NVIDIA Accuses Intel of Anti-Competitive Pricing for Atom Processor

Boing

Banido
Intel was recently awarded a fine of over a billion Euros by the EU for anti-competitive malpractices in the EU. Speaking at Reuters Technology Summit, NVIDIA CEO Jen-Hsun Huang accused Intel of anti-competitive pricing for the Intel Atom processor, although made it clear that NVIDIA won't be pressing charges any time soon.

According to NVIDIA, Intel sells an Atom processor typically for US $45 a piece, while in a bundle with Intel's own chipset consisting of an i945-class northbridge and ICH7-class southbridge for just $25, that's $25 for the processor and Intel chipset. This is driving away motherboard manufacturers from opting for Intel Atom paired with NVIDIA's single-package Ion chipset, which NVIDIA claims, (and reviews have shown,) to offer superior performance and features at almost half the board footprint. "That seems pretty unfair," Huang said. "We ought to be able to compete and serve that market."

Intel was quick to dismiss Huang's accusation. "We compete fairly. We do not force bundles on any computer makers and customers can purchase Atom individually or as part of the bundle," said Bill Calder, a spokesperson for Intel. "If you want to purchase the chip set, obviously there is better pricing." NVIDIA made it clear it doesn't have any immediate plans to lock onto Intel in (yet) another anti-competition case. "I hope it doesn't come down to that," Huang said. "We have to do whatever we have to do when the time comes. We really hope this company [Intel] will compete on a fair basis," he added.

Fonte: http://www.techpowerup.com/94704/NV...i-Competitive_Pricing_for_Atom_Processor.html
 
Dentro de alguns minutos alguém virá aqui dizer (tal como na outra thread da multa) que são as "leis de mercado" e que só compra quem quer, etc etc etc.

Mais uma vez acho que a NVIDIA devia mesmo avançar com o processo.
 
A justificação da Intel está excelente:

"If you want to purchase the chip set, obviously there is better pricing."

Priceless! :D
 
É no que dão os monopólios, a tentação de querer controlar cada vez mais o mercado é demasiado forte. A Intel tenta consecutivamente arrumar toda e qualquer concorrência que lhe apareça no caminho (arrumar com jogadas de bastidores, claro está).

Arrumaram a AMD, arrumaram o OLPC e estão a arrumar o ION da Nvidia. Viva ao monopolismo descontrolado :-)
 
Corrijam-me se estiver errado porque não acompanho estas guerras muito de perto, mas ... não foi a Nvidia também a rainha da anti-competitividade? Sempre com esquemas malucos para entalar a concorrência.... não me parece que tenham grande moral. Mas lá está... só compra quem quer. Obviamente que a intel não lhes ia dar a papinha toda.
 
e que tal comprarem o bundle pelos 25$ e aproveitarem só o cpu e lixo com o resto?

sim, podia-se des-soldar (esta palavra existe?) da board o CPU :002:

a parte do lixo com o resto parece-me bem!


é uma pena que assim seja. para quem sabe deste tipo de coisas só tem uma forma de não pactuar... é comprar o produto da concorrência.
 
Não.

Como explicas a existência de um carradões de boards mini-ITX aton + 945 de outros fabricantes? andam a comprar as boards intel e a arrancar os 3 chips? :p

A Intel vende o blunde dos 3 chips sozinhos.

O bundle de 25$? Quase de certeza que está soldado.
Esses bundles podem existir em paralelo, uma coisa não invalida a outra. Simplesmente vai a preços diferentes.

Uma versão soldada na board:
http://www.legitreviews.com/article/757/2/

99% dos netbooks usam estas versões embebed. Muito mais baratas e permite um melhor low-profile.
A questão não é a existência de poucas versões. A questão é o preço.

A versão que indicas do bundle todo separado pode e deve existir sim, mas não aos 25$ de certeza pq senao a Nvidia comprava o budle e usava outra board. A questão é que o bundle de 25$ tem que ter o CPU soldado para cortar custos e impedir essas trocas.
 
Última edição:
A versão que indicas do bundle todo separado pode e deve existir sim, mas não aos 25$ de certeza pq senao a Nvidia comprava o budle e usava outra board. A questão é que o bundle de 25$ tem que ter o CPU soldado para cortar custos e impedir essas trocas.

Claro que tem de estar soldado, senão compravam o bundle, e até revendiam a board com o chipset ( o que mesmo assim não deixava de ser ridículo).
 
O bundle de 25$? Quase de certeza que está soldado.
Esses bundles podem existir em paralelo, uma coisa não invalida a outra. Simplesmente vai a preços diferentes.

Uma versão soldada na board:
http://www.legitreviews.com/article/757/2/

99% dos netbooks usam estas versões embebed. Muito mais baratas e permite um melhor low-profile.
A questão não é a existência de poucas versões. A questão é o preço.

A versão que indicas do bundle todo separado pode e deve existir sim, mas não aos 25$ de certeza pq senao a Nvidia comprava o budle e usava outra board. A questão é que o bundle de 25$ tem que ter o CPU soldado para cortar custos e impedir essas trocas.


Olha só para o que estás a dizer, então agora cada netbook usa a mesma board da intel com essas saídas enormes?

Como é óbvio, cada fabricante compra os 3 chips no seu conjunto pelos tais 25$, fazem o projecto do PCB para implementar as suas soluções e juntam tudo, isto sejam as boards mini itx, micro atx ou as boards dos netbooks.

Isto não acontece só com o ATOM, acontece com todos os chipsets, a intel tem as suas próprias boards e em paralelo vende os chipsets a outros fabricantes para que estes implementem as suas soluções.


Quanto aos preços, é o que disse o jfkpt, é o mercado.
Embora também ache errado esta politica, a verdade é que desde que a Intel não venda o produto abaixo do custo de produção, não comete nenhuma ilegalidade.
 
Claro que a Intel não vende chips presos a PCB's para nettops e netbooks prontos a vender, isso seria ridículo. ;)
Cada fabricante desenha PCB's e chassis de acordo com o Socket 441 e referência Intel para a Northbridge e Southbridge (além de diversos chips auxiliares, como a regulação de energia, Ethernet, audio, etc), e depois soldam a CPU Atom e o chipset nos locais respectivos.
A única diferença é que esta família de CPU's, ao contrário dos Core 2 e Core i7, não tem uma versão "serviceable" do socket, ou seja, não dá para trocar o chip mantendo a motherboard, pois o conjunto é soldado permanentemente na fábrica.

Quanto aos preços, é o que disse o jfkpt, é o mercado.
Embora também ache errado esta politica, a verdade é que desde que a Intel não venda o produto abaixo do custo de produção, não comete nenhuma ilegalidade.

Temos ideias muito diferentes do "dumping", então...
A Intel já tem uma posição dominante, pelo que estas práticas só se podem destinar a conter e esmagar a competição por completo, aproveitando a dependência que o mercado tem dos seus produtos.
Não o faz para ter lucro, mas sim para impedir que outros tenham. Isso é um quasi-monopólio, e lesa seriamente os consumidores pois os produtos acabam por se tornar mais caros após a eliminação da concorrência.
 
Última edição:
Tu tens um produto "unico" no merdado (atom) e tens outro que preferencialmente vendes com ele porque sozinho é inutil (o 945gc). É óbvio que metes o pack a um preço atractivo para tentar vender o conjunto (e aí ou encareces o protudo que estás a vender sozinho ou baixas o preço do pack). Como o 945gc é uma porcaria e está completamente ultrapassado a intel só o pode vender desta forma.. Se o vendessem separado a um preço justo acho que ninguém lhe pegava.

Mas isto também é um bocado conversa, se a empresa fosse outra não havia anto alarido.. Na review que o DJ_PAPA deixou falam em 29$ para os atom 230. Para deduzir barabaridades (como a intel vender cpu's e chipset's assemblados num pcb) as reviews servem, para ler um preço explicito parece que já não.
 
Tu tens um produto "unico" no merdado (atom) e tens outro que preferencialmente vendes com ele porque sozinho é inutil (o 945gc). É óbvio que metes o pack a um preço atractivo para tentar vender o conjunto (e aí ou encareces o protudo que estás a vender sozinho ou baixas o preço do pack). Como o 945gc é uma porcaria e está completamente ultrapassado a intel só o pode vender desta forma.. Se o vendessem separado a um preço justo acho que ninguém lhe pegava.

Mas isto também é um bocado conversa, se a empresa fosse outra não havia anto alarido.. Na review que o DJ_PAPA deixou falam em 29$ para os atom 230. Para deduzir barabaridades (como a intel vender cpu's e chipset's assemblados num pcb) as reviews servem, para ler um preço explicito parece que já não.

O 945GC é "inútil" ?
Que eu saiba não faltam chipsets 945P/PL/G/GSE/GC no mercado, em motherboards para Pentium 4/D e Core 2 Duo e derivados, desde 2005... Porque é que a Intel está dependente do Atom para se livrar do chipset "Lakeport" ?
Há muitas maneiras de esfolar um gato, e a Intel podia perfeitamente utilizar chipsets mais recentes com o Atom (mesmo depois de lançar o Atom "Pineview", pois continua a ter um link DMI para a southbridge) como os 965GM, G35 ou G45.
Mas não, os steppings mais recentes do 945GSE têm data de fabrico já de 2009, indicando que isto não se trata de um problema de excesso de stocks antigos do mesmo, mas sim de inércia evolutiva e tecnológica da Intel, em face da ausência de competição no segmento/pressão sobre os concorrentes hipotéticos.
 
Se a intel tivesse uma alternativa ao 945gc para este mercado que pudesse competir com o chipset da nvidia (em performance/preço - e por performance falo das portas que um chipset minimamente capaz em termos gráficos abre) usava-o e deixava os 945gc para as tais motherboards para pentium 4/D e C2D que tu tanto gostas (que para pouco mais servem para enfeitar prateleiras para meia dúzia de utilizadores low cost, porque os poucos que os grandes fabricantes ainda vendem não foram comprados agora de certeza).

E outra coisa, não queiras meter nos meus dedos palavras que não escrevi. Se queres opinar sobre se "a Intel está dependente do Atom para se livrar do chipset Lakeport" fá-lo sozinho, não precisas de usar o que digo como pretexto. Só disse, implicitamente, que neste momento é onde o chipset está a vender mais (e na minha opinião quase exclusivamente), o que é um facto.
 
Última edição:
Se a intel tivesse uma alternativa ao 945gc para este mercado que pudesse competir com o chipset da nvidia (em performance/preço - e por performance falo das portas que um chipset minimamente capaz em termos gráficos abre) usava-o e deixava os 945gc para as tais motherboards para pentium 4/D e C2D que tu tanto gostas (que para pouco mais servem para enfeitar prateleiras para meia dúzia de utilizadores low cost, porque os poucos que os grandes fabricantes ainda vendem não foram comprados agora de certeza).

E tem. O G45/X4500HD é 100% compatível com o Atom, e tem pelo menos suporte para decode H.264@1080p e ainda DX10, com um consumo eléctrico muito mais baixo, mais features RAID, etc.
Se não o quisesse usar por ser relativamente recente, ainda teria os já mencionados G965/X3100 e G35, ambos muito melhores do que o GMA950 do 945GC/GSE, pois possuem uma unidade vertex shader DX9 por hardware, em vez de ser implementada por emulação de software na CPU x86.

E outra coisa, não queiras meter nos meus dedos palavras que não escrevi. Se queres opinar sobre se "a Intel está dependente do Atom para se livrar do chipset Lakeport" fá-lo sozinho, não precisas de usar o que digo como pretexto. Só disse, implicitamente, que neste momento é onde o chipset está a vender mais (e na minha opinião quase exclusivamente), o que é um facto.

Tens provas do que dizes, ou saiu-te sem querer ?
Onde está a prova/fonte de que a Intel depende do Atom para vender o chipset Lakeport, quando acabei de te dizer que eles continuam a fabricá-los quando já não havia necessidade e que só o fazem porque não há concorrentes no segmento que os obriguem a alterar profundamente a plataforma (e nem o futuro Atom "Pineview" deverá evoluir assim tanto no que a capacidades gráficas diz respeito, apesar de ter a GPU on-die junto do core x86).

Ah, e eu não "meto palavras nos dedos de ninguém", isso é uma impossibilidade física, além de não fazer sentido.
Quanto ao quote, foi retirado directamente do teu post, com os erros ortográficos originais e tudo...
 
Por muito pouca moral que a nvidia possa ter para se queixar de actuações monopolistas, a verdade é que tem toda a legitimidade para acusar a Intel de o fazer contra o Ion.

Parece-me que ainda só não o fizeram precisamente porque querem ter a certeza que depois não levam porrada da AMD por a nvidia feito dumping no passado. Telhados de vidro é tramado.
Além disso, se chateiam muito a Intel ainda deixam de ter o mercado de motherboards Intel, e isso ainda vai dando o pão a muitas famílias verdinhas.

Mas espero bem que um processo litigioso vá para a frente, como o Blastarr já mostrou e bem, o chipset dos Atoms está mais que obsoleto!
E o Ion até parece ser um produto bem porreiro!
 
E tem. O G45/X4500HD é 100% compatível com o Atom, e tem pelo menos suporte para decode H.264@1080p e ainda DX10, com um consumo eléctrico muito mais baixo, mais features RAID, etc.
Se não o quisesse usar por ser relativamente recente, ainda teria os já mencionados G965/X3100 e G35, ambos muito melhores do que o GMA950 do 945GC/GSE, pois possuem uma unidade vertex shader DX9 por hardware, em vez de ser implementada por emulação de software na CPU x86.
E a parte do performance/preço? Não se trata de ser compatível ou não, trata-se de ser viável. Mas pelo os anos que tenho de fórum sei perfeitamente que isso para ti é uma coisa incompreensível, fica por aqui a minha intervenção na discussão.

Tens provas do que dizes, ou saiu-te sem querer ?
Onde está a prova/fonte de que a Intel depende do Atom para vender o chipset Lakeport, quando acabei de te dizer que eles continuam a fabricá-los quando já não havia necessidade e que só o fazem porque não há concorrentes no segmento que os obriguem a alterar profundamente a plataforma (e nem o futuro Atom "Pineview" deverá evoluir assim tanto no que a capacidades gráficas diz respeito, apesar de ter a GPU on-die junto do core x86).

Quem falou em depender foste tu, não fui eu. Por ser a maior fatia de mercado não quer dizer que dependa.. O chipset é bastante antigo, todo o investimento nele que houvesse para pagar já está pago. Desde que cubra os custos de produção, é lucro.
Mas contacta 1 ou 2 distribuidores de grandes marcas e pergunta se estão a vender mais eeepc's e eeepc's alike ou se estão a vender mais MB com 945gc. E pergunta à HP quantos pc's (desktop ou laptop) está a vender com o chipset.. Se calhar vais ter uma surpresa.

Eu estou a constatar o que é óbvio para todo o fórum à excepção de ti. Portanto desencanta lá o teu link que tem as percentagens actuais de venda do 945gc se quiseres.. Mas lembra-te, as actuais. Porque estamos a falar do preço do chipset agora e da sua posição no mercado agora.

Ah, e eu não "meto palavras nos dedos de ninguém", isso é uma impossibilidade física, além de não fazer sentido.
Quanto ao quote, foi retirado directamente do teu post, com os erros ortográficos originais e tudo...

Desculpa lá mas agora fizeste-me lembrar os meus colegas de escola com essas piadinhas infantis. Percebes-te perfeitamente o que quis dizer, mas se dissesse que tinhas metido as palavras na minha boca tu dizias que isto é um fórum e eu não falei, quanto muito escrevi ou qualquer outra coisa do género.
Deixa lá as gracinhas e as discussões paralelas que tanto que caracterizam e cinge-te ao assunto do tópico.
 
Back
Topo