1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por Ansatsu, 6 de Outubro de 2019. (Respostas: 5071; Visualizações: 344770)

1. FiiLeTe

FiiLeTe Power Member

A julgar pelos benchmarks que andam ser leakados , deixam a 3070 a uns 11-15fps de diferença da 3080, o que ainda faz menos sentido a existência duma 3070ti dado a diferença de performance não ser assim nada do outro mundo.

2. askan7

askan7 Power Member

25-30% é considerável tendo em conta que custa apenas +200€. Uma 3070ti deve ficar a 10% da 3080.

3. Ansatsu

Ansatsu Power Member

A maioria das pessoas que compram estas placas da Nvidia, nem querem saber o que a Amd vai lançar.

O mais complicado para a Amd nem é conseguir ter uma placa gráfica mais potente e mais barata, o mais complicado é mudar o chip na cabeça dos potenciais clientes da Nvidia para a Amd.

A Nvidia nos últimos 10 anos conseguiu ter uma relação muito forte de confiança com os seus clientes, e para quebrar essa confiança é muito complicado.

Repara que a RX 580 era melhor, mais barata e com mais vram que a 1060, mas a 1060 vendeu muito mais.

A RX 5700 é superior, mais barata e com mais vram que a 2060(ok, tirando o dlss), mas a 2060 vendeu muito mais.

O mesmo para a 5700XT e a 2070.

4. nullus

nullus Power Member

A 3070ti tem mais haver com chips falhados do que outra coisa. Não me parece que seja só por causa da concorrência.
    Eles tem uma gráfica que fica entre a 3070 e 3080, mas não me parece que seja o chip maior.

5. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

Exacto eles têm k aproveitar akeles chips...... Nem k mais para a frente descontinuem a 3070 normal é tenham só a Ti...

6. nullus

nullus Power Member

Eu apostava mais em como vão usar estes GA102 com menos SM em versões mobile.

EDIT: Outro problema que a 3070 pode vir a ter é que pelos vistos deve competir contra um gpu com 64 dCUs tendo apenas 46 SMs, se a Nvidia conseguir colocar um chip maior com 58 SMs pode aumentar o preço ao mesmo tempo que reduz desperdicio de chips que não servem para a 3080 e 3090, mas que poderiam servir para uma 3070 ti.
    Se isso acontecer fico curioso para ver que tipo de configuração de memória vão usar, já que estes chips tem um bus de 320 bits

Última edição: 24 de Outubro de 2020
  7. nullus

nullus Power Member

8. Folken

Folken Power Member

9. cascao1970

cascao1970 Suspenso

É bom que tenham stock, isso afasta os scalpers!

10. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

@Ansatsu

Esse é um problema que a AMD enfrenta nas duas frentes, uma grande parte compra porque acha que é a mais adequada/melhor, e não por uma questão de custo/benefício.

A 5700XT custa menos 60 euros que a concorrente directa (2070 que é 4 ou 5% mais lenta) e custa menos 100€ que a 2070 Super (que é uns 10% mais rápida), apesar de ter melhor relação preço qualidade vende muito menos unidades que as 2070/2060.

11. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Exatamente, é a tal relação de confiança que a Nvidia criou. Nestes casos, nunca saberemos ao certo, porque embora a 5700XT seja mais barata e melhor em rasterização que a 2070, não tem nem DLSS nem RT, e isso também faz diferença. Por exemplo, a 2070 será BASTANTE superior à 5700 XT, naquele que é o jogo mais antecipado do ano, o Cyberpunk 2077.

Mas temos o caso da 1060 e da RX 580, onde teoricamente não havia nenhuma razão para escolher a 1060, que é um pouco mais fraca e mais cara.

