Num sei o q fazer + (EUREKA - PROBLEMA RESOLVIDO!!!)

BUDA

Power Member
Boas J

Ando aqui à voltas já há algum com tempo com a configuração de 1 sistema e não consigo acertar.

Ora vamos lá a ver se alguém me pode ajudar a desembrulhar este imbróglio, então o problema é o seguinte:

1º sistema – Board K7N2 DELTA L c/Barton 3200+ 1 g em dual channel ou single tanto faz (o problema surge duma forma ou doutra) – fonte de alimentação com capacidade (linha de 12 volts com 24A) e uma 7600gs agp 256 MBDDR2 – Problema: sempre que corro qq 1 dos 3dmark o sistema bloqueia. – Esta situação não se verifica se lah tiver uma 6800gt 256MBDDR3 pois o sistema funca às 1000 maravilhas – tenho rede jogo etc. com a 7600 curiosamente manda o sistema abaixo e num é da gráfica pois por cautela já a troquei e o problema remains L

2º sistema – Board K8V SE DELUXE c/3400 + 64 bits 1 g de mem – fonte com a mm capacidade – com a 6800gt tudo funca – com a 7600gs funca tudo menos a rede … e esta heim J

Quer um quer outro sistema usam um router d-link di-624+ wirless mas ligados por cabo para se conectar entre eles e à NET.

Alguém consegue vislumbrar o que se estará a passar.

Grato pela atenção,
Cump.
António Oliveira AKA Spiro
 
Última edição:
Na 1.ª parece-me da fonte. Metes uma grafica mais potente em principio que puxa mais pela fonte. A fonte não aguenta e caboom. Tenta encontrar uma outra fonte.

No 2.ª caso pode ser conflito de irq's. Tenta ir ver À bios que se passa.

São duas alternativas que podem tanto ser descavidas de qq sentido como ter todo o sentido.
 
nope :(

Grato pela resposta mas qto. ao 1º caso num me parece pois já troquei de fonte (se 24A chegam para a 6800gt também devem chegar para a 7600gs e demais a mais ela num vai abaixo no 2º sistema só no 1º) e sempre o mm prob.
No 2º caso os IRQ´s embora num saiba mto. bem, como é que isso funca, o certo é que o XP atribuiu irq´s diversos quer à rede quer à gráfica (16 e 17 respectivamente) na bios vai até ao 15 unicamente e estão todos available.

De qq modo e apesar do problema subsistir grato pelas dicas.
Cump.
António Oliveira AKA Spiro
 
Última edição:
Na 1.ª parece-me da fonte. Metes uma grafica mais potente em principio que puxa mais pela fonte. A fonte não aguenta e caboom. Tenta encontrar uma outra fonte.

Lá porque o número 7600 é maior que 6800 não significa que a 7600GS consuma mais energia em carga que a 6800GT :p

Para teres uma ideia, uma 7600GS consome menos de 30W e o consumo da 6800GT deve ser maior que o da 6600GT (ver no site que indiquei ;))
 
fonte! humm com o devido respeito num me parece :)

Grato + 1 x pela v/ajuda, ainda que infrutífera... vi realmente o site acerca dos consumos, mas infelizmente não penso que seja disso, isto porque como referi anteriormente a placa não se vai abaixo no 2º sistema, ela simplesmente me desliga a rede. Até porque se ( "... Para teres uma ideia, uma 7600GS consome menos de 30W e o consumo da 6800GT deve ser maior que o da 6600GT (ver no site que indiquei ;)) a 7600gs consome menos que a 6600gt e a 6800gt deverá consumir + que a última, então o problema não é da fonte pois quer 1 fonte quer outra aguentam a 6800gt.
Também não referi que no 1º sistema após o reboot ela dá 1 msg do tipo "... o sistema recuperou de 1 erro, erro esse que tem a ver com controladores da 7600gs).
Os drives estão actualizados até à exautão, quer MOBO quer gráfica, no entanto continua a manifestar os mesmos sintomas. Chego até a pensar que se trata de alguma incompatibilidade de drives. mas quais os certos ??? até porque são fabricantes diferentes quer num sistema quer noutro.

Enfim... vamos continuar com os testes...

Se alguém se lembrar de + algo para ajudar força :)

Cump.
António Oliveira AKA Spiro
 
Última edição:
continua o pesadelo

tudo tentando e nepia nadica de nd :)
q ganda tanga me tah a dar este sys - é o que dá juntar novas com velhas (não aguentam o pedal) :)
 
e o baile continua ...

