DMH
1st Folding then Sex
Porreiro, vou meter grafica nova em dezembro, tava a pensar numa gtx 280, sendo assim passa a ser gtx 290
Ja agora quando é que a ati vai lançar novas graficas? em novembro tambem?
Próximo ano com o RV870
Porreiro, vou meter grafica nova em dezembro, tava a pensar numa gtx 280, sendo assim passa a ser gtx 290
Ja agora quando é que a ati vai lançar novas graficas? em novembro tambem?
Inovador nunca é, um shrink é um shrink, não passa disso...
Eu não concordo com essa ideia que os "shrinks" não são inovadores como algumas pessoas dizem. E o que digo sobre o GT200b, digo para outro circuito integrado qualquer.
Há sempre um enorme investimento em infraestruturas, e sobretudo estamos a caminhar cada vez mais perto para o limite da tecnologia actual, pela que cada vez que os fabricantes decidem encolher um chip, deve haver sempre novos desafios para ultrapassar.
Se por acaso sair a GX2, vai ter novamente pouco tempo como "King of the Hill", à semelhança do que aconteceu com a 7950GX2 e 9800GX2.
Se o shrink passa por diminuir o tamanho e optimizar o processo, sendo diferente do normal ou standard explica-me como é que achas que isso não é inovar...
Espero que seja melhor que dizer: "um shrink é um shrink"
Como é que podes dizer que apresentar um GPU antigo é inovador?
Em que é que o diminuir é inovador? Em que é que optimizar é inovador?
Se diminuires um copo de 10 cm para 1 cm estás a inovar?. Efectivamente é diferente do normal e não é standart, mas não é nenhuma inovação.
E a palavra optimizar tem tudo menos inovador, refere-se a melhorar o já existente, se já existe não é inovador.
Não estou a dizer que o que a Nvidia fez é mau, mas agora chamar inovador é que é puxar muito a corda...
Mas que raio de analogia...
O que é que um copo tem a ver com um shrink de um chip (para além de serem ambos constituídos basicamente por silício, claro) ?
Estamos a falar de velocidade, não de quantidade...
Um Core 2 de 45nm não é essencialmente um shrink de um Core 2 de 65nm (é certo que tens alguns "pozinhos" extra, mas clock-por-clock as diferenças esbatem-se na prática) ?
No entanto, apresenta grandes vantagens tais como >>aumento da velocidade de relógio<< e >>menor consumo eléctrico<<, cumprindo assim com a Lei de Moore, cuja ideia central é a de aumentar a velocidade de processamento seja por que meio for, mantendo a mesma estrutura de preços e/ou consumo eléctrico.
Como a API central para jogos de PC continua a ser o DX9/DX10, faz todo o sentido que no caso específico das GPU's os fabricantes alinhem os novos chips com o timetable da Microsoft, adiando os desenhos profundamente alterados para quando o DX11 estiver disponível.
E, por "profundamente alterados" nunca se deve entender "100% novos", pois nenhum chip é criado absolutamente de raíz sem ter uma base prévia de trabalho (ver CELL -> *****, "Larrabee" -> x86, G80 -> GT200, API's DX7 -> DX8 -> DX9 -> DX10, etc, etc).