Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Quase todas depois de tirar o cooler perdes logo a garantia e faz algum sentido, há pessoas que mexem sem saber e avariam hardware e há por aí muitos com a mania que sabem e não sabem nada também...
 
Mas na EVGA também perdes se for dano provocado por ti. Nas outras marcas mesmo que tenhas X anos de experiência e saibas perfeitamente o que estás a fazer sem danificar nada, basta faltar o autocolante mágico e acabou. Por um lado percebo a marca que se tem de defender dos artistas mas por outro percebo quem quer meter blocos ou até fazer manutenção normal de trocar pasta térmica estão a zelar pelo material e acabam por perder a garantia se o fizerem
 
Mas na EVGA também perdes se for dano provocado por ti. Nas outras marcas mesmo que tenhas X anos de experiência e saibas perfeitamente o que estás a fazer sem danificar nada, basta faltar o autocolante mágico e acabou. Por um lado percebo a marca que se tem de defender dos artistas mas por outro percebo quem quer meter blocos ou até fazer manutenção normal de trocar pasta térmica estão a zelar pelo material e acabam por perder a garantia se o fizerem
Bem, sejamos honestos, por muito que seja bom trocar a pasta térmica da gráfica, e que watercooling mantém a mesma mais fresca, etc e tal, não conheço gráfica nenhuma que alguma vez tenha avariado por não o terem feito.

A gráfica é vendida a funcionar como tal, e a funcionar bem (salvo excepções). Se eu quero ainda durante a garantia alterar algo na gráfica, seja por que razão for, só tenho que assumir que perco a garantia.

Uma gráfica não é um CPU, onde até é vendido sem cooler em muitos casos. É um pouco mais complexa, e é relativamente fácil alguém a mexer sem experiência fazer porcaria.

Enquanto fabricante não vou dar garantia sobre um produto que foi mexido por terceiros.

Mas, por outro lado, para uso comum, também não conheço gráfica nenhuma que após ser colocada em WC ou trocada pasta térmica tenha avariado, ainda em tempo de garantia (claro).

Por isso, será sempre um risco calculado por parte de quem o quiser tomar :)
 
Bem, sejamos honestos, por muito que seja bom trocar a pasta térmica da gráfica, e que watercooling mantém a mesma mais fresca, etc e tal, não conheço gráfica nenhuma que alguma vez tenha avariado por não o terem feito.

A gráfica é vendida a funcionar como tal, e a funcionar bem (salvo excepções). Se eu quero ainda durante a garantia alterar algo na gráfica, seja por que razão for, só tenho que assumir que perco a garantia.

Uma gráfica não é um CPU, onde até é vendido sem cooler em muitos casos. É um pouco mais complexa, e é relativamente fácil alguém a mexer sem experiência fazer porcaria.

Enquanto fabricante não vou dar garantia sobre um produto que foi mexido por terceiros.

Mas, por outro lado, para uso comum, também não conheço gráfica nenhuma que após ser colocada em WC ou trocada pasta térmica tenha avariado, ainda em tempo de garantia (claro).

Por isso, será sempre um risco calculado por parte de quem o quiser tomar :)
Eu conheço, já vi com pasta térmica de metal líquido e espalharam mal e deu um curto...
Se a gráfica tem garantia não recomendo mesmo mexer, de fábrica 99.9% vêm a funcionar de forma a conseguir dissipar bem o calor criado pela própria gráfica, salvo alguma exceção de caixas da tretas gráficas estão bem feitas e com boa dissipação
 
Eu conheço, já vi com pasta térmica de metal líquido e espalharam mal e deu um curto...
Se a gráfica tem garantia não recomendo mesmo mexer, de fábrica 99.9% vêm a funcionar de forma a conseguir dissipar bem o calor criado pela própria gráfica, salvo alguma exceção de caixas da tretas gráficas estão bem feitas e com boa dissipação

Tudo bem, mas isso é facilmente identificavel, assim como grande parte de mau uso por parte do utilizador. As marcas fazem isto porque é mais facil e comodo para eles. Nos EUA isso não acontece por causa da lei e não os vês a recusarem não vender produto lá por causa disso, nem a aumentarem o preço do produto porque lhes causa danos económicos.
 
