Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

3060 12GB é a única placa que saiu da nvidia que para mim faz sentido. Saltos na potência de computação requerem saltos no I/O e maior capacidade de memória. Isto não é um problema para quem compra uma placa gráfica todos os anos, mas para quem queira uma placa que seja relevante por uns anitos, a 12GB é um bom investimento.

Discordo parcialmente. A 3080 pelos 730€ base quando foi lançada, com os seus 10GB vai durar bem mais que a 3060 de 12GB. E quem a comprou garantidamente não vai ter chatice durante os próximos 4 anos. No entanto, e aqui sim, a gama da 3060 tem um espectro de users muito superior ao da 3080, e como tal, é até agora possivelmente a gráfica mais equilibrada no geral se realmente cair cá nos 330/40€.
 
Discordo parcialmente. A 3080 pelos 730€ base quando foi lançada, com os seus 10GB vai durar bem mais que a 3060 de 12GB. E quem a comprou garantidamente não vai ter chatice durante os próximos 4 anos. No entanto, e aqui sim, a gama da 3060 tem um espectro de users muito superior ao da 3080, e como tal, é até agora possivelmente a gráfica mais equilibrada no geral se realmente cair cá nos 330/40€.
Isto é relativo de jogo para jogo.
Tens jogos memory hungry e tens jogos power hungry, e tens ambos :D
 
Não sei porque não põe um bus de 256bits (bem sei que o PCB fica mais caro de fazer) e com 8GB (poupariam os 4GB) e depois faziam uma versão abaixo com o bus de 192 e 6GB.

Por acaso é algo que me deixa curioso.

O que ficará mais barato?

12GB a 192 Bits ou 8Gb a 256 Bits?

Mantinham os mesmos Cuda Cores da 3060 e até ficavam com uma placa um pouco mais potente, tendo em conta que existiria mais largura de banda.

mas para quem queira uma placa que seja relevante por uns anitos, a 12GB é um bom investimento.

Comprei a 1070 Ti com 8Gb e vai morrer sem nunca ter dado uso aos 8GB.
Imagino os donos das 1070 e RX 470/480 com os mesmos 8GB que são gráficas mais fracas que a minha.

Isso do ser um bom investimento tem muito que se lhe diga.
 
Mas 2gb de memória de diferença, quando a 3080 tem memória mais rápida e bus bastante superior, vai sempre tornar a 3080 numa gráfica que vai envelhecer melhor :D

Lol :D
Neste caso estava-me a referir só por alto relativamente ao peso dos jogos, não me parece que a 3080 vá morrer mais cedo em qualquer que seja o jogo que a 3060 12GB :D

Estava-me a referir mais no geral às exigências dos jogos.
 
3060 12GB é a única placa que saiu da nvidia que para mim faz sentido. Saltos na potência de computação requerem saltos no I/O e maior capacidade de memória. Isto não é um problema para quem compra uma placa gráfica todos os anos, mas para quem queira uma placa que seja relevante por uns anitos, a 12GB é um bom investimento.

Percebo o teu ponto, mas eu quero uma gráfica "baratuxa" para um segundo PC e a 3060 com os 12GB deixou de ser opção para mim. Pelo que custa, mais vale dar o extra para a 3060ti.

Se viesse a 6GB, seria uma opção interessante (assumindo que ia custa menos uns 50-60$).

Mas tudo bem, agora é esperar pela 3050ti. Ou algo que fique ali nos $250.
 
Por acaso é algo que me deixa curioso.

O que ficará mais barato?

12GB a 192 Bits ou 8Gb a 256 Bits?

Mantinham os mesmos Cuda Cores da 3060 e até ficavam com uma placa um pouco mais potente, tendo em conta que existiria mais largura de banda.

Intuitivamente diria que os 4GB de ram são mais caros que o bus adicional, mas não é certo. Se a RAM fosse barata, creio que eles tinham ido logo para os 16GB na 3070 e 20GB na 3080. Podem é ter deixado os 10 na 3080 para depois lançar a 3080ti com 20 e aí tiveram que fazer a 3070 com 8.

Para a NVIDIA, a vantagem dos 192bits com 12GB é que o número é maior (12GB vs 8) logo, mesmo que seja ligeiramente mais caro (192bits 12GB vs 256bits 8GB), sempre têm no mercado uma gráfica com o número maior que é especialmente crítico se a AMD lançar os modelos abaixo com 12GB.
 
A longevidade desta gama mais alta de gráficas vai sempre depender da percepção de budget de hardware que os developers tenham ao desenvolverem os jogos. Claro que a geração contemporânea de consolas tem peso nesse budget mas também o publico alvo do jogo, a distribuição dos vários modelos/capacidades pela população de jogadores e a que resolução irão jogar.
Dito isto, é normal que se vá incrementando os requisitos em cada novo motor de jogo, como por exemplo na dimensão das texturas, no entanto é necessário ter em conta o ciclo de desenvolvimento típico de um motor/jogo, que são uns bons anos. Resumindo, com a eventual excepção de alguns "unicórnios", a esmagadora maioria dos jogos irá correr perfeitamente nas specs desta geração da nVidia durante uns bons anos, na minha modesta opinião, claro.
 
