1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por Ansatsu, 6 de Outubro de 2019. (Respostas: 6187; Visualizações: 437560)

  1. ValinHall

    ValinHall Power Member

    Pouco me importa se for uma gota ou um oceano, não sou a Nvidia nem tenho stock deles. Como consumidor, importa-me que o tenham permitido. Ridículo ver aquela foto com dezenas de 3080 todas ligadas numa grelha, e nós desde Setembro com falta de stock. Não fiques a aguardar confirmação "oficial", a Nvidia foi processada por mentir aos investidores sobre a última vez que isto aconteceu, não creio que tenham interesse em confirmar. Eles pararam de produzir Turing em Julho do ano passado, duvido que tivessem 175 milhões de dólares em stock de gráficas "ultrapassadas", ou que os miners fossem investir esse dinheiro nas mesmas.

    Não, mas recordo-me de a AMD ter lançado um Memo a insistir que fossem tomadas algumas medidas (não que tenha ajudado muito, mas houve reconhecimento dessa situação, em vez de dizer que não há "supply problem, only too much demand"). Os meus problemas com a AMD foram outros (aumento face ao MSRP, dizerem nas redes sociais que iam ter stock reposto com regularidade, etc etc)

    Para além de, se não começa com a Nvidia a marcar exemplo... Mas critico também as lojas predatórias, sim.

    E referia-me ao mercado global, não especificamente a Portugal, embora para o argumento em si pouca diferença faça.
    __________

    Dei-me ao trabalho de terminar com "GPU makers" (e incluo os AiBs aqui, eles recebem o chip da Nvidia/AMD mas criam o resto da placa), mesmo para não ter de argumentar com a Nvidia Defense Force :P a pensarem que apenas estava a criticar única e exclusivamente a Nvidia (com exceção dos 175 milhões em gráficas vendidas a miners, aí sim mencionei diretamente a Nvidia).

    Se te faz diferença (não devia), tenho uma 3080 Suprim X já há algum tempo - não me impede de criticar a Nvidia (e outros) pelo que tem acontecido nos últimos 5 meses. (e mesmo a jogar Control achei pouca diferença com RT on e off. Ter mais fps com DLSS foi mais notório, pena não estar em quase lado nenhum. No Warzone é capaz de ser porreiro.)

    Mas se quiseres, posso falar especificamente das falhas da Nvidia:
    - falta de comunicação com os seus parceiros antes do lançamento das Ampere gerou mudanças de última hora, pouco tempo para testes e dificuldades com os POSCAP e MLCCs.
    - downgrade de VRAM na flagship (3090 não conta :Winkani:) face às duas gerações anteriores (e antes que menciones a gráfica que eu comprei, eu vou vendê-la já na próxima geração, então pessoalmente não me faz diferença, mas quem a mantiver por mais tempo será prejudicado por isso) que até a Nvidia já está a lançar gráficas de 330$ com mais VRAM.
    - falha em reconhecer dificuldades de stock, tentando passar um paper launch como um problema de demasiada oferta
    - a vender milhares de gráficas a miners
    - posicionamento da 3090 como Gaming, e que é capaz de true 8K gaming (e antes que mostrem o slide, o mesmo não expecifica que o 8K Gaming é só com DLSS)
    - comportamento vergonhoso com o Hardware Unboxed
    - fraca segmentação de produto com a 3060TI e a 3070, e agora com mais modelos a serem falados

    E provavelmente estou a esquecer-me de mais algumas coisas.
     
  2. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    Que o tenham permitido? Se tu comprares uma gráfica, vão-te fazer um questionário a perguntar se a mesma é para Jogos ou se é para Mining?

    Como é que a Amd está a sofrer exatamente do mesmo problema? Podiam aproveitar a falta de Stock da Nvidia para ganharem mercado, mas no final ainda estão piores e conseguem ter ainda menos stock.
    Será que a Amd também mandou as gráficas todas para os miners?

    Então o problema afinal são os "Memo's"? Como disseste e bem, não valeu de nada, 0%.

