NOWO - Preços, Contratos e Renegociações

Boas,

O apoio ao cliente vai manter-se para questões técnicas ou contratos a decorrer enquanto a marca estiver ainda neste processo de fusão com a Digi.

Novas adesões é que acabou através da marca Nowo eles já não estão a aceitar isto vindo de uma fonte da empresa ao Jornal de Negócios.

O que me deixa surpreendido é que o site Nowo continua com os pacotes para eventuais novos clientes, se é como essa fonte referiu então já nem devia haver pacotes no site para novas adesões.
Novas adesões ainda aceitam.
Acabei de efetuar uma nova adesão.

@RRJoao e @mandrongo, o meu pai já recebeu a resposta à reclamação que presumo que seja chapa três, tratada pelo SAC. Agora é passar isto para a arbitragem e ver se aí já entra outro departamento que aceite os 16€ para o 3P na fase da mediação. Senão é deixar avançar para julgamento e esperar ter um juíz simpático.

Boa tarde Sr. X,

No âmbito da reclamação apresentada, em que menciona não concordar com o valor de proposta de migração de serviços aplicada e período de fidelização, vimos por este meio informar o que se passa a expor.

Informamos que a NOWO foi adquirida pela DIGI Portugal e ambas as empresas pertencem agora ao mesmo grupo empresarial, contudo, por enquanto, continuam a operar como empresas distintas, com condições e ofertas próprias.

Neste âmbito, foi remetida uma proposta que inclui, os serviços fixos NOWO (Internet 120 MB + TV + Box + App NOWO TV + Voz Fixa, com chamadas ilimitadas para a rede fixa e móvel nacional e 1000 minutos para 50 destinos internacionais de rede fixa), pelo valor mensal de 25 EUR. Os dois números móveis seriam portados para a DIGI, com a ativação de um tarifário que inclui dados móveis ilimitados, chamadas para a rede fixa e móvel nacional e 1000 SMS entre números DIGI e NOWO, pelo valor mensal de 6 EUR cada cartão, permanecendo o valor total dos serviços em 37 EUR.

Confirmamos que os números móveis foram portados para a DIGI, pelo que a mensalidade dos serviços fixos que se mantêm na NOWO, foi atualizada de acordo com a proposta em questão, assim como o período de fidelização ajustado para 18 meses, terminando a dia 10 de outubro de 2026.

Este processo de integração visa proporcionar-lhe uma experiência ainda mais vantajosa, com acesso a benefícios e serviços, salientando que a única proposta existente em sistema, é a acima indicada.

Ainda assim, caso pretenda a gravação da chamada que refere, enviamos em anexo uma minuta, a qual poderá devolver em resposta ao presente e-mail, devidamente preenchida e assinada conforme documento de identificação bem como acompanhado de cópia do mesmo.

Importa referir que, a NOWO deve promover e manter a gravação das chamadas efetuadas pelo consumidor pelo prazo de 90 dias, permitindo a este o acesso à mesma, tratando- se de chamadas de conteúdo meramente informativo.

O disposto acima não se aplica às chamadas onde é formalizada uma renegociação, na qual permanecemos com a gravação da mesma em arquivo durante todo o período da fidelização acordado.

Agradecemos a sua compreensão e permanecemos ao dispor.

Se necessitar de informações adicionais sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em nos contactar, através dos seguintes meios:

210850083 (chamada para a rede fixa nacional)

16 800 (tarifas disponíveis para consulta em nowo.pt)

Linhas disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana

O serviço fixo da nowo terá que durar ainda algum tempo, houve clientes a aderir ou renovar este ano por 12 meses ou mais. Os meus pais terminam fidelização a 30 de Junho (têm serviço fixo só) e foram contactados para renovar o contrato fixo nowo.

Quer dizer, então se os meus pais renovarem o serviço fixo agora, e por exemplo daqui a um mês fossem obrigados a ir para a digi, perderiam canais que têm e contrataram já que a digi não os tem? Não me parece...

Se fosse para acabar já o serviço fixo nowo e migrar tudo para a digi, então os clientes seriam penalizados porque a nowo tem canais que a digi não tem, e os clientes perderiam canais ao serem obrigados a ir para digi.

O cliente faz um contrato com a nowo porque gosta da grelha de canais, depois passado uns meses dizem-lhe que tem de mudar para digi e fica com a grelha de canais alterada com subtracção de canais?....Terão ao menos possibilidade de rescindir com justa causa?

Acho que os clientes do serviço fixo da nowo só serão obrigados a ir para digi quando a digi tiver os canais todos que estão na nowo, como a cmtv, Porto canal, canal 11 e mais um ou outro de filmes. E a digi terá que ter estes canais se quiser aumentar o número de clientes serviço fixo.
Ainda falta à digi chegar a muitas zonas do país, e não será a curto prazo.

