NOWO - Preços, Contratos e Renegociações

Ok.
Já está tudo resolvido porque os teus pais já têm contrato com a Nos.
Mas tinham aquela hipótese de aceitar os 29€ da Nowo pelo 3p e mudavam o móvel para Digi, depois passado um mês ou dois mudavam o móvel da Digi para a Uzo. E continuavam a pagar 29€ à Nowo.
Pois! Nem nos lembramos disso!
Mas com estas atitudes da nowo (e como conseguiram melhor pelo mesmo preço) optaram por saltar fora. Obrigada pela dica!

Vejam isto:
Hoje liguei para a nowo afim de migrar dois telemóveis dos meus tios para a digi.
No final a colaboradora disse que a migração do serviço fixo teria que estar completo o mais tardar até final deste ano ou início de 2026. O objectivo é colocar fibra nas zonas com bastantes clientes nowo, certamente que clientes isolados não terão essa sorte.
Agora entendo o pedido de licenciamento à câmara de Mangualde, nem a Vodafone tem fibra própria naquela cidade.

Boa tarde,

A minha sogra tem Nowo (Net 120 + TV + Voz Fixa + movel 3GB + movel 6 GB) por 42.50€ com fidelização até Janeiro de 2026.
Sempre negamos a portabilidade dos telemóveis para a Digi como eles diversas vezes sugeriam. Isto porque constato pelos relatos que ainda há alguma instabilidade.
Mas da última vez foram mais agressivos e disseram mesmo que iam migrar o serviço movel para a Digi. E que a partir desse momento os telemóveis ficavam sem fidelização. Até aqui tudo bem, sem fidelização depois podia migrar para outra operadora. O problema foi quando disseram que o serviço fixo (Tv+Net+Voz) ia passar para 30€ e cada um dos telemóveis na Digi ia ficar por 6€. Total seria 42€. Iria poupar 50 cêntimos por mês mas estão a valorizar o serviço fixo de uma forma diferente do que actualmente está contratualizado. Analisando a factura da Nowo o serviço fixo está nos 25€.

Fui directamente ao livro de reclamações online fazer oposição à proposta deles. Apenas aceitaria a migração do serviço móvel para a Digi se:
- mantivessem o serviço fixo nos 25€;
- os telemóveis não tivessem fidelização e
- a fidelização do serviço fixo não sofresse alterações
E que caso não aceitassem estas condições iria avançar para a resolução do contrato. Referi também que dado que é uma alteração com a qual não concordo ficaria isento do pagamento da penalização associada à fidelização em vigor.

Responderam que poderia avançar para a rescisão e assim fiz.

Mail enviado a denunciar o contrato com os 30 dias de antecedência requeridos. Confirmaram a recepção e no site está referida a data de desactivação do serviço. Já foi emitida a última factura com o valor correspondente e proporcional à data de desactivação do serviço.

Até ao momento não referiram nada em relação ao pagamento de uma eventual penalização. E espero que assim continue para não ter de me chatear.

Neste momento a minha sogra já tem NOS (4p com apenas 1 móvel, o segundo móvel vai para a Amigo) e em breve o serviço da Nowo será desactivado. Vou agora tratar da portabilidade dos números móveis.

Até ao momento não referiram nada em relação ao pagamento de uma eventual penalização. E espero que assim continue para não ter de me chatear.
Se for como foi comigo, o que acredito que seja, não vão cobrar nenhuma penalização. Vão enviar a última fatura com o acerto ao dia da desativação. Caso algum dos móveis venha a ser portado em data anterior à data da desativação, vais receber a indicação que nos dias remanescentes perderás o desconto adicional extra.

Boa tarde,

A minha sogra tem Nowo (Net 120 + TV + Voz Fixa + movel 3GB + movel 6 GB) por 42.50€ com fidelização até Janeiro de 2026.
Sempre negamos a portabilidade dos telemóveis para a Digi como eles diversas vezes sugeriam. Isto porque constato pelos relatos que ainda há alguma instabilidade.
Mas da última vez foram mais agressivos e disseram mesmo que iam migrar o serviço movel para a Digi. E que a partir desse momento os telemóveis ficavam sem fidelização. Até aqui tudo bem, sem fidelização depois podia migrar para outra operadora. O problema foi quando disseram que o serviço fixo (Tv+Net+Voz) ia passar para 30€ e cada um dos telemóveis na Digi ia ficar por 6€. Total seria 42€. Iria poupar 50 cêntimos por mês mas estão a valorizar o serviço fixo de uma forma diferente do que actualmente está contratualizado. Analisando a factura da Nowo o serviço fixo está nos 25€.

