Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Na europa em Março, os gpus baixaram em média 25% e encontram-se agora 25% acima do MSRP
https://www.tomshardware.com/news/eu-gpu-prices-fall-by-25-percent-in-march

Mantendo-se a tendência...em meados de Maio veremos preços MSRP.

A intel tem os gpus deles ai a porta(Junho) e vão ter mesmo de vir com preços agressivos (ainda por cima com uma nova geração AMD/NVIDA a porta também)...um gpu intel com perfomance de um GPU AMD ou NVIDIA vai ter de ter sempre um valor consideravelmente inferior para conseguir vender. Havendo um concorrente que oferece a mesma perfomance a menor custo vai fazer com que os GPUs AMD e NVIDIA baixem mais ainda.

Preços abaixo do MSRP neste momento não é ser optimista...será apenas a normalidade tendo em conta a oferta existente.

Mas agora o que deviamos fazer era um boicote aos GPUs...ninguem comprava até a proxima geração para verem quem manda. Estas companhias lucraram demasiado a conta do mining e estiveram mesmo a lixar-se para o consumidor mais fiel (o consumidor normal/gamer). Agora voltam-se novamente para o consumidor que lhes garante o sustento...
É uma visão um bocado utópica mas era o que mereciam.

Por isso é que eu digo, não comprem a não ser se for mesmo urgente...isto fará com que os preços descam ainda mais, a carteira vai agradecer e não se vão sentir arrependidos mais tarde.

Tenho pena das pessoas que compram nesta altura computadores/gpus, as que nao percebem do assunto e são levadas/enganadas a comprar a estes preços...de certeza que se tivessem alguém que lhes alertasse que os preços vão baixar muito mais e que vem ai nova geração, muitas não compravam a estes preços.
 
Na europa em Março, os gpus baixaram em média 25% e encontram-se agora 25% acima do MSRP
https://www.tomshardware.com/news/eu-gpu-prices-fall-by-25-percent-in-march

Mantendo-se a tendência...em meados de Maio veremos preços MSRP.

A intel tem os gpus deles ai a porta(Junho) e vão ter mesmo de vir com preços agressivos (ainda por cima com uma nova geração AMD/NVIDA a porta também)...um gpu intel com perfomance de um GPU AMD ou NVIDIA vai ter de ter sempre um valor consideravelmente inferior para conseguir vender. Havendo um concorrente que oferece a mesma perfomance a menor custo vai fazer com que os GPUs AMD e NVIDIA baixem mais ainda.

Preços abaixo do MSRP neste momento não é ser optimista...será apenas a normalidade tendo em conta a oferta existente.

Mas agora o que deviamos fazer era um boicote aos GPUs...ninguem comprava até a proxima geração para verem quem manda. Estas companhias lucraram demasiado a conta do mining e estiveram mesmo a lixar-se para o consumidor mais fiel (o consumidor normal/gamer). Agora voltam-se novamente para o consumidor que lhes garante o sustento...
É uma visão um bocado utópica mas era o que mereciam.

Por isso é que eu digo, não comprem a não ser se for mesmo urgente...isto fará com que os preços descam ainda mais, a carteira vai agradecer e não se vão sentir arrependidos mais tarde.

Tenho pena das pessoas que compram nesta altura computadores/gpus, as que nao percebem do assunto e são levadas/enganadas a comprar a estes preços...de certeza que se tivessem alguém que lhes alertasse que os preços vão baixar muito mais e que vem ai nova geração, muitas não compravam a estes preços.

Isso é utópico. São empresas como outras quaisqueres. Por essa ordem de ideias teríamos que fazer boicote a quase todos os produtos porque todas as empresas se excepção estão no negócio de fazer dinheiro e não no negócio de ajudar os consumidores.

O único conselho realmente útil que se pode dar é informação. Ou seja, explicar os intervalos temporais de novas gerações e baixas previstas de preço a quem quer comprar. Depois cada consumidor faz a sua escolha.
 
Se comprarmos agora ou nos próximos 2 , 3 meses penso que ainda é bom negocio , ainda não existe datas para novas GPUs , falam no final do ano próximo 2023 mas é tudo "fumo" . Quem anda arrastando isto desde 2020 já não quer saber da próxima geração :joker:
 
Final do verão / outubro não é bem final do ano, ainda falta quase meio ano, certo, mas está já à porta (para quem esperou tanto tempo).

A menos que seja realmente urgente, por motivos profissionais, ou assim.. Quem esperou tanto até agora, bem que espera mais um pouco. Na pior das hipóteses compra uma Ampere a melhor preço.
 
Final do verão / outubro não é bem final do ano, ainda falta quase meio ano, certo, mas está já à porta (para quem esperou tanto tempo).

A menos que seja realmente urgente, por motivos profissionais, ou assim.. Quem esperou tanto até agora, bem que espera mais um pouco. Na pior das hipóteses compra uma Ampere a melhor preço.
E com azar o eth dalhe mais um "salto" e fica tudo a 200% de novo...
 
