NOWO -Onebox vs. NOS -Íris: Dúvidas, vantagens e desvantagens

Hugo_Pt

Membro
Feliz Natal! Estou em pleno processo de decisão entre permanecer na NOS na qual estou há 4 anos ou mudar para a NOWO. Há múltiplos fatores a ponderar. Neste momento tenho uma Zon Box 1.0 HD+DVR, modelo Thomson DCI8220 e 24 Mbps de velocidade de internet e serviço de telefone fixo. O valor da mensalidade do pacote subiu em Dezembro de 42,99€ para 44,99€. Dei início ao processo de rescisão do contrato através da área de cliente no site e fui imediatamente contactado por um operador da NOS que me fez uma proposta de permanência que inclui: velocidade de internet de 120 Mbps e uma box Iris com 156 canais (com o pack Séries e Docs.), flashback dos últimos 7 dias em 100 canais, e (apenas) 120 horas de gravação, por 28,99€. Por mais 2,50€, posso ter 500h de gravação em vez das 120h. A box que tenho neste momento tem, se bem me lembro, 400h de gravação (não sei se em SD).

Anteriormente, já tinha sido contactado por um operador da NOWO que me propôs um pacote de 29,99€, também com os 3 serviços (TV+Net+Tel. fixo), com oferta dos 2 primeiros meses, caso opte por débito directo mais fatura electrónica, que é o que tenho agora na NOS. O pacote inclui 140 canais digitais no serviço de TV com a Onebox, com flashback dos últimos 7 dias em 80 canais, e 500 GB de gravação. Tanto esta proposta da NOWO como a proposta da NOS requerem 12 meses de fidelização. Penso que no caso da NOWO, após os 12 meses, terá de se pagar o aluguer da box, o que não acontece com a NOS. Comparando as listas de canais da NOS e da NOWO, pude verificar que a NOS tem mais canais em HD, tais como o AXN Black HD, AXN White HD, MOV HD, AMC HD. A NOWO tem o Discovery HD, que não vejo na lista de canais da NOS, e tem alguns canais de música que na NOS estão num pack de canais adicional que custa +2,50€ mensais. Antes de eu decidir se mudo ou não para a NOWO, precisava de saber mais informações acerca da Onebox da NOWO:

  • Como funciona o Web Browser da Onebox, permite visualizar a maior parte dos websites, e pesquisar vídeos em sites de vídeo em streaming, como o Youtube, TVI Player, RTP Play e outros, e visualizar vídeos embutidos em páginas web, como se fosse um browser de um PC ou tablet?

  • Esta box não permite gravar temporadas inteiras de séries de forma automática, tem de se procurar os episódios individuais no guia TV e mandar gravá-los um a um? E nesse caso, eles ficam organizados por pastas com o nome da série e da temporada? A "velha" Zon Box 1.0 HD+DVR da Thomson permite fazer isto!

  • Como é a qualidade, o alcance e a velocidade de internet do sinal wi-fi emitido pela Onebox por comparação com um modem/router da NOS, no meu caso, o Zon Hub?
  • As gravações são feitas no disco da box ou na "cloud"? Alguém sabe dizer aproximadamente a quantas horas de gravação equivalem 500 GB, em SD e em HD?
  • Que outras vantagens e desvantagens existem por comparação com uma box Íris da NOS? Por exemplo: a box da NOS tem alguma aplicação para aceder ao Youtube e procurar qualquer vídeo de todo o universo do Youtube, como num PC ou tablet? Ou permite aceder somente a listas de vídeos da internet pré-determinadas? Outro exemplo: segundo o site da NOWO, é possível gravar 2 canais em simultâneo. A box Íris da NOS permite fazer isto?
Agradeço desde já a vossa ajuda. Infelizmente, seja qual for a decisão que tomar, implicará, em princípio, perder a box que tenho agora, com imensas gravações que eu gostaria muito de poder ver, e ficarão perdidas. Pretendo por isso insistir com o operador da NOS que me contactará amanhã para saber se há alguma possibilidade de, no caso de aceitar permanecer na NOS, manter a velha box Thomson ligada à mesma televisão que a box nova, mas desligada do cabo do sinal, somente para poder aceder às gravações que já estão no disco da box, e sem pagar qualquer valor adicional. Eu verifiquei que tecnicamente isto pode ser feito, usando a segunda entrada HDMI da minha TV Samsung ‒ HDMI IN 2 (DVI), que suponho, foi concebida para ligar gravadores de DVD ou dispositivos similares. Há alguém que tenha conseguido uma renegociação do contrato com esta condição? Ou quando se instala uma nova box em substituição da box antiga, é absolutamente necessário recolher a box antiga?
 
