Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Já quase não as encontras à venda, mas se encontrares, custa mais que a Gtx 1660 Ti, que tem a mesma performance.
Mas é da geração anterior, é normal. Compras novo, compras melhor, senão os modelos anteriores não saíam das lojas. Compras um telemóvel, estás à espera pelo mesmo preço, seja melhor, não? Assim como televisão, etc.etc.

tantos "could" :D
 
Faz pouco sentido os 12GB nas 3070 e 3080, isto porque ou as gráficas vão ser 192 bits ou vão ser 384 bits para terem essa quantidade de memória.
E 384 bits não me parece de todo que seja, senão logicamente a 3080ti seria 512 bits LOL.
Não estou a ver a 3070 e 3080 a terem 192 bits, a não ser que a Nvidia conseguisse sacar um milagre algoritmico para poupar ainda mais a bandwitdh de memória através de compressões.

Estes rumores cheiram-me a mega "peta".
Cumps.
 
@JPgod Que eu tenho conhecimento não é muito usado, mas seria a única solução viável, ou pelo menos que fizesse mais sentido, sem que sacassem uma da cartola como fizeram com a GTX 970 XD
 
A Samsung já produz GDDR6 de 18gbps. Num bus de 192bits não ficam longe da largura de banda das 2070 e 80.
Por um lado também não acho muito plausível um bus de 192bits neste nível, mas por outro não ficava nada chocado se a NVidia, com a vantagem de performance/W que actualmente tem, sacasse mais um kepler e passasse a vender GPUs de 3ª linha com nomenclatura (e preço) de high-end... Aliás, já deu um cheiro disso com a 2070...
 
Mas vamos ver uma coisa, é natural a nova geração ter mais largura de banda, caso contrário pode esganar a placa.

Existe duas soluções. Aumentar a velocidade da vram ou aumentar de 256 para 384 bits.
 
Última edição:
@Ansatsu A questão é que aumentar a largura de bits é a pior coisa que a nvidia pode fazer a ela própria, toda a eficiência energética da placa vai pelo cano abaixo, fora a complexidade e tamanho que tens de gráfica.
A AMD por várias vezes teve de recorrer a gráficas de 512 bits para bater gráficas de 256/384 bits da Nvidia e nunca foi bonito, e é algo que a Nvidia sempre se recusou a usar, dúvido que queiram simplesmente atirar a coroa da eficiência pela água abaixo.
 
Penso que Nvidia não vai no caminho dos 512bits quando tem boa performance por watts na 256/384 bits e sem Amd a trazer bomba muito menos faz sentido .
 
@JPgod Que eu tenho conhecimento não é muito usado, mas seria a única solução viável, ou pelo menos que fizesse mais sentido, sem que sacassem uma da cartola como fizeram com a GTX 970 XD
O que tem a 970? A cena dos 3.5GB? tem haver com o IMC. O resto é um bus de 256 bits, com 8 chips de 512 MB, nada anormal.

O que me refiro é fabricarem chips de 1.5 GB para algo intermediário sem nem cortar no Bus ou meter 384 bits, que ficaria muito caro!
 
A Nvidia já está habituada a trabalhar com 384 bits na topo de gama.

Por acaso não me admirava muito se a 3070 e a 3080 viessem com 384 Bits e GDDR6 a 12gbps e a 3080 Ti com 384 Bit a 18gbps.

Mas se tivesse de apostar dinheiro, diria que a 3070 e a 3080 vão-se manter nos 256 Bits, com GDDR6 a 16 ou 18gbps.
 
Back
Topo