Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Damn houve uma loja nacional com sotck RTX 3080 Asus TUF a 1050€ no domingo ainda encomendei/paguei mas recebi email a dzr que nao ha stock.

EDIT: Nao nesta loja devolvem logo passados 2 dias, ja tinha encomendado outra 3070, ja lhes disse e que antes de meterem no site para os mineiros esgotarem td para contactarem pk ja é a 2ª vez que me fazem isto.

Cps

E achas que ia haver mesmo em stock a esse valor , não vês como anda o mercado , vai haver é novo aumento de preços não sei se já viram . Pelo menos a Asus e Msi já informaram .
 

300 Nvidia GPUs Seized After High Speed Boat Chase

Our movie-like story kicked off with Chinese authorities detaining a fishing boat anchored near Hong Kong International Airport. Men on the fishing boat were swapping cargo over to a speedboat. When authorities approached, the smugglers hopped into the speedboat and fled. While the customs officials were unable to apprehend the smugglers in the subsequent high-speed chase, the hapless fishing boat owner was unable to get away. Confiscated goods, according to THG, included sea cucumbers, shark fins, and other various tech products and gadgets. The graphics cards were considered a surprise.

There’s a certain dark hilarity in imagining drug dealers across the world offering their clientele multiple ounces of weed or an RTX 3060, but in this case, the haul consisted of low-end 30HX CMP cards. Nvidia offers a range of CMP cards, with performance ranging from 26MH/s to 86MH/s.

:lol:
 
A amazon anda a pôr várias vezes ao dia stock de GPUs, principalmente 3060 e 3070.
Consegui encomendar uma 3060Ti ontem, ainda sem estimativa de entrega
 
Olá boa tarde


Não estou a par do assunto, mas sei que bem como as playstation as placas gráficas estão muito requisitadas e esgotadas
A questão que tenho é se de vez em quando aparecem stock a preço justo da 3080 ou 3070? (se bem que gostaria de comprar a 3080 pelo preço que as vi no lançamento de 720/750€)

Tem saido stock ou desde o ano passado que não existe? ou as lojas tem inflacionado o preço?
Gostaria de montar um computador mas já que vi vai ser uma luta

Obrigado
 
Resumindo, só lá para 2023 é que o mercado deverá estabilizar, há sempre a possibilidade de ilegalizarem / controlarem as criptomoedas mas duvido, são demasiado boas para cometer ilegalidades..

Resumo do resumo, compra uma consola se queres jogar jogos recentes, para PC só irás conseguur comprar GPUs abaixo de uma GTX 1070 a preço justo.
 
Resumindo, só lá para 2023 é que o mercado deverá estabilizar, há sempre a possibilidade de ilegalizarem / controlarem as criptomoedas mas duvido, são demasiado boas para cometer ilegalidades..

Resumo do resumo, compra uma consola se queres jogar jogos recentes, para PC só irás conseguur comprar GPUs abaixo de uma GTX 1070 a preço justo.

A sério? eu ia usar o PC para jogar e para começar a nova moda de mineração (é ilegal?!)
Tenho um amigo meu que tem uma rtx 2060 super e falou-me da mineração, e de como ganha algum dinheiro com isso.. eu não percebo nada de mineração nem isto é tópico para esse tema, mas resumidamente queria ver se tinha uma rtx 3080 para jogar e minerar quando não estive-se a usar o PC

Já vi que é melhor esquecer, quem foi inteligente no ano passado, tal como foi com a playstation 5 (sem bundle que é o que se ve mais agora) é que se safou.. mais vale arranjar outro hobbie como fazer desporto que já vi que no que toca á informática/electrónica vai estar em pandemia até 2023 como dizes
 
Mineração está em aguas de bacalhau, é uma fonte de rendimento que não é devidamente taxada em Portugal, não ilegal em si mas estás a obter rendimento que não declaras mas como não é um tipo de "moeda" devidamente legalizada ainda não tens que a declarar, por isso há sempre esse ponto, o a que que referia sobre a sua ilegalidade era o real uso que essa "moeda" tem, sendo a moeda de escolha para trafico de droga, trafico humano, terrorismo e afins devido ás transacções serem quase impossiveis de identificar.

