Nvidia "Ada" (RTX 4000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

[mention]M4N!4K [/mention]

Aqui não estão a ser comparados preços em € com o MSRP em $, e não, 1€ não valia 0,82$ há data questão (09-20), mas sim 1$ valia ~0,84€.

Os produtos são bons, mas é unânime que os valores pedidos são desfasados de realidade/panorama atual, por muito que possam justificar com novas features, performance, trabalho, bla, bla…

Estou expectante para ver sim a performance da RTX 4070/Ti e os valores pedidos.
Verdade, estou a inverter os valores, o dolar estava mais baixo sim, e não o inverso como indiquei.
 
1850€ uma 4080 16GB....
Há alguma razão para estes valores?
Razão que há malta a pagar isso... A AMD lança no geral muito boas gráficas mas ninguém as compra por desinformação ou simplesmente porque só querem nvidia porque acham que é o melhor, enquanto continuar assim os preços não descem.
Vejamos o mercado de CPUs que a AMD fez frente á Intel e os preços que temos muito competitivos.
 
Razão que há malta a pagar isso... A AMD lança no geral muito boas gráficas mas ninguém as compra por desinformação ou simplesmente porque só querem nvidia porque acham que é o melhor, enquanto continuar assim os preços não descem.
Vejamos o mercado de CPUs que a AMD fez frente á Intel e os preços que temos muito competitivos.
Lançar gráficas muito boas não significa lançar as melhores. Quando alguém compra não vai não vão comprar por favor à empresa A ou B.

E aqueles 1850e não são para uma reference card

Preços competitivos? A AMD assim que se tornou em referência foi ver subir os preços, e tem agora os CPUs mais caros que a Intel e a plataforma mais cara desde sempre.
 
A AMD manteve os preços dos cpus desde a geração anterior e inclusivamente desceu preços em alguns segmentos, mesmo num clima inflacionario e com as margens gordas dos Epyc a tentarem roubar waffers. O problema aí é o custo da plataforma.

No entanto são empresas, é o trabalho deles extrair o máximo dinheiro pelo minimo de produto possivel. Portanto por um lado compreendo quando alguém critica as opções de compra alheia, de certa forma justifica os preços praticados perante a empresa e ajuda a perpetuar os preços elevados que se verificaram na pandemia e no boom de crypto.
Ou seja, essas pessoas criticam porque indiretamente são prejudicadas pelas escolhas coletivas do consumidor.
 
Quando falo da AMD refiro-me ao facto de ter subido os preços assim que surge com produto a competir. Refiro-me à evolução desde o Ryzen original.

A AMD para se afirmar perante a Intel apresentava sempre um produto mais barato. A partir do momento em que passa a competir, passando aqui e ali, iguala e até passa os preços da mesma.

O que é óbvio, pois é uma empresa como outra qualquer e foca-se nos lucros, ponto final.

No entanto nesta geração está a levar no pelo pois a plataforma em si é bastante cara. Boards absurdamente caras, e obrigatoriedade em ir para ddr5 numa altura em que os preços ainda são elevados Não justifica para quem quer um cpu mais barato. Os produtos que melhor está a vender são os 7950X e os 7900X, apenas porque para determinadas tarefas profissinais continuam a ser melhores...

E um 13600k além de ser um upgrade muito mais acessível (podem ir para ddr4 se quiserem), é para já dos melhores "bang for the buck" no geral.

E nas gráficas farão o mesmo, no dia em que conseguirem igualar e/ou ultrapassar a Nvidia irá refletir-se nos preços.

Sim, criticar toda a gente tem o direito de o fazer. Mas, cada um faz o que quer com a sua carteira.

Eu como já disse, se não fosse pela vertente profissional nunca olharia para estas gráficas de topo, e não teria qualquer problema em comprar uma AMD se me fosse mais vantajoso a nível de preço.

No entanto é o que é, e mais uma vez, apenas a 4080 está desajustada.

A 3090 e agora a 4090 vieram ocupar o slot da Titan, a qual custava $2500. Para o que oferece acho um valor bastante justo. òbvio, para quem vê apenas do ponto de vista gaming, sim o valor é absurdo. Mas a 4080 é que efectivamente sofreu uma alteração de valor enorme de uma geração para a outra.
 
Exacto. É tudo muito bonito quando a diferença não é nada de extraordinário, pois obrigam-se a "reality checks" uma à outra, não permitindo o descalabro de subir o preço de uma gama em $500.

É por isso que espero mesmo que a 7900xtx cumpra com o que promete. De pseudo leaks que fui apanhando, se a 4080 viesse a $900, apesar da subida de $200, e de a tornar à mesma numa gráfica cara, seria um produto do caraças! Porque aparentemente porta-se bestialmente a 4k, com um bump porreiro acima da 3090ti.
Mas pronto
 
Eu vou montar PC nas proximas semanas/meses (não tenho pressa, posso perfeitamente esperar).

Tradicionalmente será que vale a pena esperar por Janeiro? Qual seria a vossa previsão sobre os preços das GPUs entre Dezembro-Janeiro?
Posso perfeitamente esperar que saiam as 7900XTX para decidir o que e quando comprar.
 
Eu estou a espera das AMD mas acho que mais rapidamente me viro para uma 6800xt/3080 em segunda mão na casa dos 500€. Preço/performance acho que continuam a ser melhor opção.
 
Eu estou a espera das AMD mas acho que mais rapidamente me viro para uma 6800xt/3080 em segunda mão na casa dos 500€. Preço/performance acho que continuam a ser melhor opção.

Pois, também seria uma opção. Mas como tenho a hipotese de deduzir IVA, acabaria por ser algo "parvo" comprar usado.
Posso é aproveitar as promos e comprar por exmeplo uma 3080 a bom preço, como vou para um monitor 34" 1440p, acaba por ser uma resolução não tão dificil de puxar como 4K. E mais tarde logo trocava para algo mais forte quando os preços establizassem ou na proxima geração...

Edit: Já há 6800XT novas a 599€ no pais vizinho. Não sei se vale a pena 500€ por uma usada.
 
Esperar até Dezembro, porque tenho a sensação que com a inflação os preços podem subir entre os 50 a 100€ em Janeiro..
Sim isto vai acontecer de certeza, uma coisa a favor da AMD é que o euro valorizou ligeiramente na última semana face ao dólar, as gráficas AMD 7900xt e xtx estão agora a ser negociadas pelos distribuidores, ganhamos 4% o que é sempre bom.
 
Eu vou montar PC nas proximas semanas/meses (não tenho pressa, posso perfeitamente esperar).

Tradicionalmente será que vale a pena esperar por Janeiro? Qual seria a vossa previsão sobre os preços das GPUs entre Dezembro-Janeiro?
Posso perfeitamente esperar que saiam as 7900XTX para decidir o que e quando comprar.
imho, só faz sentido decidir a gráfica depois de escolher o monitor.
 
Back
Topo