NVIDIA Accuses Intel of Anti-Competitive Pricing for Atom Processor

Vou so comentar para alguns que achao que a Intel tem todo direito em mexer os preços, vou so tentar explicarvos o porque.

Este processo criado pela Nvidia contra a Intel, normalmente surge em muitos dos nossos mercados (em cada pais) pois na maior parte é ilegal. Taticas deste tipo, onde empresas têm o monopolio, são geralmente com o objectivo destruir a concorrencia e conquista de mercado. Uma vez que é ilegal estes actos, pode haver um caso judicial e as empresas aproveitam-se disso para sobreviverem.
Podemos dizer que é uma tatica utilisada pela Nvidia para ganhar com a indeminização e atrasar a conquista de mercado por parte da intel (quando muitos sabemos que é inevitavel, a Intel possui melhor tecnologia de processadores deste tipo). Claro que a nosso ver isto não tem mal nenhum, como consumidores até agradecemos que os preços baixem.
Mas sinceramente eu aprovo este tipo de lei (conhecido como lei anti trust), pois muitas empresas não têm força suficiente para competir com outras, e devido a este tipo de jogo são capazes de ir á bancarrota muito facilmente e perder a corrida. Acontece tambem que se este tipo de lei não existisse dificultava a criação de novas empresas em muitos paises. E isto é o menos grave, o pior é que com o monopolio 1 empresa define o preço para uma nação inteira. Mesmo que fosse legal num país e fosse aplicado uma lei para existir um preço limite máximo, a empresa automaticamente diminuiria a produção para poder obter a mesma margem de lucro (normalmente tem este comportamento) o qual atrasaria a evolução tecnologica,economica e social (acabaria por afectar) num país.
Para salvar muitas complicações, foi então criado oportunidade para todos. E tendo muitas empresas a competir pelo mesmo torna-se um mercado mais justo, e acaba por baixar os preços tambem. A corrida AMD vs. Intel que existe agora , a AMD possui prai 20-25% do mercado mundial , mantêm preços economicos, fornecem uma qualidade porreira que muitos aderem , e nós consumidores muito satisfeitos ficamos ! Apesar de preferirmos uma Intel Core i7 mas como fica caro, um topo de gama AMD vai dar perto do mesmo na utilisação eficiente do Dinheiro sobre a Qualidade :P

O que eu gostava de ver era a IBM a concorrer novamente no mercado de processadores . Aí tenho a certesa que era Intel a descer, AMD a descer para nao perderem clientes. E assim funciona o mercado .

Ainda me lembro em 1998 quando existia as primeiras placas graficas 3D, Voodoo ; Maxtor ; nvidia; entre outras marcas, tinhamos prai uns 10-20 modelos diferentes que eram todos porreiros. Em termos de preços para a epoca era na minha opiniao barato. Lembro me em hong Kong comprar uma Voodoo 2 por 1200 Hong Kong Dollars (Na altura 120 € ) . E tambem a existencia de diversos processadores e diferentes motherboards. Era um mercado mais engraçado pois havia mais novidades.

Como sabem a intel ja tem o core i5 pronto para lançamento, eles aguardam a resposta da AMD ao core i7 para lançarem. (isto cria atrasos tecnologicos pois nao existe aquela corrida como existia antes, a novidade na frente e sempre a vender)

hehe abraço :p
 
Podemos dizer que é uma tatica utilisada pela Nvidia para ganhar com a indeminização e atrasar a conquista de mercado por parte da intel (quando muitos sabemos que é inevitavel, a Intel possui melhor tecnologia de processadores deste tipo).

Mas a NVidia não quer o mercado de processadores da Intel, pois ela até usa os processadores da Intel.
O problema aqui é com os chipsets, onde a NVidia parece ter a melhor tecnologia, e a Intel está a fazer coisas absurdas com vender o chipset+processador mais barato do que o processador sozinho, para impedir que a NVidia ganhe mercado.
 
Este processo criado pela Nvidia contra a Intel, normalmente surge em muitos dos nossos mercados (em cada pais) pois na maior parte é ilegal.
Desculpa lá, mas em que é que te baseias para dizer que é ilegal?

Há uma serie de situações que poderiam ser ilegais e é até possível que esta situação em particular seja ilegal.
Neste caso em particular poderá existir uma ilegalidade se o conjunto do chipset + ATOM estiver a ser vendido abaixo do custo de fabrico o que não me parece que esteja a acontecer ou se existirem pressões nos clientes para não comprarem produtos concorrentes.