Mas as pessoas preferem olhar para o lado, confesso que até estou supreendido com o governo português, a deixarem isto tudo passar ao lado. A mineração é uma praga em todos os sentidos mas, por enquanto, sim, não é ilegal e ainda dá para ganhar dinheiro, eu podia já ter ganho umas centenas desde que tive a RTX 3070 mas apoiar o crime não é algo que ache grande piada..

Quanto ao montar um PC novo, os novos 11400F permitem montar o melhor sistema base para gaming do mercado em termos de preço / rendimento, e os restantes componentes ainda não estão muito inflacionados, quanto ao GPU é andar de olho numa GTX 970 ou algo semelhante, ainda corre muito que há por ai mas terá que ser a 1080p e com alguns filtros desligados.

Fora isso mais vale investir numa boa TV 4K com suporte para freesync e comprar uma Playstation 5 ou Xbox One X, conforme o comando que achas mais confortavel para ti, eu cá prefiro o da Xbox mas prefiro a biblioteca da PS5 / PS4.
 
Última edição:
Mineração está em aguas de bacalhau, é uma fonte de rendimento que não é devidaments e taxada em Portugal, não ilegal em si mas estás a obter rendimento que não declaras mas como não é um tipo de "moeda" devidamente legalizada ainda não tens que a declarar, por isso há sempre esse ponto, o a que que referia sobre a sua ilegalidade era o real uso que essa "moeda" tem, sendo a moeda de escolha para trafico de droga, trafico humano, terrorismo e afins devido ás transacções serem quase impossiveis de identificar.

Mas as pessoas preferem olhar para o lado, confesso que até estou supreendido com o governo português, a deixarem isto tudo passar ao lado. A mineração é uma praga em todos os sentidos mas, por enquanto, sim, não é ilegal e ainda dá para ganhar dinheiro, eu podia já ter ganho umas centenas deade que tive a RTX 3070 mas apoiar o crime não é algo que ache grande piada..

Obrigado pela explicação, realmente desconheço esse tema, não sabia dessa vertente
Mesmo sem saber que existia mineração quando vi as placas gráfias RTX 30 decidi que realmente vou dar um salto da minha 980m, que já o tenho á muitos anos.. parece que ainda vai ter de esperar mais um pouco
 
Sinceramente sou da opinião que se o governo começar a taxar também vai ter que a reconhecer como moeda...
Como até ver não conheço nenhum banco em PT que aceite cripto moedas...acho não faz sentido estarem a taxar as mesmas...

Mas também se táxarem o k os miners casuais.. Isto é akeles que apenas aproveitam as horas que não precisam da gráfica para minerar um pouco podem fazer é mandar para a cobta PayPal em vez de mandarem para a conta bancária... Tanto do existem já muitas coisas pela net que se podem pagar com PayPal...

Quem possui farms e tira autênticos ordenados daquilo secalhar até é mais benéfico ser taxado....Mas quem perceba mais do assunto que diga se estou errado
 
Opah não sei porque consideram as cryptos, ou melhor, se referiram a cryptos como uma ilegalidade só porque é possível fazer algum rendimento com aquilo :D Sei que grande parte da comunidade aqui é gamer, e não me mandem crucificar só pq disse isto. Apesar de ter máquina para tal, não "minero" nada, mas as vezes faço umas tradezitas. E ando mortinho por pôr as unhas numa 3070 como quase toda a gente..

Em Portugal, de facto não existem impostos sobre os ganhos, essencialmente pela forma como as moedas estão cotadas neste momento. A não ser que as moedas passem a ser cotadas como capital ou como propriedade (como acontece nos states a título de exemplo) não nos podem colocar taxas. Basicamente, neste momento, ganhar dinheiro com cryptos é o equivalente a ganhar dinheiro fazendo o cambio entre moedas de diferentes países.

Existe porém a possibilidade apenas de declarar/registar os ganhos, não sendo estes tributados. Quando os montantes são altos, poderá fazer sentido fazerem isso, assim estão se a prevenir de investigações por parte das finanças quando eles virem uma mansão ou um Lamborghini na garagem :p
 
Eu pessoalmente o k faço é guardar todos os email da pool a transferir etherium para a coinbase e tds os email da coinbase quando troco para € e mando para o banco, já para caso algum dia me seja pedido para provar de onde vem os € poder facilmente estar explicar
 
Boas a todos e antes demais peço desculpa pelo off-topic, mas n sabia onde podia debater o assunto, pois isto tem sido de doudos pra mim...

