1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nvidia 270, 290 and GX2 roll out in November

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por mascarilha, 9 de Outubro de 2008. (Respostas: 26; Visualizações: 5237)

1. mascarilha

mascarilha I folded Myself

cumps

2. vso

vso Power Member

A nvidia já tinha decidido á muito tempo que ia optar pela transição, cara mas segura, de 65nm para 55nm no GT200.

Agora, quero ver como vai conseguir fazer uma GX2. Tem que fazer algumas mudanças para poupar energia, e um cooling muito eficiente, se bem que o cooler na 98GX2 está muito bem desenhado e deve dar para aplicar o conceito nesta nova tb.

3. Corpsegrinder

Corpsegrinder Banido

bem.... vou esperar para ver!

Mas reduções em processos de fabrico não significam chips verdadeiramente inovadores........

E aqui sim.. já começo a torcer o nariz à nVidia por não inovar mas reutilizar....

Última edição: 9 de Outubro de 2008
  4. reiszink

reiszink Power Member

Inovador nunca é, um shrink é um shrink, não passa disso...

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

A thread ainda agora foi aberta e já tive que limpar um ENORME OFFTOPIC de 4800x2 vs GTX 280.

O assunto é as novas 270, 290 e eventual GX2...

6. Crusher

Crusher Power Member

Eu não concordo com essa ideia que os "shrinks" não são inovadores como algumas pessoas dizem. E o que digo sobre o GT200b, digo para outro circuito integrado qualquer.

Há sempre um enorme investimento em infraestruturas, e sobretudo estamos a caminhar cada vez mais perto para o limite da tecnologia actual, pela que cada vez que os fabricantes decidem encolher um chip, deve haver sempre novos desafios para ultrapassar.

Se por acaso sair a GX2, vai ter novamente pouco tempo como "King of the Hill", à semelhança do que aconteceu com a 7950GX2 e 9800GX2.

7. cL!cK

cL!cK Power Member

ora até que enfim !
    de facto já não era sem tempo de aparecer alguém a falar em concreto das ditas cujas G2*0 55nm

epa, eu curti foi do "tom" do artigo, deu para rir um bocado..
    :lol:

veremos o que é que vai sair daqui, isto no natal vai ser uma alegria :D

8. KingjacK

KingjacK What is folding?

Concordo contigo, o shrink envolve sempre mudanças a nivel do Chip, não é só diminuir e pronto...

SE, sair a GX2 quero me rir com os consumos :o

9. gcseco

gcseco [email protected] Member

quando é que saiem estes bichos?

já em novembro???

10. KingjacK

No texto diz maio...

11. gcseco

mas o topico dis "out in november"...

afinal quando iram sair??

12. KingjacK

Pois, tens razão, eu é que vi "May" no texto e disse isso =P

13. gcseco

lol bem mas pa novembro ja é bem cedo...é para sair a mesmo tempo que os corei7...novembro em grande!!

vamos la ver como vão ser estas graficas...qual a melhor? a gx2 ou a gtx 290 que vai sair?

14. reiszink

reiszink Power Member

Claro que qualquer modificação que se faça, torna necessário um ajuste, testes, pesquisa, etc..mas se formos a analisar sempre assim, qualquer chip que seja é um produto inovador... o que não é de todo verdade, o que tem de inovador o G92b para G92? Lá por ser uma alteração ao chip "original", está longe de ser uma coisa inovadora, era nesse aspecto que me queria referir.

Inovador acho que é uma palavra "pesada" para qualificar um shrink para 55nm, mas claro está, é só a minha opinião e vale o que vale.

Última edição: 9 de Outubro de 2008
  15. KingjacK

Se tens razão, não é nenhuma inovação...

Eles que foram quase obrigado a diminuir o die size, possas o chip de uma GTX280 é maior de que um socket 775 xD

16. Corpsegrinder

Corpsegrinder Banido

A unica consequencia mais notável de um shrink é a diminuição do tamanho, que leva às situações que já se sabe: capacidade para levar mais transistores, menor consumo de energia e consequente diminuíção do aquecimento (o que leva à possibilidade de maiores clocks e daí os ligeiros - ou nao - aumentos de performance).

A novidade em si é o próprio método de fabrico do chip e não o chip em si. E isto sim, para o futuro pode trazer inovações.

17. Boobaloo

Boobaloo Power Member

Invovador vem da palavra nova, portanto um Die shrink é tudo menos inovador, agora que levanta problema e se tem que redesenhar os processos de fabrico isso sim.
    Pode-se criara novos processos para resolver estes problemas e então poder-se-ão chamar aos processos de inovadores, agora o GPU não, é o "velhinho" 260 :)

P.s. - Como diz o corpsegrinder

18. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

O problema é que o die-shrink pode lixar ainda mais os yelds dos GT200... ao início de produção das GTX280/260 de uma waffer só se aproveitava 40% dos chips... De chips já enormes a ocupar montes de espaço na waffer... O lucro ñ era mt alto, a GTX260 são cores GTX280 com "defeito"...

Acho que agora já vão nos 60%... Agora voltar a fazer um die-shrink (novo processo de fabrico) os yelds até podem piorar... :eek:

Esperemos que não e que a nVidia se mantenha "saudável" para continuar a dar novos e competitivos produtos...

19. Tenebrus

Tenebrus Power Member

Mesmo piorando, não ficam necessariamente numa posição pior. Com o die shrink também conseguem mais chips por wafer. Li algures que a GTX280/60 permite tirar 65 chips por cada wafer. Pelo que o artigo menciona de diferenças de tamanhos, com o die shrink deverão tirar uns 80 agora. Ora se 60% de 65 são 39, e 39 são 48% de 80, os yields podem baixar até aí que a Nvidia não fica pior por isso.

20. StreeTunder

StreeTunder Suspenso

Porreiro, vou meter grafica nova em dezembro, tava a pensar numa gtx 280, sendo assim passa a ser gtx 290 :)

Ja agora quando é que a ati vai lançar novas graficas? em novembro tambem?

Partilhar esta Página