1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nvidia adquire licença para Intel QPI

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 11 de Julho de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 1152)

  1. blastarr

    blastarr Power Member

    Segundo o HKEPC, a Nvidia adquiriu finalmente uma licença QuickPath Interconnect/CSI da Intel, que substitui o velhinho "Front Side Bus" GTL+ usado desde o Pentium Pro na nova família "Nehalem"/"Lynnfield".

    Os primeiros produtos estarão concentrados na plataforma mainstream com o socket LGA 1160, enquanto a plataforma topo-de-gama (LGA 1366) terá suporte SLI opcional no chipset Intel X58, via NF200/BR04 (pode ser licenciado directamente pelos fabricantes de motherboards).
     
  2. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    Nehalem boards will include SLI support




    cumps
     
  3. Zao

    Zao Power Member

    É impressão minha ou poderemos adquirir boards que dão tanto para CF como para SLI :D:D:D
     
  4. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Eu vejo ai 2 erros.

    primeiro que a ligação entre o X58 e o southbrisge NÃO É QPI, visto que utiliza o mesmo ICH10/R do p45 (que se liga obviamente por DMI)

    Depois a plataforma LGA 1160 não vai ter QPI, mas sim DMI para o southbridge e 16 lanes PCI-e (para o slop pci-e x16, ou grafica onboard ou "divisor de lanes" SLI/xfire (blastarr, olha aqui um NF200 para SLI :D, etc)
     
  5. blastarr

    blastarr Power Member

    É natural, aquele gráfico é uma invenção de alguém daqueles fóruns, que achou por bem "combinar" o layout do chipset para "Lynnfield" com o layout de um chipset X58 para "Nehalem" (no mínimo bizarro...).


    A diferença é que agora o NF200 é agora passível de licenciamento autónomo nas plataformas de topo tipo "Skulltrail", é um extra que os fabricantes (e não a Intel), podem introduzir como factor diferenciador para os seus produtos.

    No mainstream, a Nvidia pode continuar a usar a família (a lançar em breve para os Core 2) de chipsets single-chip MCP7A de 65nm, e gozar de boas margens de lucro.
    Será um bom (e único) concorrente às soluções de entrada de gama e mainstream da Intel, e extremamente polivalente (suporta Intel mobile e desktop, VIA CN/"Isaiah", IGP DX10 e/ou discrete, Hybrid Power, Hybrid SLI, etc).


    BTW, a plataforma "Lynnfield" também tem um link Quickpath.
    Não te esqueças que a função principal da tecnologia é ligar a CPU à memória DDR3 e eventualmente DDR2, não a ligação ao resto do chipset.
    A principal diferença é que não deverá suportar triple-channel (192bit) como o LGA 1366, mas apenas o dual-channel (128bit) convencional.
     
    Última edição: 11 de Julho de 2008

Partilhar esta Página