Última edição:
Daquilo que tenho visto, e sendo eu cliente NOWO, a box da NOS é muito superior. Principalmente se for a UMA TV.

A Iris é muito superior? O serviço é superior, a box completamente em desacordo. Ou a OneBox bloqueia/falha dia sim dia não? Fica do nada lenta?

Eu não tenho o serviço em casa mas as reviews que vi falam numa box que, pelo menos faz o que é esperado que é trabalhe interruptamente.

Agora Flashback versus Timewarp? Obviamente que ter cerca de 80 canais versus 35 (número dito no comentário anterior) é melhor.
 
Daquilo que tenho visto, e sendo eu cliente NOWO, a box da NOS é muito superior. Principalmente se for a UMA TV.
A proposta que o operador da NOS me fez foi a ÍRIS, não a UMA TV. Quanto à box, confirmei agora com o operador que é a Box 2.0 HD (por defeito) ou então a Box 2.0 HD+DVR (a pedido, mediante autorização). A primeira faz as gravações na Cloud, tem 120 horas de gravação incluídas no pacote que me foi proposto, extensíveis a 500h mediante +2,50€ na mensalidade, e permite gravar 2 canais em simultâneo. Tem ainda a vantagem de o número de horas de gravação não depender do formato das gravações (SD ou HD), enquanto que a segunda grava no disco e tem capacidade de gravação de 400 horas em SD ou 200 horas em HD, creio que isto corresponderá a 500 GB de capacidade, e não permite gravar 2 canais em simultâneo, tem ainda a desvantagem de em caso de troca da box se perderem as gravações.
Dizes que a box da NOS é muito superior. Em que aspecto? Por favor, sejam concretos. Se és cliente NOWO com a Onebox, talvez possas responder a algumas das questões que eu coloquei no post inicial, por exemplo, sobre o Web Browser da Onebox, e não só.

"Com flashback dos últimos 7 dias em 80 canais" isso não é verdade tens quantos 35 canais apenas.
A Iris é muito superior? O serviço é superior, a box completamente em desacordo. Ou a OneBox bloqueia/falha dia sim dia não? Fica do nada lenta?

Eu não tenho o serviço em casa mas as reviews que vi falam numa box que, pelo menos faz o que é esperado que é trabalhe interruptamente.

