Nvidia "Ada" (RTX 4000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

O MSRP da 4090 é de 1600$ que equivalem a 1542€, com taxa de 23% de IVA o preço seria de 1896,66€.

A 4090 mais cara de loja está quase a 2900€. E só tens um modelo em promoção por 2050€ o preço dos restantes modelos anda pelos 2200-2300€

Portanto sim o MSRP é um numero irrelevante.
Nem a conta está certa, pois falta o iva americano: 1600$ + IVA AMERICANO + 23% de iva
E sim dá cerca de 2000€

Novamente até podem por a 5 mil €, nenhuma AIB saiu a 2900€ :)
 
Mas qual iva americano, as empresas americanas não aplicam iva em exportações. Estás todo trocado. O iva é um imposto que só é taxado ao consumidor final e diz respeito onde essa venda final é feita, podes ter é algumas taxas de importação. E tal como disse antes, tens algum stock inicial que é vendido a preço mais baixo mas é limitado a um certo numero de unidades.

E já sei quanto é que as 4080 vão custar aos retalhistas, do ponto de vista de performance/preço é uma placa que não faz grande sentido. Estamos a falar de mais de 1100€ em modelos básicos aos quais depois precisam de levar com a percentagem de quem vende mais o IVA
 
Última edição:
Mas qual iva americano, as empresas americanas não aplicam iva em exportações. Estás todo trocado. O iva é um imposto que só é taxado ao consumidor final e diz respeito onde essa venda final é feita, podes ter é algumas taxas de importação. E tal como disse antes, tens algum stock inicial que é vendido a preço mais baixo mas é limitado a um certo numero de unidades.

E já sei quanto é que as 4080 vão custar aos retalhistas, do ponto de vista de performance/preço é uma placa que não faz grande sentido.
Eu sei os preços que vi quando sairam, os que estão ao dia de hoje não me interessa para nada.
Curiosamente, apenas quem não vai comprar gráficas, faz questão de vir comentar os preços, dia sim dia não. Não deviam ser as pessoas interessadas em comprar, as que comentam os preços? ;)

Eu não ando a questionar preços de lamborghinis ou ferrari, porque não os vou comprar... Food for thought :)
 
Última edição:
Ainda a semana passada tivestes Zotacs (trinity OC, nem foi a Trinity normal) a 1999 em promoção.

Se não há stock de todas as marca e todos os modelos é o que é. É simplesmente normal. As lojas aproveitam também para colocar muitas gráficas em máquinas pré assembladas para fazer uns cobres extras.

No entanto, praticamente todas as semanas se apanha uma ou outra 4090 a cerca de 2.000€

E as FE são sempre vendidas a MSRP. No entanto a Nvidia tem um batch inicial maior e depois vai "tendo" fornadas. Os preços mais altos que se vêm não é culpa da Nvidia, mesmo em lojas PT há uma diferença enorme de loja para loja nas mesmas gráficas.

Adiante, a conversão directa + Iva dá cerca de 1891€. Mas as gráficas não se teleportam para cá, e há toda uma cadeia de distribuição, e transporte e taxas e taxinhas, que acaba por encarecer um pouco.

O Fenómeno de 2020 foi quando 1€ equivalia a cerca de $0,82, o que fazia com que a gráfica em euros fosse quase igual ao valor em dolar.

Mas adiante, há um tópico para discutir preços, e não é este.
 
Eu não ando a questionar preços de lamborghinis ou ferrari... Food for thought :)

Mas andas a comprar lamborghinis ou ferraris? Então não faz qualquer sentido essa analogia. Estamos a falar de placas gráficas, um produto de tecnologia, não pode ser encarado como um produto de estatuto social. Não são realidades comparaveis, um EPYC custa muito mais do que isto e podes ter a certeza que quem o compra questiona imenso o preço e negoceia descontos, mas como disse antes o problema não é de quem vende a este preço, é de quem compra.
 
Mas andas a comprar lamborghinis ou ferraris? Então não faz qualquer sentido essa analogia. Estamos a falar de placas gráficas, um produto de tecnológia, não pode ser encarado como um produto de estatuto social. Não são realidades comparaveis, um EPYC custa muito mais do que isto e podes ter a certeza que quem o compra questiona imenso o preço e negoceia descontos, mas como disse antes o problema não é de quem vende a este preço, é de quem compra.
Disseste tudo, quem COMPRA questiona, quem não compra como eu, não ando a questionar dia sim dia não. Peace :)
 
Adiante, a conversão directa + Iva dá cerca de 1891€. Mas as gráficas não se teleportam para cá, e há toda uma cadeia de distribuição, e transporte e taxas e taxinhas, que acaba por encarecer um pouco.

O custo da cadeia de distribuição é semelhante aos EUA, já te explicaram isto antes. Este produto não é assemblado nos Estados Unidos. Apenas parte do design é feito lá, a exceção na industria de semicondutores é mesmo a Intel que produz em "casa" e mesmo aí os cpus são assemblados muitas vezes em outras localizações como a China
 
Ou talvez o MSRP seja uma espécie de numero mitico que dão aos poucos unicornios que lançam como FE para ficarem bem nas reviews. Depois do lote inicial vão lançando a conta gotas outras FE só para manter a ilusão do MSRP e deixam os AIBs ficarem com a culpa dos preços elevados das versões deles.