Encontrei esta thread e logo na ultima página vejo alguém com o mesmo problema que eu, o user @Amendoim99 tb quer comprar um pc novo, mas está impossivel devido tanto ao stock, preços mega inflacionados e mineração de criptomoeda... :(

No ano passado "montei um pc" e faltava as gráficas novas sairem para o mercado nacional, tinha o olho nas RTX 3800 e nas 6800XT pois o meu budget era de 2000€ ou mais, pois n tenho nda e preciso de comprar tudo novamente (componentes/periféricos).

Adoro tech e sabia que esta nova gen ia ser bem nice, mas n sabia que a sua procura iria ser o que é hoje, tentei comprar uma RTX 3800 logo na altura e n consegui, houve stock novamente e nda again, a 6800XT sai entretanto e o mesmo acontece... passado nem um mês, os preços começam a ir pra caminhos que já nem valiam a pena e a continuar a n haver stock, tornou-se impossivel comprar um PC... Tinha ideias de começar a fazer streaming e fazer disto um novo projecto, mas neste momento com o que se tem passado está mesmo fora de questão comprar o que quer que seja...

Vejo as marcas a "lançarem" modelos antigos, para compensar a falta de stock, etc, mas como é obvio n vou comprar gráficas antigas e comprar componentes de nova gen e mais tarde uma gráfica da nova gen, pois o dinheiro n cai das árvores... para nem falar de quanto pedem na mesmo por material antigo...

E a questão é mesmo, para quando será possivel o dito "normal" dos preços e stock? Obvio que o covid n ajuda em nda tb, mas a falta de chips e o pessoal a comprar gráficas mais pra cripto do que sei lá o qué, está a lixar tudo...

Vi a resposta do @Morais ao amendoim99 e será mesmo pra 2023 apenas? Jesus...

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Eu no início da pandemia ajudei vários conhecidos a arranjar computadores "dinossauro", a nível de hardware e software.
Hoje em dia, para muitas famílias, o "computador pessoal" é o telemóvel e o tablet.
O desktop ou laptop é algo que estava encostado a um canto e só se ligava quando o rei faz anos.
Veio a pandemia e de repente o desktop ou laptop passou a ser importante.

Depois há outros factores. Parte da produção da AMD está assignada às consolas. Não têm interesse de produzir CPUs consumidor porque eles vendem todos os Epyc que conseguirem produzir, com maiores margens de lucro.
A Intel tem menor produção a 14 nm, porque já tinham convertido, ou estavam a converter parte das fábricas para 10 e 7 nm. A produção a 10 nm tem problemas de yelds e por isso é baixa.
A nVidia mudou-se para a Samsung, mas parece que não têm grande capacidade.
Depois há grande procura de outros sectores, o que faz com que certos componentes tenham lead times enormes.
Problemas de logística com o covid.....

Não culpem só os miners. Eles são apenas o alvo mais fácil, pela novidade e por serem os mais visíveis.

@Wolfblue , fiz quote de um post do @Nemesis11 de outra thread, mas que penso ajudar a explicar um pouco o quão complicado é dar-te uma previsão.

Neste momento o que tenho aconselhado a malta amiga, que realmente precisa porque tem gráficas super incapazes, é de comprar um computador pré feito barato com uma 1660 para desenrascar... Porquê? Porque o conjunto dos componentes fica mais barato que comprar isoladamente, e porque a 1660 dá para safar. No entanto, quando se vê os componentes pelos quais se está a dar 1000€... geez...

No teu caso, se falas em 2000€, epa, aconselhava a tentares comprar um pc pré feito com uma 3060 de 12gb e um 5600X aí por uns 1400€, de modo à perca ser menor quando der para comprares outra gráfica e venderes essa.

Infelizmente, apenas "compensa" comprar pc's pré feitos, o que é uma treta porque enfiam lá sempre algum componente para despachar stock.. Mas tentar comprar um a um vai sair muito mais caro.
 
Back
Topo