Número de partições???

INRI

Power Member
Boas, tenho um disco de 60 gigas com 2 partições, uma com o Xp, devidos programas e os meus documentos (50 gigas) e outra só com filmes (10 gigas).

Quero formatar o disco, quantas partições recomendam?

E o que é que ponho em cada uma?

Sei que convém por uma so com o SO, que neste caso é o XP. Quantos gigas é que deve ter essa partição?

No caso de ter uma partção só com o SO e instalar programas noutras partições, se formatar a partição do SO como é que ele reconhece os caminhos anteriores isto é, para criar atalhos no menu iniciar? Tem que ser manual?

Quem quiser dar uma opinião...

Obrigado
 
Eu tenho o meu sistema organizado em 4 partições espalhadas em 2 discos.

- para o xp tenho uma partição de 7gb
- uma partição para os documentos/favorites do IE/desktop/firewall/copia dos backup's para reposição mais rapida, esta partição tem cerca de 5gb
- 2 partições para a lixarada (80gb no total)

na partição do xp não são gravados qualquer tipo de documentos, ou qualquer outra aplicação que mude com o tempo, isto para que quando necessite de repor um backup do xp n tenha de andar a procurar as cenas para não as perder durante o processo.

geralmente tenho 2 backups do xp, 1 assim que o acabo de instalar e lhe desligo uns 20 serviços, outro backup é com os programas que uso regularmente, a qualquer altura se o sistema se passar é só meter o cd e repor um dos backups que achar necessário.

para fazer os backups uso o drive image 2002

a firewall está na partição dos documentos para não ter de andar a criar sempre as regras para as aplicações, assim entre cada reposição as regras mantêm-se no maximo pode ficar com regras para aplicações que já não existem.

tendo até o desktop na partição dos documentos é tb menos outra preocupação, já que se mantem após as reposições (costumo guardar algum lixito no desktop, como a maior parte da malta :-))

Já me esquecia system restores e etc tá tudo desligado.
 
Ok, já tou a ver mais ou menos como hei-de particionar o meu disco. Agora diz-me uma coisa, para a partção com o XP, quantos gigas é que são precisos? Mesmo só o necessário.
 
Originally posted by INRI
Ok, já tou a ver mais ou menos como hei-de particionar o meu disco. Agora diz-me uma coisa, para a partção com o XP, quantos gigas é que são precisos? Mesmo só o necessário.

depende muito do que queres instalar, geralmente eu meto os jogos noutra partição, mas 10 gb devem ser mais do que suficientes.

por exemplo partição do xp coloco: works 7 ou office xp (depende dos gostos), coolplayer, zoomplayer, partition magic 8, powerdvd, nero, ultraedit, icq, commview, taskinfo 2002, photoshop, java sdk, metrowerks codewarrior e mais algumas coisas como codec's e outras pequenas aplicações.
 
Eu fazia 3 partições, 10Gb para o XP e Office, 30Gb para programas e pas tuas cenas e 20Gb para Jogos. Mas o tamanho das partições depende das necessidades de cada um.
:003: :003:
 
yah, tou a pensar fazer as partições com esse tamanho, mas talvez só deixe 5 gigas po XP e po Office.

Acham que chega???
 
Partições

Eu tenho assim:

Partições:
1 : 14Gb
XP e Programas
2: 10Gb
Docs (icon My documents está direccionado para aqui)
Swap do windows
Cache do internet explorer
3: 8Gb
Mp3
4: Resto do Disco (praí uns 20 e tal Gigas)
Jogos
Divx
Backups (inclusivé uma imagem do C:\ (partição1, depois de instalado de novo) feita com o norton ghost)

Pergunto:

Como é que se conseguem por os favoritos e o desktop numa partição diferente do windows?

E os programas numa partição diferente do windows, para quê? Se quando instalarem de novo o windows, têm sempre que reinstalar os programas? Não é assim?
Só os jogos é que ponho à parte, porque não preciso de reinstalar, normalmente é só correr um "reg" e ele fica logo pronto a funceminar :cool:

Inté!
 
agora que vou para a máquina nova (ao fim de 5 anos e meio:() vou reconfigurar o meu disco de 40GB e vai ficar assim:

partição 1: 2,5GB SO1 -> Windows 98 SE
partição 2: 2,5GB SO2 -> Windows XP Pro
partição 3: 10GB Programas;Filmes
partição 4: 15GB Jogos
partição 5: 8GB o resto do lixo, coisas para gravar, porcarias sacadas da net, MP3


podes fazer algo de parecido, o que eu pretendo é que esteja o mais organizado possivel. Podes ainda criar outra partição dedicada ao swap file do windows
 
Originally posted by possessed
...
podes fazer algo de parecido, o que eu pretendo é que esteja o mais organizado possivel. Podes ainda criar outra partição dedicada ao swap file do windows

Sim, Possessed, mas...
uma partição de swap no mesmo disco acho que não serve para nada... ;)
 
Estando numa partição separada, mas no mesmo disco, vai aumentar os tempos de acesso à mesma, porque o disco vai andar sempre a "patinar" para escrever no swap file.Numa partição à parte, mais "longe" ainda fica, aumentando os tempos que o sistema necessita para escrever na cache.
Na minha opinião, se não for noutro disco, não vale a pena ter uma partição para swap por estes motivos....

E nos "novos" sistemas, pode-se sempre eliminar a cache durante o encerramento da máquina, não provocando assim, fragmentação...
 
Redireccionar pastas

Como é que se conseguem por os favoritos e o desktop numa partição diferente do windows?

Os documentos dá pra redereccionar, mas os favoritos não sei como...
 
Originally posted by kazuza

Na minha opinião, se não for noutro disco, não vale a pena ter uma partição para swap por estes motivos....

Acho que é a 1ª vez que concordo
plenamente contigo...
[FLAME]( talvez por ser a 1ª vez que leio alguma coisa vinda de ti com o mínimo de sentido...):D
[/FLAME]

Mas caso a swap esteja noutro disco, convém MUITO que seja uma partição aparte e que seja a PRIMEIRA partição do disco.
 
Tenho tudo organizado assim :

Porra (c: ) é para o XisP , e tem 10 Gb (chega e sobra para contentar o animal)

Chiça (d: ) É para jogos (20 Gb)

Fida-se (e: ) É para Software (10 Gb)

Oppss ( f: ) É para demos, filmes, cenas á espera d serem postas em cd, etc. (20 GB)

E tudo bem organizado, sem cair em excessos. Nice n' clean;)
 
Back
Topo