Agora Flashback versus Timewarp? Obviamente que ter cerca de 80 canais versus 35 (número dito no comentário anterior) é melhor.
Segundo o operador da NOWO me disse, o Flashback dos últimos 7 dias é em 80 canais, ele não falou em 35! Será que afinal são 35 a escolher de entre 80 possíveis?! Talvez o serviço atual tenha sido melhorado quando comparado com o de há uns anos atrás e agora já sejam 80 canais em flashback, tal como na NOS? Tenho de perguntar isto quando falar novamente com ele, creio que terá sido ele que me contactou ontem e hoje a partir de dois números começados por 2103-, mas o telefone toca poucas vezes, quando vou atender a chamada, já se perdeu a ligação, ouve-se um sinal intermitente! E não é possível ligar de volta para estes números, ouve-se uma gravação em inglês! Talvez seja melhor eu pedir através do site da NOWO para ser contactado (se isto for possível) em vez de esperar que seja o mesmo operador com quem falei anteriormente a contactar-me de novo!
Quanto à NOS, afinal soube agora que o "Timewarp", que será o equivalente ao "Flashback" da NOWO, só pode ser feito em 80 canais de entre 100 ou 105 em que a funcionalidade está disponível, não é o Flashback de 100 canais como eu pensava e escrevi no post inicial.
@viperbruno, queres dizer que a Onebox trabalha ininterruptamente (e não interruptamente, como escreveste) de acordo com as reviews, ou seja, não falha nem bloqueia, nem fica lenta? Ao contrário das Boxes 2.0 HD (Íris)? Tens uma má experiência com estas últimas? A tua era a Box 2.0 HD (que faz as gravações na cloud) ou antes a Box 2.0 HD+DVR, que faz as gravações no disco interno? Talvez haja alguma diferença de desempenho entre as duas?
 
Última edição:
A proposta que o operador da NOS me fez foi a ÍRIS, não a UMA TV. Quanto à box, confirmei agora com o operador que é a Box 2.0 HD (por defeito) ou então a Box 2.0 HD+DVR (a pedido, mediante autorização). A primeira faz as gravações na Cloud, tem 120 horas de gravação incluídas no pacote que me foi proposto, extensíveis a 500h mediante +2,50€ na mensalidade, e permite gravar 2 canais em simultâneo. Tem ainda a vantagem de o número de horas de gravação não depender do formato das gravações (SD ou HD), enquanto que a segunda grava no disco e tem capacidade de gravação de 400 horas em SD ou 200 horas em HD, creio que isto corresponderá a 500 GB de capacidade, e não permite gravar 2 canais em simultâneo, tem ainda a desvantagem de em caso de troca da box se perderem as gravações.
Dizes que a box da NOS é muito superior. Em que aspecto? Por favor, sejam concretos. Se és cliente NOWO com a Onebox, talvez possas responder a algumas das questões que eu coloquei no post inicial, por exemplo, sobre o Web Browser da Onebox, e não só.



Segundo o operador da NOWO me disse, o Flashback dos últimos 7 dias é em 80 canais, ele não falou em 35! Será que afinal são 35 a escolher de entre 80 possíveis?! Talvez o serviço atual tenha sido melhorado quando comparado com o de há uns anos atrás e agora já sejam 80 canais em flashback, tal como na NOS? Tenho de perguntar isto quando falar novamente com ele, creio que terá sido ele que me contactou ontem e hoje a partir de dois números começados por 2103-, mas o telefone toca poucas vezes, quando vou atender a chamada, já se perdeu a ligação, ouve-se um sinal intermitente! E não é possível ligar de volta para estes números, ouve-se uma gravação em inglês! Talvez seja melhor eu pedir através do site da NOWO para ser contactado (se isto for possível) em vez de esperar que seja o mesmo operador com quem falei anteriormente a contactar-me de novo!
Quanto à NOS, afinal soube agora que o "Timewarp", que será o equivalente ao "Flashback" da NOWO, só pode ser feito em 80 canais de entre 100 ou 105 possíveis, não é o Flashback de 100 canais como eu pensava e escrevi no post inicial.
viperbruno, queres dizer que a Onebox trabalha ininterruptamente (e não interruptamente, como escreveste) de acordo com as reviews, ou seja, não falha nem bloqueia, nem fica lenta? Ao contrário das Boxes 2.0 HD (Íris)? Tens uma má experiência com estas últimas? A tua era a Box 2.0 HD ou a +DVR ou a Box 2.0 HD+DVR, que faz as gravações no disco interno? Talvez haja alguma diferença de performance entre as duas?

Sim, foi um erro ortográfico.
A minha era a box cloud da Pace que foi trocada e o comportamento era igual.
 
