Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Incrivel é o mercado Chinês que estava a absorver mais de metade da produção destes GPU's, de repente começam aparecer "placas ao pontapé" e estamos em PT nem é onde ha mais stock imagino nos USA, mas ai a proucura tb deve ser ainda grande nesta retoma.
Veja-se fabricas na china(locais) se venderem logo ha saida da fabrica com 100/150% lucro melhor do que andar a fzr exportação, era ingrato para o resto do mundo, mas pelos visto era claramente o que acontecia. Ainda me lembro de um video de uma loja chinese de 10m2 ou coisa que o valha carreguadinha de 3060/3060 Ti e 3070/3080.

Acredito que se as pessoas continuarem a não comprar já os preços vão continuar a cair, no black friday podemos ter produtos perto MRSP.

EDIT: A China a maior economia do mundo (a meu ver) BAN crypto isto começa a cair parece que vão bater no fundo ,dá que pensar e andamos ha anos a combater a dependencia da China ahhaha, sem a China acabam-se produtos a preços acessiveis, só os ricos é que tem electrodomesticos,PC's etc etc.
 
Última edição:
Eu também não percebo porque muitos estão admirados, ou mesmo "zangados", com as lojas.
Não "zangado", mas admito que sinto uma certa satisfação por ver estes preços a baixar assim, e já se começar a ver "promoções" a acontecer nos GPU's. Mas mesmo com as (falsas-) promoções, continuam muito, muito caras.

Mas concordo contigo, só aumentaram drasticamente os preços porque havia quem comprasse.

Fikem bem!
 
As lojas mais pequenas continuaram a vender os GPUS a preços decentes. inflacionados na mesma, mas porque toda a cadeia que antecede a loja, meteu mais um grãozinho na margem e claro que chega as lojas um produto já inflacionado. a diferença é que as pequenas mantiveram a % de lucro, as grandes não.

Mas atenção, as grandes fizeram o que fizeram porque podiam. Nada contra. Agora, o meu dinheiro, não voltam a ver :)
 
Bem eu vou falar por experiência própria sobre este assunto sem mencionar lojas ou detalhar certos temas, mesmo que essas nem de Portugal sejam...

Vamos por partes, vou dar um exemplo basico na área do vestuário, uma loja compra X unidades ao fornecedor, (isto se n for um fornecedor já da própria marca em questão, senão o caso é diferente), um desses produtos é uma T-shirt, onde tem apenas o custo de 1€ por T-shirt para a loja e agora cabe á loja saber a margem de lucro que quer fazer, digamos que vende a 20€ cada, se esse mesmo produto exceder as expectativas de vendas para a qual a loja esperava apenas pensar fazer, eles sobem o preço num espaço de X tempo, digamos 22€, se por este valor, ao final da semana ou mês (dependendo de quando a loja faz a gestão dos ganhos em comparação ao ano anterior do mesmo mês) se esse mesmo ganho for igual ou superior, a loja vai continuar a querer tirar mais lucro sobre aquele produto e o preço vai subindo enquanto a margem que a loja tem de lucro/expetativa de venda, for a suficiente para a procura/venda ao cliente final, mas nunca vai descer o preço, pois ai já vai representar perdas e isso nunca é bom, sei bem do que falo (mesmo a saber que a compra de uma é por apenas 1€ e já é vendida a 25€).

Partindo para esta questão das gráficas e quem anda a lucrar, se é o fornecedor ou as lojas. Indo por partes, uma loja com bom nome ou uma grande superficie, apenas olha para as margens de lucro que tem ao final da semana ou mês e isso é a unica coisa que lhes interessa, n querem saber se o cliente está contente ou n com produto X por preço X, isso n lhes interessa directamente, o comércio em escala grande, quer lucros e n andar preocupado com se o cliente está a pagar caro ou normal por produto X. Mesmo quando há a dita Black Friday, as empresas têm que apresentar lucros de X, nunca perdas, a n ser que uma empresa estivesse para falência e mesmo assim quereria fazer o maior lucro possivel para cobrir danos futuros... E para n mencionar que a Black Friday é mais para enganar ceguinhos do que propriamente ser bom para o cliente final, quem quer comprar X produto tem que acompanhar o mercado e saber que X vale X e cabe na mesma a cada um saber quando por comprar X por preço X...

