NV40 Reviews e Comentarios

Tafinho disse:
Sim e não.

A questão é que nao se vai fazer chips de 16 pipes para se usar em placas com 12 pipes a não ser que os yelds sejam muito superiores ao esperado e as vendas das placas de 12 pipes sejam superiores ao esperado. Os chips de 12 pipes têm maiores yelds e são mais baratos de produzir.



Não vão ser feitos dois chips diferentes. Se assim o fosse, tinham nomes de código diferentes. Penso que isso já se tornou bastante óbvio...
Pelo que se diz por aí, os chips vão ter 4 "quads" de 4 pipelines cada um. Se um chip tiver um quad com defeito, esse será desactivado. Se tiver dois quads avariados, são ambos desactivados. Se tiverem 3 ou 4 quads com defeito então o chip vai para o lixo. Dizem tambem que pelo que está a sair nas primeiras remessas das wafers do NV40 a probabilidade de encontrar chips com os 4 quads funcionais é bastante baixa.

Poder desactivar pipelines que não estejam funcionais é uma excelente estratégia, porque em arquitecturas completamente novas os yields são sempre fracos.
 
acrescento: 3 quads avariados e o chip vai para as X200SE :-D
okok, tou no gozo, tou no gozo...
mas onde eh q viste essa cena dos yelds? Fonte? :001:
Deixa la ver se a nvidia tb nao começa a fazer versoes so com 12 pipes... :rolleyes:
 
ah... nao sabia :sad:
entao, parecem ter estratégias idendicas... bem, pra qd ta marcado o nv50 e o r500, mesmo?? :D

EDIT: Tive a ver no tal site (akilo nao deixa fazer hotlinks :P) e... 14000 e tal no 3dmark??? 8o
Epá, tá bem q a placa ta fixe, mas esse score eh um exagero brutal... ou anda ai mt "optimizing" (aka "marketing", aka "cheating" ), ou... dass, não kero mais saber do 3dmark... nos jogos eh q isso se ve :001:
 
Última edição:
ToTTenTranz disse:
Não vão ser feitos dois chips diferentes. Se assim o fosse, tinham nomes de código diferentes. Penso que isso já se tornou bastante óbvio...

A questão é que os chips vão ser feitos em sítios diferentes...
Só se is yelds de 16 pipes forem abaixo dos 10%. Caso contrário há toda a vantagem em ter-se os chips de 12 pipes, e que mesmo assim podem ser downgraded para 8 pipes.

Agora, não faz sentido nenhum só fazer-se chips de 16 pipes, sabendo-se à partida que para cada um desses vendem-se 10 dos de 12 pipes.
 
CrazyBomber disse:
EDIT: Tive a ver no tal site (akilo nao deixa fazer hotlinks :P) e... 14000 e tal no 3dmark??? 8o
Epá, tá bem q a placa ta fixe, mas esse score eh um exagero brutal... ou anda ai mt "optimizing" (aka "marketing", aka "cheating" ), ou... dass, não kero mais saber do 3dmark... nos jogos eh q isso se ve :001:

Acreditar no 3dmark é como acreditar no pai natal. É bom para competição, ou para ver alguns testes individuais.
A nVidia na apresentação disse que tinha sido num sistema com grande OC.

Será que a nVidia ainda se lembra do que disse do 3dmark03 às uns meses atrás? :D
Parece que não......
 
Tafinho disse:
A questão é que os chips vão ser feitos em sítios diferentes...
Só se is yelds de 16 pipes forem abaixo dos 10%. Caso contrário há toda a vantagem em ter-se os chips de 12 pipes, e que mesmo assim podem ser downgraded para 8 pipes.

Agora, não faz sentido nenhum só fazer-se chips de 16 pipes, sabendo-se à partida que para cada um desses vendem-se 10 dos de 12 pipes.



Fonte?
Isso é o contrário de tudo o que tenho visto em sites de reviews..
 
ToTTenTranz disse:
Fonte?
Isso é o contrário de tudo o que tenho visto em sites de reviews..

É normal q seja o contrário, pois muito poucas vezes rende ter em fabrico 2 chips, ou mais, diferentes.... O maior preço q se paga para fabricares qq chip q seja é no fabrico das máscaras e outras cenas q só pagas uma vez, depois os chips começãm todos a sair "ao preço da chuva"...

É do estilo, pagas um milhão de contos para preparares a produção de um chip e depois cada chip sai-te a 0,05€... isto são valores imaginados, mas o que se passa é parecido. 2 Chips seria 2 x 1 milhão :P

Portanto, há q ter estratégias para poupar, e se se poder fabricar apenas um dos chips, GREAT ;)
 
nVidia de volta ao xitanço

When I first read the reviews of the 6800 Ultra I was very impressed to see the problems which affected the NV3x being resolved, there were a few issues with IQ mentioned – such as those in Farcry however these were to be fixed in a future driver and appear to be legitimate bugs. I feel this is not the case however for the issues described above. 3Dmark as we all know is a synthetic benchmark, the purpose of which is to compare cards on a level playing field. Based on the changes in mipmap/textures on the NV40 this is not the case. It is disappointing that with such a technology lead over anything currently released that Nvidia have driver issues such as those described above.