A Iris é muito superior? O serviço é superior, a box completamente em desacordo. Ou a OneBox bloqueia/falha dia sim dia não? Fica do nada lenta?

Eu não tenho o serviço em casa mas as reviews que vi falam numa box que, pelo menos faz o que é esperado que é trabalhe interruptamente.

Agora Flashback versus Timewarp? Obviamente que ter cerca de 80 canais versus 35 (número dito no comentário anterior) é melhor.
A onebox não é propriamente rápida... Na NOS tem mais canais, um "flahsback" com mais canais suportados. Se a Iris encrava muito, é tentar negociar a UMA TV que me pareceu boa pelas reviews (apesar de ainda ser recente e ter alguns bugs).
 
Sobre a Iris cloud, não tem grandes problemas se se usar só as funcionalidades básicas (ver gravações automáticas, restart TV, ver TV, pesquisa de programas, usar o videoclube, percorrer o guia TV), mas se formos para as apps aquilo bloqueia imenso e as funcionalidades de forward e rewind são muito imprecisas.

Não podes manter a box 1.0 HD+DVR, a não ser que tenha sido comprada.
 
Pois, eu disse ao operador do serviço de fidelização de clientes que queria manter a box antiga desligada do cabo do sinal, só para aceder às gravações do disco, e instalar simultaneamente a box nova Íris, o que eu acho inconcebível é que o operador da NOS disse-me (após consultar um superior), que não me podia garantir isso, não era um procedimento comum, pois normalmente o técnico tem instruções para recolher a box antiga quando instala uma nova, e o técnico poderia ter problemas se quebrasse os protocolos internos da NOS, mas que haveria uma hipótese de conseguir manter a box antiga se eu pedisse ao técnico que o fizesse, ou seja, só na altura da instalação é que eu saberia se era possível ou não, e isso é que acho inconcebível! Ele disse que se eu mudar de Operador para a NOWO, aí é que perco de certeza a box com as gravações, pois sem demora virá um técnico da NOS recolhê-la a casa. Não sei se adiantará fazer finca-pé com isto e dizer que vou mudar para a NOWO caso não acedam ao meu pedido, antes de agendar a vinda to técnico, pois não sei se posso dizer ao técnico só no momento da instalação que não aceito a instalação da box Íris se ele tiver de recolher a antiga, tenho receio de ser penalizado e ter de pagar a deslocação do técnico ou algo do género. Na sexta-feira à noite, como o operador percebeu que eu queria muito manter a box antiga com as gravações, falou-me numa outra possibilidade que não tinha mencionado antes, que era manter o serviço com a box que eu tenho agora, mas com somente 140 canais (muito menos que os que tenho agora), mantendo a vel. de internet de 24 Mbps, por 26,49€ e 12 meses de permanência. Não lhe perguntei se posso adicionar aos 140 canais o pack 'Séries e Documentários' por +2,50€ mensais.
@desde99:
Obrigado pelo feedback sobre a Iris cloud. Se bem percebi o que o operador disse, só é possível agendar gravações de programas (fazer gravações manuais) nos canais em que há gravações automáticas/restart TV, nos outros canais não, eu não sabia isto. Não sei se na box +DVR (a que faz as gravações no disco interno) é possível gravar programas de qualquer canal. Como é o desempenho da Íris cloud na reprodução das gravações agendadas pelo utilizador?
 
@desde99:
Obrigado pelo feedback sobre a Iris cloud. Se bem percebi o que o operador disse, só é possível agendar gravações de programas (fazer gravações manuais) nos canais em que há gravações automáticas/restart TV, nos outros canais não, eu não sabia isto. Não sei se na box +DVR (a que faz as gravações no disco interno) é possível gravar programas de qualquer canal. Como é o desempenho da Íris cloud na reprodução das gravações agendadas pelo utilizador?
Sim, o que o assistente te disse é verdade. A box Iris 2.0 HD+DVR já só está disponível com disco inativo, ou seja, funcionalmente acaba por ser igual à outra nas limitações.

