NV40 Reviews e Comentarios

SilveRRIng disse:
Sinceramente também não me considero nem dum lado nem do outro. Eu sou um verdadeiro "performance biased", desde que esta não tenhas outros custos (nivel de ruido, consumo e claro, o preço).

O que quer dizer que vais gostar mais da non ultra, certo? :D

SilveRRIng disse:
BTW. A maior parte das varias marcas está a implementar soluções "mono-slot".

Yep, bom sinal. Quer dizer que as marcas se sentem confiantes que 1 cooler mais pequeno faz bem o serviço.*

*Continuo a pensar que esta Ultra era a non ultra original.

SilveRRIng disse:
A da Leadtek é muito curiosa. É dual-slot, claro, mas tem um PCB extra, por cima da placa principal com as duas(?) placas de rede e até uma ligação 10T de cabo coaxial. Giro! :P Foi uma forma de "aproveitar" o facto de terem implementado um cooler espesso como a reference card.

Só agora que estava a ver de novo a Vr-zone é que reparei que aquilo é uma Quadro, quase de certeza NV3XGL. A vr-zone meteu-a no meio das NV40 e por isso é que pensei que fosse uma das novas placas. Mesmo assim é uma placa interessante.
 
n percebo pq na aproveitam o dual slot, para por o ar para fora da caixa... ~


offtopic: as primeiras fotos ke vi na vr-zone... parece um karaoke :P ehehhe
 
Nesta noticia do Inquirer diz que a ATI X800Pro será lançada a 4 de Maio, com hipoteses de ficar logo disponivel para venda.

O que me chamou mais a atenção foi a parte final:

Faster Radeon X800XT will come just after E3, and soon after the 14th of May we are told. I cannot remember if I said this before, but the R420 is chip based on R300 marchitecture and you can clearly see this from its 96 bit precision support and lack of PS 3.0.

Performance wise it will give NV40 a good run for its money.
 
Metro disse:
Para já encontrei a informação que os seguintes jogos vão suportar Shader 3.0:
- Lord of the Rings, Battle For Middle-earth
- STALKER: Shadows of Chernobyl
- Vampire: Bloodlines
- Splinter Cell X
- Tiger Woods 2005
- Madden 2005
- Driver 3
- Grafan
- Painkiller
- FarCry

Fonte: http://www.clubic.com/n/n12325.html

Mas ainda não sei a performance... :)

Há por aí uns screenshots do FarCry com isso activado, e aquilo ficava com melhor detalhe, mas queria saber a perfomance com isso ligado...

The first image is from a 5900 or 5950. The NV30 is not a true DX9 card as you can see in the first shot. A 9800 would look more like the second shot. The R3xx cards have image quality as good as and in most cases still slightly better then the 6800. Those two images are a result of Nvidia PR. They are trying to push PS3.0 since it is one of the main features of the 6800. PS3.0 is basically exactly like PS2.0 only optimized, so it typically results in higher speeds and not much else.

Mais velocidade?

Pelo menos penso que foi na preview do B3D que o Dave tentou correr o VS3.0 no D3D Rightmark, mas aquilo não funcionou... e acho que noutra preview também tentaram mas sem sucesso.

Se dissem que dá mais velocidade então nos drivers que enviaram junto com a placa devia dar para usar isso e ver se vale a pena.
 
Na apresentação da nVidia, qd o responsavel pelo Far cry está a falar, diz duas vezes:

This is only possible with 2.0 or 3.0 shader model

Minutos 26:35 e 27:25
Parece que a unica questão é que o displacment mapping é muito mais facil com o 3.0.

Outra coisa é que eles mostram um "before" e um "after" e o before está horrivel. Não sei em que placa eles correram o Far Cry "before".

De resto, têm umas boas demos, especialmente a "Nalu". O cabelo está impressionante, tal como a luz e as sombras.
O novo Lord of the rings tb parece muito bom.

Vão sair placas com 512 MB DDR3.

