NOWO usa rede fibra da MEO para expandir cobertura

se fizerem o tal upgrade do pacote 200/15 para 300/50, já era boa oferta. talvez já com essa passagem comercializar ftth tb

NOS cada dia passa fica mais encostada parede termos internet
 
Sim não era mau, ainda por cima andam a mudar para docsis 3.1, mas só me questiono se depois vão diferenciar do HFC do FTTH...
 
sinceramente isto vai correr mal como tudo, primeiro ja sabemos como são as partilhas de fibra entre isp, depois começamos a ver os problemas que está a haver no movel, e depois vai haver zonas em que o cobre vai estar ''vazio'' porque querem ir todos para o ftth....

sinceramente ao ter o nome meo junto tem tudo para correr mal
 
Sim não era mau, ainda por cima andam a mudar para docsis 3.1, mas só me questiono se depois vão diferenciar do HFC do FTTH...

Se expandem um docis 3.1 decente conseguem oferecer a mesma velocidade que o atual ftth :) 10GB/1GB de up. N haveria gargalho por enquanto .
 
A notícia diz que a NOWO já usa a rede fibra da MEO e depois diz que está em negociações. Jornaleiros nunca me deixam de surpreender.

Mas há o seu quê de risco visto que obriga a NOWO a esticar-se enquanto empresa como aconteceu com a NOS que ainda hoje anda aos papeis com o FTTH (seja apoio técnico, parte comercial, etc...) e tenho receio que seja muito pouco rentável, se uma empresa como a Vodafone teve bastantes queixas do processo e acha a oferta de retalho pouco atractiva então fica a dúvida se não será uma aventura que irá empatar um par de investimento que podia ser usado noutra direcção.

Por outro lado poderá servir para migrar clientes em zonas que o funcionamento do cabo saia mais caro que o preço da MEO por falta de clientes. Pelo menos se a NOWO entrar para as RNG da FibroGlobal isso era de mestre visto que conquistar lá clientes será fácil, muita gente está farta de pagar o que paga nessas zonas à MEO, e conheço outros tantos que não aderem à fibra "rural" por causa dos preços nesta rede.
 
Atenção que não é o jornalista que o afirma ou deita cá para fora, é mesmo ANACOM que o informa no relatório que está sobre consulta pública durante os 20 dias úteis. O tal relatório que irá ser enviado a CE depois da recomendação de partilha da rede fibra da PT em zonas NC
 
Atenção que não é o jornalista que o afirma ou deita cá para fora, é mesmo ANACOM que o informa no relatório que está sobre consulta pública durante os 20 dias úteis. O tal relatório que irá ser enviado a CE depois da recomendação de partilha da rede fibra da PT em zonas NC

Mas o que diz a ANACOM, que eles já usam a rede?

É que estar a negociar os contornos do negócio depois de já estar a ser utilizado é uma forma de negociação estranha ou é período experimental? (A pergunta é retórica)

O que me está a cheirar é que a NOWO está a fazer um favor à MEO para impedir que a Vodafone se continue a queixar da abertura de rede. Assim a MEO demonstra que a rede está aberta e que houve quem teve interesse em usa-la.
 
http://www.anacom.pt/streaming/Anexo2_SPD22dez2016.pdf?contentId=1401631&field=ATTACHED_FILE Para quem quiser ler este o tal relatório sob consulta publica , nos quais a Anacom fala sobre esse assunto da Nowo e da não abertura a rede fibra da Meo por parte da CE naqueles moldes que recomendou aos outros operadores! Como podem ver não são noticias de jornalistas mas sim da própria Anacom
k2J1XvO.png
 
Última edição:
http://www.anacom.pt/streaming/Anexo2_SPD22dez2016.pdf?contentId=1401631&field=ATTACHED_FILE Para quem quiser ler este o tal relatório sob consulta publica , nos quais a Anacom fala sobre esse assunto da Nowo e da não abertura a rede fibra da Meo por parte da CE naqueles moldes que recomendou aos outros operadores! Como podem ver não são noticias de jornalistas mas sim da própria Anacom
k2J1XvO.png

Lá está decorrem as negociações com a NOWO, a outra afirmação da jornalista está errada.

Mas bela partilha têm aí imensa informação para ser escrutinada, não que acredite em tudo o que aí está como por exemplo as zonas NC só representarem 3% do negócio da PT... Mas há comparações entre RNG e investimento de privados interessante, que leva a crer que as RNG rurais deviam ter coberto outro tipo de zona já que afinal muita da sua cobertura ocorre em zonas que são atractivas a investimento dos privados (aliás até há casos das RNG rurais cobrirem zonas com Cabovisao ou NOS HFC).
 
Consegues separar na fibra os canais RF? O RF usa a frequencia de 1550nm. A não ser que dêm ONT sem RF.

Então não houve a parceria entre Clix e Vodafone? É colocado um filtro para o efeito, não vais estar a alocar dois comprimentos de onda para cada operador (acho eu).

Para mais que no caso da NOWO não tens nenhum canal exclusivo acho eu. É só reordenar a grelha para poder aplicar o filtro de forma eficaz. O pormenor serão os canais digitais, como é que podem ser inutilizados para os clientes NOWO, por acaso não sei se o ONT permite ligar ou desligar em separado a transmissão de canais analógicos e digitais ou só é possível fazer um switch off ao RF (que pode ser ultrapassado mas isso é outra história)
 
Clix e Vodafone eram/são FTTH desde core. Cabovisão não tem estrutura FTTH implementada. Vai simplesmente usar rede da MEO como usam a rede móvel, apenas velocidades ajustadas e grelha de canais com BOX para nowo. Penso que não alteram Gateway (vão usar o tg789vac v2 com customização nowo) (?)
 
Clix e Vodafone eram/são FTTH desde core. Cabovisão não tem estrutura FTTH implementada. Vai simplesmente usar rede da MEO como usam a rede móvel, apenas velocidades ajustadas e grelha de canais com BOX para nowo. Penso que não alteram Gateway (vão usar o tg789vac v2 com customização nowo) (?)

Tens aqui mais informações sobre a rede que a Nowo vai utilizar
http://ptwholesale.pt/pt/servicos-nacionais/infraestruturas/Documents/Access PON PT.pdf
 
Não sei como é que a nowo vai praticar 19,99€ em FTTH. Se 5,76€ é o preço de cada porto de PDO... (assumindo que vai "adquirir" mais que 75k de portos)
 
Back
Topo