O serviço fixo da nowo terá que durar ainda algum tempo, houve clientes a aderir ou renovar este ano por 12 meses ou mais. Os meus pais terminam fidelização a 30 de Junho (têm serviço fixo só) e foram contactados para renovar o contrato fixo nowo.

Quer dizer, então se os meus pais renovarem o serviço fixo agora, e por exemplo daqui a um mês fossem obrigados a ir para a digi, perderiam canais que têm e contrataram já que a digi não os tem? Não me parece...

Se fosse para acabar já o serviço fixo nowo e migrar tudo para a digi, então os clientes seriam penalizados porque a nowo tem canais que a digi não tem, e os clientes perderiam canais ao serem obrigados a ir para digi.

O cliente faz um contrato com a nowo porque gosta da grelha de canais, depois passado uns meses dizem-lhe que tem de mudar para digi e fica com a grelha de canais alterada com subtracção de canais?....Terão ao menos possibilidade de rescindir com justa causa?

Acho que os clientes do serviço fixo da nowo só serão obrigados a ir para digi quando a digi tiver os canais todos que estão na nowo, como a cmtv, Porto canal, canal 11 e mais um ou outro de filmes. E a digi terá que ter estes canais se quiser aumentar o número de clientes serviço fixo.
Ainda falta à digi chegar a muitas zonas do país, e não será a curto prazo.

A NOWO ou qualquer operadora pode terminar o serviço fixo (ou outro), bastando avisar com 15 dias.

Mas isso implica que os clientes fiquem livres e vão à sua vida, sem penalização e sem serem obrigados a passar para a DIGI. Nunca poderiam impor uma compensação caso a pessoa não quisesse ir para a DIGI.

@Nakamuura
Tinhas a informação no email, avançaste com a portabilidade, eles assumiram que aceitaste as condições. Mesmo que não tenham falado disso ao telefone, eles assumiram que os contactaste para migrar os móveis porque ficaste a saber dessa possibilidade pelos email recebidos.

Diria que a arbitragem até poderá dar razão relativamente ao preço do fixo, mas ao migrares os móveis, vão considerar que a aceitação foi tácita. Ou seja, está a reclamar depois de ter aceitado e não podes dizer que foste apanhado de surpresa porque recebeste email.

É a minha opinião mas espero estar errado. Boa sorte 💪

@Nakamuura
Tinhas a informação no email, avançaste com a portabilidade, eles assumiram que aceitaste as condições.
Sim, mas assumiram mal e ilegalmente. Esse é que é o ponto
Diria que a arbitragem até poderá dar razão relativamente ao preço do fixo, mas ao migrares os móveis, vão considerar que a aceitação foi tácita. Ou seja, está a reclamar depois de ter aceitado e não podes dizer que foste apanhado de surpresa porque recebeste email.
já discutimos isso aqui tantas vezes… Não há aceitação tácita de contratos de telecomunicações. É totalmente proibido pelo decreto-lei 24/2014, 23/96, 24/96 e especialmente pelo artigo 120.º da lei 16/2022

Aliás, o contrato prevê um lá penalização específica para a saída do serviço móvel. E a Nowo isenta o cliente do custo de saída do serviço móvel.

Não há qualquer aceitação de proposta e passarem-te para condições que não aceitaste especificamente (artigo 120.º lei 16/2022) é uma contra-ordenação grave punível diretamente com multa pela lei das telecomunicações (4000 a 10 000 EUR), alínea 2 u) artigo 178.º

Já discutimos isso aqui tantas vezes que até achei que concordavas connosco. Estou espantado, afinal não concordas (?) Respeito mas agora apanhaste-me de surpresa, estou embasbacado

Isto aqui nem é tanto uma questão de opinião, está diretamente na lei @mandrongo. A aceitação tácita é proibida

Nessa questão não há dúvida.

O que pode haver discussão (quando muito) é sobre o preço a aplicar ao serviço fixo após a saída do serviço móvel. Mas para mim como tenho dito esta questão é fácil: é ir ver ao contrato/fatura e cumprir a fidelização, como diz Jorge Morais Carvalho. Essa sim é uma questão que acaba por ficar à sorte do juiz

Última edição:
Concordo @RRJoao. Verdade, já o referiste várias vezes, mas não me recordava era disso 😅
Como não é algo que esteja familiarizado, embora agora a uzo me tenha "exigido" por várias vezes, com emails e sms, a nowo não o fazia (cabovisao/nowo foi o que tive sempre, não conheço a realidade das outras).

Só me recordo de uma vez a nowo ter obrigado a validar para aceder à área de cliente, mas já foi muito depois de ter renogociado o serviço.

