Número de utilizadores simultaneos

mln2c

Power Member
Bom dia,

gostava de saber para quantos utilizadores em simultaneo estão dimensionados sites como a techzone ou o sapo?

Obrigado
Manuel
 
eu acho que isso tem a ver com a memoria do servidor de bd, e de web , quando acabar a memoria dos mesmos vai ao ar (rebenta), penso eu , pq?
 
Não tem nada a ver a memória e esse número é complicado de dizer, na Techzone por exemplo existe um limite no Apache para acessos em simultâneo, geralmente esses limites são mais contra ataques do que realmente a realidade. O número de pessoas online que aparece é calculado através das visualizações nos últimos 5,10,15,30,60 minutos pelas pessoas (cada ip/user só pode ser contado uma vez), pelo que podem abrir e sair e ainda estarem a contar.

Sobre o limite real, vai depender de imensos factores, pondo de parte a ligação (100Mbps dá mesmo para muita gente num fórum), o CPU é um dos componentes que mais influencia, depois os discos, não é o tamanho dos ficheiros que interessa mas o número de acessos ao disco, neste caso à base de dados, mesmo com discos 15000rpm, estes influenciam muito a fluidez ou lentidão do site, sendo que a memória não influencia assim tanto, nos dias que correm uma maquina pode levar mais de 40GB de ram e não ficar muito caro, pelo que ficar sem memória é complicado...
 
Obrigado pelas respostas.

Mas alguém sabe o numero de utilizadores para os quais estes sites estão dimensionados? só para ter uma ideia? 1000? 10 000?

Cumprimentos,
Manuel
 
já te disseram que depende muito do harware. mesmo que alguém aqui saiba exactamente os hardware que eles têm disponivel, não há nenhuma maneira linear de calcular esse número. depende de demaisadas coisas para se poder dizer (hardware, software, tipo de site, largura de banda, etc)

mas digo-te já que é muito mais que 1000. só a techzone chega a ter mais que 4000 users online
 
já te disseram que depende muito do harware. mesmo que alguém aqui saiba exactamente os hardware que eles têm disponivel, não há nenhuma maneira linear de calcular esse número. depende de demaisadas coisas para se poder dizer (hardware, software, tipo de site, largura de banda, etc)

mas digo-te já que é muito mais que 1000. só a techzone chega a ter mais que 4000 users online
Isso não são acessos simultâneos, há sites que mostram o numero de utilizadores simultâneos tendo em conta os últimos 60 minutos, acham que todos ficaram lá os 60 minutos à espera? depois de sair do site, vai mostrar nos próximos 60 minutos que ainda se encontra online...
 
Isso não são acessos simultâneos, há sites que mostram o numero de utilizadores simultâneos tendo em conta os últimos 60 minutos, acham que todos ficaram lá os 60 minutos à espera? depois de sair do site, vai mostrar nos próximos 60 minutos que ainda se encontra online...

sim eu sei, mas já dá para ter uma ideia

por acaso eu julgava que aqui na Techzone contavam os ultimos 5 minutos (que já daria um valor mais aproximado da realidade do que 60, por exemplo) mas agora é que vi que isso é noutro forum. neste não sei quanto é
 
O numero de utilizadores em simultaneo que determinado servidor aguenta tem tantas váriaveis que se torna impossivel saber de antemão se não tivermos os dados todos.

Dados necessários:

- Quantidade de memória que o script usa
--- Tem a ver com o dimensionamento da memória ram do servidor: Se cada processo apache+php ocupa 40Mb, se tivermos 100 users em simultaneo devemos ter pelo menos 4gb de ram disponivel para além do ocupado com os restantes programas.

- Carga na CPU por cada user
--- Tem a ver com o dimensionamento do(s) processadores: Cada processo ocupa x tempo de cpu. Tal como no ponto anterior é só fazer contas

- I/O
--- Aqui as coisas complicam-se. A carga de I/O a suportar depende do que o script faz. Acesso ao mysql gera I/O. O que acontece muitas vezes é que para sites de muito movimento e muitos utilizadores em simultaneo, o mysql (ou outra qualquer base de dados) é colocada no seu próprio servidor ou cluster que é dimensionado para correr processos de base de dados e optimizado com o RAID correcto para este tipo de acessos. Assim liberta-se o servidor principal e cria-se capacidade para muito mais poder de processamento.
Isto tudo porque normalmente os discos de um servidor de paginas web não estão optimizados para servir pedidos de base de dados.

Penso que o que coloquei em cima já dá uma ideia mais ou menos do que está em jogo quando se dimensiona como deve de ser um servidor para servir páginas a um grupo determinado (ou expectavel) de visitantes.

Saudações
 
Por exemplo existem casos que o os users partilham uma mesma pool de threads permitindo escalar muito mais em n de utilizadores simultâneos.

Eu pessoalmente uso LifeCycle Data Services, um application server em JAVA que usa NIO para canais HTTPStreaming / Long Polling que permite acima de 10.000 users simultâneos por servidor.
 
Back
Topo