Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Uh?

A comparação foi com RT ao barulho.

No Watch Dogs Legion com RT + DLSS, a 2060 dá 40fps e a 3060 dá 60fps. Não é o dobro, mas não anda muito longe.

No Cyberpunk a 3060 consegue os mesmos 60fps com RT e DLSS e a 2060 consegue 48fps.

E a vantagem agora vai ser sempre a distanciar conforme for saindo drivers mais maduros. A 2060 saiu com a performance da 1070 Ti. Hoje em dia ganha em praticamente todos os jogos à 1080.
ele comparou sem rt, ou seja, em performance bruta.
e pelo que os gráficos mostraram a diferença entre uma 2060 e 3060 é muito pouca, esperava bem mais.
o watch dogs tem muitos problemas de optimização, tem que ser visto como um extremo.
 
Já estão disponíveis para encomendar nas lojas do costume portáteis com RTX 3060, 3070 e 3080. Os preços até estão justos. Combos Tiger Lake 35w + rtx 3060 ou Ryzen 5800h + rtx 3060 por 1100€-1200€. 3200mhz na RAM. 144hz ips, nvme.

Que altura estranha que vivemos em que um portátil fica mais em conta que um desktop

não encontro em nenhuma das grandes lojas portuguesas (com 3060 pelo menos), se calhar estou a ver mal.

Por esse preço se calhar tinha optado por esses portateis em vez de ter comprado o Legion 5 na promo da amazon a 950€. sei que ainda é uma diferença mas se calhar compensava os 150-200€ diferença
 
Bem esta nova geração de portáteis vai ser das melhores gerações em anos. Novos cpus da AMD com performance excelente. Novas gráficas da NVIDIA. Novos displays, 300hz começa a ficar mainstream e começam a aparecer 1440p 240hz e 4k120hz.

Agora o que acho é que vamos ter das maiores discrepâncias a nível de performance entre as gráficas de laptop e as de desktop...basta ver que no desktop passamos de 220w da 2080 para 320w das 3080. Quero ver como vai ser a 3080 nos portáteis...
 
O fosso que fica deve entao ser tapado pela teorica 3060ultra ja falada.
A unica vantagem que vejo nesta 3060 12hb sera para media content on budget, onde nao conseguem meter outra superior com mais vram.. porque nao estou a ver muita coisa nesta gama d performance a comer 12gb... Secalhar nem os 8 da 3060ti..
 
Bem esta nova geração de portáteis vai ser das melhores gerações em anos. Novos cpus da AMD com performance excelente. Novas gráficas da NVIDIA. Novos displays, 300hz começa a ficar mainstream e começam a aparecer 1440p 240hz e 4k120hz.

Agora o que acho é que vamos ter das maiores discrepâncias a nível de performance entre as gráficas de laptop e as de desktop...basta ver que no desktop passamos de 220w da 2080 para 320w das 3080. Quero ver como vai ser a 3080 nos portáteis...

Verdade. Não sei se viu a apresentação da NVIDIA, eles referiram que 8 em cada 10 utilizadores de gráfica NVIDIA, joga títulos e-sports segundo os dados deles. Daí esses ecrãs 240hz e 300hz estarem a ganhar mais popularidade.

Mas o que acho interessante é ter um portátil desses zen 3 + rtx 3xxx como máquina principal e ligar a um monitor externo em casa (ecrã maior). São máquinas já muito capazes. IPC Zen 3 já garante frames altos em Apex, fortnite, cs, valorant, Warzone.
 
Isto sim é o que interessa:

GeForce RTX 30 Series Performance To Accelerate With Resizable BAR Support
By Andrew Burnes on January 12, 2021 | Featured Stories GeForce RTX GPUs Hardware Laptops
GeForce RTX 30 Series gamers, your laptops and graphics cards will soon be enhanced with support for “Resizable BAR”, an advanced feature of PCI Express that can increase performance in games.


What Is Resizable BAR?
Resizable BAR is an optional PCI Express interface technology. As you move through a world in a game, GPU memory (VRAM) constantly transfers textures, shaders and geometry via many small CPU to GPU transfers.

With the ever-growing size of modern game assets, this results in a lot of transfers. Using Resizable BAR, assets can instead be requested as-needed and sent in full, so the CPU can efficiently access the entire frame buffer. And if multiple requests are made, transfers can occur concurrently, rather than queuing.


What Platforms Support Resizable BAR?
GeForce RTX 30 Series laptops with both Intel and AMD CPUs will support Resizable BAR starting with their release in the coming weeks. Check with each laptop manufacturer about support on particular models.

For desktop systems to get the benefits of Resizable BAR, you will need a graphics card, motherboard and graphics driver that support the feature. New GeForce RTX graphics cards starting with the GeForce RTX 3060 will have support for Resizable BAR. NVIDIA and our GPU partners are also readying VBIOS updates for existing GeForce RTX 30 Series graphics cards starting in March.

Additionally, NVIDIA has been working closely with Intel, AMD and major motherboard manufacturers, including ASUS, ASRock, EVGA, GIGABYTE, and MSI, to bring Resizable BAR support to a wide range of motherboards.

Intel has been working with NVIDIA to enable Resizable BAR, an advanced PCI-Express technology, across the PC ecosystem,” said Fredrik Hamberger, GM of Premium & Enthusiast Laptop Segments at Intel. “This feature can give gamers an extra boost in gameplay FPS on Intel’s new 11th generation H/S and select 10th generation systems when paired with supported graphics cards, including NVIDIA GeForce RTX 30 Series GPUs.


