Bem eu vou falar por experiência própria sobre este assunto sem mencionar lojas ou detalhar certos temas, mesmo que essas nem de Portugal sejam...
Vamos por partes, vou dar um exemplo basico na área do vestuário, uma loja compra X unidades ao fornecedor, (isto se n for um fornecedor já da própria marca em questão, senão o caso é diferente), um desses produtos é uma T-shirt, onde tem apenas o custo de 1€ por T-shirt para a loja e agora cabe á loja saber a margem de lucro que quer fazer, digamos que vende a 20€ cada, se esse mesmo produto exceder as expectativas de vendas para a qual a loja esperava apenas pensar fazer, eles sobem o preço num espaço de X tempo, digamos 22€, se por este valor, ao final da semana ou mês (dependendo de quando a loja faz a gestão dos ganhos em comparação ao ano anterior do mesmo mês) se esse mesmo ganho for igual ou superior, a loja vai continuar a querer tirar mais lucro sobre aquele produto e o preço vai subindo enquanto a margem que a loja tem de lucro/expetativa de venda, for a suficiente para a procura/venda ao cliente final, mas nunca vai descer o preço, pois ai já vai representar perdas e isso nunca é bom, sei bem do que falo (mesmo a saber que a compra de uma é por apenas 1€ e já é vendida a 25€).
Partindo para esta questão das gráficas e quem anda a lucrar, se é o fornecedor ou as lojas. Indo por partes, uma loja com bom nome ou uma grande superficie, apenas olha para as margens de lucro que tem ao final da semana ou mês e isso é a unica coisa que lhes interessa, n querem saber se o cliente está contente ou n com produto X por preço X, isso n lhes interessa directamente, o comércio em escala grande, quer lucros e n andar preocupado com se o cliente está a pagar caro ou normal por produto X. Mesmo quando há a dita Black Friday, as empresas têm que apresentar lucros de X, nunca perdas, a n ser que uma empresa estivesse para falência e mesmo assim quereria fazer o maior lucro possivel para cobrir danos futuros... E para n mencionar que a Black Friday é mais para enganar ceguinhos do que propriamente ser bom para o cliente final, quem quer comprar X produto tem que acompanhar o mercado e saber que X vale X e cabe na mesma a cada um saber quando por comprar X por preço X...
Sabemos bem que tem havido já algum tempo escassez de chips e isso afecta o mercado num geral, mas n quer dizer que n haja GPUs nas lojas para venda, elas existem e estão lá, só que as lojas querem tirar margens enormes de lucro pk querem aproveitar esta procura louca que existe deste produto neste momento para lucrarem o maximo com isso. O fornecedor ontem tinha 1000 GPUs para 50 lojas, hoje tem apenas 200 para essas mesmas 50 lojas, o fornecedor já tem margens e lucros enormes (disto sei do que falo) para ser ele o responsavel pela margem que a loja terá como venda do produto final, o fornecedor é uma coisa, a loja é outra, isto se o fornecedor n for da mesma marca em questão, pois n havendo ligação entre fornecedor e empresa (loja responsavel pela venda de produtos ao cliente final) cabe á loja fazer a margem que quer como preço de venda final.
Agora o fornecedor mesmo só tendo 200 GPUs para as mesmas 50 lojas a distribuir, (mesmo havendo escassez do produto, cada empresa receberá a sua % representante aos meses anteriores/contrato se houver) e digamos que o fornecedor até tenha feito uma aumento de 10% (o que já é enorme), uma vez que o fornecedor faz este aumento, então a loja já tendo uma lucro de X, vai querer fazer um lucro ainda maior sobre aquele produto e pk n mais um aumento de 20% ou bem mais acima disso, pois a loja é que lida com o cliente final e sabendo a procura que X produto está a ter cabe a eles correr o risco de comprar a X e vendar a X.