Tudo bem, mas isso é facilmente identificavel, assim como grande parte de mau uso por parte do utilizador. As marcas fazem isto porque é mais facil e comodo para eles. Nos EUA isso não acontece por causa da lei e não os vês a recusarem não vender produto lá por causa disso, nem a aumentarem o preço do produto porque lhes causa danos económicos.

Leis são leis e ainda pra mais logo no USA que cada estado tem as suas (é melhor nem ir por ai) xD

A questão aqui é simples, a partir do momento em que mexes no que "n deves" e sabes que a garantia fica sem efeito, n á mto mais a dizer.

N posso comprar um Ferrari, po-lo twin-turbo, dar barraca com o motor, mas como ainda tem "garantia", vou á marca e estou coberto lol

Cada um é livre do que quer fazer, com aquilo que compra, mas a partir do momento que isso tenha uma garantia e X marca estipula aquilo que podes ou n mexer, para o teu produto continuar a ter "uma garantia", é uma das maneiras da marca tb se proteger contra possiveis "lavagens" por parte do cliente.

Olhem pro exemplo recentemente da EVGA, onde imensa gente tentou se aproveitar do facto da barraca que houve com apenas 26U da 3090, para conseguir um modelo "novo" e assim que a EVGA pôde, "mudou" o sistema de como a RMA estava a operar e evitou uma data de "aproveitadores", á custa dos que realmente tinham a necessidade de precisarem de receber uma nova 3090.

Após a inchente de pedidos á louco, a EVGA no formulário pedia o pagamento total da GPU, portes, etc... antes de proceder á RMA, para assim, os engraçadinhos que quissesses ir avante, quando fossem caços, a EVGA abria um processo e n é preciso dizer mto mais :)

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Leis são leis e ainda pra mais logo no USA que cada estado tem as suas (é melhor nem ir por ai) xD

A questão aqui é simples, a partir do momento em que mexes no que "n deves" e sabes que a garantia fica sem efeito, n á mto mais a dizer.

N posso comprar um Ferrari, po-lo twin-turbo, dar barraca com o motor, mas como ainda tem "garantia", vou á marca e estou coberto lol

Cada um é livre do que quer fazer, com aquilo que compra, mas a partir do momento que isso tenha uma garantia e X marca estipula aquilo que podes ou n mexer, para o teu produto continuar a ter "uma garantia", é uma das maneiras da marca tb se proteger contra possiveis "lavagens" por parte do cliente.

Olhem pro exemplo recentemente da EVGA, onde imensa gente tentou se aproveitar do facto da barraca que houve com apenas 26U da 3090, para conseguir um modelo "novo" e assim que a EVGA pôde, "mudou" o sistema de como a RMA estava a operar e evitou uma data de "aproveitadores", á custa dos que realmente tinham a necessidade de precisarem de receber uma nova 3090.

Após a inchente de pedidos á louco, a EVGA no formulário pedia o pagamento total da GPU, portes, etc... para assim, os engraçadinhos que quissesses ir avante, quando fossem caços, a EVGA abria um processo e n é preciso dizer mto mais :)

Cumps, Wolf

Lei é a lei, mas se lhes desse prejuizo das duas uma, ou deixavam de vender nesse país ou aumentavam o preço do produto para poderem fazer face a esse custo acrescido. A realidade é que isso não acontece, aliás na globalidade tens preços mais baratos nos EUA do que na Europa, mesmo depois de descontando o valor dos impostos. Portanto o argumento que existe um percentagem de clientes criminosos que andam a alterar os produtos e a abusarem do RMA não cola.
Ninguém deveria perder a garantia só porque uma marca se lembrou de colocar um autocolante num parafuso. Com a escassez tens produto a sair da linha de produção com pads incorrectamente colocados, com objectos estranhos entre a heatsink e a pcb, com os autolocantes da thermal pads ainda no sitio e que só foram identificados porque o cliente decidiu abrir a placa.
Num ferrari não perdes garantia só porque decidiste abrir o capô e ver se estava tudo bem com o motor.
 
Lei é a lei, mas se lhes desse prejuizo das duas uma, ou deixavam de vender nesse país ou aumentavam o preço do produto para poderem fazer face a esse custo acrescido. A realidade é que isso não acontece, aliás na globalidade tens preços mais baratos nos EUA do que na Europa, mesmo depois de descontando o valor dos impostos. Portanto o argumento que existe um percentagem de clientes criminosos que andam a alterar os produtos e a abusarem do RMA não cola.
Ninguém deveria perder a garantia só porque uma marca se lembrou de colocar um autocolante num parafuso. Com a escassez tens produto a sair da linha de produção com pads incorrectamente colocados, com objectos estranhos entre a heatsink e a pcb, com os autolocantes da thermal pads ainda no sitio e que só foram identificados porque o cliente decidiu abrir a placa.
Num ferrari não perdes garantia só porque decidiste abrir o capô e ver se estava tudo bem com o motor.

