Nox LOW COST [NOX RECYCLED] - WC tube bending ROUND 2!

Os elásticos tambem podes usar orings, existem das mais diversas medidas e são relativamente baratos, ou compras no ebay um rolo de "o-ring" e depois aqueces um x-acto com um maçarico/fogão e soldas o oring á tua medida encostando os 2 tubos um de cada lado do x-acto e depois deslizas e juntas as pontas e fica soldado.

O óleo é efectivmente óleo, mas é de silicone do pad térmico que isso tem entre o dissipador e os mosfets, podias remover os pads térmicos, medir a espessura( e somar ai 0.5mm porque esses estão comprimidos) e comprar uns novos e trocar que esses já estão bem cansados e a fazer mal o seu trabalho.

Obrigado pela dica dos O-rings! Bem pensado XD
O problema é que o tubo que sai da bomba e entra no radiador, devido ao comprimento, vibra e faz algum ruído. Estou a tentar estudar melhor como vou prender a bomba, e como lhe reduzir a velocidade. Mas os o-rings podem ser uma boa substituição para os elásticos até por serem mais duradouros!

Quanto aos pads térmicos, assim ja fico mais descansado. Quero que este sitema dure até ao final do ano para depois poder trocar para um novo em condições :004:
Vou dar uma passada numa loja depois de medir e troco isso. Já estava a achar que havia problemas com as fases do CPU....
 
Isto não é tubo de acrílico, é PETG, por isso acho que não vai rachar nem nada do género, ou estarei enganado??

Sim o PETG tem muito menos tendência a rachar que o acrílico mas também racha, e especialmente da maneira que tens essas curvas se andares com a caixa de lado para lado basta um tubo fazer um pouco mais de força num componente pode rachar.

Para reduzir a velocidade da bomba podes usar um triac com um potenciómetro, se tiveres umas noções de eletrónica podes construir um, caso não te queiras dar ao trabalho compras um dimmer apropriado que isso deve andar entre os 4~6€.
 
Um TRIAC com DC não vai funcionar..
Tem muitas opções, desde o básico LM317 e um pot(mas dissipa algum/muito calor), ou um 555 e um mosfet em pwm, ou um micro-controlador, a ler rpm's, usar pwm, pendura-lhe um lcd e 50 leds a piscar lol.
 
Sim o PETG tem muito menos tendência a rachar que o acrílico mas também racha, e especialmente da maneira que tens essas curvas se andares com a caixa de lado para lado basta um tubo fazer um pouco mais de força num componente pode rachar.

Para reduzir a velocidade da bomba podes usar um triac com um potenciómetro, se tiveres umas noções de eletrónica podes construir um, caso não te queiras dar ao trabalho compras um dimmer apropriado que isso deve andar entre os 4~6€.

Ok, vou ter isso em mente. Mais uma semana e já tenho isto em melhor estado. Esta semana também não vou andar com o PC atrás, não deve haver problema.

Um TRIAC com DC não vai funcionar..
Tem muitas opções, desde o básico LM317 e um pot(mas dissipa algum/muito calor), ou um 555 e um mosfet em pwm, ou um micro-controlador, a ler rpm's, usar pwm, pendura-lhe um lcd e 50 leds a piscar lol.

Pessoal, não percebo muito de eletrónica, mas será que podem dar uma ajuda? Ou o que comprar, ou o que construir xD

Sei que o potenciómetro por si só não é recomendável. E andei hoje na hora de almoço atrás de algumas lojas de eletrónica e nenhuma me conseguiu ajudar.... até parece impossível!
 
No lado do dc-in + e - ligas os 12v e a massa de um cabo molex, e no motor + e menos ligas o preto e o vermelho da bomba, o cabo amarelo podes ligar á board para ela medir a rotação da bomba, e depois regulas a velocidade da bomba com o potênciometro dessa placa.
 
No lado do dc-in + e - ligas os 12v e a massa de um cabo molex, e no motor + e menos ligas o preto e o vermelho da bomba, o cabo amarelo podes ligar á board para ela medir a rotação da bomba, e depois regulas a velocidade da bomba com o potênciometro dessa placa.

OKOK, obrigado!
Como dizia PWM pensei que se guiava pelo PWM da board.... enfim, estupidez da minha parte. Vou esperar que isso chegue ;-)

Creio que a bomba a cerca de 60-70% seja suficiente, e assim além de a poupar um pouco tbm não faz menos ruído..




