Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

apóss andar a tentar espreitar algumas promos que andam nesta semana, passei por um dos sites conhecidos e fiquei escandalizado com os preços das 3000. Está tudo para lá de louco.. 3060TI a 600€ , 3070 a 700€ e as 3080 a 900€ e as 3090 a 1900€... Ao que isto chegou.. Santo Deus..
 
E isto quando há stock, que mesmo a esses preços voam. Quem quiser comprar computador neste ano ou fazer um upgrade, é para esquecer mesmo.
 
apóss andar a tentar espreitar algumas promos que andam nesta semana, passei por um dos sites conhecidos e fiquei escandalizado com os preços das 3000. Está tudo para lá de louco.. 3060TI a 600€ , 3070 a 700€ e as 3080 a 900€ e as 3090 a 1900€... Ao que isto chegou.. Santo Deus..
Não há stock, a procura é alguma principalmente quando a geração passada foram só produtos para quem não se importa pagar para early adopter. A concorrência só lançou os produtos no papel já que stock é ainda pior. Estes preços são completamente normal.
 
mas ai esta o cerne da questão!
o facto da geração anterior ter tido preços bem acima daquilo que a maioria das pessoas pode\esta disposta a pagar também ta a contribuir para esta procura desenfreada.

quando vendem placas a 800€ com bastante mais performance que uma que na geração anterior custava 1200€, aliado ao facto de a malta ter mais tempo livre, assim como pcs que devido a não terem levado upgrade na geração passada poderão não conseguir jogar no seu melhor alguns dos jogos mais recentes, ja para não falar do hype do cyberpunk 2077.... tudo isso são fatores que fizeram disparar a procura...como o fabrico não consegue acompanhar isto virou uma autentica selva para se conseguir um GPU....
 
epa, não sei se compro uma 3090 a 1600 euros ou se espero.

Se calhar espero e daqui por 2 meses as 3800 estão a 1400euros as 3070 a 1200euros e as 3060ti a 1000euros....
 
mas ai esta o cerne da questão!
o facto da geração anterior ter tido preços bem acima daquilo que a maioria das pessoas pode\esta disposta a pagar também ta a contribuir para esta procura desenfreada.

quando vendem placas a 800€ com bastante mais performance que uma que na geração anterior custava 1200€, aliado ao facto de a malta ter mais tempo livre, assim como pcs que devido a não terem levado upgrade na geração passada poderão não conseguir jogar no seu melhor alguns dos jogos mais recentes, ja para não falar do hype do cyberpunk 2077.... tudo isso são fatores que fizeram disparar a procura...como o fabrico não consegue acompanhar isto virou uma autentica selva para se conseguir um GPU....

Apesar do interesse nesta nova geração ser maior a culpa não é da procura, mas sim da oferta. Desde o lançamento que as gráficas têm vindo a conta gotas para as lojas. Se fosse na altura das 2000 acontecia exatamente o mesmo. Agora se é pouca produção ou desvios para o mining, isso já não sei...
 
Última edição:
se tiveres em conta que na steam survey so ha menos 0.26% de 3080RTX do que 2080Ti, as quais ja sairam ha muito mais tempo acho que da que pensar... mais um par de meses e ja vai estar a frente...ou seja em menos de 6 meses deverá estar a frente... ou seja elas estao a ser produzidas em quantidades que não devem ser ser assim tao poucas... a procura é que esta a ser completamente fora do normal!
 
O preço base da 3080 é de uma gama de preço muito inferior à 2080Ti, por isso essa comparação não me parece justa. Naturalmente há mais pessoas interessadas em dar 800 euros por um GPU do que 1300.
 
Pois, é tipo de pessoas como eu que já andava como eu há mais de 3 anos com a mesma gráfica à procura de um upgrade real por um preço aproximado da anterior.
Não houve grandes hipóteses de o pessoal ir renovando, ficou tudo à espera e agora com grande parte em casa a ter mais algum tempo para jogar e com constrangimentos de fornecimento é normal haver uma procura superior à procura.
 
Eu comprei a 3080 mais barata do que paguei pela 2080 à quase 2 anos, para mim foi um bom upgrade.
Mas agora a mesma 3080 está mais cara quase 150€ e por esse valor provavelmente já não faria a troca.
 
Os precos estao ridiculos, em parte deve ser por causa do profit que mining da neste momento.

RlU6Cjn.png
 
Eu vi a RTX 3060ti em stock e deixei passar, passado um tempo fui ver o stock e novamente esgotado.
Assim que apareceu novamente já nem perdi tempo, tive que agarrar se nao ainda nao tinha PC montado, ainda deu para sacar a 414.90€, agora aumentou mais de 100€, ta tudo doido.
 
Back
Topo