NOWO: Tópico Oficial [Ler 1º post]

viperbruno

Suspenso
Como temos muitos tópicos da era "Cabovisão" e nenhum mais generalista, onde podem comentar:

  • notícias
  • novidades de tarifários
  • conversa da treta sobre a empresa
  • dúvidas de "novo cliente"*
* Que não tenha nenhum tópico para o efeito! Evitem perguntas que tenham resposta cá no fórum ou até na página da empresa!

Caso para dizer, este é um NOWO tópico!


Lista de tópicos relevantes (usá-los se o assunto for esse):
  • Sobre a box actual:
  • Assuntos de Internet:
  • Canais TV na NOWO:
  • O serviço está em baixo?
  • Cartões móveis da NOWO:
 
Última edição:
Mas estás com algum problema no serviço da meo?

Estou com problemas na prepotência da empresa MEO ou Altice como preferirem. Ou então foi um hábito que ganhei quando fui cliente NOS, que a um pedido de rescisão havia vontade em segurar o cliente e não deixar de atender telefones. Ontem mesmo não consegui ser atendido com sucesso para saber como estava o andamento do processo. E sim, tive de enviar carta registada, porque ainda faltava 3 dias para o prazo acabar e já o pandemónio nas lojas MEO.

Pelo serviço em si bem que ficava na MEO mas eles usam e abusam do facto de serem no cômputo geral o operador que oferece melhor serviço.
 
Os meus familiares com NOWO têm o Sagem e dá velocidades por wifi à volta dos 70/80 mbps. A grande diferença do compal para estes é que o compal tem wifi 5 ghz e estes não

Eu não quero o wi-fi, é para usar um router meu. Eu queria saber é se o modem não têm problemas, por exemplo o sincronismo...

P.S: Há uma hora sem Internet e Telefone...
 
Então parece que o Compal não permite bridge... O modem alternativo é o Sagem, vale alguma espingarda?

Sim. Se fores meter em modo bridge, funciona bastante bem.
Ficas é sem wi-fi e sem firewall, mas também, se o objectivo é meter em modo bridge, então é porque queres gerir a rede usando outro equipamento melhor.

Em modo bridge, fornece directamente o IP público ao 1º equipamento que lhe ligares, encaminhando-lhe todo o tráfego. QoS interno do modem fica desactivado (:banana:).
O Website de gestão do modem, fica disponível pelo IP 192.168.100.1, com todas as estatísticas habituais das portadoras e qualidade de sinal.
:)
 
Última edição:
Descoberta a causa da perca de sincronismo, é uma das entradas do splitter estar defeituosa... Só amanhã é que vêm trocar mas mesmo assim têm de me melhorar o sinal vindo do exterior que é:

Potência: -4
SNR: 34
Retorno: 43
 
Tens ligação com a NOWO? É que parece pela conversa...

Sim tenho.
Desculpa, se calhar não me fiz entender bem. Estava apenas a referir-me aos valores que indicaste.
Quanto ao spliter, tive um problema idêntico ao teu, quando me instalaram. Na altura tb andei a ver os specs relativamente aos valores certos para fazer o despiste.
Era o spliter da sala, onde um dos cabos estava mal aparafusado. Por causa disso, o modem perdia o sincronismo de 3 em 3 horas, até que deixou de sincronizar de todo.
Os técnicos da Nowo perceberam logo do que era o problema, depois de eu lhes ter mostrado printscreens dos valores indicados na página de administração do modem, nos momentos antes do modem deixar de sincronizar.
Era sistemático. Eu reiniciava o modem e cerca de 3 horas depois, deixava de sincronizar.
A janela temporal foi-se reduzindo até que deixou de sincronizar de todo.

Neste momento, no meu caso, o sinal vindo do exterior tb não anda muito longe dos teus valores.
Potência: -2
SNR: 35
Retorno: 42
 
Última edição:
Sim tenho.
Desculpa, se calhar não me fiz entender bem. Estava apenas a referir-me aos valores que indicaste.
Quanto ao spliter, tive um problema idêntico ao teu, quando me instalaram. Na altura tb andei a ver os specs relativamente aos valores certos para fazer o despiste.
Era o spliter da sala, onde um dos cabos estava mal aparafusado. Por causa disso, o modem perdia o sincronismo de 3 em 3 horas, até que deixou de sincronizar de todo.
Os técnicos da Nowo perceberam logo do que era o problema, depois de eu lhes ter mostrado printscreens dos valores indicados na página de administração do modem, nos momentos antes do modem deixar de sincronizar.
Era sistemático. Eu reiniciava o modem e cerca de 3 horas depois, deixava de sincronizar.
A janela temporal foi-se reduzindo até que deixou de sincronizar de todo.