Quanto ao desempneho da Iris cloud na reprodução de gravações, é bom. Tem apenas problemas quando usas as teclas >> e << (queres parar num determinado instante da gravação e aquilo para-te 2 min. à frente/atrás; requer alguma habituação).
 
Sim, o que o assistente te disse é verdade. A box Iris 2.0 HD+DVR já só está disponível com disco inativo, ou seja, funcionalmente acaba por ser igual à outra nas limitações.

Quanto ao desempenho da Iris cloud na reprodução de gravações, é bom. Tem apenas problemas quando usas as teclas >> e << (queres parar num determinado instante da gravação e aquilo para-te 2 min. à frente/atrás; requer alguma habituação).
Peço desculpa, mas não entendi a parte que realcei a vermelho. Podes explicar melhor, por favor? A box Iris 2.0 HD +DVR é a que grava no disco, não na cloud. Quando digo "grava no disco" suponho que isto se aplicará somente às gravações agendadas pelo utilizador, pois como tem gravações automáticas nos últimos 7 dias tal como a outra (a Iris 2.0 HD, que não tem disco), essas gravações automáticas devem ser feitas numa cloud. O assistente não me disse se na box +DVR é possível gravar programas de qualquer canal, ou só os programas dos canais em que há Timewarp. Creio que na box que eu tenho agora, sem Timewarp, sem cloud, a Thomson Zon Box 1.0 HD +DVR, eu posso gravar no disco programas de qualquer canal sintonizado na box. Não sei como é na Onebox da NOWO, mas gostava de saber. Alguém sabe?
No comando da box Iris, há algum botão que permita saltar imediatamente a reprodução de um vídeo para trás 30 segundos? Eu uso imenso este botão na minha box, e até gostaria de poder configurá-lo nas definições para saltar para trás 10 ou 20 segundos, mas não é possível, 30 segundos é o mínimo.
 
Última edição:
Peço desculpa, mas não entendi a parte que realcei a vermelho. Podes explicar melhor, por favor? A box Iris 2.0 HD +DVR é a que grava no disco, não na cloud. Quando digo "grava no disco" suponho que isto se aplicará somente às gravações agendadas pelo utilizador, pois como tem gravações automáticas nos últimos 7 dias tal como a outra (a Iris 2.0 HD, que não tem disco), essas gravações automáticas devem ser feitas numa cloud. O assistente não me disse se na box +DVR é possível gravar programas de qualquer canal, ou só os programas dos canais em que há Timewarp. Creio que na box que eu tenho agora, sem Timewarp, sem cloud, a Thomson Zon Box 1.0 HD +DVR, eu posso gravar no disco programas de qualquer canal sintonizado na box. Não sei como é na Onebox da NOWO, mas gostava de saber. Alguém sabe?
No comando da box Iris, há algum botão que permita saltar imediatamente a reprodução de um vídeo para trás 30 segundos? Eu uso imenso este botão na minha box, e até gostaria de poder configurá-lo nas definições para saltar para trás 10 ou 20 segundos, mas não é possível, 30 segundos é o mínimo.
O que te estou a dizer é que para novos adesões a box que eles vendem só grava na cloud. Eles instalam tanto a box 2.0 HD como a 2.0 HD+DVR, mas na HD+DVR o disco está desativado. Para os clientes que já tinham a box DVR, eles mantêm o suporte ao disco ativo (mas isso só para já clientes Iris).

Em resumo, por seres nova adesão ao serviço Iris, só vais poder gravar nos canais com Restart TV. Hoje o funcionamento das boxes 2.0 HD e HD+DVR é igual.

Percebo que isto não tenha lógica para ti, mas é como eles funcionam agora.

Quanto ao comando Iris, não tens possibilidade de saltar 30 segundos (tens só a opção de saltar de 15 em 15 minutos). Para lá disso tens as velocidades de forward/rewind x4, x16 e x64 e, como já disse, são muito imprecisas.