Tb deram importancia ao HDR e ao Video processor ( neste, o suporte dos varios formatos será adicionado nos drivers ).
 
Edit: Its come to our attentetion that the 60.72 drivers do already expose the Shader 3.0 capabilitiy bits, it is purely the lack of DirectX 9.0c (and the 9.0b caps viewer being used here) that prevent us from showing the full Shader Model 3.0 caps of NV40.

Pronto... não parece ser dos drivers.
 
but the R420 is chip based on R300 marchitecture and you can clearly see this from its 96 bit precision support and lack of PS 3.0.

mesmo que seja um Core R300 melhorado.... sempre sao 16pipes, o dobro da actual R360!

seja apenas uma R300 melhorada ou nao, vai sair grande bomba dali...
 
Nemesis11 disse:
Na apresentação da nVidia, qd o responsavel pelo Far cry está a falar, diz duas vezes:



Minutos 26:35 e 27:25
Parece que a unica questão é que o displacment mapping é muito mais facil com o 3.0.

Outra coisa é que eles mostram um "before" e um "after" e o before está horrivel. Não sei em que placa eles correram o Far Cry "before".

De resto, têm umas boas demos, especialmente a "Nalu". O cabelo está impressionante, tal como a luz e as sombras.
O novo Lord of the rings tb parece muito bom.

Vão sair placas com 512 MB DDR3.

Tb deram importancia ao HDR e ao Video processor ( neste, o suporte dos varios formatos será adicionado nos drivers ).

Realmente tens razão... aquela comparação que a Nvidia fez no FarCry na verdade é uma comparação PS1.1 vs PS3.0.

Assim parece já que tenho visto alguns screenshots com a Radeon em PS2.0 mais ou menos nos mesmo sitios e a imagem é muito parecida.

Mas falta saber é a performance com o uso de VS3.0 a lidar com texturas... é que sobre os PS3.0 não adicionam tanta qualidade como dá a entender pelo número... hey, isto dos PS3.0 parece uma pouco como os PS1.4 da Radeon 8500. Quer dizer, os PS1.4 também têm as suas vantagens como devem ter os PS3.0 :)
 
Crusher disse:
Realmente tens razão... aquela comparação que a Nvidia fez no FarCry na verdade é uma comparação PS1.1 vs PS3.0.

Assim parece já que tenho visto alguns screenshots com a Radeon em PS2.0 mais ou menos nos mesmo sitios e a imagem é muito parecida.

Mas falta saber é a performance com o uso de VS3.0 a lidar com texturas... é que sobre os PS3.0 não adicionam tanta qualidade como dá a entender pelo número... hey, isto dos PS3.0 parece uma pouco como os PS1.4 da Radeon 8500. Quer dizer, os PS1.4 também têm as suas vantagens como devem ter os PS3.0 :)

Mesmo sendo Ps 1.1, acho que pelo menos a agua deve estar em low, mas só vendo o jogo a correr numa geforce3. Posso estar enganado.
Este é um dos "before PS 3.0" que a nVidia mostrou:

farcry_before_bud2.jpg


Será que os graficos são assim tão maus numa geforce 3?
Mesmo assim, não interessa, a diferença para um screenshot da R3XX ou mesmo 5XXX não é tão grande em comparação com os screens PS 3.0 da NV40.
É o Marketing a falar.......

Quanto à performance, se ela for boa, quero ver o que é que a Ati vai "inventar" contra o SM 3.0. Provavelmente vai dizer o mesmo que a nVidia disse do 1.4 :D.
Vamos lá ver se o que a Ati tem para oferecer não é tb só "Brute force".
 
Crusher disse:
Essa água é horrivel... parece que isso está a correr sem pixel shaders. Tipo DirectX6/DirectX7?

yep......Algo do genero Gf4 MX ou Gf2.

A mim faz-me lembrar os tempos do quake e duke nukem......
Acho que meteram a agua em low nesse screenshot.

