NV30 a 400MHz

BonJouR

Portugal@Home Member
'Algumas fontes bem colocadas asseguram que o próximo chipset gráfico da nVidia, o NV30, terá uma velocidade de 400MHz ao nível do core.

Se esta previsão se confirma ou não, depende dos "yields" que forem registados à tal velocidade, ou seja a percentagem de cores produzidos que conseguem suportar aquela frequência.

E, embora esta velocidade pareça assombrosa, ainda não está totalmente posta de parte uma frequência superior, dependente dos ditos "yields".

O NV30 terá 8 "rendering pipelines", 120 milhões de transístores e será fabricado em 0.13micron.

O interface de memória será de apenas 128 bits, metade dos 256 bits usados nas Radeon 9700 Pro e nas Parhelia, embora a nVidia acredite que este aspecto teórico negativo das especificações será ultrapassado na prática, através duma implementação mais perfeita.'

devia era vir ja' :->
 
o pessoal já anda ai a dixer k a nv30 vai ter montes de prob's devido a ter sido feita à pressa pra faxer frente à 9700, ms pode ser k a nVidia inda venha a surpreender o k eu realmente espero....:D
 
The fastest piece of paper on earth ....

128-bit memory interface, nham nham, se não tiverem nenhum truque na manga, é melhor irem mesmo para os 500 para não tar a dizer 600mhz.
 
eu curto é as palavras "previsão", "terá" entre outras, ou seja, só demonstra que a Nvidia está a rasca com a NV30 e ainda não conseguiu fabricar um unico chip que funcione para o demonstrar, ainda está tudo no papel!
 
Originally posted by Raptor
eu curto é as palavras "previsão", "terá" entre outras, ou seja, só demonstra que a Nvidia está a rasca com a NV30 e ainda não conseguiu fabricar um unico chip que funcione para o demonstrar, ainda está tudo no papel!

Raptor,

Se abrires bem os olhinhos descobres k eles andam aí...

No outro dia tive a rever umas fotos tiradas por um site da net em que mostrava a NV30 a ser testada às frequências de:

- Core a 400 MHz;
- Memórias a 350 DDR (700 MHz);
- DACs a 450 MHz;

Já toda a gente sabe em que data a Nvidia vai por a placa na rua, aliás já nem falta mt. para esse grande evento.
 
aonde? vi foi no anandtech eles com BUÉ cenas a tentar "emular" uma NV30 a prepararem drivers e n só! Mas o Chip ainda não existe!
 
Espeta aí uns links, pq se eu ainda não me desgracei numa 9700 Pro foi pq tenho esperança q a nv30 valha mesmo a pena.

Se a nv30 me desilude lá vou eu gastar 100 biscas, senão até ela chegar ia poupando :P
 
Links de quê, Silver? A placa vai ser lançada a 17 de Novembro! E nos EUA, por isso já sabes que antes de 2003 não vais tocar nela! ;)

E duvido muitíssimo que a NV 30 custe 100 contos no mercado nacional! Ou não tivesse eu visto GF3 a +140 contos quando elas sairam... :rolleyes:
 
Originally posted by Raptor
aonde? vi foi no anandtech eles com BUÉ cenas a tentar "emular" uma NV30 a prepararem drivers e n só! Mas o Chip ainda não existe!

Por acaso ja existem samples desse chip, mas nao posso citar fontes, quem quiser acreditar que acredite...
 
Originally posted by Tecnoboy
Por acaso ja existem samples desse chip, mas nao posso citar fontes, quem quiser acreditar que acredite...

Mistério !!!!

Para mim o nv30 só sai mesmo para o ano .., o resto é conversa !!
 
Sejamos realistas

é obvio que já existe pelo menos uma versão da nv30, nem que seja a 1st silicon.

é obvio que em novembro vamos ser brindados com a apresentação oficial da nv30.

é obvio que a nvidia vai ter de esticar tudo ao máximo para conseguir ser competitiva com a r300, o que provavelmente vai significar maus yields no inicio.

somando isto tudo, quase de certeza irão estar disponiveis algumas nv30 na altura no natal, nem que seja em numero simbolico, so para a nvidia não ficar pior do que já está.

Com sorte estara disponivel la para o fim de janeiro, mas com as preorders a começarem ja em novembro.


Claro que o mais provável é que quando sair a r350, a maioria do ppl ira pensar, nv30? que isso?

Muita sorte tem a nvidia de a ati estar já a arrumar a casa da treta do agp 8x.
 
Antes de td kero referir que a informacao com que foi lancada a thread surgiu no The Inquirer (fonte donde soube isso mesmo).

Vou tentar enriquecer esta thread com algumas fontes... lamento ser em frances.

Confirmacao do nv30 ser apresentado entre o dia 18 e 22 de novembro na COMDEX em Las Vegas.

Dai pode-se concluir que as 1ª placas vao sair no natal em quantidade mt reduzida e so deverao ser comercializadas em grande escala, la para janeiro/fevreiro, mas isto ainda depende de mts factores e nao se pode ter isto como uma certeza, se td correr bem a nvidia sera assim, se eles tiverem problemas maiores as coisas vao complicar-se bastante.

Agora vou voltar a outras noticias para se perceber a evolucao do nv30 e se ter uma melhor idea da situacao actual das coisas...

Noticia datada de 29/8/02 anunciando que a nvidia teria reformulado ha ultimo hora o nv30 de modo a introduzir mais 2 pipelines aos 6 originais de modo a poder enfrentar a r9700 pro.

Noticia datada de 5/9/02, em que foi anunciado que para a nvidia conseguir o chip no natal teria de tomar riscos elevados desde o momento em que o nv30 foi dado como "taped out", isso ker dizer que a partir dagora nao se mexe mais no design do nv30 e é so testes e mais testes para corrigir os erros que descobrirem e se por acaso encontrarem algum bug maior, a saida que ta prevista po natal... chapeu...

Noticia datada de 30/9/02, que vem informar que no mes anterior, 86,000 WIPs (wafers in process:discos de silicio sobre os kuais sao produzidos os GPU)teriam sido entregues como stock para o fabrico de chips ja comercializados e que tava previsto uma encomenda de 25,000 wafers suplementares para o fabrico de chips nv18,nv28 e nv30.
 
Não me lembro onde mas ouvi falar que a nVidia iria apresentar uma nova placa gráfica com 256MB de memória, com a cpu a puxar os 450MHz e a memória a 750MHz. Essa placa será compatível com DirectX 9.1 e apresenta a tecnologia Lightspeed Memory Architecture III. Será alguma versão topo de gama da NV30?

Também já ví referências a um modelo NV31, mas agora não me lembro onde foi que reparei nisso. Se alguém tiver alguma informação adicional sobre esse assunto, agradecia que podesse me indicar alguns links.
 
Sobre a nv31 ainda se sabe mt pouco, mas vai ser superior ao nv30 e pelo que li (ja nao me lembro onde) sera o gpu que competira directamente com o sucessor da r9700 pro (k tb ja nao sei o nome de codigo do vpu).
 
Back
Topo