Não conheço bem a Onebox, mas pelo que já se disse outros users poderão dizer se funciona melhor ou pior que a Iris nestes aspetos.
 
Eu troquei da NOWO para a NOS IRIS e não me arrependo em nada.
Comecei a ganhar logo pelo facto da velocidade: na NOWO (contratado 100/10) apanhava cerca de 85/9, na NOS (120/8) apanho 115/7.
A minha BOX da NOWO era a CAON - Crashava me quase todos os dias, então no videoclube nem se fala.
A Iris ainda não me crashou nenhuma vez, no entanto, eu tenho o habito de a reniciar ao sabado de manhã quando limpo a area onde tenho a tripla.
A Iris ofereceu me 1 experiencia de TV totalmente diferente da NOWO.
Os canais pelo menos na minha box (2.0 HD) gravam para a cloud.
Na caon da NOWO gravava em HD - um dos meus problemas pois estragaram 2 HD em 2 boxes que tive enquanto cliente
 
Eu troquei da NOWO para a NOS IRIS e não me arrependo em nada.
Comecei a ganhar logo pelo facto da velocidade: na NOWO (contratado 100/10) apanhava cerca de 85/9, na NOS (120/8) apanho 115/7.
A minha BOX da NOWO era a CAON - Crashava me quase todos os dias, então no videoclube nem se fala.
A Iris ainda não me crashou nenhuma vez, no entanto, eu tenho o habito de a reniciar ao sabado de manhã quando limpo a area onde tenho a tripla.
A Iris ofereceu me 1 experiencia de TV totalmente diferente da NOWO.
Os canais pelo menos na minha box (2.0 HD) gravam para a cloud.
Na caon da NOWO gravava em HD - um dos meus problemas pois estragaram 2 HD em 2 boxes que tive enquanto cliente

Comparar a Kaon com a Iris é a mesma coisa que meter uma box Nagra da ZON com a OneBox.

Quanto a velocidades, era suposto estares a apanhar mais tanto na NOS como na NOWO, salvo seja se tiveres FTTH (Fibra mesmo) na NOS e aí sim, o perfil de rede é inferior à rede Cabo.
 
Comparar a Kaon com a Iris é a mesma coisa que meter uma box Nagra da ZON com a OneBox.

Quanto a velocidades, era suposto estares a apanhar mais tanto na NOS como na NOWO, salvo seja se tiveres FTTH (Fibra mesmo) na NOS e aí sim, o perfil de rede é inferior à rede Cabo.
Eu estava a comparar a evolução que tive ca em casa! Nunca tive a OneBox nem nunca tive outra box da NOS.
Secalhar daqui a 1 ano mudo para outra e a iris passa a ser uma sucata :lol:
 
O que te estou a dizer é que para novos adesões a box que eles vendem só grava na cloud. Eles instalam tanto a box 2.0 HD como a 2.0 HD+DVR, mas na HD+DVR o disco está desativado. Para os clientes que já tinham a box DVR, eles mantêm o suporte ao disco ativo (mas isso só para já clientes Iris).

Em resumo, por seres nova adesão ao serviço Iris, só vais poder gravar nos canais com Restart TV. Hoje o funcionamento das boxes 2.0 HD e HD+DVR é igual.

Percebo que isto não tenha lógica para ti, mas é como eles funcionam agora.

Quanto ao comando Iris, não tens possibilidade de saltar 30 segundos (tens só a opção de saltar de 15 em 15 minutos). Para lá disso tens as velocidades de forward/rewind x4, x16 e x64 e, como já disse, são muito imprecisas.