Quanto ao valor a pagar, o contrato deverá estar omisso nessa matéria ou apresentar os valores de outra forma (no meu estava ligeiramente diferente), mas na fatura parece-me claro.

Na minha situação com a uzo, parece-me que o pedido de portabilidade apenas avançou para os números que não estão associados ao pacote fixo. Só está agendada para a próxima semana, mas apenas esses números receberam a indicação da hora da portabilidade e qual o cartão a usar. Nesses a nowo também enviou carta, a dizer que a portabilidade ia acontecer. Mas apenas para o terceiro número (adicionado mais tarde e que já tinha aquele desconto de 50% de número adicional) é que disseram que ia perder o desconto mensal extra. É facto que, tendo dito para esse, ao portar outro número, já tem efeitos do anterior e já não têm de dizê-lo novamente.

Outra coisa curiosa foi ter recebido um email do CTT expresso a dizer que a encomenda da digi vinha a caminho... Será porque a uzo não avançou com a portabilidade do número que está associado ao fixo, levou a nowo a julgar que não ia portar esse número e enviou cartão? O mais sensato é não levantar, já que não pedi nada.

@Nakamuura
Tinhas a informação no email, avançaste com a portabilidade, eles assumiram que aceitaste as condições. Mesmo que não tenham falado disso ao telefone, eles assumiram que os contactaste para migrar os móveis porque ficaste a saber dessa possibilidade pelos email recebidos.

É a minha opinião mas espero estar errado. Boa sorte 💪

Além do que o @RRJoao já referiu, eu tive o cuidado de ligar para a NOWO e eles confirmaram na chamada que o preço do 3P se manteria. Eu repeti, então só tiram o valor dos telemóveis da factura ? E ele disse que sim. Nada mais do que isto.
Foi ambíguo, sim, mas a culpa não é minha. Eu, como consumidor não tenho de andar a obter informações, é a NOWO que as tem de prestar.

Portanto, a partir daqui juridicamente só há duas alternativas:

1. O contrato de Janeiro mantem e apenas foram retirados os telemóveis, tendo ficado o 3P a 16€. Estes 16€ são inequívocos. Resultam dos 45€, aos quais são retirados descontos. Mesmo que argumentem que o desconto extra se perde, há outra forma de saber que o 3P é 16€ porque fazendo 16€ x 24 meses x 30% das mensalidades futuras dá exactamente o valor da penalização. É a própria NOWO que confessa esses 16€, como o @RRJoao já tinha dito em tempos.

2. O contrato de Janeiro cessou e foi substituído por outro só de 3P. Nesse caso teria de ser 16€, pelas razões já apontadas. Era isso que estava em vigor e foi isso que foi prometido na chamada, tacitamente. Os 25€ nunca poderiam ser porque o meu pai nunca aceitou os emails que lhe propuseram de 25€, nem nenhum MRC.

Já agora, diga-se que eles meteram um MRC na área de cliente, sem o meu pai saber. Eu é que fui procurar e estava lá. E ninguém o aaceitou, por isso é como se não existisse.
Na pior das hipóteses, se o centro de arbitragem não aceitar os 16€ e insistir nos 25€, o meu pai não pode ter fidelização.

E a fidelização também foi alterada de Janeiro de 2027 para Outubro de 2026. É só ilegalidades.

@mandrongo, já agora o ponto principal que evita o argumento da aceitação tácita é o do artº 120 nº 9 e 12 que o @RRJoao referiu:

9 - Se, por razões técnicas objetivas, for impossível facultar o resumo do contrato nesse momento, este deve ser facultado posteriormente, sem demora injustificada, entrando o contrato em vigor, em qualquer caso, quando o consumidor tiver confirmado o seu acordo, após a receção do resumo.

O novo MRC nunca foi enviado, eu é que o descobri na área de cliente depois do @RRJoao me ter alertado que estava lá.
Mas o meu pai nunca deu o seu acordo "após receção do resumo". É claro como a água.

E isso inviabiliza qualquer penalização por cessação se o meu pai quiser sair:
12 - É interdito às empresas que oferecem redes e ou serviços de comunicações eletrónicas opor-se à denúncia dos contratos por iniciativa dos assinantes, com fundamento na existência de um período de fidelização, ou exigirem quaisquer encargos por incumprimento de um período de fidelização, se não possuírem prova da manifestação de vontade do consumidor a que se refere o n.º 9.
Eles não têm a manifestação expressa do meu pai referida no ponto 9 (ou seja, depois de meterem o MRC na área de cliente).

Última edição:
É facto que, tendo dito para esse, ao portar outro número, já tem efeitos do anterior e já não têm de dizê-lo novamente.
Eles podem dizer o que quiserem mas não tem valor jurídico.