Mais uma vez, cada caso é um caso e como podes ver, eu "expliquei" o exemplo que dei. O tal men no reddit que "descobriu" tal cena na 3090 ao abri-la e ver tal coisa, como é obvio a marca só tinha que apurar o que se passou e tomar uma decisão, ora abria um processo e com o cliente em causa chegava a um acordo com o procedimento a tomar para apurar o responsavel e dai, remenda-se o sucedido ou então que se lixe o cliente e n se faz nda e deita-se as culpas pro cliente pk sim, sem se apurar nda e vota que tem...

Garantias tem mto que se lhe diga e já aconteceu quase de "tudo" para que hoje em dia, a marca tem que se proteger e lutar pelos seus interesses, como o cliente que precisa de recorrer á garantia e precisa que n haja "*****" por parte da marca/vendedor, pk tem os seus direitos, bla bla bla...

A questão deste redditor, correu-lhe bem pk "trespassou" algo que n deveria fazer e perdeu a garantia, como foi por esse exacto "movimento" que o safou de ver o problema em questão, a marca reconheceu o sucedido e ainda teve direito a uma free GPU, win win... (Neste caso a peça tinha problema, era só enviar para a RMA, mas ele já deveria saber o andamento e para tal "arriscou" ele mesmo ver o que se passava e das duas uma, peça com defeito, rma e done, problema a ser ele a ter "feito" aquilo para sacar uma nova, ai depende de cada um e eu sei perfeitamente no mundo em que vivo).

Estupido ou n, o "criador" de produto X é livre de fazer o que querer e como vai limitar alguém a que se "trespassar" X componente, esse mesmo irá perder a garantia a que tem direito, apenas cabe a ti, depois comprares esse produto ou n, apenas cabe a ti, "trespassares" esse componente e perderes a garantia...

Outro exemplo basico... a diferença entre o tu montares um Pc em casa ou esse mesmo ser montado em loja, é que em casa apurar um problema e X peça ter que ir pra RMA é sempre um "filme" e tu sabes do que falo, caso seja em loja, a pessoa em causa pela montagem do Pc, se por algum motivo estragar algo, automaticamente essa peça é substituido por uma igual nova e done.

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Vamos lá ver uma coisa. Trocar um cooler não é a mesma coisa que alterar um pcb ou provocar danos na pcb devido a uso indevido de materiais.

Pegando no teu exemplo do ferrari, trocar um cooler não é o mesmo que colocar um twin turbo no gpu. O equivalente seria talvez trocar os pneus do ferrari, se fores um macaco e por acaso sei lá utilizares pneus feitos de casca de banana, na melhor das hipoteses devido à falta de atrito o carro não sai do sitio e se existir falha mecânica estás coberto pela garantia, porque a ferrari não coloca autocolantes de garantia nos pneus. Se tiveres um acidente é culpa tua, seja com pneus de origem ou de casca de banana.

Um shunt mod por exemplo seria sim o equivalente a colocar um twin turbo no ferrrari, e ai como é obvio estás por tua conta e risco.

Uma colocação indevida de um watercooler desde que não utilize materiais como metal liquido, na pior das hipoteses dá te throttle ou shutdown ao equipamento, porque qualquer equipamento que seja bem desenhado tem proteções nos semicondutores. Se algo falhar aí é falha do design do semicondutor e não da colocação do cooler, o cooling indevido apenas expõe um falhanço no design da placa.

Dano provocado pelo uso indevido do utilizador é na grande maioria das vezes facilmente identificavel. Os selos de garantia estão lá apenas para proteger o fabricante não de utilização irregular por parte do utilizador.

Imagina tu que te vendem um produto fora da conformidade que não opera da forma que foi anunciada, segundo a lei europeia passados 6 meses cabe ao consumidor o onus da prova da falta de conformidade. Como é que vais provar a falta de conformidade se não for aberto por ti ou por um terceiro alheio ao fabricante, se o fabricante alegar o contrário?
E se o fabricante não colocar o selo de garantia ou o fizer de forma indevida. Erros acontecem em linhas de produção. Será que esse autocolante é assim tão importante como prova, especialmente se tiver uma disputa judicial pelo meio?

