Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Creio que quando publicitam a partir de 329$ nos Estados Unidos era já com impostos americanos, pelo que o preço base (sem impostos) será menor. O problema aqui é que na Europa (ou pelo menos em PT) as placas são vendidas mais caras que nos EUA, já descontando os impostos em ambos os países.

E sim também acredito nos 330/340€, o que será uma boa compra.

De acordo com que estado? Sabes que o imposto pode variar de estado para estado, o MSRP por norma, se não estou em erro, é valor sem imposto.

Todas as gráficas, 3070 / 80 / 90, surgiram em PT ao valor exacto indicado (plus iva) mais euro menos euro.
 
Os 12GB de RAM não fazem sentido nenhum. Só encarecem a placa, que seria provavelmente muito mais interessante em qualidade/preço com 6. E ficam com um lineup em que a gráfica mais fraca anunciada até agora, é a que tem mais memória...
 
consta que os 12 foi apenas porque colocar apenas 6 seria "capar" a placa... dai meterem 12.. porque nao havia volta a dar a nao ser subir no Bus/chip.
isto é o mesmo conceito de deixar a porta entre aberta para as supostas ultra super ti hyper mega da cueca 3070 de 16GB e as 3080 de 20gb.. é aplicar chispes de 2GB invés dos de 1GB... certamente não querem é logo matar o mercado actual, nem levar na cabeça de todos os que conseguiram comprar as actuais..
 
De acordo com que estado? Sabes que o imposto pode variar de estado para estado, o MSRP por norma, se não estou em erro, é valor sem imposto.

Todas as gráficas, 3070 / 80 / 90, surgiram em PT ao valor exacto indicado (plus iva) mais euro menos euro.

MSRP é o "Manufacturer's Suggested Retail Price". Ou seja o valor sugerido para venda ao público.

Os impostos nos EUA em média rondam os 8.5%, pelo que o preço do artigo sem impostos seriam 303$, que convertendo para Euros e aplicando o IVA daria um preço final de cerca de 310€.

Mas sinceramente não acredito nisso.
 
Última edição:
MSRP é o "Manufacturer's Suggested Retail Price". Ou seja o valor sugerido para venda ao público.

Os impostos nos EUA em média rondam os 8.5%, pelo que o preço do artigo sem impostos seriam 303$, que convertendo para Euros e aplicando o IVA daria um preço final de cerca de 310€.

Mas sinceramente não acredito nisso.

Nos Estados Unidos TODOS os preços apresentados ao público são sem IVA (sales tax). Portanto a placa lá custa 329$ + IVA.
 
Os 12GB de RAM não fazem sentido nenhum. Só encarecem a placa, que seria provavelmente muito mais interessante em qualidade/preço com 6.

Já tens actualmente jogos que os 6GB são limitativos..
Por isso não, não "simplesmente encarecem a placa".

Faz mais falta os 12GB na 3060 que 16GB na 3070.

----

Como aqui já foi dito, todos os preços apresentados nos USA são sem taxas, não é como cá na Europa.

A duvida que fica no ar é se já inclui a nova taxa de 25% de importação que entrou em vigor no inicio do mês ( que eu duvido. Mas se incluisse, ai sim é que ficava bem mais barato cá)
 
Os 12GB de RAM não fazem sentido nenhum. Só encarecem a placa, que seria provavelmente muito mais interessante em qualidade/preço com 6. E ficam com um lineup em que a gráfica mais fraca anunciada até agora, é a que tem mais memória...
Fazem sentido, porque 6 GB já é pouco para um GPU como a 3060.
É só demonstrativo que as placas acima saíram com demasiada pouca memória.
Se 6gb é pouco para uma 3060, 8gb para uma 3070 pouco é.

Mas muitos aqui, a maioria, eram da opinião que.. não se a Nvidia mete 8gb na 3070 é porque chega e sobra.

Afinal é a Nvidia. Tudo o que faz é do melhor. :)
 
Já foi varias vezes explicado o funcionamento dos 128bits, 192 bits e 256 bits, mas a malta prefer comentar a toa em vez de se dar ao mínimo trabalho de ir ler algumas páginas atrás para ficar mais informado, já parece o Facebook comentam só por comentar sem ter uma mínima informação de hardware depois da nisso barbaridades... os 12Gb não foi por causa da AMD mas sim por causa do BUS tal como a 3070 de 16Gb e a 3080 de 20Gb viram aparecer numa data próxima que vai dar lugar às famosas Ti ou "ultra", e qual era a change dos milhões de jogadores que têm uma GTX 1060 6gb trocarem por uma rtx 3060 6gb? Não faz sentido a bem dizer... É muito mais atrativo uma 3060 12gb da mesma maneira de quem não comprou uma 1060 3gb e sim uma 1060 6gb foi a pensar em ter uma gráfica para algum tempo... Mas calma que a 3060 6gb virá um dia mais tarde...