Por exemplo, se fosse o fornecedor, o causador deste tipo de aumentos e uma
3080 custar á loja 1000€, a loja uma vez que está a correr o risco de ter que comprar este produto agora a 1000€, entao vai ter que as vendar extremamente caras para compensar o risco pela qual está a se submeter e continuar a compensar comprar mais por este preço e assim ter este produto que já é escasso nos dias correntes á venda, a questão é que a loja é a "principal" causadora deste tipo de preços, pois são eles que mais querem tirar proveito da procura que existe deste produto, são eles que fazem o preço ao cliente final e n os fornecedores e o risco ao qual eles se comprometem entre eles proprios de correr e por isso mesmo os preços serem estes.
A cena é que como podemos ver, esta semana mtas empresas estão a fazer promos/sales/whatever e este produto antes, digamos a 3080, era perto de 2000€ agora havendo promos em quase todas as GPUs, da noite para o dia, apanhamos já uma 3080 perto de 1400€, são apenas menos 600€ para a loja, mas pk raio a loja faria isto, quem é que se daria ao luxo de estar a perder 600€ pk sim... Como mencionei antes, as lojas de bom nome e grandes superficies apenas lhes interessa lucros e n perdas, a questão é que eles continuam a comprar este produto por quase preços normais aos fornecedores e querem manter margens enormes, mesmo já perdendo estes 600€, pk agora tb á menos procura deste porduto por 2000€, mas a loja tem que apresentar vendas e só pk vendem mais barato, n significa que estão a perder €, apenas estão a perder uma maior margem de lucro.
Mesmo que a logistica fosse por, ora ontem comprei esta caixa de 3080s ao fornecedor por X e hoje essa mesma caixa já me é vendida por menos 30%, e da noite para o dia vou simplesmente perder 600€ na venda de X produto pk sim, N... Isto é simplesmente como o pessoal mencionou antes, quem compra este produto a preços ridiculos, são os miners e pessoal que realmente precisa de X performance para aprensentar X trabalho e n têm outras opções (seja ela uma empresa ou trabalhadores por conta propria como um arquitecto, etc...), havendo estes clientes pk raio a loja iria n se aproveitar para ter lucros enormes, mesmo que haja uma venda menor deste produto, apenas uma GPU vendida, já representa a venda de duas ou mais, por isso eu como gamer jamais conseguiria justificar a comprar de uma 3080 perto dos 2000€ a n ser que eu fosse rico ou n ligasse puto ao que ganho e se o € é bem investido ou n.
Posto isto assim mto resumido, pois á coisas ás quais n posso mencionar... a n ser que a Marca ao estar limitada a produzir X chips, seja ela a causador de um aumento em geral para todos e mesmo que isso fosse o caso, as margens teriam que representar uma "valor normal" para este mercado continuar andar, caso contrário ninguem compraria entao uma 3080 a 5000€ sabendo que o seu MSRP era de 750€ (ou 900€ por agora estar já inflacionado partindo do caso de escassez/procura), assim sendo mesmo com uma % de aumento em € vindo da marca, depois fornecedor e finalizando na loja, é a loja a responsavel pelo preço/lucro ao qual quererá fazer face ao mercado que temos actual.
Para n falar que têm stock para montar Pcs pré-montados por eles (com estas gráficas ás quais dizem n haver stock) ainda mais inflacionados pois aproveitam para meter outros produtos lá dentro de baixa qualidade/preço ou que já estajam apanhar pó e mesmo assim tirar o maior % de lucro possivel...
Uma coisa é a loja da esquina, onde "apelam" pelo seu bem para com o consumidor final, o cliente, outra coisa é grandes superficies ou lojas de bom nomes onde o lucro fala por si e n se o cliente é bem servido como consumidor...
O Mundo muda a cada dia e de longe é o mesmo que era aqui á uns dias sequer, quanto mais anos, e somos nós como seres humanos que somos, ditar como mtas das coisas são geridas, sejam eles por bem ou mal...
Cumps, Wolf