Sabemos bem que tem havido já algum tempo escassez de chips e isso afecta o mercado num geral, mas n quer dizer que n haja GPUs nas lojas para venda, elas existem e estão lá, só que as lojas querem tirar margens enormes de lucro pk querem aproveitar esta procura louca que existe deste produto neste momento para lucrarem o maximo com isso. O fornecedor ontem tinha 1000 GPUs para 50 lojas, hoje tem apenas 200 para essas mesmas 50 lojas, o fornecedor já tem margens e lucros enormes (disto sei do que falo) para ser ele o responsavel pela margem que a loja terá como venda do produto final, o fornecedor é uma coisa, a loja é outra, isto se o fornecedor n for da mesma marca em questão, pois n havendo ligação entre fornecedor e empresa (loja responsavel pela venda de produtos ao cliente final) cabe á loja fazer a margem que quer como preço de venda final.

Agora o fornecedor mesmo só tendo 200 GPUs para as mesmas 50 lojas a distribuir, (mesmo havendo escassez do produto, cada empresa receberá a sua % representante aos meses anteriores/contrato se houver) e digamos que o fornecedor até tenha feito uma aumento de 10% (o que já é enorme), uma vez que o fornecedor faz este aumento, então a loja já tendo uma lucro de X, vai querer fazer um lucro ainda maior sobre aquele produto e pk n mais um aumento de 20% ou bem mais acima disso, pois a loja é que lida com o cliente final e sabendo a procura que X produto está a ter cabe a eles correr o risco de comprar a X e vendar a X.

Por exemplo, se fosse o fornecedor, o causador deste tipo de aumentos e uma 3080 custar á loja 1000€, a loja uma vez que está a correr o risco de ter que comprar este produto agora a 1000€, entao vai ter que as vendar extremamente caras para compensar o risco pela qual está a se submeter e continuar a compensar comprar mais por este preço e assim ter este produto que já é escasso nos dias correntes á venda, a questão é que a loja é a "principal" causadora deste tipo de preços, pois são eles que mais querem tirar proveito da procura que existe deste produto, são eles que fazem o preço ao cliente final e n os fornecedores e o risco ao qual eles se comprometem entre eles proprios de correr e por isso mesmo os preços serem estes.

A cena é que como podemos ver, esta semana mtas empresas estão a fazer promos/sales/whatever e este produto antes, digamos a 3080, era perto de 2000€ agora havendo promos em quase todas as GPUs, da noite para o dia, apanhamos já uma 3080 perto de 1400€, são apenas menos 600€ para a loja, mas pk raio a loja faria isto, quem é que se daria ao luxo de estar a perder 600€ pk sim... Como mencionei antes, as lojas de bom nome e grandes superficies apenas lhes interessa lucros e n perdas, a questão é que eles continuam a comprar este produto por quase preços normais aos fornecedores e querem manter margens enormes, mesmo já perdendo estes 600€, pk agora tb á menos procura deste porduto por 2000€, mas a loja tem que apresentar vendas e só pk vendem mais barato, n significa que estão a perder €, apenas estão a perder uma maior margem de lucro.

Mesmo que a logistica fosse por, ora ontem comprei esta caixa de 3080s ao fornecedor por X e hoje essa mesma caixa já me é vendida por menos 30%, e da noite para o dia vou simplesmente perder 600€ na venda de X produto pk sim, N... Isto é simplesmente como o pessoal mencionou antes, quem compra este produto a preços ridiculos, são os miners e pessoal que realmente precisa de X performance para aprensentar X trabalho e n têm outras opções (seja ela uma empresa ou trabalhadores por conta propria como um arquitecto, etc...), havendo estes clientes pk raio a loja iria n se aproveitar para ter lucros enormes, mesmo que haja uma venda menor deste produto, apenas uma GPU vendida, já representa a venda de duas ou mais, por isso eu como gamer jamais conseguiria justificar a comprar de uma 3080 perto dos 2000€ a n ser que eu fosse rico ou n ligasse puto ao que ganho e se o € é bem investido ou n.

