NOWO entrou na Rede Fibra da DS TELECOM

PaxDigital

Power Member
A Nowo já entrou na rede de fibra da DS Telecom. Essa entrada aconteceu no início de março.
Já indica cobertura no site da Nowo em todos os concelhos do país onde há rede partilhada da DS Telecom, onde já operam a MEO, NOS e Vodafone. Foi agora a vez de entrar em funcionamento a antiga Cabovisão.
Contactei o apoio a clientes da Nowo, que me confirmou que essa cobertura já está em funcionamento.
Em conversa com um técnico amigo, que trabalha para a DST e que faz instalações da MEO e Vodafone, que já recebeu equipamentos da Nowo para instalação nesta rede.
Contudo, o serviço é um pouco diferente do comercializado na rede HFC desta operadora. Na rede FTTH estão a utilizar a Box IPTV, a mesma que vendiam para ver a Eleven Sports. Para além disso, o pacote máximo de TV é de 80 canais em vez dos 140 na rede própria. Existe a opção de 30 canais e de 80. Telefone fixo, serviço de Internet Fixa de 120 megas e de 200 megas. Não perguntei quantas box's dá para instalar,, por esquecimento.
Qaanto a canais RF sem box, a Nowo não os disponibiliza, por estranho que pareça. Somente box IPTV com máximo de 80 canais como disse. Não sei porque razão não colocam os serviços iguais à rede própria. A MEO e a NOS dão RF digital e analógico (caso da MEO) na DS Telecom. Não existe qualquer limitação na rede "rural", ao contrário do que a Vodafone quis passar para justificar a não entrada de sinal RF nesta rede.
Quanto aos equipamentos, sei que é um Router com ONT tudo junto, tal como Fiber da MEO.
Ainda assim, já é melhor do que nada.
Quem for abrangido pela rede da DS Telecom que faça um teste de cobertura à sua morada.
A DS Telecom passa assim a integrar todas as operadores na sua rede, a saber. MEO, NOS, Vodafone, Nowo, AR Telecom, Blu e ONI.
O estranho é qu não existem comunicações nem informações em lado nenhum, que eu tenha visto, acerca da entrada da operadora Nowo neste rede de fibra ótica.
 
É algo que não se entende a box IP da NOWO não disponibilizar a totalidade da grelha de canais da operadora.
Quanto a NOWO estar já na rede da DST e uma forma da operadora expandir os seus serviços a mais localidades potencializando uma maior escolha aos consumidores. E a rede de fibra da MEO for aberta a outros operadores acredito que a NOWO poderá ser a primeira a aderir.
Quanto ao RF da Vodafone a operadora já disponibiliza na rede da DST, só não o faziam porque não queriam gastar mais com o aluguer a colocação dos seus equipamentos na rede da DST.
MEO e NOS desde o inicio da parceria que tem RF na rede da DST e pagam um aluguel um pouco mais caro para a disponibilização do RF.
É bom que haja esta expansão e partilha de recursos físicos e humanos, ganham todos operadores de rede, operadores de telecomunicações e clientes finais com mais concorrência.
 
É algo que não se entende a box IP da NOWO não disponibilizar a totalidade da grelha de canais da operadora.
Quanto a NOWO estar já na rede da DST e uma forma da operadora expandir os seus serviços a mais localidades potencializando uma maior escolha aos consumidores. E a rede de fibra da MEO for aberta a outros operadores acredito que a NOWO poderá ser a primeira a aderir.
Quanto ao RF da Vodafone a operadora já disponibiliza na rede da DST, só não o faziam porque não queriam gastar mais com o aluguer a colocação dos seus equipamentos na rede da DST.
MEO e NOS desde o inicio da parceria que tem RF na rede da DST e pagam um aluguel um pouco mais caro para a disponibilização do RF.
É bom que haja esta expansão e partilha de recursos físicos e humanos, ganham todos operadores de rede, operadores de telecomunicações e clientes finais com mais concorrência.