Por isso esta atitude da nvidia já atingiu o seu único objectivo, denegrir a imagem da intel.
Muita gente lê a noticia põe umas palas nos olhos e a vê como verdade absoluta, não é, é apenas a tentativa de fazer publicidade negativa e pela maioria dos comentários foi bem sucedida.


Como já disse, este tipo de práticas agressivas não me agradam mas no entanto nada tem de ilegais por isso não misturem as coisas.


A intel tem todo o direito de praticar os preços que bem entende, se o custo de produção do chipset for por exemplo 10 dólares, atom 10 dólares, se eles venderem o atom por 20 dólares e o conjunto por 25, pode dizer-se que estão a vender o chipset abaixo do preço de fabrico mas não estão a vender o conjunto abaixo do preço de fabrico, o que torna a pratica legal.


cump.
 
Desculpa lá, mas em que é que te baseias para dizer que é ilegal?
O problema é que as praticas anti-concorrência não se limitam ao dumping, e aparentemente é a unica pratica que está claramente regulamentada.

As outras questões de concorrência parece que são um pouco "levanta o dedo e vê para que lado o vento sopra". Há que tornar as questões da concorrência mais transparentes em termos legais, e legislar exactamente o que pode ou não fazer uma empresa com domínio de mercado.
 
Por isso esta atitude da nvidia já atingiu o seu único objectivo, denegrir a imagem da intel.
Muita gente lê a noticia põe umas palas nos olhos e a vê como verdade absoluta, não é, é apenas a tentativa de fazer publicidade negativa e pela maioria dos comentários foi bem sucedida.

Vender um produto X por um preço superior a vender o produto X+Y, mesmo que não seja ilegal, é, na minha opinião, eticamente incorrecto. E tendo em conta que há tanta gente a achar que isto é ilegal, não devo ser o único a considerar isto eticamente incorrecto.

O sucesso desta campanha da NVidia resulta disto mesmo. Não interessa muito se isto é ilegal ou não, há muita gente que acha que isto não é uma atitude correcta, e isso é suficiente para denegrir a imagem de uma empresa. E não vejo mal nenhum nisso, desde que não tenham dito nenhuma mentira.
 
A intel tem todo o direito de praticar os preços que bem entende, se o custo de produção do chipset for por exemplo 10 dólares, atom 10 dólares, se eles venderem o atom por 20 dólares e o conjunto por 25, pode dizer-se que estão a vender o chipset abaixo do preço de fabrico mas não estão a vender o conjunto abaixo do preço de fabrico, o que torna a pratica legal.

Há mais práticas para além de "dumping" que são ilegais. No caso de quasi monopólios, o product bundling também pode ser considerado.

Basicamente a Intel está a dizer algo como isto ao mercado: 'se quiserem comprar a nossa solução completa vendemos mais barato o conjunto do que se comprarem apenas uma das partes'. Numa primeira análise, tudo cool, né? Agora pensem nas implicações disto e ela poderia estar a dizer: ''se quiserem comprar a nossa solução completa vendemos mais barato o conjunto do que se comprarem apenas uma das partes, para forçar que os produtos concorrentes (neste caso a plataforma ION), sejam bastante menos atraentes.'

Tendo em conta que o mercado de netbooks é dominado pela Intel, parece-me ilegal o que estão a fazer. Estão a usar o monopólio dos CPUs Atom nos netbooks para matar a competição no mercado de chipsets nos netbooks. Quem perde? O consumidor, é certo.
 
FastBoy creio que o ZyPhAX respondeu por mim.

http://ec.europa.eu/youreurope/busi...market/competing-fairly/portugal/index_pt.htm

Tens aqui parte da legislação . uma questao de paciencia para se ler :P

Rui_Carlos tens razao enganei me, mas vai dar ao mesmo, Chipset/processadores/Placas Graficas. A Intel tem monopolio nos Chipsets/Processadores.