    Falso, a 3080 tem mais Vram que a 2080 e a 1080.
    Se queres comparar, tens de esperar por uma 3080 Ti vs 2080 Ti e 1080 Ti. Esta ultima também saiu bastante tempo depois da 1080.

    Todos falharam nesse aspecto, não foi só a Nvidia. AIB's, AMD, tudo.

    A Nvidia e as lojas têm de começar a fazer um questionário para perguntar qual o destino da gráfica. Se a pessoa dissesse que era para mining, recusavam a venda. Claro que depois levavam um enorme processo em cima, pois essa medida era totalmente ilegal.

    Na apresentação eles indicam que a 3090 é muito mais do que somente para gaming. Seja como for, só espeta 1500+€ quem quer. E quem gasta esse quantidade de dinheiro, vai verificar primeiro o que a gráfica é capaz de fazer. Se não o fez, deveria ter feito.

    A Nvidia sempre fez isso e não é fraca segmentação. É um Gpu para cada bolso. Quanto maior a oferta, maior a escolha que tens.

    Do lado da Amd neste momento tens o High End e nada mais. Queres algo mais barato, és obrigado a ir para a old gen.
     
  3. Lima08

    Lima08 Power Member

    É tudo muito bonito...
    Se chegas ao café e já não a pasteis de natas há culpa é de quem? Do café que aproveitou 1 cliente para vender tudo para despachar os patéis para que não sobra-se para amanha para ir para o lixo? é o mercado a funcionar hoje estão a vender muito amanha podem não vender nada têm que aproveitar para fazer o máximo lucro possível, tal como á 3 anos atras isso aconteceu, claro que existe malta a ficar chateado mas é tentar contactar as lojas e chegar a frente deixar o dinheiro e quando chegar contactarem se assim for possível. Tal como em caso de pandemia imensas pessoas vão as compras e "levam" tudo a montes do que é essencial e não vejo ninguém a reclamar....

    "Ridículo" foi na primeira vaga de pandemia, um gajo querer papel higiénico e não haver porque alguns se lembraram a comprar papel higiénico a montes... para não falar de comida e produtos essenciais. E esta segunda vaga está a começar a ser igual....


    [​IMG]


    Já me chateia um bocado venho ver novidades e levam paginas e paginas a reclamar do stock :facepalm:
     
    Última edição: 13 de Janeiro de 2021
  4. ValinHall

    ValinHall Power Member

    Sim, porque o foco da Nvidia em toda a comunicação efetuada desde o lançamento das Ampere foi nos miners, e o quão boas as gráficas deles eram para os miners, e como os miners eram o público alvo das mesmas, certo?

    Achas mesmo que os 175 milhões de dólares em gráficas foram vendidas uma a uma? Isso foram poucas ordens (mas cada uma com um grande número de gráficas) que podiam muito bem ter sido recusadas. Ninguém está a propor isso que falaste, o problema não são vendas singulares.

    Será que a AMD não tem a produção do Ryzen 3000/5000, RDNA1/2, e chips da Playstation e Xbox toda no mesmo process node da TSMC? Será que eu também não critiquei a AMD/AiBs pela falta de stock, independentemente da razão? Será que, como consumidor, não é possível criticar a Nvidia pelo stock sem se esconderem atrás da falta de stock da AMD? Não perca o próximo episódio, porque nós também não! :D

    Houve reconhecimento de parte dos problemas, nesse aspecto não tenho tanto a criticar, ao contrário da Nvidia que nem sequer se dignou a reconhecer as reclamações todas que têm havido. Se para ti isso não vale nada, só tenho a lamentar. Eu valorizo pelo menos uns 5% :P. Critico é a falha da AMD em, mesmo com esse reconhecimento e sabendo o que esperar após o lançamento das Ampere, mesmo assim não cumpriu. Isso sim, critico.

    Como eu disse no 1º post, onde fiz questão de mencionar isso. Aparentemente tu só "ouviste" Nvidia, mas isso não é problema meu. Embora o tal "Memo" pelo menos reconheça algumas dessas dificuldades, e como consumidor eu aceite mais "estamos a produzir mil e uma coisas ao mesmo tempo nos 7nm" do que "vendi tudo aos miners :rrotflm:" pelo que eu diria que uns falharam ainda mais que os outros, aparentemente.