Isso é utópico. São empresas como outras quaisqueres. Por essa ordem de ideias teríamos que fazer boicote a quase todos os produtos porque todas as empresas se excepção estão no negócio de fazer dinheiro e não no negócio de ajudar os consumidores.

O único conselho realmente útil que se pode dar é informação. Ou seja, explicar os intervalos temporais de novas gerações e baixas previstas de preço a quem quer comprar. Depois cada consumidor faz a sua escolha.
Sim, é utópico tal como tinha dito também...mas era o que mereciam!

Claro que as empresas são criadas para dar lucro mas calma lá...conheces alguma empresa tenha definido os preços e de repente tenha aumentado os precos em 200, 300% só porque o mercado pagava?

A sony e a microsoft podiam ter feito o mesmo nas consolas tendo em conta a procura/escassez das consolas e nao o fizeram...tiveram prejuizo nao? Agradou ao consumidor sim?

Podiam perfeitamente ter canalizado metade para mining e metade para o consumidor normal...o produto vendia na mesma tal era a procura...mesmo que fosse aos preços que vendiam aos miners...mas claro foi praticamente tudo canalizado para o mining e com isso os preços na rua upa upa ainda mais.

Não se pedem politicas para ajudar o consumidor...agradecemos sim é politicas de boa ética económica.
 
Sim, é utópico tal como tinha dito também...mas era o que mereciam!

Claro que as empresas são criadas para dar lucro mas calma lá...conheces alguma empresa tenha definido os preços e de repente tenha aumentado os precos em 200, 300% só porque o mercado pagava?

A sony e a microsoft podiam ter feito o mesmo nas consolas tendo em conta a procura/escassez das consolas e nao o fizeram...tiveram prejuizo nao? Agradou ao consumidor sim?

Podiam perfeitamente ter canalizado metade para mining e metade para o consumidor normal...o produto vendia na mesma tal era a procura...mesmo que fosse aos preços que vendiam aos miners...mas claro foi praticamente tudo canalizado para o mining e com isso os preços na rua upa upa ainda mais.

Não se pedem politicas para ajudar o consumidor...agradecemos sim é politicas de boa ética económica.

Todas as empresas, a não ser que exista intervenção estatal, subirão os preços exactamente tanto quanto o mercado esteja disponível para pagar.

Empresas que não o fazem é porque não precisam ou/e porque têm contractos que os obrigam a cumprir determinado preço.

Essa ideia de que as empresas "têm" ou "devem" ter ética é totalmente verdade, mas se o consumidor não valorizar essas atitudes as empresas não o farão. Empresas existem para maximizar o lucro e gerar dividendos aos seus accionistas. Estão aliás obrigadas por lei a fazê-lo (e bem, nada contra isso). Cabe ao consumidor balizar com que regras se podem reger directamente através das decisões comerciais que todos os dias tomamos ou indirectamente através de pressão sobre o poder político para criar leis e regras que não permitam que o que consideramos abusos sejam cometidos.

ON-Topic: Os preços estão claramente a descer mas ainda é muito tímida a descida. A não ser que seja imperativo por motivos profissionais não faz qualquer sentido investir em GPU's actualmente.
Novas gerações no horizonte, um novo player no mercado (não se iludam as gráficas a sair terão performance meh na melhor das hipóteses, mas ajuda) e ETH a mudar de paradigma só poderão levar a baixas de preços.
 
Acabei de adquirir uma rtx 3060 ti vision recondicionada por 563euros numa loja
Acham que foi boa compra? Só tenho receio do recondicionado..mas vou rezar 😂
 
Acabei de adquirir uma rtx 3060 ti vision recondicionada por 563euros numa loja.
Por acaso também estou interessado em adquirir uma 3060ti nova (talvez uma MSI Ventus 2x).
Já as vi por volta dos 550€, mas será que até junho baixa muito mais? 🤔
Não sou muito entendido no mercado das GPUs, no entanto gostaria de saber - não tendo em conta as situações extraordinárias dos últimos anos - qual deveria ser o preço normal... 300€, 400€...
 
Ninguém tem uma bola de cristal para te poder responder a essa pergunta com exatidão. No entanto a tendência atual é de descida por várias razões.

Tempo também é dinheiro e daqui até Junho ainda são 2 meses sem gpu, cabe a ti responder se vale a pena poupar uns trocos pela espera.

O MSRP original da 3060ti é de 399$, se converteres para euros e adicionares o IVA vamos para um valor perto dos 450€, podes adicionar uns 10 ou 20€ para uma versão de AIB mais barata. Portanto 3060 Ti a 300€, na minha opinião só depois de sair a nova geração, nunca antes disso.
 