Não sei pq é que foram apresentar esta imagem como "before PS 3.0". Metiam só os videos da apresentação, que já dava para ficar impressionado ( apesar do gajo da Crytek lhes ter estragado a festa ao dizer "2.0 or 3.0 Shader model" ).
 
Ok, ha sem duvida mt marketing à mistura...
A foto Before está no ultra-low dettail level, de certeza.
Akeles detalhes são só mais complexidade da textura, não nenhum "efeito miraculoso" que os PS3 possam fazer.
De qq modo, a placa até parece portar-se bem, especialmente com AA e AF ligado (agora sim, vale bem a pena).
Só tou a espera da resposta da ATI... espero q tb valha a pena :)
 
Credo!
Essa pic "before PS3.0" devia chamar-se antes "before DirectX 7.0"!!
Até as placas DirectX 7 tinham de ter Bump Mapping, e isso não está aplicado. O multitexturing tambem está desactivado, a agua é feita por uma só textura e nem sequer tem transparência.. A Geforce 1 é capaz de gráficos bem mais bonitos que esses! Até a Riva TnT fazia efeitos como reflexos por hardware.. Isso é só polígonos com uma textura base (de baixa resolução..) aplicada neles! Isso são gráficos de voodoo2 a meu ver..




mesmo que seja um Core R300 melhorado.... sempre sao 16pipes, o dobro da actual R360!

seja apenas uma R300 melhorada ou nao, vai sair grande bomba dali...

O R300 é uma bomba. Ainda está para sair um chip com melhor relação performance/(transistores*mhz). Duvido que seja apenas um R300 remodelado como se fez com o R350/60 por causa do número de pipelines, mas tendo em conta a falta de suporte para PS3.0 e títulos que realmente os suportem, não vejo porque é que não hão-de usar grande parte de uma arquitectura que ainda se revela muito eficiente.

O que para mim neste momento é certo é que tanto o R420 como o NV40 (e aqui a nVidia está claramente a imitar a ATi) serão chips que por defeito terão 16 pipelines e depois por drivers ou firmware vêm com 4 ou 8 dos pipes desactivados, consoante o mercado-alvo da placa em que forem inseridos.
Daqui a 2 anos vamos ver no forum vendas "Radeon X800 Pro@XT" e "Geforce 6800@Ultra"..
Vamos tambem ver sortudos a pegar numa Radeon X800SE (8 pipes) e activar os 16 pipelines sem qualquer problema.. e vamos ver tambem azarados com Radeon X800Pro a ter artefactos com os 16 pipes ligados.. é a vida :P
 
With parallelism such as is on display here it's fairly easy to see how other devices in the NV4x range could be divided up. Although we don't yet know how other parts may be configured we can guess that the entry level parts will consist of one quad, the mainstream one or two quads, the performance on two or three quads, and, last, with the enthusiast segment filled with the 4 quad solution seen here.

It may also be the case that rebranded NV40 ASICs will also, possibly temporarily at least, fill out one or two of these segments. The die size of NV40 is very large in comparison to other graphics chip dies, and it's very unlikely that all die on a wafer will come back clean and working (it may even be the case that dies operating with all 16 pipelines / 4 full quads will be in the minority); however, with multiple quads on the die it may be the case that NVIDIA will choose to operate a redundancy scheme in order to minimise cost for dies that are not fully functional to NV40 specification. As ATI did with the R300 ASIC and the Radeon 9700 and 9500 products, should a defect occur in a pixel pipeline, which would probably be one of the largest element of the die in these chips, then rather than wasting the entire ASIC the quad that the pipeline exists in can be disabled. This part could thus be sold as a 12 pipeline / 3 quad product in order to make sure that at least some revenue is coming in rather than wasting that die, which would push the price of the full operational die up. We pushed David Kirk on this point on a couple of occasions, but he wasn't willing to divulge that NVIDIA would actually be doing this, although his smile suggested that they would! [Edit - recent relevations suggest that the non-Ultra GeForce 6800 will indeed feature 12 pipelines enabled, which is one quad block turned off.]