Não conheço bem a Onebox, mas pelo que já se disse outros users poderão dizer se funciona melhor ou pior que a Iris nestes aspetos.
Ontem à noite falei com o operador da NOS, e ele garantiu-me que se eu optar pela box DVR, as minhas gravações serão feitas no disco, que não estará desactivado. Eu confrontei-o com o que disseste aqui, e ele disse que somente novos clientes NOS é que podem receber as boxes DVR em que o disco foi desactivado, que isso não se aplicaria à minha situação. No entanto, atualmente não é comum fazerem-se instalações de boxes DVR, por isso ele terá de pedir autorização aos superiores para que me seja instalada essa box. Essa autorização poderá demorar até uma semana, quando a tiver recebido, ele voltará a contactar-me.
Na box DVR, eu poderia gravar programas de qualquer um dos 156 canais, não só dos canais em que há restart tv, mas não creio que isso seja uma grande vantagem para mim, pois eu costumo gravar muitos programas, mas de um número relativamente pequeno de canais. Uma vantagem maior da box DVR seria que eu poderia gravar 200h em HD / 400h em SD, enquanto que na box "cloud", só teria 120h de capacidade de gravação incluídas no pacote de 28,99€ (20h mínimo+100h [pacote com o custo de 2,50€ já incluído nos 28,99€]), para ter 500h na "cloud" teria de pagar +2,50€ por mês. No entanto, o operador disse-me que essas horas de gravação "em cloud" não dependem do formato das gravações (o espaço em memória que ocupam), não interessa se são em SD ou HD, o que é uma vantagem por comparação com a box DVR, pois permite muito mais horas de gravação que esta última, caso eu optasse por subscrever as 500h por somente +2,50€. Outra vantagem da box "cloud" é que as gravações efetuadas não se perdem se a box tiver de ser trocada por outra idêntica (por avaria). Outra vantagem ainda da box "cloud" é que permite gravações em simultâneo de múltiplos programas sem qualquer conflito de gravação por causa dos horários de emissão. Segundo o site, com a box DVR é possível gravar (somente) 2 programas em simultâneo.
Sobre o comando Íris, é possível retroceder facilmente 10-15 segundos aproximadamente na reprodução de um vídeo, usando o botão rewind (x4)? Eu vi no site o manual do comando, e não detectei os botões para saltar (que existem por exemplo, no comando da minha box 1.0). Como é que se pode saltar de 15 em 15 minutos, conforme disseste?
@Pr0zIn eu passei da onebox para a íris e arrependi-me. A onebox era muito mais estável.
Isso do gravar em cloud não te esqueças que passados 6 meses desaparecem as gravações
Obrigado por me alertares para isto. Este parece-me ser o principal inconveniente da box "cloud", e a principal razão (a par da 'Gestão automática das gravações') que me leva a optar pela box +DVR. Ontem, quando questionei o operador sobre isto, ele disse que o utilizador pode sempre proteger a gravação, de modo a impedir que ela seja apagada automaticamente, mas li hoje na página de 'Termos e Condições' o seguinte: «A NOS reserva-se o direito de eliminar as gravações realizadas através da funcionalidade GRAVAÇÕES (incluindo as que o cliente protegeu através da funcionalidade “Proteger Gravação”) com antiguidade de 6 (seis) meses, ou na data de eliminação prevista para cada conteúdo, se anterior.» Hoje confrontei o operador com isto. Ele desconhecia, e diz que no caso pessoal dele, que tem a box Íris "cloud", já teve algumas gravações com mais de 6 meses que não foram apagadas, de onde se conclui que, embora a NOS possa apagar essas gravações, não significa necessariamente que o faça. Sobre a funcionalidade de proteção das gravações feita pelo utilizador, parece afinal que essa proteção só se aplica à 'Gestão automática das gravações', impedindo que as gravações mais antigas, mas que estão protegidas, sejam apagadas automaticamente para criar espaço para as novas, quando o utilizador estiver a atingir o limite de espaço de gravação. Isto não tem a ver com a antiguidade de 6 meses! Essa "gestão automática das gravações" é a meu ver, mais uma desvantagem da box "cloud". Veja-se ainda o ponto 4 da página de 'Termos e Condições'! Seria preferível, tal como acontece na minha box 1.0 HD +DVR, que o utilizador pudesse ver um alerta de limite de espaço ("limite da quota de gravação"), dando-lhe a possibilidade de escolher quais as gravações que quer apagar para poder criar espaço para as novas, ou não escolher apagar nenhuma, e nesse caso, não se processarem novas gravações quando o limite de espaço tiver sido atingido.
Então partilhas da opinião negativa do viperbruno sobre o mau desempenho das boxes Íris? Também tiveste de trocar uma box Íris devido a esses problemas?
 
