1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Numa altura de crise sabe bem ler isto

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por K0mA, 7 de Novembro de 2006. (Respostas: 0; Visualizações: 683)

  1. K0mA

    K0mA Power Member

    Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra considerado "exemplo de excelência"



    O grupo de investigação Sistemas Confiáveis (“Dependable Systems”) do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) foi reconhecido com um exemplo de excelência pela Agência Japonesa da Ciência e Tecnologia.
    Uma equipa de investigadores da agência japonesa visitou os que considerou serem os três melhores centros de investigação no domínio da confiabilidade e segurança dos sistemas informáticos. A par do CISUC foram seleccionados o Laboratório de Análise e Arquitectura de Sistemas do Centro Nacional de Investigação Científica (LAAS – CNRS, sigla original) em Toulouse, França e a Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, nos EUA.

    A avaliação da agência japonesa foi divulgada hoje pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra numa nota em que informa, segundo a agência Lusa, que o centro português foi considerado um “exemplo de excelência no campo das tecnologias de avaliação de fiabilidade dos computadores”.

    "A investigação realizada no CISUC nesta área centra-se na fiabilidade e segurança dos sistemas informáticos, ou seja, pesquisam-se técnicas e métodos para garantir que os computadores tenham o mínimo de falhas e que, mesmo quando elas ocorram, os seus efeitos nefastos sejam pouco graves", explica o comunicado.

    Contactado pelo Público.PT, Henrique Madeira, coordenador do CISUC, considera esta distinção “simpática” e “honrosa”, mas chama a atenção de que “não se trata de nenhum ranking.

    “O CISUC tem muitas áreas de investigação e, numa área muito específica [dos sistemas confiáveis], é bom termos uma boa reputação, um bom-nome na praça”, afirma o professor.

    “A agência japonesa considera esta uma das mais importantes áreas de investigação na sociedade de informação” devido à crescente “dependência e confiança que depositamos nos equipamentos informáticos”, frisa Henrique Madeira.

    A equipa de investigadores japoneses estiveram em Coimbra durante quatro dias onde reuniram com cientistas do CISUC e visitaram a empresa Critical Software, que nasceu no centro e tem comercializado soluções de avaliação de fiabilidade para as agências espaciais dos EUA (NASA), Europa (ESA), China e do próprio Japão.



    ---------------------------------------------------------------------------------------------
    "Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra considerado 'exemplo de excelência'". Jornal PÚBLICO online: Ciência. 7 de Novembro de 2006.
    <http://publico.clix.pt/shownews.asp?id=1275694>



    PS: Aproveitem e vejam como fazer uma citação de informação retirada da internet (entre outros). ver http://www.aresearchguide.com/12biblio.html#d
     

Partilhar esta Página