NTFS ou FAT32??

Rik_P

Power Member
Qual o melhor tipo de partição??
NFTS ou FAT32???

Quais as vantagens e desvantagens de ambos??

Obrigado.

Abraço,
Rik.
 
NTFS , vantagens - é mais rapido no acesso a ficheiros relativamente grandes, desfragmenta-se menos, e tem mais segurança em termos de corrupçao de dados.
Desvantagens - perdes um pouco de espaço, dado q o alojamento dos dados é feito a 4kbytes Senao estou em erro, mas atençao, estamos a falar de 1 cagajezimo de espaço, tipo uma imagem ao inves de te ocupar 198kbs, ocupa-te 200kbps.

Fat32 - Vantagens ... Nao sei.

Desvantagens - Desfragmenta-se BUE, é lenta no acesso a ficheiros grandes "tipo 2 gigas", nao tem serviço de Indexaçao "faz com que o teu search seja mais rapido assim como o acesso a ficheiros - O NTFS TEM isso.

e pronto, posso tar a dizer uma grande babuzeira, mas acho q se resume a isto.
 
Isso é uma vantagem? :)
Alguem ainda têm um disco desses?
Se alguem tiver é porque têm um PC com Pentium I ou coisa assim, logo não dá pa instalar o XP
(a maior razão para usar NTFS), e só limite de tamanho de ficheiros do FAT32 é maior que o disco.

Não é lógico por NTFS em discos de 1GB, não é?
 
Obrigado a todos pelas respostas.
Eu perguntei porque reparei que um portatil Acer novinho em folha ainda vinha com FAT32, mas já descobri o porquê: ALT+F10 no arranque faz com que ele active uma imagem que tem do HDD tipo Norton Ghost pra voltar tudo ao inicio como era de fábrica.
 
Falta dizer que com NTFS não consegues trabalhar no disco apartir do Linux. [já começaram a surgir aplicações que permitem, mas se nao estou em erro ainda é pouco seguro]
 
VR1 disse:
Falta dizer que com NTFS não consegues trabalhar no disco apartir do Linux. [já começaram a surgir aplicações que permitem, mas se nao estou em erro ainda é pouco seguro]

Ler é na boa, escrever é que não é bem assim, mas consegue-se..
 
How to?

Rik_P disse:
Obrigado a todos pelas respostas.
Eu perguntei porque reparei que um portatil Acer novinho em folha ainda vinha com FAT32, mas já descobri o porquê: ALT+F10 no arranque faz com que ele active uma imagem que tem do HDD tipo Norton Ghost pra voltar tudo ao inicio como era de fábrica.
Exactamente. O portatil que uso trabalha com FAT32, e instalei a partir do restauro automatico. Na altura tentei por boot cd win normal e não consegui. Entrou no ecran do setup, formatou, mas na altura de reniciar, não arrancou. Será que vou ser obrigado a usar FAT??! :wow:

E se por algum motivo conseguir mudar pra NTFS, vou perder a imagem ISO, do norton ghost, para restaurar de fabrica??!

Cumps
 
WindWalker disse:
Esqueceram-se das pen drives com 1~2GB (FAT) :rolleyes:

Lamento, mas essas aínda usam o FAT16.

Com maiores capacidades -até 32GB- é que se usa o FAT32 (introduzido inicialmente no Windows'95 SR2 -Service Release 2-).
 
blastarr disse:
Lamento, mas essas aínda usam o FAT16.

Com maiores capacidades -até 32GB- é que se usa o FAT32 (introduzido inicialmente no Windows'95 SR2 -Service Release 2-).

Mas eu não especifiquei o tipo de FATxx :S

Mas o Win já deixa formatar como FAT32, mas como ganhava uns MB formatando como FAT (se é 16, não diz lá :p), era esse formato que utilizava...
 
ok, temos o seguinte:
1- Em termos de performance é a mesma coisa.
2- É preciso ter em atenção com o tamanho máximo de ficheiros (4gb máx pra FAT32)
3- E mais importante, FAT32 não suporta permissões ms, ou seja,
exemplo: se tens um pc com vários utilizadores e queres segurança a nível de permissões, quotas, etc e mto mais que alguma x possas imaginar, tens de ter NTFS.

Se não tiveres nenhuma situação que te obrigue a ter FAT32 como queres ler/escrever a partir do linux, então NTFS sem pensar.
 
|ferrari| disse:
Exactamente. O portatil que uso trabalha com FAT32, e instalei a partir do restauro automatico. Na altura tentei por boot cd win normal e não consegui. Entrou no ecran do setup, formatou, mas na altura de reniciar, não arrancou. Será que vou ser obrigado a usar FAT??! :wow:

E se por algum motivo conseguir mudar pra NTFS, vou perder a imagem ISO, do norton ghost, para restaurar de fabrica??!

Cumps

Isso mesmo pelos vistos essa funcionalidade só funciona com FAT32 (infelizmente), mas também não sei o porquê!
Podes passar as partições para NTFS mas deixas de poder usar a partição escondida que contem a imagem do disco de fábrica.
 
Rik_P disse:
Isso mesmo pelos vistos essa funcionalidade só funciona com FAT32 (infelizmente), mas também não sei o porquê!
Podes passar as partições para NTFS mas deixas de poder usar a partição escondida que contem a imagem do disco de fábrica.
Ok foi o que suspeitei :Whatever: Obrigado!!

Cumps
 
Eu actualmente uso NTFS e FAT32, e por acaso, só uso NTFS para os windows, pois tenho uma partição de 60GB em FAT32 com tudo o que é documentos pessoais e música.

Porquê?

Para poder ser escrita e lida tanto em windows como em GNU/Linux sem limitações. E por acaso, nunca tive nenhum problema com ela.

Aí tens um bom link para saberes mais sobre o FAT e sobre o FAT32:

http://www.infowester.com/fat.php

;)
 
Back
Topo