    Essa última também saiu ao preço da 3080, mas essa parte já não convém mencionar... Se lançarem uma 3080TI a 3000€, não vais comparar com a TITAN? A Nvidia pode chamar TI, Super, Ultra, whatever. Sei é que há 4 anos lançaram pelo mesmo valor uma gráfica com mais Vram que esta agora. Sim, atualmente não aparenta ter grande diferença no desempenho, mas não deixa de ser algo a criticar, especialmente a longo prazo. Quem comprou a RX 480 4GB e a GTX 1060 3GB, a longo prazo, ficou bem pior que quem comprou as que tinham o dobro da Vram, que ainda hoje se vão aguentando - tenho uma RX480 8GB noutro PC, ainda a dar para as curvas.

    Além de que, nem tenho de esperar nada, a Nvidia acabou de anunciar uma gráfica de 330$ (menos de metade do preço) com mais 2GB de Vram que a 3080. Eu se quisesse manter a 3080 por mais de uma geração ficaria desapontado.

    Muito mais que gaming, mas cortaram nos drivers em comparação com a Titan, e mudaram a terminologia/marketing da mesma. Eu também consigo enganar gente burra ou mal informada (e sim, são também culpados de "cair" nessa por não se informarem antes), não deixo de poder ser criticado por isso...

    E era tudo muito bonito, se tivessem lançado primeiro outras gamas que ainda estão por preencher, em vez de correrem para lançar uma gráfica que parcialmente canibaliza outra gráfica que mal acabaram de lançar. Além de que, por exemplo, tens aquela salganhada das 1660s e 1650s. E o que já foi aqui falado de 3060, Ultra e Ti e 6GB e 12GB etc etc, não é boa segmentação, é confusão. A Nvidia podia ser bem melhor neste aspecto. Que era onde eu queria chegar. Mas se isto está perfeito para ti e achas que não tem como ser melhor/mais claro, :clap:.

    E se quiser algo abaixo dos 330$? :P Mas podes deixar a AMD de lado, estou agora a criticar a Nvidia, ou a Nvidia só consegue parecer boa por comparação? É essa a barra? É bem baixa então, até porque a Nvidia começou o lançamento deles quase 3 meses antes da AMD - com esse avanço todo só tem é que lançar mais SKUs antes da concorrência, óbvio.

    E o café fartou-se de anunciar a meio mundo que ia lançar o novo Pastel de Nata V2, para depois quando as pessoas aparecessem, não poderem comprar porque vendeu tudo a um ou dois clientes. Nesse caso a culpa é do café, obviamente.

    Não chega sequer às lojas para nós podermos fazer isso que estás a propôr, possivelmente porque andaram a vender milhares de gráficas a um punhado de miners. E as lojas não aceitam essas reservas, pois se entretanto houver alteração de preços ficam a perder.

    Todo o mundo e mais algum reclamou disso, até gozaram com a questão do papel higiénico.

    Lamento, mas qualquer critica válida (e feita a todas as empresas, não apenas a uma) é logo respondida como se a Nvidia necessitasse de defesa. Normal que haja discussão. Parece que a empresa é perfeita e não faz nada de mal. :Winkani: Isto vindo de quem recentemente gastou mais de 800€ numa 3080, pelo que acho que tenho mais que direito em apontar algumas falhas.
     
    Última edição pelo moderador: 14 de Janeiro de 2021
  5. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    @ValinHall depois de ler as tuas respostas só consigo chegar à conclusão que não vale a pena discutir mais contigo.
     
  6. Bomby

    Bomby Power Member

    Trágico, é como descrevo o inicio de 2021 para quem gosta de tecnologia e no meu caso do gaming. Isto nunca esteve tão mau, está tudo esgotado em todo o lado. Nas lojas portuguesas já nem ha datas previstas. Só se encontram as muito caras e as muito baratas

    Existe alguma maneira de encomendar uma gráfica em Portugal, mesmo lojas da EU?
     
