Ns-2

HuSa

Power Member
Boas

Eu preciso de instalar o ns-2 no ubuntu e não consigo.
Segui este tutorial http://tech.firdooze.com/2008/08/29...tor-2-network-animator-nsnam-on-ubuntu-hardy/ mas quando meto na consola ns devia de aparecer o % e aparece
nsvr4.jpg


E ao executar um programa com o ns aparece passado um bocado esta mensagem
nscomplievt6.jpg


Se poderem ajudar agradecia.
 
Eu e o um colega meu tivemos o mesmo problema que tu, após voltas e voltas, decidimos guiarmo-nos por aqui.

Solução: http://nsnam.isi.edu/nsnam/index.php/Installing_ns2.31_on_Ubuntu7.04

Não ligues ser o Ubuntu 7.10 ou o NS ser o 2.31. Recomendo que sigas inteiramente os passos que aí estão explicados.
Eu preferi seguir à letra o que aí está, mesmo sendo o 2.31. Tentei fazer o mesmo com o NS-2 2.33, mas só o trabalho de ter de tar a confirmar a versão dos pacotes e ter de tar a mudar tudo, para no fim aparecer o mesmo que tu, fiquei com o 2.31 e está a funcionar.

Cumprimentos,
 
e pá tb estou c a mesma dúvida e jp_jonny essa solução k tu deste parece bastante boa mas ainda ssim tenho certas dúvidas pk basicamente nesse toturial sacas o NS da net.....mas eu n keria isso pk eu já tenho o NS....portanto teno eu já o nas basicamente deveria extrailo e instalar n? cm é k posso fazer isso? aliás dava jeito saber pk depois tb tenho de instalar o Nam-1....n há aí nenhum génio do ubunto k nos explique?:D

PS: HuSa ou muito me engano ou é tão certinho k és do DEI da FCTUC!! lol

cumpZ
 
NS-2 é um programa para simulação de redes...e o Nam-1 é um programa k representa essa simulação dessa rede através de esquemas.....

mas claro dava jeito se alguém me dissesse cm é k posso instalar no ubunto?
 
NS-2 é um programa para simulação de redes...e o Nam-1 é um programa k representa essa simulação dessa rede através de esquemas.....

mas claro dava jeito se alguém me dissesse cm é k posso instalar no ubunto?
Ubunto é um versão do linux, certo?

Simulação de redes? cm assim? gostava de tentar perceber isso..
 
Ubunto é um versão do linux, certo?

Simulação de redes? cm assim? gostava de tentar perceber isso..

sim ubunto é uma versão do linux...

o pá esse programa faz a simulação de redes..por exemplo tens X computadores ligados em rede e teste protocolos de transferências, a quantidade de pacotes que se perdem durante as transferências etc....

mas preciso de instalar isto no ubunto coisa k n consigo...
 
bem lá tive de me desenrascar e lá um colega meu me instalou o NS-2....n percebi nada do k é k ele fez lol mas tass já tenho o programa a funcionar...

já agr alguém daki mexe c este programa?
cumpZ
 
Peço desculpa n ter conhecimento sobre esta area, mas agradeço a explicaçao.

Agr so nao percebi foi uma coisa, tu tens so o Ubunto ou o programa so pode ser instalado no Ubunto?
 
Peço desculpa n ter conhecimento sobre esta area, mas agradeço a explicaçao.

Agr so nao percebi foi uma coisa, tu tens so o Ubunto ou o programa so pode ser instalado no Ubunto?


eu no PC tenho duas partições uma para o Windows XP e outra para o ubuntu....o problema é k o programa foi desenhado para linguagem Linux (embora tb dê para correr em windows)...

mas existem certas funcionalidades do programa k apenas dá para fazer em ubuntu (linux) daí a minha escolha para correr o programa em ubuntu...e assim é uma maneira de me ir habituando a outro SO

cumpZ
 
Eu acho é que somos todos do DEI da FCTUC, lol ( eu pelo menos sou). O NAM ja vinha no pacote all-in-one. O resto penso que sabes, basta fazer no terminal: nano "nome do ficheiro".tlc (para criar um novo ficheiro), o qual te abre o editor para escrever o prgrama, e dpx de guardado e sair escreves no terminal: ns "nome do ficheiro".tlc para ele correr sobre o nam.

O resto é so estar atento às aulas ^^

Cumprimentos,
 
olá colegas, :lol:
em ultimo caso se nao conseguirem instalar com o all in one,podem sempre adicionar uma linha aos repositorios e sacar por lá,acho que anda a circular agora um email com isso

btw ainda nao fui a aula nenhuma :|
 
Boas,
Estou ainda a tentar perceber o funcionamento do ns-2 mas desde já surgiu uma dúvida em relação aos módulos. Por exemplo se quiser estudar todos os mecanismos de QoS do 802.16e e também o MIH (IEEE 802.21), ou seja, handover com outras redes como o 3G, tenho à partida o módulo do NIST (IEEE 802.16 module for NS-2 + Software mobility package for NS-2).
http://www.antd.nist.gov/seamlessandsecure/doc.html

No entanto o módulo para 802.16 não suporta, entre outras coisas, fluxos de serviço e escalonamento QoS. O escalonador por defeito usa "Best Effort".
http://www.antd.nist.gov/seamlessandsecure/files/80216/doc/wimax_module.pdf

No entanto penso que existem outros módulo que implementam o que falta neste módulo, no que diz respeito ao QoS.

A minha dúvida é se poderá haver "combinação" de módulos?

Posso estar a dizer alguma asneira mas agradecia que me "iluminassem" relativamente a este aspecto dos módulos, sobretudo.

P.S.: E não... não sou do DEI da FCTUC.:p
 
Back
Topo