Mas so por acaso a Nvidia ja entrou no mercado de CPU:
http://www.tomshardware.com/news/nvidia-enters-cpu-market,4803.html

E querem fazer um X86:
http://www.bit-tech.net/news/hardware/2009/03/04/nvidia-reveals-plans-for-x86-cpu/1

Creio que poderemos dizer que nas politicas entre empresas a nvidia "declarou guerra" á intel. Fala em criar um processador que ao inicio não será para todo tipo de computadores, mas nunca se sabe o futuro. Eu tinha lido tambem um artigo a uns meses que eles tinham ideia em começar isto no ano 2013/2014. Não me recordo bem. Mas isto é tudo uma guerra politica entre empresas. Eles utilisão as armas que poderem . Torna-se interessante. A Intel fala no Core i5 que inclui uma caracteristica que é melhor na utilisação de placas GPU sendo este apropriado para jogos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_Core_i5 (ja vi isto noutros relatorios como a Toms hardware n encontro o artigo)

O facto de a intel se aliar a AMD fornecendo a tecnologia HAWOK de forma a combater a nvidia no campo grafico para enfraquecer este em recursos para desemvolvimento do chipset.
http://www.havok.com/content/view/639/53/


Um aparte que acho muita piada na guerra entre empresas que acho fascinante. Em vez de matar pessoas, mata-se recursos ($$) :P lol
 

Eu não sei se me expressei da forma mais clara, mas o que eu disse antes resume-se ao primeiro paragrafo do ZyPhAX.

Na legislação actual será muito difícil provar qualquer pratica legalmente incorrecta por parte da nvidia, na verdade estou convencido que é impossível neste caso em particular

Como já disse antes, não gosto deste tipo de práticas, o meu ponto de vista é o do rui, acho eticamente incorrecto, mas dai a ser ilegal vai uma diferença

Logo, o que eu quis dizer e repito é que esta noticia é uma forma de a nvidia fazer má publicidade a intel levantando uma questão ética, dai a ser uma prática ilegal vai um bocado
 
Pronto, podemos colocar noutras palavras... A legislação de anti trust é baseado em valores eticos, uma vez que nao é eticamente correcto , serve tambem para evitar um colapso economico mais tarde. Pode-se banir sendo considerado ou ilegal ou punivel (como quiseres colocar) . Provar é muito possivel.

Tudo que as empresas vendem é registado em cada estado (neste momento tu comprando 1 caneta a empresa y no continente o estado sabe q é +1 caneta ). Uma vez que é possivel saber o que estão a vender, logo no mercado mede-se o grau de dominio de vendas a nivel nacional, depois verifica-se o valor do produto em relação aos seus custos de produção (considerando mão de obra+materia prima+ transformações). Depois determina-se se essa empresa tem ou não tendencia em ser o monopolio num determinado bem (quando se verifica um dominio de vendas por parte de um tipo de produto efectuado pela empresa)
Logo, actos como este, em que a intel diz preço x = 10 y = 10 mas se for X+Y = 15 é punivel pois é considerado taticas de dumping (Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal e injusta, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que o que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.)
Obrigatoriamente para nao ser considerado dumping, a intel teria de baixar o preço de um deles (do bem x ou y). E assim seria considerado eticamente correcto . Mas depois vem outra coisa, eles que baixao o preço e já dominam o mercado, pode ser considerado anti trust uma vez que a empresa intel tem a capacidade economica de baixar os preços prejudicando as empresas que se encontrao em seu redor em termos de venda de forma a poder expandir o mercado e dependencia dessa mesma.

A legislação existe pois se a intel (como uma outra empresa qualquer, eu sou adoro produtos da intel ) fica com o monopolio total, eles depois definem o preço. Se eles disserem que um Core i7 920 q neste momento custa 270€ e alterarem para 600 € depois de possuirem o monopolio, os consumidores terao todos de escolher apenas esse produto uma vez que eles são os unicos a fornecer. Aconteceria a nivel economico o seguinte, uma vez que nem toda a gente compra por impossibilidade economica, a intel teria de diminuir a producao, para isso iria desempregar pessoas como tambem vender infraestruturas suas de forma a rentabilizar mais a sua economia dentro da empresa.

O desiquilibrio economico que causaria seria o seguinte num pais em que existe 10 000 000 000 €, pronto para consumo de produtos informaticos(o que quero dizer é considerando o dinheiro disponivel de todos os consumidores em conjunto), se antes da existencia de monopolio era 20% era da AMD, mais 10 % da Nvidia 60% intel e 10 % outros , uma vez que existe concorrencia, existe baixos preços, havendo baixos preços, existe muitas vendas.
Agora se existir o monopolio e uma empresa define por um preço exorbitante, os 10 000 000 000 vao todos para essa empresa. Uma vez que aumentou os preços , vende menos e tem menor custos na produção ira rentabilizar esse dinheiro por muito mais. A economia desiquilibra-se aqui pois passamos a ter 1 empresa que vai passar a ter uma produção menos acelerada, como uma evolução tecnologica (entre outros aspectos) mais lenta, e isso reflecta-se no mercado.