  7. MrBean

    MrBean Power Member

    É isto. CPUs não há. GPUs, não há. Caixas mini-itx top, tudo esgotado. Independentemente dos motivos, é pena para quem gosta de tecnologia e gostava de comprar agora alguns componentes para "brincar".
     
  8. DiogoAntunes

    DiogoAntunes Power Member

    Só para acabar com a treta hipotética mas por essa ordem de ideia se tu anuncias que tens esse café v2 XPTO e no dia do lançamento aparece metade da população mundial no teu café para comprar o teu produto a culpa é tua como produtor não teres cafe/materias primas para poder satisfazer a necessidade imensa do consumismo global.Acordem pk infelizmente para nós para as marcas vender 1 milhão de produtos a 500€ a 1 pessoa é o msm lucro do que vender 1 milhão a 1 milhão de pessoas pelo msm valor.

    Se tivesses uma empresa que gasta milhoes em desenvolvimento de produtos/markting não ias querer escoar a totalidade da produção a qualquer custo ainda por cima a produção destes novos chips neste caso falo especificamente da Nvidea é bem mais caro produzir uma 3080 do que por exemplo os 1080 na altura.
     
  9. SideWalker

    SideWalker Moderador
    Staff Member

    Acho que ninguém põe em causa o direito da NVidia de vender o que quiser a quem quiser aos preços que quiser.

    Acho que também ninguém discute que vender directamente uns milhares valentes a miners, que vão e vêm, em detrimento do seu marcado base, que é estável, (demasiado) fiel e está com a marca há décadas, é uma atitude fuinha e que não contribui em nada para a imagem da marca.

    Acho ainda que ninguém esperaria que essa remessa de GPUs só por si resolvesse todos os problemas de escassez que existem de momento.

    Assim, peço que larguem esse osso de uma vez por todas, relembro que discussão de stocks e afins é aqui, e que nesta thread se discutem novidades. ;)
     
    Última edição: 14 de Janeiro de 2021
  10. Lima08

    Lima08 Power Member

    Tem que ser ver os 2 lados da moeda como empresa e como cliente, tenho visto stock todos os dias se não o vês a culpa não é minha, desaparece em segundos/minutos porque a procura é muita :facepalm:
    E sim existe algumas lojas se pagares primeiro fazem reserva, e não do tipo reservar depois quando chega pagam que isso pode ter várias consequências como o cliente desistir quando o produto chegar que é diferente de pagares primeiro e ficares a espera que chegue :beerchug:

    Seja como for adiante... Afinal o "SAM/BAR" vai ser só para arquitectura RTX 30? :lol:

    E outra coisa aquela foto de dezenas de 3080 de miners não eram founder edition :whistle:
     
    Última edição: 14 de Janeiro de 2021
  11. God_

    God_ Power Member

  12. Voyager2000

    Voyager2000 Power Member

  13. Scan_Ferr

    Scan_Ferr Power Member

    Deverá ser 340/350.
     
  14. M4N!4K

    M4N!4K Power Member

    De acordo com o que se verificou em todas as ampere, vamos assumir esses 273€ de valor base e acrescentar 23% de IVA.

    Tenho quase certeza que surgem a partir de 330/40€.
     
  15. tert99

    tert99 Power Member

  16. THESLB

    THESLB Power Member

    Ultra Mega Hyper:002:12 GB Vram:joker:
     
  17. M4N!4K

    M4N!4K Power Member

    Estas são as normais.. Se calhar irá, de futuro, sair uma ultra com performance acima da Ti.
     
  18. Morais

    Morais Power Member

    Vermos se desta o pessoal compra e não vai "ah eu vou esperar por uma nova versão melhor e mais barata" :D
     
  19. Voyager2000

    Voyager2000 Power Member

    Se fosse acima da Ti a 3070 não fazia sentido.
     
  20. M4N!4K

    M4N!4K Power Member

    A 3070 há-de desaparecer para dar lugar a uma super / ultra / Ti / Azul bebé. Quando acontecer pode fazer sentido uma 3060 acima da Ti.