12. Folken

Folken Power Member

Quem procura aproveitar dlss nos jogos suportados e futuros e ray-tracing vai para nvidia esse extra custa x.
    Amd não tem isso tem que por mais barato na minha opinião apesar de ter ligeiro desempenho maior em rasterizacao.
    Nvidia como tem dominado o mercado x de anos e com poucas falhas cativou mais os clientes.
    Amd este ano conseguir aproximar da nvidia e continuar a dar essa luta sempre pode roubar algum mercado mas precisa ser consistente, coisa que não tem acontecido nos últimos anos.

13. zephirus

zephirus Power Member

O dlss para mim vale a pena. Para o ano sai um jogo qualquer com uma necessidade de performance muito superior ao que é exigido hoje e quem tiver essa funcionalidade não precisará de trocar de gráfica. Isso para mim decide claramente a escolha pela NVIDIA. Além disso, continuam ainda a ser a referência. Se entretanto isso mudar como aconteceu com os CPUs onde claramente a AMD é uma excelente opção, logo se troca.

14. VrumVRum

VrumVRum Power Member

E um pouco como eu.. eu sempre fui amd, pois tem melhor preco/performance.
    Mas analisando as novas tecnologias, com o extra de longevidade com dlss cada x mais suportado em jogos, faz repensar esse extra que ate ao inicio do ano nao fazia sentido.
    O RT estq mais desenvolvido pela nvidia, e dado que estao neste momento a ser implementado ja pela amd, pode ser desta que esse tambem comece a ganhar asas.

15. MalaMen

MalaMen Power Member

em VR a nvidia tem vantagem com o SPS

16. fmlp

fmlp Power Member

Eu não dou muito valor ao DLSS mas tenho andado a usar uma 2060 super e realmente há features que já me começam a prender à marca como o Nvidia Broadcast, o filtro de voz da Nvidia é simplesmente incrível pois resolveu um problema que lidava todos os dias: reuniões e o facto de ter um teclado com cherry blue.

17. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

O engraçado é que a vantagem do DLSS se aplica mais a gajos como eu que não andam na onda do último grito, que o pessoal que troca frequentemente(muito comuns aqui no fórum). São muito poucos jogos a suportar RT/DLSS, e os que suportam ainda têm vários problemas, olhando para a lista eu jogo/joguei/quero jogar Metro/Mechwarriors 5.

Duvido que a maior parte do pessoal que comprou 2060/2070 venha aproveitar efectivamente a funcionalidade.

Não é consensual e numa das listas de jogos que suportam a tecnologia aparece alguém que diz isto:

"The Metro series has always been at the forefront of new graphical technology and Exodus is no different. Released in mid-February 2019, it delivered some of the most expansive ray tracing support of any game yet. We weren’t exactly thrilled with how it was implemented, however, with some scenes turning from beautifully, hand-lit locations with traditional baked lighting, to dark messes where you couldn’t see anything. Enabling DLSS fixed some of the performance issues we ran into but in turn, made the game blurry. An argument could be made that Metro Exodus looks better without enabling DLSS and ray tracing. "

18. Ansatsu

Ansatsu Power Member

O Metro usa DLSS 1.0. Foi dos primeiros jogos a implementar e de facto deixava os jogos blurry.
    DLSS 2.0 e agora o 2.1, é uma historia completamente diferente e consegue em certos aspetos, ser superior à resolução nativa.

Basta ver o exemplo do Control ou do Death Stranding que já usam o 2.1.
    Este mes vais ter o Watch Dogs Legion e no próximo mês o Cyberpunk, já a usarem também o DLSS 2.1.

19. zephirus

zephirus Power Member

O filtro de voz da NVIDIA funciona em qualquer gráfica. Na minha 1060 por exemplo funciona muito bem e sim, é incrível. A Nvidia tem este tipo de inovações ou pelo menos fornece estas funcionalidades que para mim são um excelente bónus.

20. MalaMen

MalaMen Power Member

nunca usei o nvidia broadcast. Vou testar :D

do que vi têm um pormenor que não gosto... dispara os clocks da grafica para o boost só por estar a correr em background mesmo não estando em chamada.

Última edição: 25 de Outubro de 2020