NV30, NV31 e NV35 - Vossa opinião!

Archangel

Power Member
Estive junto de algumas das minhas fontes e os boatos que mais tenho ouvido falar são que a nVidia espera lançar até ao final do ano o seu modelo NV30 (especificações abaixo), e que após o NV30 irão surgir mais dois novos modelos, o NV31 e o NV35. Aqui fica o que consegui saber sobre o NV30, e que com certeza muitos de vós já têm conhecimento:

[*] 120 million transistors
[*] 0.13 micron manufacturing process (TSMC)
[*] Arquitectura de 256 ou 512 bits
[*] 8 Rendering Pipelines
[*] 16 Textures per rendering pass
[*] 3.2 Gigapixel Fill rate
[*] Full support for Microsoft DirectX 9.0 programmable pixel and vertex shaders in hardware
[*] Vertex Shader 2.0
[*] Enhanced Hidden Surface Removal capabilities
[*] Pixel Shader 2.0
[*] Displacement Mapping Support
[*] 128-bit floating point precision Rendering
[*] 128 Bit memory bus interface *
[*] 400MHz core clock/450MHz memory (effectively 900MHz)
[*] 32 GB/sec memory bandwidth! (possívelmente usando memória DDR-II 500MHz)
[*] Lightspeed Memory Architecture III
[*] Memory interface supports up to 256MB of memory
[*] AGP 8X support or Universal AGP 3.0 bus configuration (2X/4X/8X)

* possivelmente poderá vir a suportar um interface de 256 Bit

Em relação ao NV31 e NV35, o primeiro será um modelo mais "fraco" da NV30 (apesar do seu nome sugerir que se trata de um modelo superior), enquanto que o segundo será uma versão mais rápida e potente do NV30 (tipo o que aconteceu com a GeForce 2 e os modelos Pro e GeForce 2 Ultra) e que poderá chegar aos 500MHz (contra os possíveis 400MHz da NV30). Tanto o NV31 e o NV35 terão lançamento previsto para Março de 2003, ou mais tardar, na época do Verão. Isso segundo minhas fontes..! ;p

Mas não é tudo, também tenho ouvido comentários sobre o futuro competidor do R400 da ATI, de nome NV40 (poxa, mas que originalidade). Pelo que soube, o NV40 será o que irá competir directamente com o R400 da ATI e a nVidia espera alcançar até lá a meta dos 600 milhões de polígonos, um fill rate de 4 Gigapixel (contra os possíveis 3.2Gigapixel da NV30) e velocidades de 600MHz!! 8o para o GPU.

É claro que até hoje, tudo isso não passam de boatos, mas quem sabe esses boatos até estejam certos. :D
 
Eu acho isto tudo um "tremendo" de um exagero!!!

Isto será uma boa placa para comprar possivelmente para o
FINAL do próximo ano.

ATé lá a unica coisa que se ganha serão Frames e maias frames.

Agora por frames, ontem corri os FPS do UT2003 (mas pouco
tempo) a 1280/1024 e andava na casa dos Trinta e tais...
mas só testei um mapa.

Aconteçe que com essas mesmas frames o jogo corre bastante
fluido sem paragens e tudo em "highest", o que me leva a supor
(apesar de já saber) que a partir das 40FPS ou 50, ter essas
ou 300 não será muito significativo.
 
Epá o que penso sobre essa história da NV30 é que a nVIDIA está um pouco com o pé atrás.

As 9500 e 9500Pro estão mesmo para sair para tomar conta do mercado de placas que se situam por volta dos 250$... e abaixo também, ou seja, são os mais rentáveis por se vendem mais.

Se só para além de 2003 vai haver samples suficientes de NV30, então ainda vai demorar lançar um produto mainstream que tome conta das 9500.

Até lá a ATI e devido à esta hesitação da nVIDIA vai ganhar muito com isso... sem dúvida.


Sobre a NV40 ou a R400... bem essa velocidade de core é que para mim é novidade.
Mas isso é muito cedo para andar a falar desses.

Se não me engano serão DX10... whatever.


JC,

Isso das frames estarem constantes é de o jogo precissar de mais CPU. :P

Já o UT é mesmo assim... o jogo está sempre a escalar com o CPU.
 
Back
Topo