Posto isto assim mto resumido, pois á coisas ás quais n posso mencionar... a n ser que a Marca ao estar limitada a produzir X chips, seja ela a causador de um aumento em geral para todos e mesmo que isso fosse o caso, as margens teriam que representar uma "valor normal" para este mercado continuar andar, caso contrário ninguem compraria entao uma 3080 a 5000€ sabendo que o seu MSRP era de 750€ (ou 900€ por agora estar já inflacionado partindo do caso de escassez/procura), assim sendo mesmo com uma % de aumento em € vindo da marca, depois fornecedor e finalizando na loja, é a loja a responsavel pelo preço/lucro ao qual quererá fazer face ao mercado que temos actual.

Para n falar que têm stock para montar Pcs pré-montados por eles (com estas gráficas ás quais dizem n haver stock) ainda mais inflacionados pois aproveitam para meter outros produtos lá dentro de baixa qualidade/preço ou que já estajam apanhar pó e mesmo assim tirar o maior % de lucro possivel...

Uma coisa é a loja da esquina, onde "apelam" pelo seu bem para com o consumidor final, o cliente, outra coisa é grandes superficies ou lojas de bom nomes onde o lucro fala por si e n se o cliente é bem servido como consumidor...

O Mundo muda a cada dia e de longe é o mesmo que era aqui á uns dias sequer, quanto mais anos, e somos nós como seres humanos que somos, ditar como mtas das coisas são geridas, sejam eles por bem ou mal...

Cumps, Wolf
 
Última edição:
EDIT: A China a maior economia do mundo (a meu ver) BAN crypto isto começa a cair parece que vão bater no fundo ,dá que pensar e andamos ha anos a combater a dependencia da China ahhaha, sem a China acabam-se produtos a preços acessiveis, só os ricos é que tem electrodomesticos,PC's etc etc.

A china não é, pelo menos ainda, a maior economia do mundo. Isto não é uma questão de opinião, são factos mensuráveis.
De qualquer forma pouco importa, têm um peso enorme na economia mundial e são sem dúvida a grande fábrica do planeta.

Disto isto, sim se de repente a china deixasse de produzir os bens como produz hoje, grande parte dos produtos sofreria uma enorme subida de preços ou pura e simplesmente desapareciam do mercado. Mas este tipo de raciocínio não tem qualquer cabimento porque se para todo o mundo isso teria um enorme impacto, para a economia chinesa o impacto seria ainda maior. A dependência é total dos dois lados.

Cabe a nós, países e empresas do resto do mundo, trabalhar para conseguir alternativas e deixar de depender tanto de um país só, ainda para mais com um regime autoritário. Isto passa por todos, e agora estou a falar dos consumidores, compreender que é um tiro no pé exigir que se cumpram regras muito apertadas nos nossos territórios na produção de bens mas importar alegremente, literalmente tudo, de países que não têm qualquer salvaguarda pelos direitos dos seus trabalhadores e meio ambiente.
Para ficar claro não acho que se devam relaxar as nossas regras, deve é exigir-se o mesmo dos produtos que cá entram e ter noção que isso acarreta custos no momento de adquirir os produtos, mas passamos a ter armas para que a nossa economia possa bater-se no mundo com menor desigualdade.
 
Última edição:
Mas vocês estão honestamente surpresos em relação as lojas?