O contrato é celebrado entre as duas partes e vale só o que está escrito no contrato e na fatura, e foi acordado entre as partes
Outra coisa curiosa foi ter recebido um email do CTT expresso a dizer que a encomenda da digi vinha a caminho... Será porque a uzo não avançou com a portabilidade do número que está associado ao fixo, levou a nowo a julgar que não ia portar esse número e enviou cartão? O mais sensato é não levantar, já que não pedi nada.
provavelmente sim

O que incomoda é esta chico espertice que nos obriga a chatear e a perder tempo. Mas o crime compensa, pois quantos clientes por desconhecimento não acabam por aceitar o que lhes dizem?

Já agora, o que aconselham fazer na última fatura? Ela vem acertada com o dia da desativação, mas os móveis vão sair antes e ainda vão querer impingir a retirada do desconto mensal extra. O meu débito direto é inferior ao valor total das faturas. Quando adicionei o terceiro móvel não aumentei o plafond, portanto todos os meses pago a diferença.

Como a fatura vai ter acertos, que certamente não irei concordar, posso exigir já a correção da fatura atual? Não faço nada, deixo o débito direto e não pago a diferença? Espero pelo mês seguinte para ver qual o valor que se propõem a devolver e contesto nessa fase? Cancelo o débito direto já?

O que incomoda é esta chico espertice que nos obriga a chatear e a perder tempo. Mas o crime compensa, pois quantos clientes por desconhecimento não acabam por aceitar o que lhes dizem?

Já agora, o que aconselham fazer na última fatura? Ela vem acertada com o dia da desativação, mas os móveis vão sair antes e ainda vão querer impingir a retirada do desconto mensal extra. O meu débito direto é inferior ao valor total das faturas. Quando adicionei o terceiro móvel não aumentei o plafond, portanto todos os meses pago a diferença.

Como a fatura vai ter acertos, que certamente não irei concordar, posso exigir já a correção da fatura atual? Não faço nada, deixo o débito direto e não pago a diferença? Espero pelo mês seguinte para ver qual o valor que se propõem a devolver e contesto nessa fase? Cancelo o débito direto já?
Contesta por telefone ou (se necessário) por reclamação desde já

Boa tarde.

Tenho uma familiar a quem o contrato com a NOWO está a terminar a fidelização no final deste mês.
Com esta história da troca da NOWO para a DIGI o que é que se pode pedir ?
Ela está a pagar cerca de 26€ por 120Mbs e o Pack Base de TV.

Boa tarde.

Tenho uma familiar a quem o contrato com a NOWO está a terminar a fidelização no final deste mês.
Com esta história da troca da NOWO para a DIGI o que é que se pode pedir ?
Ela está a pagar cerca de 26€ por 120Mbs e o Pack Base de TV.
Ou tentar ligar para lá a ver se renovam mais três meses ou fazer testes de cobertura digi, uzo, woo e amigo, a ver se é favorável a instalação de um destes.

Para quem está de saída da nowo, segundo me disseram ao telefone, já há poucas lojas abertas e apenas a da margem sul (Barreiro, salvo erro) aceita a devolução de equipamentos. Às outras lojas não vale a pena ir, segundo a fulana disse. Tem de se devolver por correio.

Para quem está de saída da nowo, segundo me disseram ao telefone, já há poucas lojas abertas e apenas a da margem sul (Barreiro, salvo erro) aceita a devolução de equipamentos. Às outras lojas não vale a pena ir, segundo a fulana disse. Tem de se devolver por correio.

Não sei qual a opinião do @RRJoao, mas um artigo que ele em tempos deixou diz o seguinte:

Lei n.º 16/2022
Artigo 136.º
Denúncia do contrato por iniciativa do consumidor

1 - As condições e procedimentos de denúncia de contratos para a oferta de serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público […] não podem constituir um desincentivo à mudança, pelo consumidor, da empresa que oferece aqueles serviços.

2 - Os meios disponibilizados e os requisitos exigidos aos consumidores pelas empresas que oferecem os serviços referidos no número anterior para a denúncia de contratos não podem ser mais exigentes do que os meios disponibilizados e requisitos exigidos para a contratação, designadamente em termos de facilidade de utilização, custos e documentação necessária, não podendo ainda ser exigida nova apresentação de documentação já em poder da empresa.

Na minha leitura podemos assumir que o processo de denúncia não é apenas o preenchimento de um documento e só se conclui com a devolução dos equipamentos, a qual faz parte integrante do processo. Por isso, deveriam ser recolhidos em casa, caso o cliente assim o deseje, uma vez que a instalação também foi feita pela NOWO.

Eu sei que o contrato prevê expressamente que o cliente entregue na loja ou mande por correio, mas o que não falta são clausulas ilegais nos contratos.

Talvez, não digo que sim nem que não, talvez a devolução de equipamentos entre nesse artigo. Só os advogados poderão dizer isso

Não sei ao certo

Back