Por acaso também estou interessado em adquirir uma 3060ti nova (talvez uma MSI Ventus 2x).
Já as vi por volta dos 550€, mas será que até junho baixa muito mais? 🤔
Não sou muito entendido no mercado das GPUs, no entanto gostaria de saber - não tendo em conta as situações extraordinárias dos últimos anos - qual deveria ser o preço normal... 300€, 400€...
Falando por mim, eu ando de olhos nas 3060ti neste caso da vision da gigabyte há muito tempo...do que tenho visto os preços têm caído bem desde janeiro mais coisa menos coisa.
Já consegues arranjar nos 550 mais ou menos, os preços podem realmente descer mais mas não espero que vá tão cedo até ao "msrp"
A minha só tinha mesmo a caixa danificada de resto estava e está impec
 
Eu também andava de olho numa mas nesta altura do campeonato já nem penso em comprar, posso bem esperar mais 6 meses pela próxima geração.
 
Também teria esperado. Mas quando mais esperava pior era 😂 ia sempre adiar.
E tenho certeza que durará bons anitos

No teu caso vais usufruir da perfomance de uma 3060 ti durante x anos mas podias, esperando apenas uns meses, usufruir da perfomance de uma 3080/90 durane esses mesmos x anos
O tempo de espera é minimo comparado com o tempo que vais usufruir do produto.

As tuas opções acabam por ficar mais limitadas também...imagina que começas a pensar em transitar para uma resolucao maior ...podes acabar por chegar a conclusão que afinal não será boa ideia fazê-lo porque os jogos que queres jogar nao consegue bons frames nessa resolucao.

Eu percebo a ansia de ter uma coisa melhorzita (a espera pode ser desesperante) a questão é que depois quase sempre a pessoa acaba por andar novamente a contar os trocos para comprar um produto que sirva melhor as necessidades do momento

Para quem troca de grafica todas as geracoes fa-lo porque pode e ai nada a dizer...para quem quer manter por uns anos fará sentido a espera pois quer ficar bem servido durante esse tempo
 
No teu caso vais usufruir da perfomance de uma 3060 ti durante x anos mas podias, esperando apenas uns meses, usufruir da perfomance de uma 3080/90 durane esses mesmos x anos
O tempo de espera é minimo comparado com o tempo que vais usufruir do produto.

As tuas opções acabam por ficar mais limitadas também...imagina que começas a pensar em transitar para uma resolucao maior ...podes acabar por chegar a conclusão que afinal não será boa ideia fazê-lo porque os jogos que queres jogar nao consegue bons frames nessa resolucao.

Eu percebo a ansia de ter uma coisa melhorzita (a espera pode ser desesperante) a questão é que depois quase sempre a pessoa acaba por andar novamente a contar os trocos para comprar um produto que sirva melhor as necessidades do momento

Para quem troca de grafica todas as geracoes fa-lo porque pode e ai nada a dizer...para quem quer manter por uns anos fará sentido a espera pois quer ficar bem servido durante esse tempo
Entendo perfeitamente o que queres dizer. Podia ter aguentado mais qq coisita é verdade, principalmente porque a minha 960 ainda dava para as curvas que vou fazendo.

Achei que seria bom negocio e comprei, foi mais por aí e também porque se não ia mesmo estar eternamente à espera da próxima geração até que a minha fosse mesmo à vida xD (isto porque já sei como sou, demoro imenso tempo até me decidir e tento levar tudo até à última da hora)

Foi um yolo
 
Boa noite

Já faz algum tempo que queria adquirir uma placa geforce rtx 3060 mas só recentemente fui ver como andavam os preços num site comparador de preços de lojas online em portugal, e pelos vistos esta placa em especial as versoes mais baratas dela é por volta dos 455 euros.

Só que como houve esse problema das graficas terem aumentado muito á uns tempos atras e agora recentemente já vi na internet que estão a reduzir os preços novamente, agora fico na duvida quanto tempo esperar que baixem e até que valores poderão baixar, é claro que não peço uma resposta exata pois não se sabe ao certo mas ao menos alguém pode me aconselhar se para estas placas rtx 3060 está caro demais ainda? Digo isso pois nao tenho bem noção como era o preço "normal" delas antigamente, e depois há outro problema tambem tenho receio que este preço atual já nao baixe mais ou até que aumente...

O que me aconselham? Fico na duvida se agora fico meses á espera ou se aproveito ja e possivelmente nao vai baixar mais que isto, não é que tenha muita pressa nisto mas nao queria estar mais de 1 mes á espera...
 
Os preços parecem estar a baixar bastante, pelo menos nas mais baratas: RTX 3060 pelos 450€ e 3060 Ti pelos 550€. Ou seja, estamos a falar de cerca de "apenas" de pouco mais de 100€ acima do MSRP (incluindo os 23% de IVA). E já são preços frequentes em várias lojas, dentro das 3060/Ti.
Não noto essa tendência nas 3070 (ainda), que me parece estar muito mais cara que a 3060 Ti.

Pelo que tenho observado, acredito que em 1 a 2 meses, estejam "apenas" a 50€ do MSRP, para as 3060/3060 Ti.

https://pplware.sapo.pt/gadgets/har...-a-escassez-das-suas-graficas-geforce-rtx-30/
 
Back
Topo