Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Ansatsu

Power Member
Tópico para Novidades sobre gráficas nVidia Ampere.

Para quem comprou uma Ampere e divulgar benchs, OCs, fotos -> https://forum.zwame.pt/threads/thread-oc-benchs-e-feedback-nvidia-ampere.1055467/

Para dúvidas de o que comprar -> https://forum.zwame.pt/forums/desktops.152/

Para discussão de compras/stocks -> https://forum.zwame.pt/threads/nvid...series-discussao-de-stocks-e-compras.1058712/


TP65k1sa6cloLupk.jpg


77YVoYyfwEU3wubI.jpg


pfe73uXOZAyzYIDj.jpg


4rqlSDM1D32V5HLY.jpg


YDXEd6VrRzVMlkgI.jpg


lBHFVtHfGmrYx3eJ.jpg


Zs6s9U8bd3imDjdU.jpg


mUuGeFFFPv7a743V.jpg


50294932251_ab385239a5_o.png
 
Última edição pelo moderador:
Since the beginning of this month Nvidia has been giving out the technical paper work to tech companies about the upcoming Ampere GPU's, they will be receiving the first reference boards and silicon by the end of this month so that they can start designing and testing the next AIB cards for the arch.

Ampere should please just about everybody, some of the big points that we had communicated to us:

  • Significant raster performance increases (higher than Turing gains)
  • Massive RT performance increases
  • Expanded Vram capacity on the full range of SKU's.
  • Dialed down TDP's on many cards in the range (high end remains unchanged at 250w)
  • Increased core clocks (healthy 100-200MHz bump over Turing)
That ends the good news.

Bad/neutral news:

  • Prices, unchanged on the most popular cards, slight decreases on the unpopular ones. (x80ti and x80's will see a price drop, while x70's and beneath will remain UNCHANGED)
  • Overclocking, core clocks stock will be higher than ever, 100-200MHz higher depending on SKU, however this does not mean the 2100-2200MHz ambient cooling upper limit of frequency will be broken when overclocking, which brings me to the next point.
  • Voltage limits decreased. We went from 1.2v of Maxwell and previous generation to 1.093v in Pascal (maintained in Turing), we will now see a decrease to sub 1v in Ampere, which will severely limit overclocking frequency, but has a positive impact on power consumption's.
  • Be aware that no matter how valid this information is today it is subject to change between now and release depending on what Nvidia decide to do, many points are highly sensitive to market forces (Prices, TDP's and vram capacity especially).
Don't ask specifics about the obtaining of the information, thank you.

Como sempre, com algum sal à mistura.
 
Por acaso ando à espera desta nova geração, sinceramente pensava que a minha ultima placa gráfica para jogos seria a que tenho (NVidia 970) mas felizmente vejo-me a ter mais tempo para jogos no futuro.
Não prevejo grandes ganhos, assumo que serão como os anteriores em que a performance de uma gama suba para a seguinte.
Os preços é que acho um bocado puxados mesmo baixando um pouco o topo de gama. Por acaso nem me lembro de quanto custou a minha gráfica nem sei à quanto tempo, mas parece-me que os preços subiram bem acima da inflação.
 
A Nvidia terá que pagar á Samsung para usar o processo deles? Se for o caso deduzo que isso será pago pelo consumidor?

É uma evolução interessante se for verdade mas se com isso o consumidor tem que pagar ainda mais já fico de pé atrás.
 
Então querias que eles usassem o processo/fab deles de graça? Não percebi este comentário... É claro que tem que pagar, tal como já paga à TSMC...
 
A Nvidia terá que pagar á Samsung para usar o processo deles? Se for o caso deduzo que isso será pago pelo consumidor?

É uma evolução interessante se for verdade mas se com isso o consumidor tem que pagar ainda mais já fico de pé atrás.
E então? Neste momento a nVidia paga à TSMC para produzir os GPUs, a Apple paga à TSMC para estes produzirem os seus SoCs mobile, a AMD paga à TSMC para estes produzirem os seus CPUs e GPUs... A maior parte dos players de tecnologia são fabless... Nós pagamos o que eles acham que nós conseguimos pagar, se abusam nos preços, é porque há quem os pague.
 
Pois, tudo está a pagar a outros para produzir uma tecnologia que usa nos produtos fabricados pelas diversas marcas.

Eu como consumidor logo vejo quanto custa o produto e decido se o pago ou se salto fora e me viro para outro concorrente mais barato, que praticamente no caso das gráficas é a AMD.
 
E então? Neste momento a nVidia paga à TSMC para produzir os GPUs, a Apple paga à TSMC para estes produzirem os seus SoCs mobile, a AMD paga à TSMC para estes produzirem os seus CPUs e GPUs... A maior parte dos players de tecnologia são fabless... Nós pagamos o que eles acham que nós conseguimos pagar, se abusam nos preços, é porque há quem os pague.

Falta da Amd em lançar a tempo ajuda nos preços mais altos. Nvidia mete tudo na rua com facilidade e fica meses a fios a vontade no marcado, quando amd lança algo até tem tempo de já estar preparada para lançar o reforço para combater + espaço para produtos Premium, nvidia não dormiu como a Intel pelo menos até agora. Para haver descidas Amd tem que competir a tempo nos lançamentos mesmo que não consiga a high end.
Fica quase uma ano sem mandar nada, fica difícil haver baixa de preços.

Cumps
 
E é por essa razão, que parte da malta aqui (eu incluído) diz que as pessoas têm de começar a recusar-se a pagar certas coisas, senão... Eles continuam a escalar. O mercado livre e sem regras é assim, eles podem ir testando, enquanto pagarem, não param de tentar "só mais um bocadinho".