Neste momento, no meu caso, o sinal vindo do exterior tb não anda muito longe dos teus valores.
Potência: -2
SNR: 35
Retorno: 42

Também não são nada de fantástico.
A chegar à casa do cliente, mínimo dos mínimos 36 de SNR. Talvez tenha impacto na variação de velocidade que sofri ao longo do dia de ontem, as oscilações no sincronismo, só vou conseguir tirar as teimas amanhã à mesma hora.

Agora ligado ao splitter por outra saída tenho:
Potência: -8
SNR: 31 a 34
Retorno: 43
 
Também não são nada de fantástico.
A chegar à casa do cliente, mínimo dos mínimos 36 de SNR. Talvez tenha impacto na variação de velocidade que sofri ao longo do dia de ontem, as oscilações no sincronismo, só vou conseguir tirar as teimas amanhã à mesma hora.

Agora ligado ao splitter por outra saída tenho:
Potência: -8
SNR: 31 a 34
Retorno: 43

A saída dos valores da gama considerada aceitável pelo standard do Docsis 3.0, poderá provocar erros nos pacotes transmitidos entre o cliente e o operador, chegando a poder provocar a falha de sincronismo do modem.
Na página de administração do meu modem, é possível ver o número de pacotes com erros recuperáveis e irrecuperáveis, transmitidos nas diferentes portadoras.

Se vires que estás a ter muitos pacotes (na ordem das centenas ou milhares) com erros irrecuperáveis, então sim, isso explica estares a ter uma perda na qualidade de serviço. Isso aconteceu comigo.
Já agora, é normal existirem indicação de transmissão de pacotes com erros recuperáveis. Com erros irrecuperáveis é que não (tenho esses valores sempre a zero).

No entanto, se os valores estiverem sempre dentro dos parâmetros aceitáveis pelo standard, então a qualidade do serviço deverá estar a 100%.

Estes são os valores reportados pelo meu modem.
sagem_signals.png
 
Erros numa ligação DOCSIS que tenha valores dentro dos parâmetros é sinal que o sinal está a ter oscilações, normalmente significa que a célula que te serve está com problemas...

No meu caso primeiro é preciso ter o sinal correcto e para já o responsável é o splitter em minha casa. Podiam ter feito uma avaliação se estava em condições mas não havia forma de adivinhar, ou não têm o equipamento para isso. Sei que a NOS as equipas de avarias andam com equipamentos para aferir este tipo de coisa. É o que espero que aconteça aqui, façam a troca do splitter mas também leiam o sinal que chega a casa com um equipamento que é um PocketPC a correr WindowsCE (não sei o nome correcto).
 
Erros numa ligação DOCSIS que tenha valores dentro dos parâmetros é sinal que o sinal está a ter oscilações, normalmente significa que a célula que te serve está com problemas...

No meu caso primeiro é preciso ter o sinal correcto e para já o responsável é o splitter em minha casa. Podiam ter feito uma avaliação se estava em condições mas não havia forma de adivinhar, ou não têm o equipamento para isso. Sei que a NOS as equipas de avarias andam com equipamentos para aferir este tipo de coisa. É o que espero que aconteça aqui, façam a troca do splitter mas também leiam o sinal que chega a casa com um equipamento que é um PocketPC a correr WindowsCE (não sei o nome correcto).

No meu caso, eu tinha erros e o responsável era mesmo o spliter da tomada de parede que os técnicos da Nowo tinham instalado.
Para ser mais correcto e preciso, o problema era mesmo o cabo que estava a servir o spliter, que não estava bem aparafusado, e cujo condutor central estava a tocar na malha exterior.
Resolvendo esse problema, tudo ficou dentro dos parâmetros certos.

Quando me fizeram a instalação, eles verificaram a qualidade do sinal que chegava a casa. Levavam um analisador de sinal próprio para o efeito.
 
No meu caso, eu tinha erros e o responsável era mesmo o spliter da tomada de parede que os técnicos da Nowo tinham instalado.
Para ser mais correcto e preciso, o problema era mesmo o cabo que estava a servir o spliter, que não estava bem aparafusado, e cujo condutor central estava a tocar na malha exterior.
Resolvendo esse problema, tudo ficou dentro dos parâmetros certos.

Quando me fizeram a instalação, eles verificaram a qualidade do sinal que chegava a casa. Levavam um analisador de sinal próprio para o efeito.

E à noite não baixa dos 100mbps?
 
Back
Topo