Bom dia, há aí uma ou duas imprecisões e sei do que falo pois estou bem dentro do assunto. A Vodafone não disponibiliza RF em toda a rede da DST, somente em algumas zonas do Norte do país. De facto não foi por limitações, mas por não quererem investir nos equipamentos que se colocam no Backbone da DST em cada sede de concelho. A MEO tem os serviços na rede DST iguais aos da rede Altice, pois a única coisa que utilizam na DST é o Last-Mile, ou seja, a distribuição final. As PON com todos os serviços, inclusive os RF, saem diretamente da central local da Altice e o serviço já vem misturado de lá, vai um cabo de fibra da MEO até à central da DST e entra na distribuição final. A NOS tem RF na DST pois nem tinha opção, já qu enão tem serviço IPTV mas sim de CATV. Ligam cabo de rede do router à box e ainda cabo coaxial para a box poder captar sinal de TV. Pensei que a Nowo iria fazer igual, porque o sistema é o mesmo da NOS (CATV), embora tenha lançado esta box IPTV. A MEO dá 102 canais TV digitais, 21 canais rádio e 58 canais em analógico. A NOS em RF na rede DST não dá canais analógicos, só cerca de 110 digitais na norba DVB-C (A MEO é DVB-T).
O facto da Nowo finalmente ter entrado é muito positvo, quem tem DS Telecom fica com 4 operadoras à escolha. Acredito que para não perder tempo tenham entrado nestes moldes. Poderiam colocar toda a grelha na box IPTV e dar sinal RF, teriam que investir. Vamos aguardar.
Na minha ótica a rede da DST funciona bem, não tenho razão de queixa.
 
Boas obrigado pela explicação, aquilo que tinha lido sobre a Vodafone na rede da DST afinal não estava correto.
Espero e que as operadoras independente das redes fibra que usem consigam continuar a expandir-se.
 
Última edição:
Boas obrigado pela explicação, aquilo que tinha lido sobre a Vodafone na rede da DST afinal não estava correto.
A Vodafone é de resto a única empresa que chama "fibar rural" à rede da DST. Antes até diziam que a rede não tinha capacidade para mais de 100 megas de velocidade download e 50 de upload... e que o RF não era possível na rede rural. Tudo falso. Não há fibra rural nem fibra urbana. Fibra é fibra. Eu sou cliente MEO Fibra pela DS Telecom e tenho 1 Giga de download, 200 megas de upload, canais RF digitais e analógicos, tudo igual à rede própria. Mesmo a DS Telecom já me confirmou que não há diferenças entre redes de fibra e constrangimentos, a rede leva o que o operador retalhista lá quisere meter.
 
A Vodafone é de resto a única empresa que chama "fibar rural" à rede da DST. Antes até diziam que a rede não tinha capacidade para mais de 100 megas de velocidade download e 50 de upload... e que o RF não era possível na rede rural. Tudo falso. Não há fibra rural nem fibra urbana. Fibra é fibra. Eu sou cliente MEO Fibra pela DS Telecom e tenho 1 Giga de download, 200 megas de upload, canais RF digitais e analógicos, tudo igual à rede própria. Mesmo a DS Telecom já me confirmou que não há diferenças entre redes de fibra e constrangimentos, a rede leva o que o operador retalhista lá quisere meter.

Boas, eu na minha região só posso usar a MEO pela rede da Fibroglobal, infelizmente não tenho acesso a outros operadores de telecomunicações.
Só posso aderir box IP da NOWO, não tenho porque não acho necessário, uma vez que tenho MEO Fibra com 200 canais na box, 123 digitais no RF ( inclui rádios) e 56 analógicos a NET a 500mbps Download e 100 de upload e até aqui tenho sido bem servido com qualidade pela MEO.
Mas era bom que as rede da MEO e a da Fibroglobal fossem abertas a todos os outros operadores.
 