A legislação existe para evitar isso.

Mas isto são coisas que eles estão a contar. São mesmo guerras de empresas é perfeitamente normal.

Na verdade sao so uns billioes que eles tao se nas tintas que aconteça isso.

Se formos a analisar Nvidia e AMD , se calhar encontramos 60 40 para cada lado em placas graficas logo isto acontecer é mais complicado.

Isto acabamos por ter uma analise microeconomica do mercado novamete, em que a o preço terá de ter um minimo para que seja aceite como taticas não anti trust. Porque achao que a nvidia tem preços tão elevados? Para não arriscar a levar com estas multas e a AMD aproveita isso muito bem, lança as suas placas a um preço economico e mais rentavel que a Nvidia. Dessa forma, a AMD expande o seu mercado e torna-se mais estavel e mais justo ficando perto dos 50% dominio mercado com a nvidia. E nós consumidores satisfeitos com o preço .

=) e assim felizes compramos ou Xbox 360 ou um PC Com Intel ou AMD ou uma Wii ou PS3 ou outra coisa qq que nos satisfaça. Sempre que haja concorrencia, e legislacao anti trust o mercado ficara equilibrado.
 
Última edição:
Pronto, podemos colocar noutras palavras... A legislação de anti trust é baseado em valores eticos, uma vez que nao é eticamente correcto , serve tambem para evitar um colapso economico mais tarde. Pode-se banir sendo considerado ou ilegal ou punivel (como quiseres colocar) . Provar é muito possivel.
A legislação anti trust não serve para nada porque pura e simplesmente não define com clareza onde começam e terminam as infracções. Para uma legislação ser útil tem de ser precisa, exacta e não pode levantar duvidas.


Logo, actos como este, em que a intel diz preço x = 10 y = 10 mas se for X+Y = 15 é punivel pois é considerado taticas de dumping
Pois, mas isso que acabaste de escrever pura e simplesmente não está a acontecer. E é isso que estou a tentar dizer a bastante tempo. A soma dos custos do CPU + chipset é menos que o custo de venda. Mesmo que a intel lance um produto que não inclua o chipset, e este seja mais caro (que não o é neste momento), não é nada de ilegal nisso

Ai está a razão de eu dizer que a nvidia está a denegrir a imagem da intel, tendo ou não algumas razões para isso. Se a intel tem falta de ética nos seus preços, a nvidia também tem ao tentar passar a imagem de que algo de ilegal se passa.


Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal e injusta, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país

O Dumping não tem propriamente a ver com países.
A prática de Dumping tomou proporções grande nos estados unidos entre as produtoras alimentares (principalmente ligadas a carnes e cereais). O objectivo do Dumping é normalmente a compra da empresa concorrente de modo a criar um monopolio.
Basicamente as maiores empresas combinavam vender os seus produtos abaixo dos custos de produção. As pequenas empresas tinham duas hipóteses:
- não vender
- baixar também o preço para manter o seu mercado
Não vender é morte instantânea da empresa. Logo, as empresas acabavam por vender abaixo do preço. Esta guerra só acaba com a falência de alguma das partes. Invariavelmente, quem vai a falência primeiro é a pequena empresa porque esta tem menos dinheiro e este acaba mais depressa.
No processo de falência ou solvência há duas hipóteses, venda dos bens/propriedades da empresa ou venda da empresa em si (para que esta possa pagar as suas dividas). É isto que se busca numa prática de Dumping, "eu" mais forte faço de tudo para "tu" ires a valência, quando isso acontecer compro-te, fico com o teu mercado e com o meu.

Agora diz-me, achas que é com o ATOM que a Intel vai fazer Dumping com a nvidia? Os principais mercados destas duas empresas estão longe de ser os mesmos, os produtos em que o mercado é o mesmo são minoritários.


Alem disso, estas práticas são difíceis de provar.


E estas enganado, a legislação anti dumping não existe para evitar o monopólio de nenhuma empresa, nem seria ético fazer isso.
Se uma empresa é suficientemente boa para que toda a gente goste dos seus produtos, esta tem o direito de ter todo o mercado e ninguém se vai chatear com isso.
A legislação vem apenas defender as empresas mais pequenas de serem engolidas de forma desonesta pelas grandes empresas.