Quem define os preços dos AIB's não é a Nvidia. Este só controlam os preços das suas FE's.

Pode acontecer o mesmo do lado da Amd. Vamos esperar que os AIB's não aproximam o preço das graficas aos da Nvidia.
 
Quem define os preços dos AIB's não é a Nvidia. Este só controlam os preços das suas FE's.

Pode acontecer o mesmo do lado da Amd. Vamos esperar que os AIB's não aproximam o preço das graficas aos da Nvidia.

Eu sei mas para os AIBs estarem a cobrar o que cobram é porque ou são gananciosos, ou a nvidia cobra preços elevados pelo chip e pelos modulos de memória o que os obriga a colocarem preços muito superiores ao MSRP. Suponho que não ajude o facto de os AIBs colocarem o cooler da 4090 na 4080. É overkill para 4090 e para a 4080 suspeito que seja desperdicio, mas esperemos pelas reviews.
 
O custo da cadeia de distribuição é semelhante aos EUA, já te explicaram isto antes. Este produto não é assemblado nos Estados Unidos. Apenas parte do design é feito lá, a exceção na industria de semicondutores é mesmo a Intel que produz em "casa" e mesmo aí os cpus são assemblados muitas vezes em outras localizações como a China
Quem vende a gráfica à loja de informática em PT não é a mesma empresa que vende a gráfica à loja de informática nos EUA. Todos mamam um bocado até à gráfica chegar às mãos do consumidor. Acho que também já te disseram isto antes.

Quais preços superiores ao MSRP? Zotac, INNO3D e mais umas quantas têm gráficas a MSRP. Lá se as lojas mandam uma talochada, é outra coisa.
Duas grandes lojas PT, uma teve a Zotac Trinity a 1999€ no lançamento (e semanas após), a outra tinha logo desde o dia 1 a 2200€ sensivelmente. Culpa do AIB? 0
 
Eu sei mas para os AIBs estarem a cobrar o que cobram é porque ou são gananciosos, ou a nvidia cobra preços elevados pelo chip e pelos modulos de memória o que os obriga a colocarem preços muito superiores ao MSRP. Suponho que não ajude o facto de os AIBs colocarem o cooler da 4090 na 4080. É overkill para 4090 e para a 4080 suspeito que seja desperdicio, mas esperemos pelas reviews.

Os AIB's já colocaram gráficas cá fora ao MSRP.
Por isso é possivel colocar a esses preços.

Como tal é isso mesmo, os AIB's também são gananciosos.
 
A EVGA saiu por alguma razão…
E por mim podiam ter seguido todos o mesmo caminho...
Afinal o que e que acrescentam mesmo?
Pagamos por um monstro dentro da caixa com aumento de perfomance insignificantes face o modelo de referência
Se os AIBs tivessem fora da equação não andavamos a pagar esta disparidade de valores.
 
Sim, os valores desta série RTX 40xx são obscenos, e para isso basta volver 2 anos, comparar uma RTX 3080 que no lançamento (2020) se encontravam por 700/750€ e ver a sua sucessora em 2022 a RTX 4080 atualmente a 1500€ (ou bem mais), é verdade que até aqui tivemos uma pandemia, um € que desvalorizou e uma guerra a decorrer, mas nada justifica aumentos superiores a 100%.
Eu aqui concordo com o nullus, a culpa é de quem compra e as empresas esfregam as mãos.
 
E por mim podiam ter seguido todos o mesmo caminho...
Afinal o que e que acrescentam mesmo?
Pagamos por um monstro dentro da caixa com aumento de perfomance insignificantes face o modelo de referência
Se os AIBs tivessem fora da equação não andavamos a pagar esta disparidade de valores.

Para isso a Nvidia/Amd teriam de ter capacidade de produzir as gráficas em grande escala.
 
Não faz qualquer sentido comparar preços em Euros com o MSRP da 3080...

É que um aumento de $700 para $1200 apesar de obsceno, dói menos que de 730€ para 1500€.

Um euro valia $0,82, única razão para os preços de lançamento Ampere terem sido tão simpáticos na Europa.

A Nvidia não decidiu que a gráfica custa 1500€, decidiu sim que custa $1200. As taxas de câmbio é que tratam de ainda encavar mais a malta.


Mais uma vez, este não é o tópico para discutir preços..
 
[mention]M4N!4K [/mention]

Aqui não estão a ser comparados preços em € com o MSRP em $, e não, 1€ não valia 0,82$ há data questão (09-20), mas sim 1$ valia ~0,84€.

Os produtos são bons, mas é unânime que os valores pedidos são desfasados de realidade/panorama atual, por muito que possam justificar com novas features, performance, trabalho, bla, bla…

Estou expectante para ver sim a performance da RTX 4070/Ti e os valores pedidos.
 
Back
Topo