caso..
 
bem, antes de mais tenho que dizer que os pocket wizard são excelentes, nunca experimentei pessoalmente, mas pelo que tenho visto por aí, é mesmo um dos melhores instrumentos disponível.

Dito isto, tenho que dizer que o CLS da Nikon, para quem não tem a possibilidade de fazer o investimento nos PW, é excelente, tenho utilizado quer indoors, quer em outdoors e raramente falha um disparo.. Por exemplo na foto que tenho em destaque na galeria, usei o SB600 off-camera para encher o lado das sombras, estava a cerca de 2m do flash e estava um dia de sol, o único senão é que não pude usar o flash built-in apenas para disparar o slave, tive que lhe dar potência 1/16, mas este não influenciou grandemente a exposição.

em relação ao high speed sync, se o built-in estiver programado apenas como disparador, podes usar velocidades até 1/8000 :)

cumps
 
Back
Topo