Resumindo:
Isto apenas é uma questão ética, a nvidia está a tentar parecer uma questão legal
 
Última edição:
Neste caso ta a acontecer é vender 3 chipsets por um preço ridiculo. Quando se comprarmos individualmente ficaria mais caro. Eles têm direito á promoção para conquistar mercado, não quando já têm mercado e querem destruir o mercado de outros (esse é o objectivo intel). Mas como dizes é muito discutivel. Pode tanto ter razao um lado como o outro. Agora acaba por ser no interesse de proteger as empresas novas num determinado ramo ou noutro.

http://www.tomshardware.co.uk/Intel-Nvidia-Atom-Ion-Anticompetitive,news-31142.html

Isto são actos de dumping a meu ver. Posso tar enganado mas a intel joga como acha melhor. =)

Ninguem disse que dumping tem haver com paises. O que referi e está ai exposto, e se fores ao google e meteres dumping aparece te uma data de definicoes parecidas (por acaso essa foi retirada de um livro de macroeconomica samuelson que ando a estudar) da empresa de um pais para outro pais. E depende pois um pais pode ter produção mais elevada em tecnologia que outro pais, ou ter a materia prima mais rica ou mais cara, ou o valor de cambio da moeda, etc.. Por outras palavras varia sempre o preço de pais para país. Em que para uns pode ser justo e outros não.


Basicamente as maiores empresas combinavam vender os seus produtos abaixo dos custos de produção. As pequenas empresas tinham duas hipóteses:
- não vender
- baixar também o preço para manter o seu mercado
Se baixar tambem o preço abaixo dos custos de produção as pequenas empresas assim abriam falencia como referes aí estao aplicadas as leis anti trust.


E estas enganado, a legislação anti dumping não existe para evitar o monopólio de nenhuma empresa, nem seria ético fazer isso.
Se uma empresa é suficientemente boa para que toda a gente goste dos seus produtos, esta tem o direito de ter todo o mercado e ninguém se vai chatear com isso.
Existe para regular o mercado de forma justa, com o intuito de existir uma concorrencia leal, prevê situações como monopolio, e tentativas de aquisição monopolista. Actividades monopolistas não são boas para o mercado, por isso é que existem entidade reguladoras anti monopolio. Não por etica mas sim para o melhor do mercado. Como referi no post anterior, empresa monopolio é 1 empresa a definir o preço e a fazer o que quiser com isso. Muitas empresas a concorrer baixao os preços e desemvolvem as empresas/economia/tecnologia/etc.

Por isso OBAMA nos estados unidos começou a aplicar Leis anti monopolios :
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/184626

As disposições visadas, contidas num relatório de Setembro de 2008, "colocavam demasiados obstáculos aos esforços do governo em matéria de anti-trust (anti-monopólio)", sublinhou o Departamento da Justiça em comunicado.
A retirada desta disposição "constitui uma mudança de filosofia e a melhor forma de fazer saber a toda a gente que a divisão anti-trust iniciará processos com determinação quando os monopólios tentarem utilizar o seu domínio no mercado para estrangular a concorrência e prejudicar os consumidores", salientou Christine Varney, a adjunta do secretário da Justiça encarregue dos dossiers da concorrência.
Citada no comunicado, Varney salientou que as disposições suprimidas se baseavam na crença de que os mercados autocorrigiam os seus excessos, mesmo nas situações de monopólio.
"Os desenvolvimentos recentes nos mercados mostram que não podemos descansar apenas no mercado para garantir que a concorrência e os consumidores sejam protegidos", salientou a responsável.
Falando depois de uma conferência em Washington, Varney anunciou a criação de uma divisão do Departamento da Justiça para examinar a afectação dos fundos do plano de recuperação de 787 mil milhões de dólares lançado em Fevereiro, e garantir que estas somas não alimentam os monopólios.
Nos anos 1990, algumas das decisões mais espectaculares tomadas em matéria de defesa da concorrência nos Estados Unidos - como os julgamentos contra a Microsoft e a Intel - foram tomadas por iniciativa do Departamento da Justiça.
Segundo o diário New York Times desta segunda-feira, durante os anos da presidência de George W. Bush (2001-2009), a administração norte-americana não iniciou qualquer processo na Justiça por questões de monopólio,
Durante a sua campanha presidencial, Barack Obama afirmou que Bush tinha um dos piores balanços entre os presidentes norte-americanos em matéria de defesa do consumidor.
Só reforça o que tinha referido. Leis Anti trust são leis anti monopolistas/Anti Concorrencia. Servem para manter o mercado com concorrencia e empresas para que seja mais justo o mercado.


