Novos processadores com Water cooling

D1S0RD3R

Banido
Current processors already run hot enough to boil water. As transistor density and electrical leakage increase, heat dissipation may require liquid cooling in the next 3-5 years

The current method of attaching a large fan and a copper heatsink to a microprocessor won't be sufficient for future chips, which will melt within seconds without proper cooling. Liquid cooling dissipates heat far more effectively than any air-cooling scheme, but inevitably results in a more complex and expensive system. Some researchers are experimenting with carbon nanotubes, which conduct heat 10-100 times as efficiently as metal, as possible cooling mechanisms. If the price of electricity increases substantially in the next decade, operating a computer could become prohibitively expensive for some.

Artigo
 
Mais valia acalmarem com os Mhz e investirem em optimizar os processadores para gerar menos calor...

Anyway acho que essas afirmações são exageradas...
 
Preocupa-me mais a factura da luz do que o problema de os arrefecer.Por mim até podiam dissipar o equivalente a 500W desde que no fundo só consumissem o equivalente (monetário) a 10W :)


E não é só CPUs, as GPUs também já começam a aquecer para valores estúpidos, as motherboards já vão tendo sítios de escaldamento, são RAMs com dissipadores..... enfim.
 
Eu nao acho que a gente tenha que se preocupar com o consumo dos PC's nos tempos mais proximos. Mesmo que consumissem 1000 W era um consumozeco que mal se ve na conta. Um aquecedor gasta 3 a 5 vezes isso na boa. Isto e chato e para empresas e isso que tenham muitos pc's
 
Timber,
Sabes qual é a diferença entre eu ter a CPU default e um OC de 1785MHz 2.1V? São 3€ ao fim do mês.
Pois é, não é nada não é nada mas é muita coisa. E é só para uma diferença entre default e OC, nem sequer é para o consumo total da CPU e muito menos do PC.

Hoje em dia um PC completo gasta por mês no mínimo uns 10€. Um com OC, a contar com monitor e recheado de periféricos facilmente duplica o valor.


E não venham com a tanga ;) de que o PIV é bom porque aquece pouco. Ele pode aquecer pouco mas é por causa do bom cooling que tem; a nível de consumo/por performance é a mesma coisa.



Ps: Tudo válido para quem como eu deixa a máquina ligada 24h por dia.
 
Desculpem-me este pequeno aparte, mas acho que alguem neste forum anda com a mania das perseguições


"E não venham com a tanga de que o PIV é bom porque aquece pouco. Ele pode aquecer pouco mas é por causa do bom cooling que tem; a nível de consumo/por performance é a mesma coisa. "
 
Epa desculpem la mas nao acredito que a diferença entre o cpu normal e um overclocked seja maior do que por exemplo deixar uma lampada acessa sem querer como muita gente faz. Alem disso se o OC aumenta assim tanto a conta qual e o interesse de o fazer? Nao era suposto obter-se performances superiores a baixo preço?

PS: Nao defendi nem deixei de defender supostos processadores que gastam/aquecem/arrefecem muito ou pouco. O facto e que os pc's para a grande maioria das pessoas nao pesam quase nada no consumo de energia electrica
 
Timber,
Huh?
Disseste que o consumo de energia não é problema nos PCs actuais. Tentei mostrar os montantes (€€) envolvidos que não são tão pequenos quanto isso.


>Epa desculpem la mas nao acredito que a diferença entre o cpu
>normal e um overclocked seja maior do que por exemplo deixar
>uma lampada acessa sem querer como muita gente faz
Se deixares uma lâmpada de 45W acesa 24h por dia, 30 dias por mês pagas 3.2€, que é +/- o exemplo que eu dei.



>Alem disso se o OC aumenta assim tanto a conta qual e o
>interesse de o fazer? Nao era suposto obter-se performances
>superiores a baixo preço?
No meu caso só ao fim de uns 24 meses é que se torna desfavorável o consumo extra de energia em relação ao que teria de pagar para ter a performance (default) que tenho. Mas isso não tem nada a haver com esta thread.
E uma coisa é um overclock simples em que se sobe a voltagem 0.1 ou 0.2v, outra coisa é ter de estar a 2.1V porque a CPU não vale nada. Mas também não me parece que isso se aplique a esta thread.
E sistemas como a Prometeia estava foram de questão devido ao consumo de energia. Mas pronto, já me arrependi de ter falado em overclocking......


Só queria dizer que não acho piada nenhuma ao conceito de "increase the power and let the costumer take the heat" que se está a tornar cada vez mais forte.


>Mesmo que consumissem 1000 W era um consumozeco que mal
>se ve na conta.
Para mim 14 contos por mês em electricidade é muito dinheiro. Nota-se bem.




Skatan,
É por uma boa causa :D




Streetpreacher,
Manda-me uma PM com a lista do pessoal que te anda a perseguir para ver o que se pode fazer.
 
E pa nao digas o que eu nao disse. O que eu disse espalhado em varios posts foi que para a maioria das pessoas o consumo nao tem grande interesse. No primeiro disse que provavelmente para as empresas tinha interesse.

Se deixas o PC ligado a noite talvez devesses considerar a tarifa bihoraria. E so fazer contas e comparar.
 
se algum dia a terra estiver prestes a ser invadida por aliens já sei qual vai ser a primeira pessoa que vou pedir contas e chibo me logo aos MIB :D


já pensas-te em paineis solares e umas baterias ? :P
 
Back
Topo