Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Picos de corrente, consumos e outros problemas

JackFlash

Moderador
Staff
Boas,

Criei o tópico para discutir problemas relacionados com as Nvidia Ampere 8nm, RTX 3000 series, em particular problemas relacionados com picos de corrente e eventualmente falta de potência da fonte nestas situações.

O objectivo é perceber se os users do forum estão a sofrer deste tipo de problemas e em que condições.
Se possível tentar ajudar os users a melhorar/resolver os problemas.

Poderão ser mencionados também outros problemas se o desejarem

Cumps.
 
Li o tópico que deu origem a esta discussão e deixo a minha experiência até à data. Com uma Asus TUF Gaming RTX 3070Ti e uma fonte Seasonic 750W 80Plus Gold não encontrei problemas de consumo excessivo. A GPU tem sido espremida em VR a alimentar uns Reverb G2 a 100% no steamvr, o que é exigente.
 
Isso foi falado quando elas saíram e parece que está mais relacionado com a fonte de alimentação não aguentar.
Tenho um 7700k com um pequeno OC e RTX 3090 e já passei o single player do COD Cold War se não me engano, com tudo no máximo(incluído raytracing) a 4K e também o último Metro.
Não tive problema nenhum com uma Corsair AX760 já com uns bons anos. Lembro-me de ver a gráfica a passar dos 100% power limit, não faço a mínima ideia até quanto foi.
Também não sei até que ponto o processador está a atrasar a gráfica, mas não acredito que a 4K esteja a fazer-lo porque nunca o vi a 100%.
 
Uso uma Seasonic Platinum de 750W com uma RTX 3080Ti (Asus Tuf) e não tenho tido qualquer problema. Mas também só uso a placa para gaming, de momento.
 
Thx pela thread @JackFlash uma pessoa as vezes esquecesse que está em X thread e depois entra em off-topic xD

Antes demais, posso tb dizer que até hoje, zero problemas com a minha EVGA 3080 Ti FTW3 + RM850x (vai pros 5 meses no final deste mês).

O maior usage ao qual ela esteve sujeito foi no Anno 1800 com 12h seguidas, Max settings, DX12, tudo on, etc.... 98% usage a rondar 400W, mais coisa menos coisa, temps entre 74/75ºc e nda apontar.

Para quem realmente estiver a ter algum tipo de problema ou queira fazer um teste, o programa Heaven UNIGINE (Free e apenas serve de stress test para GPUs) ainda é mto usado nos dias de hoje, aconselho a pelo menos, meia, a uma hora de teste seguido e usem, ou o rivatuner, ou o WHinfo para ver temps, etc... Aqui a GPU cola nos 100% usage e caso tenha algum problema, seja com shutter, crashs, picos, watts required/usage, notarão algo de errado caso esse seja o caso, é chato mas convém estar presente para este teste, uma vez que n é por valores finais, mas sim visuais.

Uma vez que a Gen 3000 da Nvidia ainda tem mto demand e mtos produtos podem estar simplesmente a voarem da fabrica para as prateleiras com pouco ou zero quality control, pode acontecer haver uma ou outra com algum tipo de problema já vindo de fábrica, dai os stress tests quando uma máquina nova é montada ou algum componente como uma GPU ou CPU é substituido.

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Aqui é tenho uma 3070 ti (msi ventus) + Corsair SFX 750 e zero problemas. O power limit da mesma é muito limitado como já foi aqui falado no forum. Não tenho 4k mas tenho ultra wide a 1440p (3440 x 1440) o que não fica longe de um 4k, e em qualquer jogo pesadote não tive problemas.

Tirando malta que faz OC, acho que não são assim muito frequentes os spikes.
 
Da minha parte também ainda não tive qualquer problema.
Tenho:
- MSI RTX 3070 Ti Ventus 3X
- Ryzen 7 5800X
- Corsair RM650x

Mas a gráfica não tem sido muito puxada.
Tenho jogado um ou outro jogo mas a 1080p, 1440p só daqui a umas semanas, ou meses.

Em princípio irei puxar pela gráfica dentro em breve, em funções que não gaming, e depois colocarei aqui os resultados de percentagem de utilização e de potência retirada na tomada do sistema completo.
 
PSU: Asus thor 850W
GPU: Zotac Trinity OC 3080 (+55Mhz Core e +200Mhz RAM PL 105% a jogar) (1250Mhz GPU e +1100Mhz a minerar nas horas todas que não estou a jogar)
CPU: 5900x com bastante OC em cima... chega a atingir 5150Mhz num dos cores em alguns jogos

o máximo que já vi o sistema puxar durante jogos foram uns 570W, sendo que por norma anda entre 500/545W

nunca me foi o pc abaixo, tirando quando andava a fazer experiencias de OC com o CPU
 
Nenhum problema com 12900 + Z690 + 3090 + seasonic 850 gold
Que tipo de problema se referem para terem criado a thread ?
Um problema mencionado pelo @Morais na secção de novidades:
Estive a ver um video do Linus Tech Tips e ele comentou que têm vindo a notar que as RTX 3000 precisam de PSUs com uma pontencia considerável devido aos picos de corrente que o GPUs pedem aos quais as PSUs não estão preparadas e mandam o GPU ao ar, isso poderia efetivamente explicar porque é que a minha RTX 3070 decide ir ao ar de vez em quando.. e eu que até fui para 750W para "ter bastante espaço de manobra".