Boas :)

Eu penso que a nível de actualizações estará tudo bem quer a board quer a gráfica (já experimentei inclusive drives de outros fabricantes).
Andei a cheirar em sites estranjeiros e consegui apurar que não sou só eu com o mm problema. Creio que é mm uma incompatbilidade destas board´s com a gráfica.
Num desses sites o user chegou mm a inquirir quer o fabricante da gráfica quer o da board mas sem sucesso. Enquanto não sairem drives actualizados que resolvem o problema nd feito.
Tentei tudo, desde desactivar a escrita combinada, o fast write, enfim num sei mais que fazer.
Hj por volta das 02H30 seguindo uma dica desses sites consegui por o sistema a funcionar mas só com perda de performance gráfico pois tive que desabilitar o AGPX8 na bios. Sem o agpx8 o sistema rula.
Tirei uns pics dos erros que dão mas num sei como os coloco aqui. Alguém ajuda?


Cump. e mto. obgdo. pelas dicas que têm fornecido
António Oliveira AKA BUDA
 
Última edição:
Patch

Falaram-me hoje num patch qq para resolver isto....
Só inda num encontrei o dito :(

Alguém sabe onde é que para o malfadado patch ???

Greatings from ...
António Oliveira AKA BUDA ou SPIRO
 
Eureka - Problema Resolvido!!!!!!

EUREKA – Problema resolvido !!!


Este pequeno tutorial destina-se àqueles que como eu, quando compraram uma gráfica das novas (NVDIA) tiveram problemas de incompatibilidades com o sistema que tinham a funcionar.:'(

Depois de muito testes muita leitura :confused: cheguei finalmente a um conclusão que redundou no funcionamento do meu sistema:


Isto foi o que fiz:

1 – Na Bios alterei a voltagem AGP para 1,7; (deixei estar o agp8x ligado e os fast writes enabled), desci o valor da gráfica na bios para 64MB, e depois também não desactivei a escrita combinada no XP;
2 – Formatei a partição do HD e fiz uma instalação nova do XP com Sp2 integrado;
3 – MUITO IMPORTANTE: - de seguida, quando o pc arrancou, fui às propriedades do computador e no hardware actualizei SOMENTE os controladores de rede, áudio, etc – mas num actualizei o controlador gráfico com os drives do chipset da board, nem com o do Windows;
4 – De seguida corri o cd dos drives da Gráfica e instalei-os, instalando também o DX9;
5 – Instalei o 3dmark01 para testar o sistema e testei-o;


VOILÁ – TINHA RESULTADO :victory:

nada dos crashes que aconteciam anteriormente


Logo após tudo isto fui actualizando os drives quer do chipset quer da gráfica correndo de entre-meio os 3dmark desta x o 03 ou 05, e criando pontos de restauro intercalados, e o sistema nunca mais encravou.

Corri ainda o nvdiatune durante umas 3 horas e, após isso voltei a correr os 3dmark e o certo é que os crashes não voltaram a ocorrer o que me leva a concluir que o problema de incompatibilidade se deve dar entre os novos drives da nvidia e os de alguns chipset´s de algumas boards.

Devo ainda dizer que os actuais drives 93,71 ainda não suprem algumas falhas na visualização, pois por x´s aparecem alguns polígonos desconfortáveis a estragar a imagem, situação que tem dado algum burburinho na WEB, pelo que penso num tardarão novos drives nvidia que venham por um ponto final nesta questão.

Finalmente as características da máquina onde isto foi testado:

BOARD: K7N2 DELTA L da MSI
PROC: BARTON 3200+ arrefecido com o magnífico Cooler Master AEROJET
2 x 512 MEM OEM (Dual channel)
HD SEAGATE DE 120 G com 4 partições
GRÁFICA: XFX 7600GS 256MB DDR2 AGP
FONTE: LC POWER 550W (Linha 12V=24A)

E pronto acabou assim a minha cruzada, culminada, felizmente, com a resolução do problema.

A todos aqueles que participaram com esta ou aquela opinião o meu obrigado. :)

Greatings from,
António Oliveira AKA Spiro ou BUDA
 
Última edição:
até era fixe ler como resolveste o problema, mas escreveste a branco e não consigo ler, nem me vou dar ao trabalho de contornar esse problema.
 
1 – Na Bios alterei a voltagem AGP para 1,7; (deixei estar o agp8x ligado e os fast writes enabled), desci o valor da gráfica na bios para 64MB, e depois também não desactivei a escrita combinada no XP;

É isto que resolve o problema. Quanto ao AGP Aperture Size, devia ficar nos 128MB (no máximo deve ser 1/4 da memória RAM).

Eu já vi no site do fabricante da minha placa dizerem para aumentar a voltagem (AGP VDDQ [email protected]), mas nem me lembrei, até porque nunca precisei. Até disponibilizaram uma BIOS que resolvia esse problema sem mexer na voltagem AGP. No entanto ainda não consegui obtê-la (raios partam os servidores FTP lentos).

http://www.club-3d.com/news_main.php?Id=188&l=en
 
Última edição:
Por acaso nos chipsets VIA e placas nVidia, o que costuma mesmo resolver o problema é não instalar os drivers AGP da VIA. Se deixares ficar só os do windows não dá bug. Eu sei porque já tive esse problema.
 
Back
Topo