Quando a 3070 custava 1500+, eu via-as a serem vendidas a 900 na loja aqui debaixo da minha casa. Só que stock, era 1 ou 2 ppor semana. Mas se eles podem vender a 900 com lucro, as digas e datas desta vida também podiam. Não invalida que os distribuidores também não tenham subido um bocado os preços, mas ninguém tenha dúvidas que as lojas comeram com a maior fatia da inflação. Nos modelos mais caros, não duvido que a margem tenha sido de mais de 1000 euros por placa. mesmo nas 3070 foram no minimo 800...


Como eu ja tinha dito, não sei se foi neste post, apartir de agora, material informático vou comprar na loja da esquina. Prefiro pagar mais 2 euros por cpu e por rams, mas dar dinheiro a quem não se aproveitou das pessoas quando teve oportunidade.
Sinceramente acho que devias falar menos da situação das lojas porque basicamente acabas por demonstrar a ideia de tu poderes aproveitar-te da situação do mining para geral lucros mas as lojas grandes já não podem... realmente coerência. ;) Eles não se aproveitaram das pessoas, aproveitaram-se de um mercado sedento por gpu´s para ir minerar. Quem queria só jogar/ trabalhar infelizmente levou por tabela.
É como um scalper queixar-se do aumento de preços das gráficas no mercado regulado. :joker:
 
Mas vocês estão honestamente surpresos em relação as lojas?

Quando a 3070 custava 1500+, eu via-as a serem vendidas a 900 na loja aqui debaixo da minha casa. Só que stock, era 1 ou 2 ppor semana. Mas se eles podem vender a 900 com lucro, as digas e datas desta vida também podiam. Não invalida que os distribuidores também não tenham subido um bocado os preços, mas ninguém tenha dúvidas que as lojas comeram com a maior fatia da inflação. Nos modelos mais caros, não duvido que a margem tenha sido de mais de 1000 euros por placa. mesmo nas 3070 foram no minimo 800...


Como eu ja tinha dito, não sei se foi neste post, apartir de agora, material informático vou comprar na loja da esquina. Prefiro pagar mais 2 euros por cpu e por rams, mas dar dinheiro a quem não se aproveitou das pessoas quando teve oportunidade.
eu enquanto tive loja de esquina nunca comprei nada online, de facto algumas coisas pagava mais uns euros, mas o atendimento sempre foi 5*, e quando tinha algum pedido assim mais invulgar sempre fizeram de tudo para conseguir os componentes que pretendia comprar.... pena que hoje em dia as lojas de esquina da minha zona ja tenham desaparecido
 
Sinceramente acho que devias falar menos da situação das lojas porque basicamente acabas por demonstrar a ideia de tu poderes aproveitar-te da situação do mining para geral lucros mas as lojas grandes já não podem... realmente coerência. ;) Eles não se aproveitaram das pessoas, aproveitaram-se de um mercado sedento por gpu´s para ir minerar. Quem queria só jogar/ trabalhar infelizmente levou por tabela.
É como um scalper queixar-se do aumento de preços das gráficas no mercado regulado. :joker:
Desculpa?

Eu comprei uma gráfica, paguei 1150 euros por ela como tu podias ter comprado. Escolheste não o fazer, tudo bem, mas não me venhas falar de coerência, eu não me aproveitei de ninguém, paguei por um be, tal como tu o podias ter feito.
 
As lojas são as menos culpadas, em toda a cadeia de chupismo. A escassez de hardware também não deve ser fácil para as lojas, principalmente as que só vendem disto.
Lembrem-se que se não há 100 placas para vender com 2% de lucro, a única maneira de manter a porta aberta é aumentar o lucro nas 10 que se tem.
 
A malta acha que as lojas, por ter o tipo A ou B que é muito porreiro e até se lembra de mim quando lá vou, me deve alguma coisa enquanto consumidor numa altura como esta, e que deviam prejudicar-se elas em detrimento dos meus interesses.

Uma empresa que paga rendas, ordenados e afins como é óbvio vai sempre tentar tirar o lucro possível do equipamento. Tanto é que as lojas maiores andaram todas sempre em torno dos mesmos valores.