Agora diz-me, achas que é com o ATOM que a Intel vai fazer Dumping com a nvidia? Os principais mercados destas duas empresas estão longe de ser os mesmos, os produtos em que o mercado é o mesmo são minoritários.
Eu não acho, está a acontecer com os Chipsets ! Só leio noticias, não dou opinião sobre o que eles vão fazer. Mas fizeram baixa de preço isso fizeram. Agora se é abaixo os custos de produção não sei , terá de ser o estado de um país a decidir em tribunal juntamente com as duas empresas. Acredito que seja para denegrir a imagem politica para terem razao no caso contra a empresa Intel, mas isso para eles é indiferente (Intel), a qualidade é o que interessa aos consumidores, ou tu não comprarias produtos de uma empresa que achasses que estaria a ser eticamente incorrecta? Pelo menos eu não penso nisso, nem quero saber, se a qualidade/preço é melhor e satisfaz me, é indiferente.


Se formos pela etica, pegamos agora nos produtos que vêm da china que muitos são produzidos por trabalhadores que ganham uma meres sopa para trabalhar, por crianças, e por presos (mão de obra gratuita) . Onde conseguem fazer um baixo preço, produzem em massa, assim chamando imensa atenção os produtos que vendem. Não têm grande qualidade, mas a qualidade preço satisfaz perfeitamente em muitos dos produtos. Agora se colocares a questao porque é que eles nao sao alvos deste tipo de politica. A resposta é simples, interesses entre Eles Taiwan e EUA que poderam levar a uma guerra que os EUA prefere evitar. (questoes culturais)


Continuo a dizer isto é um jogo de quem gere a melhor empresa com melhores recursos, não interessa quem aqui tem imagem politica, mas sim interessa tentar arranjar argumentos para enfraquecer economicamente, e tentar ganhar com isso. A Imagem para estas empresas é indiferente. A unica forma de "estragar" a imagem da intel é provar que existe um bug enorme no CPU.
 
Última edição:
Neste caso ta a acontecer é vender 3 chipsets por um preço ridiculo. Quando se comprarmos individualmente ficaria mais caro. Eles têm direito á promoção para conquistar mercado, não quando já têm mercado e querem destruir o mercado de outros (esse é o objectivo intel). Mas como dizes é muito discutivel. Pode tanto ter razao um lado como o outro. Agora acaba por ser no interesse de proteger as empresas novas num determinado ramo ou noutro.

Ponto nº1: A intel não está a vender abaixo do preço de fabrico, tem lucro por isso ainda vais ter de me explicar onde está o ridiculo do preço
Ponto nº2: A politica de preços da intel em relação ao ATOM é muito anterior à apresentação da plataforma da nvidia. As bases da politica de preços do ATOM foi aqui discutida no forum. Se procurares vais perceber que o ATOM tirou mercado a plataformas mais caras (como o Pentium D e Celeron D) e rentaveis em termos unitários.
Para minimizar esse roubo de mercado, a intel favoreceu a venda do ATOM com um chipset fraco, deste modo há uma maior distancia entre os PCs ATOM e os outros.
A nvidia só agora, largos meses depois é que lançou um chipset para ser usado com o ATOM e é que se lembrou da politica de preços que estava a ser usada e lançou este debate.


Por isso, tenta ser imparcial e diz onde é que a intel está a quebrar a lei? Se pensares bem não vai ser dificil ver o obvio, a nvidia está a tentar passar má imagem da intel para tentar fazer com que esta baixe os preços em vez de tentar chegar a um acordo.


Como tu, muita gente lê esta noticia que é no minimo imparcial e a toma como verdade absoluta. Errado. Acredita que não sei quem está a ter menos etica, nvidia ou intel.
 
Sinceramente não sei. Eles nao tao a falar do preço da ATOM mas sim do facto da intel vender 3 chipsets a um preço menor:
but sells a three-chip set for $25 to lure business away.

Sei que a intel baixou os preços nesta area se existir a aquisição de 3 chipsets. Pode-se considerar campanha não sei :) Mas é muito discutivel. Ninguem está a falar na imagem da intel. Isso nem é para aqui chamado. Mas sim os argumentos utilisados para que se possa levar a um caso de tribunal e ganhar alguns $$ com isso. E é muito possivel , se eles conseguirem provar isso em tribunal. A intel é extremamente atacada como sabes. :P Para mim é me indiferente.. Eles que lancem a um preço baixo para nós consumidores comprarmos =))
 
A nvidia acaba por ter alguma razão. Há que ver que a Intel os esmaga por dois lados.