@Morais podes colocar aqui o link do video do Linus Tech Tips?
 
Se o mínimo requirement da Nvidia é 750W (no caso da RTX 3080, Ti e non Ti) e já costumam ser generosos neste requirement, penso que se alguém tem problemas de desligamentos suspeito fortemente numa fonte ou gráfica (?) com algum problema, não?

É porque senão, temos de andar sempre a meter mais 100/200 W acima do recomendado para estar safos de possíveis picos. Qualquer dia uma fonte de 2000W não chega para 1 GPU.
 
Estive a ler e penso que o que o @Morais relata pode nao ser do GPU, penso ser freeze relacionado com o power limit do CPU algumas Bios origem das boards eram meio bugadas e havia random freezes. (tentar tb na BIOS desbloquear as phases tds)
Ele que faca update na BIOS, se for grafica eu a ele verificava se a board tem alimentação extra para PCI-E ( tipicamente as MSI tem isso) , e para tirar as duvidas só msm fazendo um undervolt/underclock e confirmar se ja nao faz OCCT a fonte.
 
Já tive a maq antiga, não esta, que era a mesma vga mas com z490 + 10900K com OC com uma fonte 620W 80 plus gold pois emprestei a minha para um despiste e também não vi nada de anormal.
 
Vou tentar dizer o que vi na altura quando esta série 3000 saiu.
Tanto o Jay2Cents como o GamerNexus disseram que havia comportamentos estranhos e shutdowns inesperados quando utilizavam estas gráficas.
Depois descobriu-se que as gráficas tinham picos de potência muito alta e mesmo com fontes de +1000W com certificação alta não aguentavam. Isto foi uma conjugação de “problemas”. Fontes de alta potência não têm obrigatoriamente de conseguir fornecer um pico de corrente muito superior à sua potência máxima e acho que foi este ponto que fez pensar que a série 3000 tinha problemas… é um problema, mas com fontes “boas” esse problema deixa de ser grave e passa a “não existir”
É uma das razões de se verem aqui fontes com uma potência inferior à recomendada pela nvidia e mesmo assim não haver problemas nenhuns.
Infelizmente não consigo fazer referencia a videos porque era um assunto que falavam à parte durante um video sobre outro assunto. Acho que num dos videos do Jayz2Cente ele trocou de uma fonte de 1000w para uma de 1200w e por fim só com uma de 850w é que deixou de ter problemas, mas sempre como sidestory de um video sobre outra coisa.
 
Última edição:
Eu tenho o sistema na assinatura, sem UnderVolt há vários jogo em que a 3070 decide fechar os mesmos, basicamente CTD de vez em quando, depende muito dos jogos, eu corro-a com UnderVolt porque ela fica demasiado quente sem isso e até corre pior, acabo por fazer OverClock ao GPU.. ao fazer UnderVolt ao mesmo.. é assim o quão mal ajustada está a voltagem no GPU, e mesmo com UV há jogos pontuais onde possa pontualmente cair de vez em quando, quando mais o GPU está a 100% mais provável é ir ao ar.

A minha suspeita do GPU vem da PSU, em modo hibrido as ventoinhas têm um comportamento parvo, ligam e desligam durante milissegundos, e ficas com um ruido de um motor a tentar arrancar mas sem sucesso, suspeito que seja dos vários picos de corrente que o GPU provoca, isso resolveu-se ao simplesmente desligar o modo hibrido e deixar a PSU com as fans sempre ligadas.

Vou correr o Heaven durante uns 20 minutos com as definições de fabrica da 3070 a ver como se porta, mas, até à data, nunca tive problemas com ele, o mesmo com o FurMark, mas o ultimo já li que os drivers da nvidia reconhecem o mesmo e cortam no consumo..

Nope, 68 graus, sem UV a correr o Heaven há 40 minutos..
 
Última edição:
Tenho uma 3080 com watercooling e uma Seasonic platinum 850W e tenho reinícios aleatórios no COD Vanguard (online/sp).
Acontece sem qualquer pré-aviso, algumas vezes o jogo começa a encravar e se saltar para o ambiente de trabalho nada acontece, se deixar estar reinicia.
Outras vezes reinicia sem aviso, isto tudo sem um tempo definido, pode ser ao fim de uma hora como ao fim de 10 minutos.
Presumo que será mesmo do jogo, pois em mais nenhum me acontece isso, esteja o tempo que estiver a jogar.
E não é de certeza das temps, pois agora no inverno não chegam aos 50 graus no GPU, sendo que o hot spot raramente chega perto dos 60º (mem/VRM`s)
Até fiz um mod no backplate, na zona que aquece mais.:cool:
 
Entao tira o undervolt e testa a grafica pode estar a crashar por nao estar 100% estavel com essa voltagem,Morais.

Expliquei-me mal, eu corro com o UV para ficar estável, sem UV fica muito mais instável, mas é algo que só noto em certos jogos, o que tenho vindo a reparar é que se é um jogo que possa vir a ter CTD então vou ter um CTD, se é um jogo 100% estável então não deverei ter problema nenhum.
 
Back
Topo