Fui directamente ao livro de reclamações online fazer oposição à proposta deles. Apenas aceitaria a migração do serviço móvel para a Digi se:
- mantivessem o serviço fixo nos 25€;
- os telemóveis não tivessem fidelização e
- a fidelização do serviço fixo não sofresse alterações
E que caso não aceitassem estas condições iria avançar para a resolução do contrato. Referi também que dado que é uma alteração com a qual não concordo ficaria isento do pagamento da penalização associada à fidelização em vigor.

Responderam que poderia avançar para a rescisão e assim fiz.

Mail enviado a denunciar o contrato com os 30 dias de antecedência requeridos. Confirmaram a recepção e no site está referida a data de desactivação do serviço. Já foi emitida a última factura com o valor correspondente e proporcional à data de desactivação do serviço.

Neste momento a minha sogra já tem NOS (4p com apenas 1 móvel, o segundo móvel vai para a Amigo) e em breve o serviço da Nowo será desactivado. Vou agora tratar da portabilidade dos números móveis.
Boas,

Basicamente estão a forçar os clientes a migrar da rede móvel ( Nowo era uma MVNO da MEO e bem paga a esta operadora) para a Digi , querem despachar este processo o mais depressa possível pois estão a passo de caracol e o acionista deve querer mesmo acabar já o contrato com o MEO.

Depois o Fixo acenta na rede HFC ( fibra + coaxial) que é para ser migrada para FTTH da Digi ( fibra Digi) ou na rede fibra Nowo uma pequenina parte dos clientes esses serão muito fáceis de migrar para a digi basta mudar os equipamentos terminais, e ainda a rede da DS Telecom que não devem continuar nesta vão obrigar esses clientes a mudar para as outras três operadoras.

Pronto tirando esta explicação no fixo o que eu queria dizer é que eles estão a se borrifar queres aceita não queres rescinde sem penalização e vai para a concorrência.

Portanto essa atitude não me supreende e quem está do outro lado não tem culpa tem é de ser educado, pois o acionista Digi está a pressionar, a Nowo é para acabar.

Última edição:
Boas,

Basicamente estão a forçar os clientes a migrar da rede móvel ( Nowo era uma MVNO da MEO e bem paga a esta operadora) para a Digi , querem despachar este processo o mais depressa possível pois estão a passo de caracol e o acionista deve querer mesmo acabar já o contrato com o MEO.

Depois o Fixo acenta na rede HFC ( fibra + coaxial) que é para ser migrada para FTTH da Digi ( fibra Digi) ou na rede fibra Nowo uma pequenina parte dos clientes esses serão muito fáceis de migrar para a digi basta mudar os equipamentos terminais, e ainda a rede da DS Telecom que não devem continuar nesta vão obrigar esses clientes a mudar para as outras três operadoras.

Pronto tirando esta explicação no fixo o que eu queria dizer é que eles estão a se borrifar queres aceita não queres rescinde sem penalização e vai para a concorrência.

Portanto essa atitude não me supreende e quem está do outro lado não tem culpa tem é de ser educado, pois o acionista Digi está a pressionar, a Nowo é para acabar.

Totalmente de acordo.

Antes de espreitar neste forúm as melhores propostas que se conseguem obter para novos clientes nas outras operadoras ainda pensei em fazer uma adesão na Nowo como novo cliente (27€/mês) mas depois imaginei que mais cedo ou mais tarde também iriam querer forçar a migração do serviço fixo para a Digi e provavelmente ainda teria de passar outra vez por mais um processo de rescisão antecipado (a minha sogra não prescinde da TVE e ainda não consta na grelha da Digi).

Consegui depois, graças a este forúm, o 4P na NOS por 34.99. O móvel mais barato que se encontra por aí no mercado (excluí a Digi por estar ainda instável e não sei por quê a LycaMobile não me inspira confiança) anda pelos 8€. O que iria dar ao mesmo valor caso me tivesse mantido na Nowo como novo cliente (27+8 dá os 35 que consegui na NOS). Os GBs no móvel não são relevantes para a minha sogra e também já tem FTTH (embora também lhe seja irrelevante).