De certeza que teriam interesse em investir em desenvolver um CPU x86 (nas tantas seria um SoC), mas como é óbvio a Intel não deixa e ameaça quem se atreva a desenvolver x86.

Resta a nvidia apostar no CPU Atom, mas não será competitiva devido aos custos superiores. Uma coisa é teres 3 chips a um custo de 25$, outra coisa é teres só o CPU a 45$, fora o preço do chipset nvidia... Daí que estamos a ver as boards ION custar 150-250 €, que é um absurdo. Dá o que pensar que com 250 € compra-se uma board lga 775 com o mesmo chipset + celeron ou pentium dual core e ainda deve sobrar € para fonte e memoria. Claro que o preço a pagar adicional será um sistema de maior dimensão fisica e que irá consumir 3 a 4x mais energia, embora será claramente mais rápido, mas esta rapidez para o mercado que o ION se quer inserir não tráz mais valias.
 
tambem achei isso fosse indices de dumping :P mas pode até nem ser. a Intel tem um historial de multas enorme =) lol Mas como indiquei so me interessa o produto nao m interessa mais nd :P
 
A nvidia acaba por ter alguma razão. Há que ver que a Intel os esmaga por dois lados.

De certeza que teriam interesse em investir em desenvolver um CPU x86 (nas tantas seria um SoC), mas como é óbvio a Intel não deixa e ameaça quem se atreva a desenvolver x86.

Resta a nvidia apostar no CPU Atom, mas não será competitiva devido aos custos superiores. Uma coisa é teres 3 chips a um custo de 25$, outra coisa é teres só o CPU a 45$, fora o preço do chipset nvidia... Daí que estamos a ver as boards ION custar 150-250 €, que é um absurdo. Dá o que pensar que com 250 € compra-se uma board lga 775 com o mesmo chipset + celeron ou pentium dual core e ainda deve sobrar € para fonte e memoria. Claro que o preço a pagar adicional será um sistema de maior dimensão física e que irá consumir 3 a 4x mais energia, embora será claramente mais rápido, mas esta rapidez para o mercado que o ION se quer inserir não traz mais valias.


Pois, coitada da nvidia.... vamos se calhar situar esta noticia nos ultimos meses:

- Lembram-se do anuncio de que a nvidia estava a querer desenvolver um CPU x86?
- A Intel em poucas palavras o que disse foi:
"Tudo bem desde que se faça um acordo semelhante ao que existe entre a Intel e a AMD para partilha de tecnologias"
- Desde esse momento a nvidia dispara para todos os lados onde está a intel. A nvidia quer entrar no mercado x86 sem ajudar a Intel a entrar no mercado dos GPUs. Criticas a traz de criticas, quer romper o acordo SLI/x86 e agora, em vez de chegar a acordo com a intel (tendo em conta o que tem feito também seria difícil, mas podiam ter tentado) lançam esta noticia.


A Intel não aumentou preços para prejudicar o ION, simplesmente também não baixou, tem deixado tudo como estava. É errado? É tão errado como vender o ATOM com 945 em vez de juntar ATOM + 965.


Basta pesquisar um pouco, quem tem feito politica agressiva não é a intel, esses nem precisam de se mexer. (em relação a nvidia, em relação a AMD a coisa foi diferente, mas as iniciativas "estranhas" foram da AMD)
 
Última edição:
Fastboy tu tens razão no que dizes. a Nvidia ta a mostrar uma postura agressiva. Não sei até que modo é que existe esse acordo de partilha de tecnologias, mas o facto de deixar existir a compatibilidade SLI nos intel, a Nvidia so ira perder com isso. Não creio que seja essa a posição onde eles querem chegar, acho que estás a pensar muito a frente. Eles tão a querer entrar no mercado, e a intel colocou este pack de 3 chipsets que fica por 25$ quando se calhar se comprares de forma individual fica 10 ou 15 . E disso eles queixam-se . Agora o que se pode colocar como questão e isso creio que poderá colocar mais em conta a situaçao, que objectivo tem a nvidia com este anuncio. Pois degredir a imagem intel é impossivel, a qualidade deles desliga qualquer tipo de criticas. Eles têm outro objectivo e querem que a atenção da intel nesse aspecto. Ou se calhar querem atenção das outras empresas.