Essa autorização poderá demorar até uma semana, quando a tiver recebido, ele voltará a contactar-me.
Diz antes "se a receber". A última pessoa que vi a conseguir ter uma oferta do género foi o @sporting1906 - por isso, nada é impossível mas será difícil.

O que o assistente disse sobre a parte técnica é verdade, À exceção das gravações que na maior parte das vezes são pagadas findos os 6 meses. É possível retrocederes 10 a 15 segundos na emissão clicando muito rápido na tecla do meio do comando e depois no >>, mas acabas por nunca ir parar ao ponto que exato que queres na box cloud (na box DVR não tens este problema nas gravações, só nas gravações automáticas). Sobre saltar 15 minutos, tens de carregar na tecla do meio primeiro e depois selecionar a opção >>|



Isto nas gravações, porque se estiveres a assistir a um programa em direto e recorreres ao pausa TV ou ao rewind, a emissão salta-te automaticamente um minuto para trás (nalguns canais salta-te 5 minutos para trás) - na box DVR este problema não existe.
 
Diz antes "se a receber". A última pessoa que vi a conseguir ter uma oferta do género foi o @sporting1906 - por isso, nada é impossível mas será difícil.

O que o assistente disse sobre a parte técnica é verdade, À exceção das gravações que na maior parte das vezes são pagadas findos os 6 meses. É possível retrocederes 10 a 15 segundos na emissão clicando muito rápido na tecla do meio do comando e depois no >>, mas acabas por nunca ir parar ao ponto que exato que queres na box cloud (na box DVR não tens este problema nas gravações, só nas gravações automáticas). Sobre saltar 15 minutos, tens de carregar na tecla do meio primeiro e depois selecionar a opção >>|



Isto nas gravações, porque se estiveres a assistir a um programa em direto e recorreres ao pausa TV ou ao rewind, a emissão salta-te automaticamente um minuto para trás (nalguns canais salta-te 5 minutos para trás) - na box DVR este problema não existe.
Não quererás dizer: «...clicando muito rápido na tecla do meio do comando e depois no <<»?
Na minha box 1.0 HD +DVR, é possível também fazer movimento lento para frente e para trás muito facilmente, carregando na tecla II (Pausa) e depois sucessivamente na tecla ►► ou ◄◄ , para obter velocidades de 0.1x, 0.3x, 0.5x, 1x, etc. É possível fazer movimento lento na box Íris?

Fui há pouco contactado pelo assistente da NOS, que me disse que a autorização para instalar a box Íris +DVR com o disco activo foi concedida! Agora só tenho que aguardar que o técnico me contacte no espaço de 3 dias para agendar a instalação. Nessa altura, irei questioná-lo se posso manter a box 1.0, mas não instalada (desconectada do cabo do sinal) somente para acesso às gravações, é importante salientar essa parte. Se ele não consentir, digo que quero cancelar a instalação e reagendo-a posteriormente para o final de Janeiro, mantendo após a instalação as condições e o valor de mensalidade acordados agora. O assistente disse que isto pode ser feito, e este reagendamento pode ser feito múltiplas vezes se for necessário! Assim poderei ver pelo menos algumas das gravações mais importantes antes de ficar sem a box. O senão é que enquanto a instalação não for feita, e o serviço se mantiver como está, a mensalidade permanece nos 44,99€.
 
Back
Topo