1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

NTFS no Linux e Ext2 no XP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Meqif, 15 de Fevereiro de 2003. (Respostas: 23; Visualizações: 1044)

1. Meqif

Meqif Power Member

Boas!!

Gostava que alguém me dissesse se há maneira de ver e utilizar as partições NTFS no Linux. Sei que isso é possível com FAT32 mas n tenho a certeza em relação ao NTFS.

Também gostava que me dissessem a maneira de ver e utilizar as partições Ext2 no Windows (XP).

Fiquem bem ;)

2. FASC

FASC Power Member

NFTS is read-only on Linux based systems! ;)

Hugs.

3. kanguru

kanguru [email protected] Member

4. Meqif

Meqif Power Member

Obrigado pela ajuda!

FASC, já isso me chegava! Sabes como se faz?

5. FASC

FASC Power Member

Tens de configurar um ficheiro chamado "fstab" em "Bin\Etc" (se não estou em erro é esta directoria). Como? Boa pergunta... É que eu só consegui configurar o disco principal, nunca a partição expandida. O que pretendes fazer? Dá-me localização exacta do disco nas ide's, e trancreve-me o teu fstab para aqui.

Hugs.

6. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

antes de mais tens de compilar o kernel com suporte para abrir NTFs ....

depois entao logo fazes o q o FASC disse.

7. MavicX

MavicX Power Member

Solução ...

Bem já que tás á rasca e eu dou ums toques no Linux aqui vai a solução para os teus problemas.

Quanto a ler ext2 em windows é simples. Basta instalares um programa. O mais usado é o Explore2fs. Não só permite ler ext2 como ext3 que vem com os linux actuais.

http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/explore2fs.htm

Quanto ao NTFS em Linux, existe algumas considerações. Qualquer distribuição recente já te permite fazer isso (como suse ou mandrake) de origem. Tirando o Redhat que por razões de licenças duvidosas resolveu não incluir o suporte NTFS nas suas distribuições.

Se usas Redhat dá um saltinho a http://linux-ntfs.sourceforge.net/info/redhat.html

para sacares os RPM's para redhat 7.3 e 8.0, é facil e dá pouco trabalho e não precisas de recompilar o kernel.

Se usas outra distribuição que não tem suporte para NTFS tens de recompilar o kernel.

Para saberes que filesystems o teu Linux suporta mete

#cat /proc/filesystems

Deve aparecer algo do tipo se suportar NTFS

ext3
    ext2
    nodev ramfs
    nodev devpts
    ntfs

Neste momento o Linux suporta todas as versões de NTFS, lendo na perfeição. No entanto a escrita ainda está algo beta e pode causar corrupção de dados.

Depois é só aprenderes a montar a partição no /etc/fstab

basta uma linha do tipo

/dev/hda1 /mnt/windows ntfs user,noauto,ro 0 0

para montares a primeira partição do disco 1 na directoria /mnt/windows (tens de criar a directoria primeiro)

Mais info sobre NTFS em http://linux-ntfs.sourceforge.net/

8. kanguru

kanguru [email protected] Member

tudo dito :) so falta compilar o kernel :P que no RH pra mim é um atrufiu! tal na é confusa aquela distribuiçao

9. Meqif

Meqif Power Member

Boas!!!

Hei, tanto trabalho :rolleyes: . Enfim, tou a ver k para tratar do NTFS no Linux, é mais simples sacar o Mandrake 9.0.

Quanto ao Ext2 no Windows, isso já está tratado, graças ao kanguru e ao MavicX . Obrigado.

Vou agora ver isso FASC. Quando tiver as infos, posto aqui.

EDIT: Tou a usar o Mandrake 8.1 (Setembro de 2001 8o ) e adivinhem: não suporta NTFS! F*ck it :mad: . Enfim, vou ter mesmo de esperar pelo novo ISO que tou sacando... Obrigado na mesma, agora já sei.