EDIT: dado que não vou fornecer mais que 12v, também não saem mais que 12v certo? (por causa da bomba, o variador é de 3-35v, mas se fornecer 12 ele não amplifica, pelo contrário correto?)
 
Se achas que 60-70% chega, experimenta ligar o fio da massa da bomba aos 5v e o fio vermelho da bomba aos 12v de um cabo molex, ficas assim com 7v aplicados á bomba.
Ou podes usar vários diodos(1N4001 até 1N4007 qualquer um serve), e por cada diodo que metes em série tens sensivelmente 0.7v de queda de tensão.
 
Se achas que 60-70% chega, experimenta ligar o fio da massa da bomba aos 5v e o fio vermelho da bomba aos 12v de um cabo molex, ficas assim com 7v aplicados á bomba.
Ou podes usar vários diodos(1N4001 até 1N4007 qualquer um serve), e por cada diodo que metes em série tens sensivelmente 0.7v de queda de tensão.

Já tinha lido sobre esses 7v, mas havia comentarios de pessoal a falar mal, pois poderia danificar as fontes.... Não sei ao certo se é ou não verdade
 
Já tinha lido sobre esses 7v, mas havia comentarios de pessoal a falar mal, pois poderia danificar as fontes.... Não sei ao certo se é ou não verdade

Tive a bomba a funcionar assim nos 7v e não notei diferenças significativas nas temperaturas. No entanto, não me parece muito correto o método, pelo menos no arranque da fonte, e por isso vou esperar o controlador ;-)

Em todo o caso, a 7v a única coisa que ouço é as fans xD
 
Boas novamente. Desta vez demorou, mas não consegui mesmo vir aqui postar o que fiz no outro fim de semana!

Tal como tinha dito, recebi o Kit da EK, e sem qualquer margem para dúvida, tem uma folga mínima (0.5mm) contra 1.5mm do insert da monsoon.

Com este novo material, mais paciência, e mais aquecimento, já não tenho quaisquer vincos! O problema agora é ter as tubagens alinhadas... É relativamente difícil fazer estas curvas e no fim ficar tudo alinhadinho. Estou a ponderar fazer uma espécie de molde, que me vai facilitar na próxima a manter os raios de curvatura constantes e as dimensões ente bocais fora da caixa, para dobrar logo na posição certa!

Alterei o esquema da tubagem, por achar que assim fico com o look mais clean (até foi ideia de um colega), e facilita também os bends. Além disso, também fico com a tubagem toda em 2 planos paralelos verticais, o que dá um aspeto interessante...
Mas cá vão as fotos:

20160713_201622.jpg

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A bomba, com este controlador, passou a ficar tão silenciosa que já não se justifica o assy de elásticos. Está a rodar com a voltagem mínima para conseguir arrancar, e sem grande influencia nas temperaturas (Créditos: senso)
20160714_210230.jpg

20160714_210245.jpg

20160714_210237.jpg


Vai ficar escondido atrás das paredes falsas, para funcionar do tipo "set it and forget it").

Objetivos para a próxima tentativa de bends:
  • Raios de curvatura constantes;
  • Melhor alinhamento;
Para já, desenrasca bem, e vou ganhando experiência a dobrar a tubagem.

Estou a pensar em mudar o liquido para Pastel, ou eventualmente usar corante verde para lhe dar mais vida. Também não sei como vou iluminar a caixa com UV, mas aceito sugestões! Pelo que li, os neons fazem mais efeito que os leds, mas gostava de saber a opinião da malta nesse sentido.


Coisas por fazer:
  • Sleeving
  • Trocar fans
  • Caixa para as fans do topo;
  • Traseira da caixa;
  • Pés;
  • Arrumamento de cablagem;
  • Iluminação UV e branca;
  • E muito mais coisas que agora nem me lembro ahahhah
Cumps
 
fiquei de boca aberta! a serio :004:
por acaso também ando a ver como mudar o meu sistema de WC para ja foi a bomba mas também quero ir para tubo "PETG" só que os preços são exorbitantes entre roscas/tubos/acessórios para dobrar. @Klaudiop depois poderias mandar PM com mail da google para falarmos sobre isso? :)
e obrigado pelo projecto mais uma vez e espero que sirva de inspiração para muitos como eu eheh :banjump:
 
fiquei de boca aberta! a serio :004:
por acaso também ando a ver como mudar o meu sistema de WC para ja foi a bomba mas também quero ir para tubo "PETG" só que os preços são exorbitantes entre roscas/tubos/acessórios para dobrar. @Klaudiop depois poderias mandar PM com mail da google para falarmos sobre isso? :)
e obrigado pelo projecto mais uma vez e espero que sirva de inspiração para muitos como eu eheh :banjump:


Obg pelo comentário. É um projeto pequeno, nem mudei de hardware (para já) mas já conta com algumas horas de dedicação. Conto para o próximo fim de semana tratar da parte traseira, e talvez do topo!