A AMD e Intel apesar de terem acordos de partilha de tecnologias, têm as suas guerras:
http://www.etaiwannews.com/etn/news_content.php?id=951726&lang=eng_news

The European Commission today found Intel guilty of abusing its dominant position in the global x86 microprocessor market, saying that "Intel has harmed millions of European consumers by deliberately acting to keep competitors out of the market for computer chips for many years. Such a serious and sustained violation of the EU's antitrust rules cannot be tolerated."The Commission also stated that "there is evidence that Intel had sought to conceal the conditions associated with its payments." The EC decision requires Intel to change its business practices immediately and fines Intel a record EUR 1.06 billion (US $1.45 billion).
"Today's ruling is an important step toward establishing a truly competitive market," said Dirk Meyer, AMD president and CEO. "AMD has consistently been a technology innovation leader and we are looking forward to the move from a world in which Intel ruled, to one which is ruled by customers."
"After an exhaustive investigation, the EU came to one conclusion - Intel broke the law and consumers were hurt," said Tom McCoy, AMD executive vice president for legal affairs. "With this ruling, the industry wil benefit from an end to Intel's monopoly-inflated pricing and European consumers will enjoy greater choice, value and innovation."
The EC decision stated specifically that:
- "Intel gave wholly or partially hidden rebates to computer manufacturers on condition that they bought all, or almost all, their x86 CPUs from
Intel."
- "Intel made payments to major retailer Media Saturn Holding from October 2002 to December 2007 on condition that it exclusively sold Intel-based PCs in all countries in which Media Saturn Holding is active."
- "Intel interfered directly in the relations between computer manufacturers and AMD. Intel awarded computer manufacturers payments - unrelated to any particular purchases from Intel - on condition that these computer manufacturers postponed or cancelled the launch of specific AMD-based products."
Intel has so far failed to convince any antitrust enforcement agencythat its business practices are lawful and pro-consumer.
In 2008, the Korea Fair Trade Commission (KFTC) issued a 26 billion won fine (approximately US$25.4 million) saying that Intel's abuse of its dominant position included coercing and paying customers millions of dollars on the condition that they use only Intel chips, delay launches of AMD products, and/or not develop any new products with AMD chips. The KFTC also found that, "South Korean consumers had to buy PCs at higher prices as domestic PC makers were forced to buy Intel's pricier CPU." In addition to a fine, the KFTC ordered Intel to stop the practice of offering payments to PC makers conditioned upon them not doing business with AMD. Intel is in the process of appealing the ruling.
In 2005, the Japan Fair Trade Commission (JFTC) ruled that Intel had violated the country's anti-monopoly laws by illegally forcing full or partial exclusivity with five Japanese PC makers. Intel did not appeal the ruling.
In the United States, the U.S. Federal Trade Commission (FTC) and New York Attorney General's office are investigating Intel for abuse of its monopoly position. In 2005, AMD filed private litigation in the U.S. District Court of Delaware, which is scheduled for trial in spring 2010.


Fazes muito boas observações, mas existem aqui conflitos tanto de um lado como do outro.


Especulação economica faz gerar preços, e isso acontece imenso. Estas noticias tambem são isso :P
 
Disto:

The EC decision stated specifically that:
- "Intel gave wholly or partially hidden rebates to computer manufacturers on condition that they bought all, or almost all, their x86 CPUs from
Intel."
- "Intel made payments to major retailer Media Saturn Holding from October 2002 to December 2007 on condition that it exclusively sold Intel-based PCs in all countries in which Media Saturn Holding is active."
- "Intel interfered directly in the relations between computer manufacturers and AMD. Intel awarded computer manufacturers payments - unrelated to any particular purchases from Intel - on condition that these computer manufacturers postponed or cancelled the launch of specific AMD-based products."

A ultima é a unica que me parece mais discutível. Em relação às outras são praticas de negócio normalissimas, com acordos de exclusividade.

Se os países querem multar as empresas que deixem muito claro "És demasiado grande, não podes fazer acordos de exclusividade". Não é deixarem andar, e depois dizerem "Ah e tal, és muito grande, não te avisámos mas não podias fazer".

Eu defendo um estatuto especial para empresas como a Intel e a Microsoft, que devem estar sujeitas a regras diferentes, mas é algo que deve estar claramente legislado. Algo como "Como estás acima de 70% de cota de mercado, estás impedido de fazer acordos de exclusividade".
 
Back
Topo