• Informação: A partir da 01:00 (hora de Lisboa) deste Sábado, 10 de Junho, o fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc) estarão inacessíveis por alguns minutos.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.

NOWO - Fibra Ótica

Parkway

Power Member
Ainda não existe oferta comercial até ver, e sim já existe muita infraestrutura da DIGI no nosso país, sobretudo para rede móvel..
Agora quanto ao resto tens de aguardar como todos até sair oferta comercial

g4strico

Power Member
Antenas e fibras não fazem a infraestrutura de uma empresa de telecomunicações, essa é uma das partes mais visíveis mas longe de ser a mais importante e crítica.

Reafirmo que não conheço nenhuma cidade em Portugal com a infraestrutura da Digi, e também não tenho qualquer informação de ligações à infraestrutura em Espanha.

g4strico

Power Member
Discutam os assuntos nos sitios certos como o tópico da Digi.
A Vodafone está em processo de compra e esta operadora(Nowo) vai ser uma mera lembrança.
Ainda não existe nenhuma confirmação oficial de que a AdC aprovou/não aprovou a compra da Nowo pela Vodafone. A marca Nowo não seria para desaparecer, seria para manter no mercado onde apenas existe coaxial. Vodafone=fibra, Nowo=coaxial.

O parecer da ANACOM deixou pouca margem de manobra, especialmente pelo 5G.

Parkway

Power Member
Antenas e fibras não fazem a infraestrutura de uma empresa de telecomunicações, essa é uma das partes mais visíveis mas longe de ser a mais importante e crítica.

Reafirmo que não conheço nenhuma cidade em Portugal com a infraestrutura da Digi, e também não tenho qualquer informação de ligações à infraestrutura em Espanha.
Uma rede não se faz num estalar de dedos, vamos ter calma, porque a construção das infraestruturas é o princípio de uma operadora, que por acaso até tem licença para operar em Portugal.........
Quanto a compra da Nowo , é um zombie há muitos anos, já nem espero nada daquilo.

edusantos

Power Member
Para quem mudou da Vodafone para a Nowo (comparando 1gbps entre ambas) sentiram que a estabilidade e velocidade da Internet se manteve? Algo a apontar? Quanto à rede móvel, algo a apontar?

App

Power Member
Para quem mudou da Vodafone para a Nowo (comparando 1gbps entre ambas) sentiram que a estabilidade e velocidade da Internet se manteve? Algo a apontar? Quanto à rede móvel, algo a apontar?
A oferta de fibra da nowo é muito reduzida! Duvido que alguém tenha feito a troca que mencionas.

bx2004

Power Member
A oferta de fibra da nowo é muito reduzida! Duvido que alguém tenha feito a troca que mencionas.
De fibra não posso dar a opinião porque não tive.
A nível de rede móvel eles usam a MEO. Na minha experiência era raro ter 4G+, ficava mais ou menos pelo 4G apenas. Velocidades não eram muito altas, mais ou menos 70 megas no download (isto na zona do Porto).

A cobertura dentro de edifícios é pior à Vodafone, uma vez que a rede da MEO não tem muita cobertura focada para indoor como a Vodafone tem.

night_sign

Power Member
A troca é únicamente preço?
Sabes que a VDF está em processo de compra da Nowo, basicamente ias apenas estar na Nowo por meia dúzia de meses.
E a VDF já disser que não quer rede duplicada, por isso até nisso voltarias para a rede Fibra VDF.

bx2004

Power Member
A troca é únicamente preço?
Sabes que a VDF está em processo de compra da Nowo, basicamente ias apenas estar na Nowo por meia dúzia de meses.
E a VDF já disser que não quer rede duplicada, por isso até nisso voltarias para a rede Fibra VDF.
Significa que eles irão ficar com a rede deles?
Eu acharia mais vantajoso eles usarem a da NOWO nas zonas onde estive sobreposto. A NOWO tem uma rede XGSPON, contra o GPON da Vodafone.
É o que acho, vale o que vale.

night_sign

Power Member
Significa que eles irão ficar com a rede deles?
Eu acharia mais vantajoso eles usarem a da NOWO nas zonas onde estive sobreposto. A NOWO tem uma rede XGSPON, contra o GPON da Vodafone.
É o que acho, vale o que vale.
Possivelmente vão vender. Liga T ou Digi diria eu.

Mas o XGS-PON está nos OLTs das centrais, cabe a eles actualizarem (VDF) . Não é nas instalações até casa dos clientes.
Aliás temos a certeza que a Nowo tem OLTs XGS-PON?

bx2004

Power Member
Possivelmente vão vender. Liga T ou Digi diria eu.

Mas o XGS-PON está nos OLTs das centrais, cabe a eles actualizarem (VDF) . Não é nas instalações até casa dos clientes.
Aliás temos a certeza que a Nowo tem OLTs XGS-PON?
Na altura da expansão da rede FTTH, teve alguns relatos que era XGSPON aqui no fórum.
E, se a ONI usa a rede da NOWO, e a ONI fornece ligações a 10Gbps, precisa ser XGSPON, digo eu.
E se vão vender, acredito que entre LigaT e DIGI, de certeza que vai ser a DIGI a ficar (se ambas ficarem interessadas).

pruifilipe

Power Member
Na altura da expansão da rede FTTH, teve alguns relatos que era XGSPON aqui no fórum.
E, se a ONI usa a rede da NOWO, e a ONI fornece ligações a 10Gbps, precisa ser XGSPON, digo eu.
E se vão vender, acredito que entre LigaT e DIGI, de certeza que vai ser a DIGI a ficar (se ambas ficarem interessadas).
Eu li aqui no fórum que eles usam GPON, como são poucos clientes nao afeta ninguém e e possível entregar pacotes simétricos

Starcabo

Power Member
Nowo, usa Gpon. Tem 3 células ativas na região de Lisboa. Amadora, Loures
Célula Amadora e grande, cobre Cidade Amadora,Reboleira Damaia,Alfragide, Queluz.
Célula Loures, cobre Loures cidade, zona Infantado, Póvoa Santo Adriāo, Santo António Cavaleiros, Odivelas, Ramada. Foi instalado um site Gpon no Parque das Nações mas a construção ficou por meia duzia de Uas específicas, penso que o projecto ficou parado pela indecisão sobre o futuro da empresa, na mesma situação está construção rede móvel, está literalmente parada.

Última edição: