1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

NVIDIA Accuses Intel of Anti-Competitive Pricing for Atom Processor

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Boing, 19 de Maio de 2009. (Respostas: 72; Visualizações: 7016)

  1. Boing

    Boing Banido

    Fonte: http://www.techpowerup.com/94704/NV...i-Competitive_Pricing_for_Atom_Processor.html
     
  2. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Se isso for verdade, está explicado o preço "absurdo" que está a vir a plataforma ION.
     
  3. UnknownName

    UnknownName 1st Folding then Sex

    enfim o costume
     
  4. jfkpt

    jfkpt Power Member

    Dentro de alguns minutos alguém virá aqui dizer (tal como na outra thread da multa) que são as "leis de mercado" e que só compra quem quer, etc etc etc.

    Mais uma vez acho que a NVIDIA devia mesmo avançar com o processo.
     
  5. AFPT

    AFPT Power Member

    e que tal comprarem o bundle pelos 25$ e aproveitarem só o cpu e lixo com o resto?
     
  6. pesta

    pesta Power Member

    A justificação da Intel está excelente:

    "If you want to purchase the chip set, obviously there is better pricing."

    Priceless! :D
     
  7. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    O CPU está soldado na board.
     
  8. ruimoura

    ruimoura Power Member

    É no que dão os monopólios, a tentação de querer controlar cada vez mais o mercado é demasiado forte. A Intel tenta consecutivamente arrumar toda e qualquer concorrência que lhe apareça no caminho (arrumar com jogadas de bastidores, claro está).

    Arrumaram a AMD, arrumaram o OLPC e estão a arrumar o ION da Nvidia. Viva ao monopolismo descontrolado :-)
     
  9. Midtown

    Midtown Power Member

    Corrijam-me se estiver errado porque não acompanho estas guerras muito de perto, mas ... não foi a Nvidia também a rainha da anti-competitividade? Sempre com esquemas malucos para entalar a concorrência.... não me parece que tenham grande moral. Mas lá está... só compra quem quer. Obviamente que a intel não lhes ia dar a papinha toda.
     
  10. c03lh0

    c03lh0 Power Member

    sim, podia-se des-soldar (esta palavra existe?) da board o CPU :002:

    a parte do lixo com o resto parece-me bem!


    é uma pena que assim seja. para quem sabe deste tipo de coisas só tem uma forma de não pactuar... é comprar o produto da concorrência.
     
  11. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Não.

    Como explicas a existência de um carradões de boards mini-ITX aton + 945 de outros fabricantes? andam a comprar as boards intel e a arrancar os 3 chips? :p

    A Intel vende o blunde dos 3 chips sozinhos.
     
  12. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    O bundle de 25$? Quase de certeza que está soldado.
    Esses bundles podem existir em paralelo, uma coisa não invalida a outra. Simplesmente vai a preços diferentes.

    Uma versão soldada na board:
    http://www.legitreviews.com/article/757/2/

    99% dos netbooks usam estas versões embebed. Muito mais baratas e permite um melhor low-profile.
    A questão não é a existência de poucas versões. A questão é o preço.

    A versão que indicas do bundle todo separado pode e deve existir sim, mas não aos 25$ de certeza pq senao a Nvidia comprava o budle e usava outra board. A questão é que o bundle de 25$ tem que ter o CPU soldado para cortar custos e impedir essas trocas.
     
    Última edição: 20 de Maio de 2009
  13. jfkpt

    jfkpt Power Member

    Claro que tem de estar soldado, senão compravam o bundle, e até revendiam a board com o chipset ( o que mesmo assim não deixava de ser ridículo).
     
  14. FastBoy

    FastBoy Power Member


    Olha só para o que estás a dizer, então agora cada netbook usa a mesma board da intel com essas saídas enormes?

    Como é óbvio, cada fabricante compra os 3 chips no seu conjunto pelos tais 25$, fazem o projecto do PCB para implementar as suas soluções e juntam tudo, isto sejam as boards mini itx, micro atx ou as boards dos netbooks.

    Isto não acontece só com o ATOM, acontece com todos os chipsets, a intel tem as suas próprias boards e em paralelo vende os chipsets a outros fabricantes para que estes implementem as suas soluções.


    Quanto aos preços, é o que disse o jfkpt, é o mercado.
    Embora também ache errado esta politica, a verdade é que desde que a Intel não venda o produto abaixo do custo de produção, não comete nenhuma ilegalidade.
     
  15. blastarr

    blastarr Power Member

    Claro que a Intel não vende chips presos a PCB's para nettops e netbooks prontos a vender, isso seria ridículo. ;)
    Cada fabricante desenha PCB's e chassis de acordo com o Socket 441 e referência Intel para a Northbridge e Southbridge (além de diversos chips auxiliares, como a regulação de energia, Ethernet, audio, etc), e depois soldam a CPU Atom e o chipset nos locais respectivos.
    A única diferença é que esta família de CPU's, ao contrário dos Core 2 e Core i7, não tem uma versão "serviceable" do socket, ou seja, não dá para trocar o chip mantendo a motherboard, pois o conjunto é soldado permanentemente na fábrica.

    Temos ideias muito diferentes do "dumping", então...
    A Intel já tem uma posição dominante, pelo que estas práticas só se podem destinar a conter e esmagar a competição por completo, aproveitando a dependência que o mercado tem dos seus produtos.
    Não o faz para ter lucro, mas sim para impedir que outros tenham. Isso é um quasi-monopólio, e lesa seriamente os consumidores pois os produtos acabam por se tornar mais caros após a eliminação da concorrência.
     
    Última edição: 22 de Maio de 2009
  16. Bad_Cop

    Bad_Cop Power Member

    Tu tens um produto "unico" no merdado (atom) e tens outro que preferencialmente vendes com ele porque sozinho é inutil (o 945gc). É óbvio que metes o pack a um preço atractivo para tentar vender o conjunto (e aí ou encareces o protudo que estás a vender sozinho ou baixas o preço do pack). Como o 945gc é uma porcaria e está completamente ultrapassado a intel só o pode vender desta forma.. Se o vendessem separado a um preço justo acho que ninguém lhe pegava.

    Mas isto também é um bocado conversa, se a empresa fosse outra não havia anto alarido.. Na review que o DJ_PAPA deixou falam em 29$ para os atom 230. Para deduzir barabaridades (como a intel vender cpu's e chipset's assemblados num pcb) as reviews servem, para ler um preço explicito parece que já não.
     
  17. blastarr

    blastarr Power Member

    O 945GC é "inútil" ?
    Que eu saiba não faltam chipsets 945P/PL/G/GSE/GC no mercado, em motherboards para Pentium 4/D e Core 2 Duo e derivados, desde 2005... Porque é que a Intel está dependente do Atom para se livrar do chipset "Lakeport" ?
    Há muitas maneiras de esfolar um gato, e a Intel podia perfeitamente utilizar chipsets mais recentes com o Atom (mesmo depois de lançar o Atom "Pineview", pois continua a ter um link DMI para a southbridge) como os 965GM, G35 ou G45.
    Mas não, os steppings mais recentes do 945GSE têm data de fabrico já de 2009, indicando que isto não se trata de um problema de excesso de stocks antigos do mesmo, mas sim de inércia evolutiva e tecnológica da Intel, em face da ausência de competição no segmento/pressão sobre os concorrentes hipotéticos.
     
  18. Bad_Cop

    Bad_Cop Power Member

    Se a intel tivesse uma alternativa ao 945gc para este mercado que pudesse competir com o chipset da nvidia (em performance/preço - e por performance falo das portas que um chipset minimamente capaz em termos gráficos abre) usava-o e deixava os 945gc para as tais motherboards para pentium 4/D e C2D que tu tanto gostas (que para pouco mais servem para enfeitar prateleiras para meia dúzia de utilizadores low cost, porque os poucos que os grandes fabricantes ainda vendem não foram comprados agora de certeza).

    E outra coisa, não queiras meter nos meus dedos palavras que não escrevi. Se queres opinar sobre se "a Intel está dependente do Atom para se livrar do chipset Lakeport" fá-lo sozinho, não precisas de usar o que digo como pretexto. Só disse, implicitamente, que neste momento é onde o chipset está a vender mais (e na minha opinião quase exclusivamente), o que é um facto.
     
    Última edição: 23 de Maio de 2009
  19. blastarr

    blastarr Power Member

    E tem. O G45/X4500HD é 100% compatível com o Atom, e tem pelo menos suporte para decode [email protected] e ainda DX10, com um consumo eléctrico muito mais baixo, mais features RAID, etc.
    Se não o quisesse usar por ser relativamente recente, ainda teria os já mencionados G965/X3100 e G35, ambos muito melhores do que o GMA950 do 945GC/GSE, pois possuem uma unidade vertex shader DX9 por hardware, em vez de ser implementada por emulação de software na CPU x86.

    Tens provas do que dizes, ou saiu-te sem querer ?
    Onde está a prova/fonte de que a Intel depende do Atom para vender o chipset Lakeport, quando acabei de te dizer que eles continuam a fabricá-los quando já não havia necessidade e que só o fazem porque não há concorrentes no segmento que os obriguem a alterar profundamente a plataforma (e nem o futuro Atom "Pineview" deverá evoluir assim tanto no que a capacidades gráficas diz respeito, apesar de ter a GPU on-die junto do core x86).

    Ah, e eu não "meto palavras nos dedos de ninguém", isso é uma impossibilidade física, além de não fazer sentido.
    Quanto ao quote, foi retirado directamente do teu post, com os erros ortográficos originais e tudo...
     
  20. Zealot

    Zealot I quit My Job for Folding

    Por muito pouca moral que a nvidia possa ter para se queixar de actuações monopolistas, a verdade é que tem toda a legitimidade para acusar a Intel de o fazer contra o Ion.

    Parece-me que ainda só não o fizeram precisamente porque querem ter a certeza que depois não levam porrada da AMD por a nvidia feito dumping no passado. Telhados de vidro é tramado.
    Além disso, se chateiam muito a Intel ainda deixam de ter o mercado de motherboards Intel, e isso ainda vai dando o pão a muitas famílias verdinhas.

    Mas espero bem que um processo litigioso vá para a frente, como o Blastarr já mostrou e bem, o chipset dos Atoms está mais que obsoleto!
    E o Ion até parece ser um produto bem porreiro!
     

Partilhar esta Página