PS: tens PM.
 
Ora, a nox da scrap yard está de volta. Algumas coisas que foram sendo feitas aos fdsemana mas não tive tempo de postar aqui.

A fan da gráfica foi pintada de preto, ficando assim mais discreta:
2016_09_05_23_39_46.jpg


A bomba ainda não tem uma base bem definida. De facto, depois de tudo o que experimentei, a melhor solução acabou por ser a cortiça. Resta agora "fabricar" uma base e pintá-la de preto para disfarçar e não se notar a sua presença.
20160925_164015.jpg


Andei a tentar fazer uma traseira para a caixa (metade, na verdade), e aqui está o resultado:
20160903_215855.jpg


20160903_215904.jpg

20160903_215919.jpg

20160903_215927.jpg

Grelhas das PCI's (não gosto de ver as chapas, então fabriquei umas à medida!):
2016_10_01_17_33_32.jpg

2016_10_01_17_33_59.jpg


A grelha do topo ficou com um aspeto estranho (não gosto do aspeto, estou a pensar fazer uma moldura em acrílico à volta). Utilizei uma rede com uma abertura maior porque dada a proximidade desta com as fans, não quis ouvir o ruído do ar a passar por ela:
20160917_191250.jpg

20160917_191254.jpg

20160917_191300.jpg

20160917_191306.jpg

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20160925_163701.jpg

20160925_163709.jpg


Ainda no que respeita à bomba, como não estava contente com o ruído, ainda que já pouco notório, decidi fazer uma brincadeira:
  • A bomba só arranca perto dos 7v;
  • Contudo, quando o ambiente está silencioso, a 7v ainda a acho incomodativa;
  • Assim, arranjei um relé, de forma a que a bomba arranque a 12v e passado x tempo passe para pouco mais de 5v, que é a velocidade mínima de funcionamento (regulada com o potenciómetro);
  • Ajustei o tempo para 2 segundos, por forma a que o pc passe na BIOS. Aquando do Bip da BIOS, a bomba passa de 12v para perto de 6v;
  • Tive de deixar quase 2 segundos por causa do seguinte: quando ligo o PC e por algum motivo falhou a luz, ou desliguei a ficha para fazer alguma coisa, ele liga, e passado 2 segundos desliga, e volta a ligar sozinho. Reparei que neste processo o relé não chegava a arrancar novamente, fazendo com que a bomba ficasse a 6v e não arrancasse. Assim, com pouco mais de 2 segundos já é garantido que a bomba entra sempre em funcionamento, pois se o pc reiniciar dentro dessa janela temporal o relé mantém os 12v até perfazer o tempo estipulado;
Imagem do relé utilizado:
s_l1600.jpg

Este relé foi baratinho e pode ser configurado de várias formas e com janela de tempo de 0,1s até algumas horas se não estou enganado.
Se alguém quiser saber pormenores que apite, a ligação é super simples... e tiro umas fotos e posto com detalhe.

Ainda ando a ponderar alterar a configuração do reservatorio e bomba, para algo deste género:
2016_09_24_16_57_57.jpg

2016_09_24_17_16_32.jpg

Mas tenho de fazer um tubo de descarga, senão torna-se numa máquina de fazer espuma. A questão aqui é melhorar o arrumamento dentro da caixa, esconder a bomba (que esteticamente é bastante feia) e ao mesmo tempo tornar o movimento do fluido no reservatório mais notório.
Contudo, ainda tenho de me dedicar mais um pouco a isto para perceber se vale mesmo a pena.
PS: não liguem à qualidade dos bends, foi feito com tubo reutilizado (recycle!) só para o teste!!


Para terminar, encontrei no ebay um Q6600 slacr e 4GB Gskill iguaizinhas às que tinha a bom preço. Por pouco mais de 35€ fiz o upgrade, ficando com 8Gb de ram e o q6600 a 3.6Ghz estáveis. Nota-se uma bela diferença no PC, aliado ao SSD, valeu cada cêntimo. Para uso normal de web browsing e jogar dirt 3 e dirt rally de longe a longe serve perfeitamente.
2016_08_02_19_03_59.jpg



Ainda falta muita coisa, mas vou fazendo à medida que vou tendo tempo!

Cumps
 
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