Our Game Ready Driver with Resizable BAR support will be released alongside the GeForce RTX 3060 in late February. Stay tuned to GeForce.com for further details.



https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/geforce-rtx-30-series-resizable-bar-support/
 
Vai ter de haver mais choradeira já que a mesma só serviu para meter uma 3060 com 12Vram,well done Nvidia:facepalm:(Not)
e é a grafica onde faz mais diferença

---

Se a nVidia aumentar nas outras depois o pessoal chora que o preço/perf piorou ..
Choram por ter, por não ter, o pessoal gosta é de chorar XD
 
Poucas novidades e meio meh... Mas também não poderia ser de outra forma. Não conseguem dar conta da procura aos produtos que já têm no mercado, lançar muitos mais não correria bem. Já o que apresentaram não correrá...

Para o mercado portátil prevejo que as 3080 mobile vão decepcionar muita gente. O TDP das desktop é tão alto que terão de ser limitadas a um ponto tal que mais vale ir para uma 3070 ou mesmo 3060. Prevejo que os portateis serão interessantes mais pelos monitores e a introdução de processadores AMD do que própriamente as gráficas.

Mais um ano da treta...
 
As gráficas de portátil não serão um boost substancial a comparar com a geração anterior? É que a mim parece que sim.

Causa-me mais confusão que a 3060 do portátil tenha apenas 6gb, mas para cerca de 1000e secalhar até é ajustado. E logo devem lançar uma 3060 com mais Vram.
 
No Watch Dogs Legion com RT + DLSS, a 2060 dá 40fps e a 3060 dá 60fps. Não é o dobro, mas não anda muito longe.

Essas contas.... É um aumento de 50%, não de 100 :D

Para o mercado portátil prevejo que as 3080 mobile vão decepcionar muita gente. O TDP das desktop é tão alto que terão de ser limitadas a um ponto tal que mais vale ir para uma 3070 ou mesmo 3060. Prevejo que os portateis serão interessantes mais pelos monitores e a introdução de processadores AMD do que própriamente as gráficas.

E ao colocar CPUs AMD pode dar mais espaço para o GPU "respirar", tendo mais margem para consumir mais.

As gráficas de portátil não serão um boost substancial a comparar com a geração anterior? É que a mim parece que sim.

Espera por benchmarks, com tantas versões diferentes do mesmo GPU acho que vai ser preciso ver como o cooling de certos modelos aguentam nesta geração.
 
As gráficas de portátil não serão um boost substancial a comparar com a geração anterior? É que a mim parece que sim.

Causa-me mais confusão que a 3060 do portátil tenha apenas 6gb, mas para cerca de 1000e secalhar até é ajustado. E logo devem lançar uma 3060 com mais Vram.
Por acaso acho bom preço mas duvido que venha para Portugal por menos 1300 euros, e vai dependendo de muita coisa aqueles testes não mostraram os clocks da rtx 2060 existe portáteis que fazem 1300mhz no core clock depois existe o meu que tem uma rtx 2060 que faz 2Ghz de origem depois ainda tens portáteis com rtx 2060 com memory clock lock de 10Gps felizmente o meu é de 14Gps ainda faz uma boa diferença
 
Não é "bater no ceguinho" mas tudo que apresentarem nos próximos tempos não é um bocado irrelevante?

Estive atento a esta apresentação, como já não estava há muitos anos em apresentações de hardware, não pelo que poderiam apresentar, mas que planos teriam para combater a falta de produção, e por consequência, stock e valores inflaccionados.

Sei que não passa muito por eles, mas poderiam tentar apresentar alguma solução.

Fikem bem!
 
Não é "bater no ceguinho" mas tudo que apresentarem nos próximos tempos não é um bocado irrelevante?

Estive atento a esta apresentação, como já não estava há muitos anos em apresentações de hardware, não pelo que poderiam apresentar, mas que planos teriam para combater a falta de produção, e por consequência, stock e valores inflaccionados.

Sei que não passa muito por eles, mas poderiam tentar apresentar alguma solução.

Fikem bem!

Falta de produção e stock, a única maneira de combater isso seria assumir de vez a falta de stock, reterem as gráficas enquanto são produzidas, e depois lançarem um stock maior.

Não têm como arranjar solução para falta de stock, quando não têm controlo ou responsabilidade sobre o mesmo :/

A 3060 de 12gb, para os valores que mostraram, parece porreira, sim, e parece pertinente terem anunciado a mesma, mas lá está. Vai depender da performance da mesma face a uma 2070 por exemplo, que não me parece ter sido a ideia dos mesmos enquanto patamar de performance.
 
Tanta choradeira houve/havia, pela net sobre a "pouca" memória das 30xx (salvo a 3090) que a Nvidia fez-lhes a vontade.

As 30xx não são todas iguais, e aqui a capacidade de memória devia ser proporcional a potência computacional das mesmas. Não é difícil perceber porque: quanto mais rápida é a besta, mais memória consegue consumir. Há um outro factor: a competição começa com 16GB e as consolas next-gen têm pelo menos 12GB ao seu dispor para o GPU. Por isso, é bem natural que os jogos nos próximos tempos comecem a exigir mais memória, e quem não tiver essa memória terá de abdicar de alguma coisa.

Pessoal como eu que compra high-end para durar 3-4 anos, obviamente não passa pela cabeça comprar uma placa de 10GB. Ainda mais quando em 2017 comprei a 1080ti com 11GB.
 
Última edição:
Back
Topo