Neste momento ambos os móveis já foram portados. Um no próprio dia da cessação do serviço, outro uns dias antes. Se calhar ainda vamos receber uma factura com um adicional relacionado com a perda do desconto associado ao número que saiu antes do "tempo", essa ainda aceito pagar.
Mas a penalização por rescisão antecipada espero que tenham o bom senso de não a pedir. Em todas as comunicações que enviaram sempre que falam da extinção da fidelização, numa leitura mais atenta, dá para perceber que está enquadrada no serviço móvel. São omissos quanto ao serviço fixo.

Agora vou entregar os equipamentos, pelo que li já reabriram as lojas e também há 2 semanas reparei que a de Santa Maria da Feira estava aberta. Vou tentar nessa e na de São João da Madeira, se não aceitarem (como já li por aí) lá vou ter de abrir mais uma queixa no livro de reclamações:
"A devolução dos equipamentos abaixo identificados deverá ser efetuada até 15 dias após a data de corte dos
serviços, em qualquer loja NOWO ou estação dos CTT (sem qualquer custo de portes de envio)."

Agora vou entregar os equipamentos, pelo que li já reabriram as lojas e também há 2 semanas reparei que a de Santa Maria da Feira estava aberta. Vou tentar nessa e na de São João da Madeira

Creio que hoje é feriado em São João da Madeira (dia de São João) e liguei para o centro comercial onde a loja da Nowo estava presente para saber se a loja estava aberta. "Estava presente" é mesmo o termo correcto, parece que não chegou a reabrir como sucedeu com algumas outras lojas da Nowo. Peço desculpa a quem eventualmente tenha induzido em erro.

@Dirty_Frank
mas depois imaginei que mais cedo ou mais tarde também iriam querer forçar a migração do serviço fixo para a Digi e provavelmente ainda teria de passar outra vez por mais um processo de rescisão antecipado

Também estou a equacionar essa situação,
Mas no meu caso não tenho nenhuma low cost.
Até quando durará a nowo?

Eu só espero é que a Digi implemente cobertura nas zonas em que existe a NOWO... Não me apetecia ter de pagar mais quando a rede fixa da NOWO for desmantelada! Eu com a NOWO já estava a pagar menos do que nos "3 grandes" e queria era pagar ainda menos com a Digi (na verdade, já estou a pagar menos desde que migrei o tarifário móvel, mas se a Digi implementar cobertura na minha "aldeia", passarei a pagar ainda menos - pagava 45€ antes da Digi, pago agora 37€ por ter migrado o móvel, passarei a pagar 27€ se um dia tiver cobertura fixa da Digi)

Última edição:
Espero não estar a dizer nenhuma parvoíce... Mas a rede Nowo não dá para a Digi.
A minha linha de raciocínio prende-se com o facto de na minha rua ter Nowo, mas só com 250mbps
Decerto que se estiver errado, alguém dirá.

Creio que hoje é feriado em São João da Madeira (dia de São João) e liguei para o centro comercial onde a loja da Nowo estava presente para saber se a loja estava aberta. "Estava presente" é mesmo o termo correcto, parece que não chegou a reabrir como sucedeu com algumas outras lojas da Nowo. Peço desculpa a quem eventualmente tenha induzido em erro.
Neste momento no mapa já só há 6 lojas da Nowo https://www.nowo.pt/lojas-nowo/

Eu só espero é que a Digi implemente cobertura nas zonas em que existe a NOWO... Não me apetecia ter de pagar mais quando a rede fixa da NOWO for desmantelada! Eu com a NOWO já estava a pagar menos do que nos "3 grandes" e queria era pagar ainda menos com a Digi (na verdade, já estou a pagar menos desde que migrei o tarifário móvel, mas se a Digi implementar cobertura na minha "aldeia", passarei a pagar ainda menos - pagava 45€ antes da Digi, pago agora 37€ por ter migrado o móvel, passarei a pagar 27€ se um dia tiver cobertura fixa da Digi)
Eu não estaria muito confiante. Na minha rua sempre tive Nowo. A Digi andou a passar fibra no lugar já no ano passado e parou num cruzamento, não avançando para a rua seguinte. Ficou para aí a 300 metros da minha casa. E em muitos outros lugares da freguesia que sempre tiverem Nowo, a Digi também não instalou.

