1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Nvidia 285 GTX OC Versus Nvidia 8800 GTX num sistema antigo.

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por SuperLuis, 18 de Maio de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 3078)

1. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Decidi testar a performance de uma Geforce 285 GTX OC no meu sistema, ver meu sistema, muita gente irá dizer que a cpu limita a gráfica ao ponto de nem valer a pena mas vamos por partes:

- Seno a nova gráfica PCI-E 2.0 e sendo a minha board apenas PCI-E 1.0 fui testar a nova gráfica nos seguintes jogos:
    UT 3
    Left 4 Dead
    killing floor
    Dead space
    Dawn of war 2
    Tom.Clancys.H.A.W.X Demo

As diferenças foram simplesmente BRUTAIS! Se a 8800 GTX já era, foi, grande gráfica então esta 285 bateu aquela gráfica de forma bem visivel. Os ganhos nos fps nos jogos rondaram os 30-40 fps em média apesar de nalguns ter sido de pouco mais de 10-15 fps a mais.

No ut 3 com tudo no máximo jogava-se com uma fluidez notável ao ponto de um jogo contra a cpu parecer....fácil! No Left 4 dead com tudo no máximo também foi bem visivel a diferença: suavidade de movimentos e notava-se maior pormenores na imagem!

Testes efectuados sobre o Windows 7 RC de 64 Bits.

Conclusão: vale bem a pena apostar numa gráfica "melhor" e ao contrário daquilo que se pensa os ganhos são bem notórios. É claro que numa cpu mais potente tem-se outros ganhos ainda maiores mas a tarefa duma gráfica é acelerar os jogos portanto o objectivo foi conseguido e com resultados bem bons!

P.S. é uma mini análise mas futuramente posto mais resultados não me peçam para andar a enfiar uma e outra gráfica para comparar porque isto dá muito trabalho e de resto contou as minhas sensações. ;)

Vou meter as imagens de um teste efectuado com a nova gráfica no jogo World in conflict com o ultimo patch instalado para ele:

Settings em HIGHT:

e agora alguns aspectos curiosos: Em HIGHT os filtros estão todos a 2X ora eu meti tudo no máximo e comparei com os resultados acima: foram os mesmos resultados! A gráfica não baixa os braços com a subida dos filtros.
    O Directx 10 foi usado nos testes, a seguir mudei para directx 9 e os resultados foram praticamente iguais! Notava-se a diferença de qualidade de imagem entre as duas versões de directx sendo o 10 aquele que tem uma qualidade de imagem superior.

Com a 8800 GTX a média de fps foi de menos 8 sendo o valor mais alto de 47. Vi os resultados num ficheiro de texto gerado pelo jogo na altura em que fiz os testes.

Testes efectuados com o 3DMark 06:

A minha cpu foi esmagada por um I7, nem esperava outra coisa! ;), os numeros obtidos com um I7 foram simplesmente brutais!

Mudando para uma cpu o mais perto possível da minha:

Com a 8800 GTX obtive menos 1758 Marks.

Por curiosidade vejamos os resultados obtidos pelo mesmo AMD que o daqui:

mas desta vez "equipado" com uma 8800 ULTRA:

Podem tirar as conclusões que quiserem.... ;)

Novo teste:

Resultados:

Não me foi possível alterar a cpu de comparação e nem a gráfica porque esta versão do 3DMark não o permite! Nem me foi possível dizer qual foi o resultado da minha antiga 8800 GTX por não ter feito nenhum teste com esta versão do 3Dmark!

Última edição pelo moderador: 19 de Maio de 2009
  2. Pedro18

Pedro18 What is folding?

Sendo mini-análise ou não convém pores mais uns testes não achas? algo mais visual..
    e se vieste fazer a análise devias saber o tipo de padrões que há aqui na zwame.

Vá, arranja lá isso :D

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Vais ter ganhos? É claro que sim, mal seria...

Agora os ganhos são bons? nem por isso. Esses apenas 15 fps a mais dizem tudo. Uma GTX 285 é bem mais poderosa que uma 8800 GTX.

Eu pessoalmente preferia investir primeiro num melhor sistema base e mantinha a 8800 GTX ;)

Vai ver a review da ASUS M4A79T e para ver os ganhos brutais que tive em 3D só com um simples overclock do CPU, para ver como limitava a gráfica...

4. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Bem.... Sendo a minha primeira análise tenho desculpa: Sou novata! :D mas vou ver as coisas como deve ser e brevemente posto aqui os resultados.

