Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Claro que não haverá problemas em correr 4K, nem com a geração atual. A questão é aquilo que terás de ceder para teres os visual settings e FPS no seu ideal nos jogos dos próximos anos. Irrita-me que a suposta flagship já parece roçar no limite.

Com o Sampler Feedback e o Mesh Shaders, esses 10GB na realidade valem muito mais. É deixar sair os jogos Next Gen com essas tecnologias todas.

Não podemos comparar com os jogos current gen, pois não usam essas tecnologias.
 
A minha 2080ti era uma Rog Strix e era muito boa a nível de temps. Mas o preço não era tão alto em comparação com as outras marcas.

Nesta serie 3000 isso está um abuso! Espero mesmo que isso seja justificável no desempenho da gráfica em temp e OC.
 
Por acaso agora é que reparei na tabela que o Videocardz colocou no artigo:
T35TDXE.png


https://videocardz.com/newz/nvidia-geforce-rtx-3080-ethereum-daggerhashimoto-mining-performance

A 65%, tanto em Stock como em OC, ela tem quase a mesma performance que em 100%. A 65% daria por volta de 210 W, o que de facto muda muito o cenário.

Agora fico curioso o que estará a limitar a performance a partir dos 65%. Eu não estou dentro deste mundo de cryptocoins. Será a Bandwidth à VRAM?

Claramente que é a velocidade da VRAM a titan V com HBM2 é exemplo disso :whistle:
 
Tanto se tem falado de vram, acho este vídeo interessante. O gajo costuma ser muito, muito irritante, parece sempre que está quase a ter uma overdose de cafeína (ou outra coisa...), mas está estranhamente, normal.

Para quem reclama para se pôr um comentário qualquer a quem não consegue visualizar os vídeos:

GTX 950 2GB em jogos 2020

 
Eu cá para mim acho que esses 10Gb não vão ser tão limitantes quanto isso... Até porque há uma diferença entre um jogo beneficiar de mais VRAM e um jogo precisar de mais VRAM.

Por exemplo eu quando tinha uma GTX 560 Ti (com 1Gb de VRAM) só a mudei em 2015 quando saiu o Watch Dogs e esse jogo sim se não tivesses pelo menos 2Gb o jogo corria a 10 FPS. A ponto que via gente a jogar em portáteis com uma GPU muito pior que a minha, com melhores framerates, só porque tinham mais VRAM.

Daqui até os jogos precisarem de 10gb deve demorar muito tempo. Não tou preocupado com um jogo que corra a 150 fps se tiveres 16 gb de ram e corra a 130 se tiveres só os 10Gb... Preocupa-me no dia em que se só tiveres 10Gb o jogo em vez de correr a 150 fps corre a 20, aí sim...
 
Eu cá para mim acho que esses 10Gb não vão ser tão limitantes quanto isso... Até porque há uma diferença entre um jogo beneficiar de mais VRAM e um jogo precisar de mais VRAM.

A melhor prova disso é que o Horizon Zero Dawn usa os 8GB da minha 1070 Ti. Cheguei a ver aquilo a gastar 7.8GB, foi inclusive a primeira vez que um jogo a consumir tanto. Nem o RDR2 se aproximou.

Mas uma RTX 2060 com os seus 6GB, consegue melhor performance no jogo. É como se disse, alguns jogos usam toda a Vram se tiver disponível, mas o que realmente deve estar a acontecer é que como existe Vram disponível, simplesmente não a libertam pois não há necessidade.
 
Última edição:
A melhor prova disso é que o Horizon Zero Dawn usa os 8GB da minha 1070 Ti. Cheguei a ver aquilo a gastar 7.8GB, foi inclusive a primeira vez que um jogo a consumir tanto. Nem o RDR2 se aproximou.

Mas uma RTX 3060 com os seus 6GB, consegue melhor performance no jogo. É como se disse, alguns jogos usam toda a Vram se tiver disponível, mas o que realmente deve estar a acontecer é que como existe Vram disponível, simplesmente não a libertam pois não há necessidade.

Lá está. Mais RAM pode dar sempre alguma ajuda mas nunca é aquele bottleneck que muita gente está a pensar que vai ser. Quando as gráficas precisarem de mais que 10Gb para o 4K já a gráfica por si também não aguenta com o jogo a 4K :D

Em que resolução jogas já agora?
 
Lá está. Mais RAM pode dar sempre alguma ajuda mas nunca é aquele bottleneck que muita gente está a pensar que vai ser. Quando as gráficas precisarem de mais que 10Gb para o 4K já a gráfica por si também não aguenta com o jogo a 4K :D

Em que resolução jogas já agora?

Jogo a 1080p. Coitadinha da 1070 Ti se tivesse de jogar a mais do que isso :D
 
A melhor prova disso é que o Horizon Zero Dawn usa os 8GB da minha 1070 Ti. Cheguei a ver aquilo a gastar 7.8GB, foi inclusive a primeira vez que um jogo a consumir tanto. Nem o RDR2 se aproximou.

Como é que viste isso? Fico com a sensação que o MSI Afterburner só mostra a memória alocada, e não de facto utilizada.

Este video parece-me esclarecedor em relação aos 10GB.

 
Última edição:
Como é que viste isso? Fico com a sensação que o MSI Afterburner só mostra a memória alocada, e não de facto utilizada.

É com o Afterburner. Quando um jogo aloca memoria na Vram, basicamente o valor não volta a alterar. Mas não me cheira que seja o caso, pois o Horizon não começa logo a ocupar essa quantidade.
 
A melhor prova disso é que o Horizon Zero Dawn usa os 8GB da minha 1070 Ti. Cheguei a ver aquilo a gastar 7.8GB, foi inclusive a primeira vez que um jogo a consumir tanto. Nem o RDR2 se aproximou.

Mas uma RTX 2060 com os seus 6GB, consegue melhor performance no jogo. É como se disse, alguns jogos usam toda a Vram se tiver disponível, mas o que realmente deve estar a acontecer é que como existe Vram disponível, simplesmente não a libertam pois não há necessidade.

A memória extra permite fazer cache de mais dados na vram, o que pode ajudar a reduzir os acessos através da lane PCIe.
Num jogo como o HZD, pode ser algo que ajude o desempenho.
Seria bom se existisse uma 2060 com 6Gb e outra com 12Gb, para testar a diferença.
 
Back
Topo