Uma GPU com barramento de 64 bits, teremos dois chips de memória GDDR6, se tivermos um com barramento de 128 bits serão 4 chips de memória GDDR6, 192 bits 6 chips, 256 bits 8 chips, 320 bits 10 chips e 384 bits 12 chips etc

Que eu saiba só existe módulos de 1gb e de 2gb, e é muito provável que uma 3050ti 128 bits possa a vir com 8gb de ram, e a 3050 128 bits com 4gb de RAM
 
Última edição:
Eu disse que a 3060 de 12Gb ia estar a causar muita confusão a muita boa gente :D :D :D

8GB da 3070 até ver, não a limitam ainda em nada. Face aos 12 da 3060 então nem tem comparação, pois 256bits vs 192bits ainda fazem uma diferença considerável. Daí também a 3060ti ter uma performance superior à 3060 de 12gb.
Mas muita boa gente vai olhar a dizer "que parvoíce, uma 3060 de 12gb e uma de 8gb mais cara? Vou comprar a de 12, é mais barata e melhor preparada para o futuro", quando na realidade a 3060ti irá ter melhor performance no futuro. Vram não é tudo, e a nível de performance vai limitar muito mais os clocks / bus / etc.

A Nvidia tem que fazer escolhas no que toca a relação custo performance, e para manter preços que aparentem decentes, vai ter que andar a meter umas coisas e tirar outras.

Quando a 3070 saiu, se tivesse vindo com 16GB pelo valor da 6800, quase 100€ a mais, teria caído o Carmo e a Trindade, porque são chulos e fazem o que querem.
Assim foram dando tempo à malta para se habituar, a AMD até ajudou em lançando uma gráfica mais cara como competição, dando margem para a 3070 subir para os 600€ base aumentando a Vram.

Independentemente de gostarem ou não, uma 3060 base com 12GB é fantástica. Se vier nos 330€ é bastante apelativa mesmo. E, tal como eu havia indicado, deixa margem para as substitutas das 1650/60, com as 3050, 3050ti, e possivelmente uma 3060 de 6GB (sendo que esta última, por mim, não faz falta se tivermos uma 3050ti equilibrada)
 
Exacto, acho que a bitola vai ser a 3080Ti. Neste momento não acredito numa 3080Ti com 12GB como falavam, mais uma vez, pela confusão que gera na cabeça de muita gente. A 3080Ti é a Nata gaming da Nvidia (ou pelo menos, ignorando a 3090, sempre foi vendida como tal, a 3080 normal). Pelo que a escolha de quantidade Vram e Bus da mesma irá ditar a 3070.

A 3080ti ser uma 3090 capada, pode fazer sentido em que a 3070ti vá morder os calos ou passar a 3080 normal (fazendo com que esta deixe de existir, ou surja uma super qualquer). Mas isso já iria secalhar encarecer demasiado, não? A 3070 ter 12GB e um Bus superior iria fazer com que quiçá subisse para valores 3080<.

No entanto, é possivelmente a direção a seguir de modo a diferenciar mais a performance para a 3060Ti. 3060ti 450€ / 3070ti +-650€? / 3080ti 1000/100€?

Edit: Atenção, em acontecendo, bate no que falei há uns tempos. A Nvidia lançou versões base ao valor da geração anterior, e agora surgem as reais, vitaminadas, e sobe preços.
 
Última edição:
Eles fazem este nivelamento de gráficas usando a memory bandwidth / largura do bus como forma de difereciação. Já é assim há imensos anos, de facto.

Neste momento, só os lixa porque eles usam um barramento de 256bits nas 3060ti/3070 e depois 320 nas 3080 e 384 nas 3090. Acho que não me estou a enganar.

Depois querem ir um step abaixo e um bus de 128 é muito curto, então escolhem 192 e ficam com o problema das 6GB vs 12GB na mão... Não sei porque não põe um bus de 256bits (bem sei que o PCB fica mais caro de fazer) e com 8GB (poupariam os 4GB) e depois faziam uma versão abaixo com o bus de 192 e 6GB. Na versão de 256bits tinham que reduzir a frequência da memória a sério e bloquear na BIOS tal como já bloqueiam o OC do CPU pelo power limit. Parece tão simples que não percebo porque se metem nestas alhadas com uma versão de 12GB com mais memória que o topo de gama de gaming (3080)... Seguramente que me está a falhar algo no raciocínio (se calhar o PCB fica tão mais caro que não justifica ao nível da 3060)
 
A 3080 TI tudo vai depender do chip e barramento que implementarem... se for o mesmo da 3080 acredito que possa aparecer com os 20GB. se aplicarem o já falado e possivel da 3090, entao esta deve aparecer com 12GB G6x, mas com muito mais velocidade face as 3080 actuais (384b vs 320b ou la quanto é o barramento de ambas)
 
que têm uma GTX 1060 6gb trocarem por uma rtx 3060 6gb? Não faz sentido a bem dizer... É muito mais atrativo uma 3060 12gb da mesma maneira de quem não comprou uma 1060 3gb e sim uma 1060 6gb foi a pensar em ter uma gráfica para algum tempo...

3060 12GB é a única placa que saiu da nvidia que para mim faz sentido. Saltos na potência de computação requerem saltos no I/O e maior capacidade de memória. Isto não é um problema para quem compra uma placa gráfica todos os anos, mas para quem queira uma placa que seja relevante por uns anitos, a 12GB é um bom investimento.
 
isso pode fazer sentido, mas da mesma forma que se a placa nao tiver capacidade de processamento e carregar tanta informação, e o mesmo que nada.. mas sim, mais vale a mais, que ficar em falta com apenas 6Gb
 
Back
Topo