Sim já tinha visto o teu tópico em questão. Mas infelizmente uns problemas com a 8800 GTX obrigaram-me a ir para outra gráfica. Mas vamos por partes: Depois mudo o resto. Grão a grão a galinha enche o papo. :)

Última edição: 18 de Maio de 2009
  5. Pedro18

Pedro18 What is folding?

Sendo assim..

Mas comparando duas gráficas deves sempre pôr os testes com a tua que tens e depois fazer exactamnete os mesmos testes com a outra gráfica, podes também fazer OC ao cpu para acompanhar a gráfica em questão, ou para tentar pelo menos. :D

6. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Eu já realizei testes com OC à cpu até aos 20 por cento mas os resultados foram praticamente quase insignificantes! Digo apenas que na maioria dos jogos, quase todos, testados os fps nunca iam abaixo dos 30 enquanto na 8800 GTX baixavam. Isso dependendo do uso dos filtros gráficos.

7. rav3n

rav3n Power Member

em principio quanto mais detalhe/resolução menos sentes limitação do cpu

8. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Uso sempre a resolução máxima permitida pelo meu TFT: 1680X1050 e tenho na maior parte dos jogos os filtros no máximo. Já experimentei vários níveis de OC À cpu, a partir de um certo ponto tive de ajustar o Vcore, mas os fps não subiram quase nada de jeito o que até vem mostrar que afinal os jogos que eu jogo não estão a puxar muito pela cpu.

9. ohnigres

ohnigres Power Member

impecavel era, um teste numa "bed" E8xxx, DDR2, PCI-X 1.0, 8800GTX etc. em WindowsXP com uma "bed" i9xx, DDR3, PCI-X2.0, GTX2xx em Windows Seven!

E ai sim comparar resultados!

abraço

10. Pedro18

Pedro18 What is folding?

e como é que tu com sistemas completamente diferentes e um novo pelos vistos (i9xx), comparas resultasdos?

vão ter performances diferentes, quando se testa uma gráfica usa-se o mesmo sistema para haver sempre uma base idêntica de comparação, exceptuando a gráfica ou o componente que se queira comparar claro.

11. erdnagama

erdnagama Power Member

Naturalmente, se o objectivo é compara determinados componentes há que manter tudo o resto constante e os ditos componentes as únicas variáveis!

Isto tudo sem causar nenhum bottleneck no sistema, porque deturparia os resultados.

Na análise em questão o objectivo é diferente. À partida sabe-se que vai haver um bottleneck, e quer-se saber quanto. Acho interessante até.

Cumpz

12. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Como disse acima os problemas na 8800 GTX levaram-me a ter de optar por outra gráfica. Mas atenção que não paguei o preço "normal" dela na venda ao público: Paguei apenas 150 € :D
    Isso porque eu trabalho numa loja de informática e naturalmente consigo outros preços.

Pelo preço que paguei e pelo potencial que esta 285 mostra ter no meu sistema em relação à 8800 GTX valeu bem a pena. Não posso fazer testes a partir da 8800 GTX porque ela tem problemas e por isso de nada valia a pena. Mas eu noto, e bem, a diferença entre as duas gráficas e na altura em que comprei a 8800 GTX era o topo da gama e podia-se até dizer que o meu sistema não era o mais adequado para ela mas a grande verdade é que o Boost nos jogos foi simplesmente brutal!

13. Boas, o tópico que abriu está longe de ser uma análise, se pretende fazer-lo, agradeço que mostre um comparativo entre as duas gráficas, com imagens e resultados, caso contrário o seu tópico será movido.
    Cumprimentos
    [email protected]

14. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Esses 3D Mark provam que essa 285 está muito capada e nem é tanto pelo PCI-E, deve ser pelo CPU, no meu sistema a minha GTX260 192 cores tem melhores resultados e está numa board PCI-E 1.1.

Se querias concluir algo dos teus testes, acho que a conclusão é um upgrade pelo menos ao CPU, e também memória e board.

PS- por 150€ foi uma compra fantástica...

15. rav3n

rav3n Power Member

true
    no 2k6 com um opteron [email protected], [email protected] CL2.5 e uma zotac 8800GT fazia pelo menos mais uns 1500 marks

16. SuperLuis

SuperLuis Power Member

É preciso ver que a cpu já tem pouco mais de 3-4 anos e mesmo assim ainda consegue dar cartas mas é lógico que um I7 consegue dar um rendimento muito superior, mesmo um Quad core já ia lá.
    Apenas quis comparar o desempenho desta gráfica em relação à anterior neste sistema.

Upgrade ao resto só daqui a uns 6 meses. ;) Já realçizei os seguintes upgrades: Gráfica e discos, no caso dos discos foi dois de maior capacidade iguais para raid 0.

Última edição: 19 de Maio de 2009

Partilhar esta Página