Max Payne 2 raises a different question altogether. Its not synthetic and its really a user experience issue. When your playing away at 100+ fps I have to be honest and say that its not a noticeable change in IQ over the Radeon. You’d be hard pushed to say which image is optimised with the mipmap square. To me though, its not a matter of what I can see so much as the fact that this changing of textures is happening behind the users back. I have selected maximum quality on my £400 graphics card and I fully expect it to have Max Quality…not lesser quality than a much cheaper competitiors product.

http://www.driverheaven.net/articles/driverIQ/index.htm

Estrááááááál'a bomba e o foguete vai no ar! :D
 
Espera lá.

Uma review feita pelo DriverHeaven? Não se pode dizer q seja propriamente um site imparcial...

Primeiro está-se a falar de drivers BETA para uma placa acabada de sair (nem à venda está), segundo, os frames escohidos para comparação podem ser precisamente aqueles que mais diferenças tem e que melhor suportam estas alegações, dando mais força ao caso.

A performance noutros jogos continua a ser muito potente e não é apenas nos testados q se prova q é tudo cheating.

Isto, para mim, tem q ser tudo visto tomando um grão de sal... alías, já q estão com a mão na massa, tomem o saco todo... :-D
 
O problema é que isto n é a 1ª vez que acontece.

É bom k a Nvidia corrija isso na versão final, que tentar ganhar benchs assim n ajuda a sua imagem...
 
Nemesis11 disse:
Não quer dizer nada, é a 1ª versão dos drivers.

A unica coisa estupida foi a Futuremark ter aprovado os drivers.

É esperar pela resposta da nVidia e principalemnte da FM (se houver).

Era só para dizer que:
1- Vocês estão a dormir
2- Detesto a versão 3 do vBB porque fiz Back inadvertidamente ao browser e mesmo fazendo Forward perdi tudo o que tinha escrito! >( >( :die: :005:
No vBB 2 não tinha este problema. :sad:
 
Zealot disse:
Era só para dizer que:
1- Vocês estão a dormir
2- Detesto a versão 3 do vBB porque fiz Back inadvertidamente ao browser e mesmo fazendo Forward perdi tudo o que tinha escrito! >( >( :die: :005:
No vBB 2 não tinha este problema. :sad:

http://beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&start=60
vê o post do "zeckensack" e o link para a 3dcenter

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Veridien3 ( o gajo que fez a review na DH )
http://beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&start=120

Its a difficult one to say if it happens in everything... because the issues dont happen in all areas of the things tested. Eg. MP2.... if i'd walked out of the previous room and "played" differently whilst looking at mipmaps i'd never have seen that particular example. So although i may whip round a lap or two of NFSU and see no new issues i'm not going to say there aren't any at this time.

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DaveBaumann
http://beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&start=160

IMO much of what's displayed doesn't appear to be much beyond differences in how the texturing is handled. Lets wait to see if there is any reply from anyone else.


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O que é que isto prova?
Até agora nada. A propria grafica foi para os reviewers com mods, o VPU não funciona nos drivers, etc etc.
A unica coisa é que talvez estes drivers não deviam ter sido aprovados pela FM.
Os ultimos aprovados para as 5XXX foram os 52.16

Agora é esperar para ver se aparece mais alguma coisa.
 
deixem esta acalmar e deixem a ati lançar o seu modelo e dps, com calma comparar os dois!
n vale de nada estar com "se isto ou se aquilo"!
Pelo q sempre ouvi da nVidia eles sempre foram mto bons nas drivers(cheats a parte) por isso deixem sair os driver oficiais!

Qnt a possiveis mods? temos de esperar para ver...
 
Zealot disse:
Era só para dizer que:
1- Vocês estão a dormir

Nem por isso. É só uma questão de não gritar FOGO!! aos primeiros sinais de fumo...

Convém primeiro ler tudo até ao fim e esperar por reacções.

Se não gostei do cheating da nVidia tambem não gostarei se a ATI acusar inadvertidamente e sem provas concretas.

Já tiravas as palas dos olhos :cool: lol
 
Fica aqui uma informação importante, os Specs da non ultra:
- 375 core/350 mem
- 12 Pipes
- 128 MB DDR1 a board de referencia (devem poder fazer versões de 256)
- Bus 256 bit (quase de certeza)
- No lançamento falou-se em 300$ nos Usa, não sei se isso foi revisto

Clocks aqui

Por 300$ devemos ter uma placa que deve bater a 9800XT.
Falta ver se há alguma versão de 8 pipes, se há "mod" :D e se a Ati tem algo melhor para oferecer.
Como é bom a concurrencia.
 
Apenas 350MHz de mem? Quer disser para uma 6800nu acho pouco considerando que a 6800U são 550MHz, mais os pipes extra.

Vai haver uma boa diferença entre as duas versões em performance (suponho). Acho que ainda vai haver placas que se irão meter entre essas duas.
 
Crusher disse:
Apenas 350MHz de mem? Quer disser para uma 6800nu acho pouco considerando que a 6800U são 550MHz, mas os pipes extra.

Vai haver uma boa diferença entre as duas versões em performance (suponho).Acho que ainda vai haver placas que se irão meter entre essas duas.


DDR1..........Não se podia esperar muito mais. Há alguma placa com mais 300/325 com DDR1? Pelo menos eu não estou a ver.
E de certeza que é DDR1, pq estava no slide da apresentação.

EDIT: Ups, a 5950U tem 475 de mem ddr1.......retiro o que disse, mas o factor preço deve ser a razão para o clock mais baixo das mems.

Pelo que deu para ver da U, ela não parecia muito limitada pelas mems.
 
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