Mas sim, @Chuiquinho, o mercado tecnológico tem um número curto de empresas que produzem a tecnologia de base, que depois é comprada e usada por "transformadores". Se fores ver o mercado de fontes, o número de empresas que efectivamente produzem o hardware de base é curto. A mesma coisa com os monitores, tens 3 ou 4 empresas que fazem paineis (Samsung, LG, Au Optronics...), que depois outras empresas afinam e usam (As próprias, Dell, Asus, etc...).

E o mesmo se passa nestas coisas, tens um número limitado de empresas que produzem nodes e chips (TSMC e Intel são 2 delas), e depois outras empresas pagam para produzirem algo específico com essa tecnologia, neste caso, chips de CPU ou GPU.
 
Pois, tudo está a pagar a outros para produzir uma tecnologia que usa nos produtos fabricados pelas diversas marcas.

Eu como consumidor logo vejo quanto custa o produto e decido se o pago ou se salto fora e me viro para outro concorrente mais barato, que praticamente no caso das gráficas é a AMD.
Tendo em conta que não tem cores dedicados a RT, e têm um die mais pequeno devido a serem a 7nm, a 5700 e 5700 XT nem me parecem nada baratas. Vamos ver a próxima geração das Navi ja com RT a ver quanto custam.
 
Felizmente os preços não são definidos por €/nm ou €/mm2, mas €/performance.

O que AMD fez foi posicionar o preço das suas gráficas exactamente no limiar do que é racional face à performance que têm, tendo em conta a concorrência. Para a generalidade das pessoas (e bem na minha opinião para o panorama actual) RT é totalmente insignificante no momento de decidir o que comprar.
Os respectivos preços fazem sentido no mercado, para mim sem dúvida. Pecam por excesso como todo o mercado actual, sim por muito!
 
Felizmente os preços não são definidos por €/nm ou €/mm2, mas €/performance.

O que AMD fez foi posicionar o preço das suas gráficas exactamente no limiar do que é racional face à performance que têm, tendo em conta a concorrência. Para a generalidade das pessoas (e bem na minha opinião para o panorama actual) RT é totalmente insignificante no momento de decidir o que comprar.
Os respectivos preços fazem sentido no mercado, para mim sem dúvida. Pecam por excesso como todo o mercado actual, sim por muito!

Muita gente é que tinha a ideia que a AMD era muito nossa amiga e mal lançassem os seus produtos a 7nm, os preços vinham por ai abaixo. Não é verdade, eles puxaram o preço até ao limite possível que podiam puxar tendo em conta os preços da Nvidia.

Vamos ver o que acontece aos preços com o lançamento do Ampere a 7nm.
 
Última edição:
Tendo em conta que não tem cores dedicados a RT, e têm um die mais pequeno devido a serem a 7nm, a 5700 e 5700 XT nem me parecem nada baratas. Vamos ver a próxima geração das Navi ja com RT a ver quanto custam.

Pois, pela informação que já anda a circular em sites Americanos dedicados ao tema os preços serão bem puxados.

Pela tendência verificada há muita gente que aproveita para comprar a geração anterior em vez da nova a preços bem mais baixos do que quando saíram no mercado pela primeira vez.
 
Pois, pela informação que já anda a circular em sites Americanos dedicados ao tema os preços serão bem puxados.

Pela tendência verificada há muita gente que aproveita para comprar a geração anterior em vez da nova a preços bem mais baixos do que quando saíram no mercado pela primeira vez.

Fonte disto?
 
As fontes ainda são só rumores.
Muito se tem falado naqu8ilo que a Nvidia vai fazer mas nada está confirmado de forma oficial.

Mas já é de esperar que os preços sejam alto, basta ver-se a geração anterior das gráficas nvidia, acho que disso ninguém tem dúvidas.

Quanto a haver mais pessoas a comprarem a geração anterior a preços muito mais baixos quando sai uma nova isso já é um facto mas a nvidia não divulgou, que eu tivesse notado, números de vendas dos seus processadores gráficos junto das diversas marcas que fabricam as placas gráficas.
 
As fontes ainda são só rumores.
Muito se tem falado naqu8ilo que a Nvidia vai fazer mas nada está confirmado de forma oficial.

Mas já é de esperar que os preços sejam alto, basta ver-se a geração anterior das gráficas nvidia, acho que disso ninguém tem dúvidas.

Quanto a haver mais pessoas a comprarem a geração anterior a preços muito mais baixos quando sai uma nova isso já é um facto mas a nvidia não divulgou, que eu tivesse notado, números de vendas dos seus processadores gráficos junto das diversas marcas que fabricam as placas gráficas.
Qual é a placa da geração anterior mais barata que compras?
 
@Ansatsu
Falando por mim ficava contente com uma GEX 1070 :)
Isso porque para o tipo de jogos que eu jogo até uma de um portátil mais fraco servia e porque nem tempo tenho para jogos.

Acho que esta nova geração das nvidia que ai vem vai ser muito boa em relação a outras gerações, espera-se que o seja, por isso quem pode e quem quer escolhe aquilo que deseja ter.
 
@Ansatsu
Falando por mim ficava contente com uma GEX 1070 :)
Isso porque para o tipo de jogos que eu jogo até uma de um portátil mais fraco servia e porque nem tempo tenho para jogos.

Acho que esta nova geração das nvidia que ai vem vai ser muito boa em relação a outras gerações, espera-se que o seja, por isso quem pode e quem quer escolhe aquilo que deseja ter.
Já quase não as encontras à venda, mas se encontrares, custa mais que a Gtx 1660 Ti, que tem a mesma performance.

A não ser que vás para o mercado de usados.
 
Back
Topo