NTSC & PAL, qual a diferença

Não!

Nos EUA a resolução em vigor é a 480P, ou seja 720x480 a 60 hz de refresh e a 29,97 fps. A resolução lá é progressiva

Na Europa e nos restantes paises com a norma PAL (excepto alguns países que apresentam alterações a este padrão, apresentam a seguinte resolução: 576i, ou seja, 720x576 a 50 hz de refresh a 25 fps. A resolução por cá é interlaçada.

A resolução descrita é a máxima, sendo que são usadas variações de PAL dependendo dos países

Mas para as consolas de nova geração, apenas existem 3 resoluções:

720p - 1280x720 progressivo e vai desde 24 a 60 fps (ou hz) sendo que na europa é habitualmente utilizada a 50 hz (o dobro do frame-rate utilizado nas sources de 25 fps)

1080p - 1920x1080 progressivo com as mesmas características do 720P

1080i - As mesmas características mas em interlacado (escreve as linhas pares num momento e as linhas impares noutro momento num rate de 50hz (25 linhas pares e 25 linhas impares num segundo de forma alternada)

Os únicos aspectos que podem alternar entre países tem a ver com os hz ou os fps de cada source! A resolução mantém-seu
 
nao me faço entender o problema esta em o jogo ser da PS2 nao da PS3 que isso ja percebi que nao ha problemas, mas o jogo e PS2 e a minha PS3 le jogos PS2 so que este jogo se vier vem na versao NTSC
 

Por acaso ele tem razão, enganou-se foi é numa coisa, o Japão também usa o NTSC, indicado, para efeitos de protecção regional, como NTSC-J.

No que diz respeito às gerações de jogos anteriores à Xbox 360 e Playstation 3, isto é.

Os jogos NTSC são, sim, superiores aos PAL (não PAL60, leia-se, o que são ridiculamente raros, por isso não importa), como os jogos são inicialmente desenvolvidos em NTSC (60hz, ergo, possibilidade de correrem a 60fps, ao contrario do PAL que correr a 50hz, logo, limitando os fps a 50 e com uma imagem de maior resolução) a conversão para PAL é, na maioria das vezes feita pessimamente:

- De forma a converterem os 60hz para 50hz reduzem a velocidade do jogo, influenciando, assim... erm, a velocidade do jogo, algo mais que notável nos jogos Sega Mega Drive, em que os jogos PAL são literalmente mais lentos que os NTSC/-J, algo também ainda notável na PS2, em particular nos jogos da Square-Enix (sim, eles);

- A forma a adaptarem-se ás diferenças de resolução, em que o sinal PAL tem um resolução horizontal superior, usam uma solução muito simples, barras pretas horizontais, ou, para os mais preguiçosos, simplesmente esticam a imagem, prejudicando assim, o aspect ratio da mesma, são poucas as produtoras que se dão ao trabalho de redesenhar o jogo para ser 100% compatível com o sinal PAL;

Resumindo, jogos mais lentos, independentemente de correrem ou não acima dos 50fps (um jogo NTSC pode correr a 30 fps que o PAL vai correr a 25fps... independentemente do que o formato é capaz de suportar).



Mais exemplos, em todos os Final Fantasy para a PS2 os tipos correm mais depressa e os combates são mais suaves na versão NTSC (dizem que o impacto é bastante notório no FFX em que o Tidus, em comparação com a versão PAL, na NTSC parece que ligou o Turbo), em alguns casos, a conversão das cutscenes é mal feita e fica-se com o som descincronizado e outros afins...

E, a titulo de curiosidade, sabiam que a Virtual Console da Wii teima em usar as versões PAL dos jogos? Ish...
 
e também é verdade que para ligar a ps3 á corrente vou ter de comprar um adptador de corrente devido á diferença de potencial nas tomadas eléctricas?
 
A grande diferença é que por exemplo não podes alugar filmes nos clubes de video para ver na ps3 americana, devido ao region lock!
 
Vai aqui muito equivoco! PAL VS NTCS...quantos a jogos não sei se há diferenças no desenvolvimento...mas os dois sistemas são diferentes essencialmente porque:

PAL 25 fps
NTSC 30 fps

As frequências verticais não têm a ver com o numero de fps e sim com a maneira como é construída cada imagem ou seja a taxa de refrescamento da imagem.

E para que saibam o PAL permite maior resolução (logo maior qualidade) do que o NTCS, isto devido ao número de linhas com o qual é construida a imagem. 612 no PAL e 525 no NTCS.

Isto aplica-se maioritariamente na TV analógica normal. E em CRT. No que diz respeito a conteúdos de alta definição(jogos PS3) penso que grande parte de estas regras não se aplicam...primeiro porque já não se usam CRT´s e depois porque ultrapassamos a resolução do SD(máx 720x576). No entanto a questão dos hz penso manter-se.
 
Tenho uma TV CRT de 2008 prai. Será compatível com NTSC?

Dúvido muito..
Uma tv comprada cá, território PAL, não deve ser compativel com NTSC..

Ps3 americana ou nipónica só ligada a monitor ou tv hd...

Mas acho quer não compensa, que não lê dvd's nem jogos Ps2 PAL...
 
Vê no manual ou testa nas próprias definições da consola(pelo menos na wii e xbox360 dá para meter a 60hz no menu de configurações)
 
Back
Topo