http://www.beyond3d.com/previews/nvidia/nv40/index.php?p=7

Pelo que sei, está desactivado no proprio chip e não a nivel de firmware/drivers.
O problema que a Ati/nVidia podem ter é que estas versões tenham tanto sucesso, que eles tenham que meter cores "bons" em placas inferiores.
Penso que foi por isso que as 9500 não se mantiveram. O custo era demasiado grande para uma placa tão barata e depois com o sucesso que tiveram.......
Acho que foi no Anandtech que li que o die size desta NV40 é ainda maior que o PIV EE. Quanto é que custa um EE?
 
multitexturing tambem está desactivado
o multitexturing n tem nada a ver com layered textures...uma placa q n suporte multitexturing consegue processar layered textures, apenas precisa de mais ciclos para o fazer...perdendo assim alguma perfornance :D

Até a Riva TnT fazia efeitos como reflexos por hardware.. Isso é só polígonos com uma textura base (de baixa resolução..) aplicada neles! Isso são gráficos de voodoo2 a meu ver..

A riva TNT tem exactamente os mms graficos da voodoo2....eh apenas mais performante...
O R300 é uma bomba. Ainda está para sair um chip com melhor relação performance/(transistores*mhz).

Apoiado a 100%...se a minha 9700 pro xegasse a 450 mhz de core coitainha da minha 9800 pro .....
 
Punkas disse:
o multitexturing n tem nada a ver com layered textures...uma placa q n suporte multitexturing consegue processar layered textures, apenas precisa de mais ciclos para o fazer...perdendo assim alguma perfornance :D



A riva TNT tem exactamente os mms graficos da voodoo2....eh apenas mais performante...


Apoiado a 100%...se a minha 9700 pro xegasse a 450 mhz de core coitainha da minha 9800 pro .....


Eu não falei em layered textures.. Quando digo que o multitexturing tá desligado não estou a falar a nível de hardware, estou a dizer que apenas uma textura está aplicada a cada polígono. (nos jogos, quando desligavas o multitexturing era isso que acontecia).

A Riva TnT tem "exactamente" os mesmos gráficos da voodoo2?! A TnT era capaz de debitar altas resoluções a 32bits, enquanto que a voodoo2 só fazia 800*600 a 16 bits. A TnT foi a primeira placa de mercado doméstico a suportar duas texturas por ciclo de relógio, era um chip 1*2, enquanto que a voodoo2 era 1*1. Isto são poucos dos muitos exemplos de diferenças entre as duas.. Como é que é possível terem os mesmos gráficos?!



Nemesis: isso de os pipelines estarem bloqueados pelo próprio hardware é exactamente o que todos diziam que se passava nas R9500 até os gajos da iXBT-labs/digit-life virem a público dizer que era possível activar os 4 pipelines em falta, uns 2 meses depois de as R9500 já estarem à venda.
Aquilo são chips seleccionados depois de já estarem feitos na wafer. Como é que querias que eles fossem desactivar os pipes por hardware depois de o chip já estar feito? Se calhar gastavam mais dinheiro a criar uma máquina que alterasse os componentes dos chips em massa com uma precisão de 0.13mícrons do que no R&D da família NV4x... lol
 
Última edição:
Punkas disse:
A riva TNT tem exactamente os mms graficos da voodoo2....eh apenas mais performante...

A Tnt era um pouco mais avançada, mesmo em relação à Voodoo3:
- 2048*2048 de tamanho de texturas (256*256 na voodoo2)
- 32 bits output (16(?) ou 22, não me lembro)
- Directx 5/6 (Directx3)
- Resoluções (1024 só em Sli)

E acho que há mais coisas. A tnt equivale mais à voodoo3 (que tb tem as suas limitações)

EDIT: ToTTenTranz, acho que a TNT era 2X1 e não 1X2.
 
Back
Topo