Eu não estaria muito confiante. Na minha rua sempre tive Nowo. A Digi andou a passar fibra no lugar já no ano passado e parou num cruzamento, não avançando para a rua seguinte. Ficou para aí a 300 metros da minha casa. E em muitos outros lugares da freguesia que sempre tiverem Nowo, a Digi também não instalou.
Mete o teu código postal com o teu email no site da DIGI.

Assim eles ficam lá com a anotação de que há um cliente interessado na rua x

Bom, após 17 anos finalizo a minha ligação contratual com a NOWO.
A fidelização termina a 01/07 e basicamente querem passar de 14.50€ por um pacote 3P para 27€ por Net 250 + TV.
Não houve qualquer interesse deles em negociar e basicamente fui encaminhado para a rescisão de contrato. Inclusive a operadora indicou todos os passinhos para pedir a rescisão através da área de cliente.
Não vislumbro num futuro próximo cobertura por parte da DIGI, como tal aderi ao AMIGO/Vodafone apenas Fibra 1Gb por 15€.

@mason17 falaste com a linha de desativações?

É uma pena a Nowo se estar a desintegrar, subindo preços
Sim, a menina disse que não tinha nenhuma oferta melhor.
Entretanto, submeti o pedido de desativação e já recebi a confirmação por mail para o dia 24/07.
Pode ser que ainda liguem a oferecer algo melhor.
De qualquer forma, ultimamente o serviço tem andado bastante instável. Estará na altura de experimentar algo diferente.

@mason17 falaste com a linha de desativações?

É uma pena a Nowo se estar a desintegrar, subindo preços

Se não for uma zona com DIGI também não devem ter as low costs e para um cliente mudar da NOWO para outra operadora, como cliente novo, esses 27€ nem são muito maus. Infelizmente, e eles deve saber disso.
É uma pena que a NOS, MEO e VDF continuem com uma política de preços alta para novos clientes.

Se não for uma zona com DIGI também não devem ter as low costs e para um cliente mudar da NOWO para outra operadora, como cliente novo, esses 27€ nem são muito maus. Infelizmente, e eles deve saber disso.
É uma pena que a NOS, MEO e VDF continuem com uma política de preços alta para novos clientes.
Pelo menos na NOS se já tiveres sido cliente deles tens boas campanhas... E tens a nova operadora Unidos, claro

Eu estranho muito esta estratégia da DIGI de deixar os clientes sair aumentando muito o preço... Deviam tentar garantir pelo menos o preço que fazem na DIGI e depois migravam os clientes...

Mas eles lá sabem... A empresa é deles... Se querem perder clientes da Nowo é com eles. O número de clientes que eles têm de serviços fixos DIGI puros é irrisório comparado com o número de clientes da Nowo. Eles deviam pensar nisso https://anacom.pt/streaming/ServicodeAcessoInternet1T2025.pdf?contentId=1810783&field=ATTACHED_FILE

Pelo menos na NOS se já tiveres sido cliente deles tens boas campanhas... E tens a nova operadora Unidos, claro
Possivelmente as pessoas clientes da NOWO há o são há muitos anos porque a NOWO (e antigamente Cabovisão) tinham preços bastante competitivos. O caso do Mason é ilustrativo (17 anos) e os dos meus pais também (provavelmente nessa ordem de antiguidade). É uma amostra reduzida, mas estou convencido que não são casos únicos, antes pelo contrário.

Eu estranho muito esta estratégia da DIGI de deixar os clientes sair aumentando muito o preço... Deviam tentar garantir pelo menos o preço que fazem na DIGI e depois migravam os clientes...

Mas eles lá sabem... A empresa é deles... Se querem perder clientes da Nowo é com eles. O número de clientes que eles têm de serviços fixos DIGI puros é irrisório comparado com o número de clientes da Nowo. Eles deviam pensar nisso https://anacom.pt/streaming/ServicodeAcessoInternet1T2025.pdf?contentId=1810783&field=ATTACHED_FILE

Nem sei se perderão mesmo os clientes porque há muita gente que quando perceber que nas outras vai pagar 35, 37, 40 euros, como clientes novos, se calhar aceitam estes preços altos.

Eu vejo pelos meus pais. Vou para a arbitragem com eles, mas se fosse para ter de renegociar agora e apresentassem 25€ ou 27€, ainda assim é muito mais vantajoso do que uma das outras três que cobram bastante mais pelos clientes novos, uma vez que não são zona DIGI.

Ou seja, em zonas não DIGI a NOWO sabe que pode abusar dos preços e, mesmo assim, é provável que mantenha os clientes.

Back