Aquilo só está lá para proteger o fabricante não está lá para proteger o produto. Não é por acaso que a EVGA te troca um gpu sem pestanejar se apenas trocaste o cooler, duvido é que o faça se andares a trocar condensadores na placa ou brincar com shunt mods
 
Segundo a CEO da AMD a situação só deve começar a normalizar a partir de Junho de 2022, chegando essa altura quase que mais vale esperar pela geração seguinte que é lançada no final do Verão e parte final de 2022.
 
Última edição:
todos dias vejo subidas de preco. Se queres algo, sujeitas-te ao que ha e compra de uma vez. Esperar nao vale a pena.

Sem duvida, parece que não para de subir. Há algum tempo que não vejo nenhum preço menos mau. Tarda nada voltamos aos vaalores de fevereiro.

Edit: Andei a dar uma volta por varias lojas grandes e o que aparente é que a torneira secou, deixaram de vir gráficas e os stocks estão novamente em baixo. Será?
 
Sem duvida, parece que não para de subir. Há algum tempo que não vejo nenhum preço menos mau. Tarda nada voltamos aos vaalores de fevereiro.

Edit: Andei a dar uma volta por varias lojas grandes e o que aparente é que a torneira secou, deixaram de vir gráficas e os stocks estão novamente em baixo. Será?

Devem estar a juntar stock para altura do black friday e natal. Ou então estão a guardar inventário de alguns componentes para o refresh de gpus que sai no inicio de 2022.
Mas sim aparentemente diminuiu a disponibilidade do produto nos fornecedores.
 
Pois, isso também tenho reparado, stock bastante limitado e preço altos... Talvez seja melhor esperar. Não quero me aventurar por placas usadas com rodagem brutal em cima.
 
Sem duvida, parece que não para de subir. Há algum tempo que não vejo nenhum preço menos mau. Tarda nada voltamos aos vaalores de fevereiro.

Edit: Andei a dar uma volta por varias lojas grandes e o que aparente é que a torneira secou, deixaram de vir gráficas e os stocks estão novamente em baixo. Será?

3060 Ti é das que mais stock têm, tudo acima disto, apenas vejo uma ou outra a nivel de stock... E claro os preços das 3060 Ti já são entre os 750-900€ novamente, se o preço máximo chegar aos 1K, já teremos preços perto do que era o auge da procura.

Alguma previsão para baixa de preço da série 3000?

Preciso atualizar o pc e só falta a gráfica... Mais vale comprar agora ou esperar mais uns 2 ou 3 meses?

Já disse isto algumas vezes e volto a mencionar o mesmo, para quem ainda anda á caça de uma GPU desta gen, tem que dar check aos preços diariamente e quando algo parecer tentador para o preço disposto a pagar por uma actualmente, é comprar e andar pra frente...

Cumps, Wolf
 
Bom para terem uma ideia. Em Agosto comprei uma Asus RTX 380 Ti Tuf Gaming OC por ~1700€. Estava em stock em loja 1 unidade e como estava farto de esperar sujeitei-me, mas nessa altura era possível comprar por cerca de 1500€ em lojas online. No dia seguinte na mesma loja estava para encomenda por ~1600€. Hoje na mesma loja está a 2150€ para encomenda... Isto só para ter ideia da volatilidade da coisa.

Penso que não vai subir muito mais, pelo que agora é sujeitar-se ou esperar que volte aos preços que referi (incógnita), porque MSRP nunca mais vai haver, pelo menos nesta geração.
 
Sim, eu avisei que o preços iam subir novamente... Houve aqui malta a dizer que não. Agora se vê.
A melhor altura para comprar foi há 2/3 meses, antes da saída da 6600xt houve boas promoções nas NVIDIA. Depois saiu a 6600xt e no dia de lançamento esteve a menos de 400€, alguns ainda gozaram que era um roubo...
Não vai haver stock até pelo menos inícios de 2022, já foi dito em vários locais. E se em 2022 ficar resolvido menos mal.
 
Encomendei uma gráfica da evga através do site e apesar da gráfica ser mais barata a DHL já me contactou para desalfandegar. Assim fica ao preço que se encontra cá a gráfica...
 
Back
Topo