A loja da esquina consegue vender mais barato sim, o que é "bom" para nós enquanto consumidores, mas se calhar porque prefere ganhar menos mas vender, na esperança de conseguir quem sabe anexar algo mais à venda ou "fidelizar" um cliente novo. Isto e não ter uma necessidade tão grande de lucro por ter uma estrutura mais pequena, sei lá..
 
As lojas são as menos culpadas, em toda a cadeia de chupismo. A escassez de hardware também não deve ser fácil para as lojas, principalmente as que só vendem disto.
Lembrem-se que se não há 100 placas para vender com 2% de lucro, a única maneira de manter a porta aberta é aumentar o lucro nas 10 que se tem.

Não, não são. Já tiveste aqui exemplos disso, eu próprio já dei um exemplo disso. De uma loja que contactei para preços de GPU's e a resposta foi "nesta altura de malucos, nós seriamos burros se não aumentássemos os preços para ter maior lucro".

No pior dos casos, têm igual responsabilidade. Duvido seriamente que os preços na origem tenham aumentado quase 200%. Não só, mas material já em stock, ex. RX580, aumentar de cerca de 200€ para 500€ é pura ganância da parte das lojas que o fizeram.

Fikem bem!
 
Claro, já sei que as lojas são uns santos e que precsisam mesmo de vender gpus com margens de 1000 euros para manterem as portas abertas. Epa, tirem as palas dos olhos sff. Estão no seu direito de o fazer, compra quem quer, eu inclusive fui um dos que comprou porque não tive mais paciência para andar a apanhar as gotas de stocks que apareciam nas lojas em que os preços eram normais.

Daí a dizer que precisam disso para manter as portas abertas... Felizmente esta semana já não precisam dessas margens, devem ter começado a vender tinteiros se calhar... Ou então algum investidor entrou com dinheiro lol Ainda bem, se não tinham de fechar as portas..
 
Estou num forum frances e os usados la estao a explodir de rtx 3080 e 3090. Ha 3 dias nao havia nada agora esta cheio com umas 10 rtx 3080 umas quantas 3090/3070 e 3060.
Por aqui nao ha nada ainda. Tirando a 1080 ti que esteve a 750€ e todos os dias vai descendo xd e ja vai em 450€. :lol:
Provavelmente ja nao a vende por este preço tambem.
 
é possivel que quem tem Amperes pré LHR e Turing e nao quer minar, possa ganhar algum dinheiro agora e ficar com placas zero km...
 
Aqui na Alemanha, numa das lojas que costumo consultar, já vejo preços a rondar os 200 € acima do MSRP:
- RTX 3070 - 711.52 €
- RTX 3080 - 903.02 €

Não há stock de nenhum destes modelos mais baratos, mas há pouco tempo nenhuma, com ou sem stock, estava a este preço.
Parece que a tendência se está mesmo a manter.

A RTX 3070 mais barata com stock está a 905.54 €.

Continua a ser um absurdo. Mas a ver vamos ...
 
Última edição:
Eu acho que mais depressa compro uma GPU da próxima geração, do que uma da actual 30’s.

tenho visto “boas” promos online de GPUs, mas os valores ainda muito longe do MSRP…o dobro em muitos casos.

eu digo para não comprarem nada neste momento.

engraçado também como as noticias dos últimos dias vindas da China, imediatamente tiveram impacto nos preços.
 
Se os preços baixarem para valores ditos normais, não terei problema em comprar uma da série RTX 30.
Assim nem pensar.

Eu ca acho que não vão baixar muito mais…talvez mesmo qd aparecerem as próximas gerações de gpu

por exemplo uma 3060 que deveria ser vendida por 300usd anda a volta dos +500€…e sem stock!

o que se assistiu foi que uma boa parte do mercado esta disposta a pagar esses valores completamente inflacionados…com mining ou sem mining…desde que haja stock!

e com isso o mais provável é a próxima geração sair com preços “ajustados” ca para cima!
 
Back
Topo