Última edição: 17 de Fevereiro de 2003
  10. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

o mandrake 8.1 SUPORTA NTFS, so escrevi uma linha num post acima...mas devias ter lido...

tens de compilar o kernel activar o suporte readonly para o NTFS...
    o kernel tras o suporte o mandrake simplesmente n o inclui na config da compilaçao default.

se quiseres ajuda para compilar o kernel abisa

;)

11. Meqif

Meqif Power Member

Xi, o teu post passou-me mesmo ao lado! Sorry :confused:

Suporta mesmo? Fiz aquela cena do #cat /procfilesystems e ele não mostra em lado nenhum o NTFS... mas enfim, o Windows tem manias ainda piores do que o Linux, por isso não faz mal.:P
    Gostava que me ajudasses com o kernel, se puderes.

12. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

bem existem varias formas para compilar o kernel cosoante o q se ker fazer...o q te vou dizer tipo receita serve para o q precisas agora:
    antes, copia a tua imagem do kernel, "cp vmlinuz vmlinuz.old"
    1:metes-te em modo consola, sabes matar o X certo?
    2:vais ate a directoria do kernel.
    a seguir o q vou meter entre "" sao os comandos na prompt
    3:"make mrproper"
    4:"make menuconfig"
    5: aki vais ate a um menu q diz "file system" ou qq coisa assim
    6: dentro deste menu tens o suporte para tudo o q o teu kernel é capaz de comer, activas o NTFS readonly, veras uma opºao q diz "write" mas aí nao mexes...
    7:vais ate abaixo e fazes "exit" e gravas a config no file default.
    8:"make dep"
    9:"make bzImage"
    10:"make modules"
    11:"make modules_install"
    12:"make install"

ora n sei q versao de kernel vem no mandrake por default...mas o make install ja te instala o lilo como deve de ser

apesar de tudo, agora vais a /etc/lilo.conf
    a parte da partiçao de linux, duplicas o codigo q la esta, é la para o fim do file, sao meia duzia de linhas, mas no codigo duplicado, onde chama a imagem do kernel metes o vmlinuz.old, assi mtens sempre backup...

eu nunca faço backup pq tenho um boot cd do slackware...tou sempre sao :)

pode parecer um pouco atabalhoado...e esta....mas n sei oq tu sabes fazer ou nao sabes...

qq coisa.
    http://www.tldp.org/HOWTO/Kernel-HOWTO-2.html
    tens aqui os quick steps, ou
    http://www.tldp.org/HOWTO/Kernel-HOWTO-1.html
    para leres tudo ;)

13. Meqif

Meqif Power Member

Eu ainda sou um bocado nabo nisto, mas explicas-te bastante bem, consegui compreender. Logo posto aqui o resultado.

EDIT: Tou agora a recompilar o kernel e não foi preciso matar o X. Foi só abrir um terminal e logar como root

Última edição: 18 de Fevereiro de 2003
  14. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

matar o X:
    ctrl+alt+backspace

15. Meqif

Meqif Power Member

Obrigado, já com essa já conheço três combinações :P : o ctrl-alt-delete, alt-e e essa. Ena, tantas :-D

é normal isto demorar bué com o make modules?

Última edição: 18 de Fevereiro de 2003
  16. banid0

banid0 Power Member

[MUITO_OFF_TOPIC]
    na tua sig Mequif n era suposto estar
    return crash;
    em vez de return cash; ? :P [/MUITO_OFF_TOPIC]

17. Meqif

Meqif Power Member

banid0, era mesmo return cash, mas o cash returna para mim. Como querias k ganhasse $$??

18. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

o tempo q leva ja depende do CPU :)

no meu xp 2200+ n leva tempo nenhum ;)

19. Meqif

Meqif Power Member

Mas também depende da quantidade de módulos, não?

Enfim, fiz isto tudo para lixar o meu Linux. acho que há outra maneira de activar isto, já que o NTFS é carregado como módulo...

20. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

pois, esqueci-me q quase n tenho nada a carregar como modulo ;)

cm n ando sempre a mexer no hardware e tenho td stable...n ha ca modulos ;)

ta td a bulir..

lixaste o kernel?

Partilhar esta Página