Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Sim, a partir do momento k começa a acumular stock, não vai demorar muito ate baixarem... Nao creio que se consiga voltar a ver a 3080 abaixo de 800€ mas acredito que vao chegar a preços razoaveis
Se a procura descer ao ponto de não se conseguir escoar stocks a nível mundial, acabarão por descer até novo equilíbrio.

O que me parece é que a descida não vai ser gradual. Para já quem estaria disponível para gastar 2-3x o MSRP numa gráfica já o fez. Mas há ainda muita gente que não estando disponível para pagar o absurdo que pedem actualmente estaria se o preço for 150%, depois alguns a 120%, etc.

Assim os stocks talvez nunca irão voltar a zero, mas vai-se escoando produto e descendo os preços há medida que se acumula algum stock até chegar ao MSRP ou até sair nova geração.
Isto tudo se não ocorrer alguma subida das bitcoins de repente, ou algo estranho e inesperado.

É o meu prognóstico.
 
Última edição:
Para mim, temos uma bolha enorme no mercado dos GPUs, e quando explodir, os preços vão baixar consideravelmente. Os preços ainda estão altos, e imagino que durante algumas semanas muitas lojas queiram ter margens altas a custa do pessoal que não consegue esperar.

Vou esperar até isto arrebentar, embora já haja uma gráfica que me seduz bastante.

Que é bom ver GPUs finalmente em stock, mesmo com preços muito acima do MSRP, claro que é.
Sempre houve gpu's em stock podiam nao estar a preco interessante. Mas houve sempre 3 a 4 lojas em pt que tiveram e ainda tem stock delas todas.
Agora ja comeca a haver stock nas lojas mais pequenas o que é bom. Espero que a malta aguente mais 1 bocado para isto descer ainda mais. Até porque as lojas enquanto tiverem stock tambem nao vao comprar mais e mais. Assim com isto ha reducao de preço.
 
Sempre houve gpu's em stock podiam nao estar a preco interessante. Mas houve sempre 3 a 4 lojas em pt que tiveram e ainda tem stock delas todas.

Houve um período em que não vi as 3080 (em primeira mão) nas lojas que costumo seguir - nem em Portugal, nem no Reino Unido - só mesmo comprando os PCs deles a preços ridículos.
 
Sim. Nao estou com nenhuma pena. Lol. Apenas comentei, pois se compraram a 1500€ para venderem a 2000€ e agora secalhar nem 1000€... É um problema deles e é bem feito para nao serem comiloes e estragarem o mercado e afins .. mas pronto.
 
Acabei por comprar um RTX 3080 TI FTW3 Ultra por 1500€. Sei que ainda vão descer mais, mas como as RTX 3080 TI têm um MSRP de 1200€, as versões XPTO acabam sempre por ser mais uns 200-300€.
 
bem, não é fantástico, mas hoje apanham-se zotacs 3090 a cerca de 2000€. "só" 500€ acima do normal. Summer sales em vários locais
 
Uma conhecida loja nacional já baixou o preço das 3070 (o modelo que ao longo deste tempo, apesar de tudo, ainda foi tendo algum stock) de 1500 para 1200.

Como diria um famoso personagem: Winter is coming :biglaugh:
Ora bem se assim é então afinal há especulação das lojas? São elas que sobem os preços conforme querem, ou então são os distribuidores que lhes garantem proteção de preço para descer agora 300€? Os distribuidores compram aos fabricantes/partners com margem suficiente para ser aplicado o MSRP e andam a especular para tirar mais proveito porque a procura é(era) elevada?
Há qualquer coisa que não bate certo, até porque por exemplo as consolas PS5 e XBox X/S tem muita procura e pouco stock, mas não há escalada dos preços e quando há stock são vendidas dentro do MSRP. Porque é que nos GPU's tal não se aplica?
Resumindo, eu recuso-me a comprar o que quer que seja acima do MSRP, que já considero alto de mais para o que é oferecido mas isso é outra história, portanto se a maioria bater o pé os valores caiem a pique e acaba-se esta palhaçada gananciosa.
 
Back
Topo