Boas, eu na minha região só posso usar a MEO pela rede da Fibroglobal, infelizmente não tenho acesso a outros operadores de telecomunicações.
Só posso aderir box IP da NOWO, não tenho porque não acho necessário, uma vez que tenho MEO Fibra com 200 canais na box, 123 digitais no RF ( inclui rádios) e 56 analógicos a NET a 500mbps Download e 100 de upload e até aqui tenho sido bem servido com qualidade pela MEO.
Mas era bom que as rede da MEO e a da Fibroglobal fossem abertas a todos os outros operadores.
Pois, a da DS Telecom tem a MEO FIBRA, NOS FIBRA, Vodafone Fibra e agora a Nowo Fibra. Além disso tem serviços empresariais da BLU, ARTELECOM e ONI. Nesse aspeto a DS Telecom é muito melhor.
 
Pois, eu sei disso infelizmente a aqui na minha zona Fibroglobal só é usada pela MEO e se não me engano nas zonas Fibroglobal é assim.
Infelizmente e o que dá uma empresa que teve fundos públicos " fechada" a um único operador.
Já sei que alguns vão dizer que a MEO investe e os outros querem ficar pendurados à rede da MEO e da rede da Fibroglobal e até faz algum sentido, mas é pena que não haja acordos que beneficiem operadores de forma a que haja concorrência e escolha por parte consumidor.
Quem tem a rede da DST tem concorrência e agora passa a ter mais 1 operador a Nowo para poder escolher melhores serviços.
 
Pois, eu sei disso infelizmente a aqui na minha zona Fibroglobal só é usada pela MEO e se não me engano nas zonas Fibroglobal é assim.
Infelizmente e o que dá uma empresa que teve fundos públicos " fechada" a um único operador.
Já sei que alguns vão dizer que a MEO investe e os outros querem ficar pendurados à rede da MEO e da rede da Fibroglobal e até faz algum sentido, mas é pena que não haja acordos que beneficiem operadores de forma a que haja concorrência e escolha por parte consumidor.
Quem tem a rede da DST tem concorrência e agora passa a ter mais 1 operador a Nowo para poder escolher melhores serviços.
É verdade, tens toda a razão. Nisso a DST é impecável. Aqui ond evivo a DS Telecom está a fazer expansão de rede por conta própria, Todo o Baixo Alentejo, todos os 14 concelhos do distrito têm fibra. Beja tem as quatro operadoras via rede própria e os restantes têm todos a rede da DS Telecom, embora existam alguns que também têm em paralelo rede MEO fibra própria e rede Nowo por cabo HFC. Temso de facto muita escolha, todas as operadoras nacionais. A DS Telecom tem vindo a investir milhões na expansão de rede, só em 2019 fibraram mais 5 concelhos do distrito já com fundos próprias, pois esta expansão já não tem a ver com fundos comunitários. E andam a fazer reforços de rede onde já tinham rede feita com fundos, agora expandem sem fundos. Lê mais em dstelecom.pt
 
É verdade, tens toda a razão. Nisso a DST é impecável. Aqui ond evivo a DS Telecom está a fazer expansão de rede por conta própria, Todo o Baixo Alentejo, todos os 14 concelhos do distrito têm fibra. Beja tem as quatro operadoras via rede própria e os restantes têm todos a rede da DS Telecom, embora existam alguns que também têm em paralelo rede MEO fibra própria e rede Nowo por cabo HFC. Temso de facto muita escolha, todas as operadoras nacionais. A DS Telecom tem vindo a investir milhões na expansão de rede, só em 2019 fibraram mais 5 concelhos do distrito já com fundos próprias, pois esta expansão já não tem a ver com fundos comunitários. E andam a fazer reforços de rede onde já tinham rede feita com fundos, agora expandem sem fundos. Lê mais em dstelecom.pt

Boas a DS Telecom teve sempre a visão alargada de mercado, por isso tem diversos clientes até a EDP é cliente para uso interno.
Já a Fibroglobal devido à visão limitada dos seus acionistas só tem um operador a MEO, preferem cobrar mais aos outros e com isso impedem que as outras operadoras consigam entrar na rede uma vez que não compensa tal investimento.
O CEO da Vodafone já disse em público que com estes preços praticados pela Fibroglobal sairia mais barato a Vodafone chegar a Miami do que aos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Infelizmente é o que dá vivermos num país em que as autoridades principais de regulação e governamentais deixarem passar tudo.
O justo era a Fibroglobal abrir a sua rede a todos os operadores ou ser punida pela lei com a obrigação de devolver as verbas públicas investidas mais juros.
Tenho a certeza que entre as 2 a Fibroglobal optaria pela primeira.
 
Boas, mas afinal o que isto quer dizer, que a nowo já tem cobertura em todo lado que a MEO tem?
É fibra HTTH ou fibra/coaxial HFC?
É que o meu contrato com a Vodafone acaba em Junho e o nowo se já cobrir todo lado que a MEO, sempre fica mais barato.
 
Boas, mas afinal o que isto quer dizer, que a nowo já tem cobertura em todo lado que a MEO tem?
É fibra HTTH ou fibra/coaxial HFC?
É que o meu contrato com a Vodafone acaba em Junho e o nowo se já cobrir todo lado que a MEO, sempre fica mais barato.

Boas, a NOWO tem cobertura FTTH pela fibra da DS Telecom.
Ainda não tem FTTH pela rede de fibra da MEO ou da Fibroglobal.
Se estiveres numa zona com cobertura pela fibra da DS Telecom podes aderir a qualquer uma das 4 operadoras nacionais ( MEO, NOS, Vodafone ou NOWO).
 
Já era sem tempo , andavam parados no tempo face a concorrência, agora falta dar uma bela renovação na própria rede .
 
Já era sem tempo , andavam parados no tempo face a concorrência, agora falta dar uma bela renovação na própria rede .

E é para avançar essa renovação na rede HFC uma vez que a sua acionista Masmovil quer substituir a rede HFC pela FTTH.
E não tenho dúvidas que a NOWO substituindo a sua rede própria de HFC pela FTTH, irá em algumas zonas em que existe NOS e NOWO HFC, conseguir " roubar" muitos clientes NOS HFC.
 
Última edição:
Boas, a NOWO tem cobertura FTTH pela fibra da DS Telecom.
Ainda não tem FTTH pela rede de fibra da MEO ou da Fibroglobal.
Se estiveres numa zona com cobertura pela fibra da DS Telecom podes aderir a qualquer uma das 4 operadoras nacionais ( MEO, NOS, Vodafone ou NOWO).

Obrigada, infelizmente não tenho cobertura DS Telecom.
Sou de Valongo.
O grande Porto ainda não é coberto.
 
Questão de tempo... Leia-se anos :-D Se a Nowo não conseguir um acordo com os operadores atuais para ter acesso à Fibra deles vem que vai estar lixada. Vejam bem os ANOS que a PT/VDF/NOS estão a demorar a fibrar o país e a coisa está longe de estar concluída. A Nowo a começar agora do ZERO nem em 2030 tem o país fibrado!
 
Questão de tempo... Leia-se anos :-D Se a Nowo não conseguir um acordo com os operadores atuais para ter acesso à Fibra deles vem que vai estar lixada. Vejam bem os ANOS que a PT/VDF/NOS estão a demorar a fibrar o país e a coisa está longe de estar concluída. A Nowo a começar agora do ZERO nem em 2030 tem o país fibrado!
Já na Espanha a Másmovil tem feito acordo de partilha, e nos casos de fibra própria para já será apenas em Lisboa e Porto e não no país todo.
Acedito que no resto do país passará sobre acordo de partilhas em oferta grossista das outras operadoras, tal como fazam na Espanha, logo poderá ser algo rápido.
A ver o caso da DST agora, tanto VDF, NOS e ALTICE tem oferta grossista na sua rede fibra.
 
Última edição:
Mesmo na AML/P estamos a falar em ANOS... Fibrar não é fácil. Ainda para mais quando as condutas e postes estão ocupadas pela concorrência!

É como disse, se a Nowo não conseguir um acordo com os operadores atuais vai ser muito difícil.
 
Back
Topo