Independentemente de gostarem ou não, uma 3060 base com 12GB é fantástica. Se vier nos 330€ é bastante apelativa mesmo. E, tal como eu havia indicado, deixa margem para as substitutas das 1650/60, com as 3050, 3050ti, e possivelmente uma 3060 de 6GB (sendo que esta última, por mim, não faz falta se tivermos uma 3050ti equilibrada)

Ao que parece a Nvidia desistiu da 3060 inicial que tinha o GA106-400 GPU (3840 CUDA cores) e em vez disso vai utilizar que tinha previsto para a a 3050 Ti, GA106-300 GPU (3584 CUDA cores), só que com os 12 GB em vez dos 6GB da 3050 Ti. Com isto o preço não se aproxima demasiado da 3060 Ti, à custa de uma performance 5-10% inferior á inicialmente prevista.

Isto abre espaço a uma posterior 3060 super ou Ultra, com performance e preço entre a 3060 e a 3060 Ti.

Do mesmo modo e de acordo com este artigo a 3050 Ti deverá ser renomeada para 3060/6 GB e deverá aparecer no 2º trimestre de 2021, e se o preço da versão de 12GB rondar os 330/340 €, esta com metade de memória deverá custar 280/290€ ou seja comparando com a antiga 2060, é pelo menos 100€ mais barata e tem pelo menos mais 10-15% de performance, sem levar em conta com o DLSS.

A 3050 base deve manter-se tal como especificada com um Bus de 128 e 4 GB, mas fica com muito espaço para uma versão super, pois é muito inferior à 3050 Ti que terá sido renomada para 3060 / 6GB

Fonte:
https://videocardz.com/newz/palit-submits-geforce-rtx-3080-ti-rtx-3050-ti-and-rtx-3060-to-eec

O mesmo artigo também diz que a 3080 Ti, está provavelmente em estado de espera, pois para já não faz sentido lançar (As placas da série 6 da concorrência AMD são praticamente impossíveis de encontrar no mercado).
 
Última edição:
Percebo o teu ponto, mas eu quero uma gráfica "baratuxa" para um segundo PC e a 3060 com os 12GB deixou de ser opção para mim. Pelo que custa, mais vale dar o extra para a 3060ti.

Se viesse a 6GB, seria uma opção interessante (assumindo que ia custa menos uns 50-60$).

Mas tudo bem, agora é esperar pela 3050ti. Ou algo que fique ali nos $250.

Eu sempre estive muito curioso com a 3050ti, que a cair na casa dos 200/250€ deve vir super interessante mesmo.

A 3080Ti, tendo em conta o valor base da 6900Xt, que vejo ali na casa dos 1100 e tal euros, em saindo, será uma 6900xt killer.
 
Resumindo, com a eventual excepção de alguns "unicórnios", a esmagadora maioria dos jogos irá correr perfeitamente nas specs desta geração da nVidia durante uns bons anos, na minha modesta opinião, claro.

Em primeiro lugar, invejo quem já tenha uma RTX 3080, pois por essa altura estaria a jogar alguns jogos que estou morto por jogar, mas quero joga-los com os settings mais altos que posso neste momento com a minha velha placa gráfica. Em segundo, qualquer que seja o modelo, as Ampere vão durar por muito tempo. Já se sabe, os jogos conseguem ajustar-se ao hardware que se tem, e muito raras vezes, deixam de funcionar por falta de memória ou qualquer outro atributo.

Aqui a questão para mim, é o potencial e tirar sempre o máximo partido do nosso investimento. O que eu prevejo é que muitos jogos vão agora ser dimensionados para as RDNA2 do PC/consolas, onde tem-se a partida 12GB. Quem tenha menos disto não vai deixar de jogar, mas por exemplo, poderá ter de abdicar de certas benesses como packs de texturas de resoluções mais altas mesmo que tenham placas suficientemente potentes. Isto é futurologia, claro, e já se sabe que só os idiotas é que têm certezas sobre o que o futuro nos irá trazer.
 
Em primeiro lugar, invejo quem já tenha uma RTX 3080, pois por essa altura estaria a jogar alguns jogos que estou morto por jogar, mas quero joga-los com os settings mais altos que posso neste momento com a minha velha placa gráfica. Em segundo, qualquer que seja o modelo, as Ampere vão durar por muito tempo. Já se sabe, os jogos conseguem ajustar-se ao hardware que se tem, e muito raras vezes, deixam de funcionar por falta de memória ou qualquer outro atributo.

Aqui a questão para mim, é o potencial e tirar sempre o máximo partido do nosso investimento. O que eu prevejo é que muitos jogos vão agora ser dimensionados para as RDNA2 do PC/consolas, onde tem-se a partida 12GB. Quem tenha menos disto não vai deixar de jogar, mas por exemplo, poderá ter de abdicar de certas benesses como packs de texturas de resoluções mais altas mesmo que tenham placas suficientemente potentes. Isto é futurologia, claro, e já se sabe que só os idiotas é que têm certezas sobre o que o futuro nos irá trazer.
Agora, e por mera ignorância minha mesmo.

Estás a dizer que um pack de texturas 4k (exemplo) vai funcionar melhor em 12gb gddr6 192bits do que em 10gb gddr6X 320 bits?

Again, mais depressa vai a 3060 borrar a cueca do que a 3080, penso eu.

Tanto é que já se viu que uma AMPERE "consome" menos memória face a uma RDNA2 nas mesmas situações, pela maneira como compactam os assets ou o raio para carregar na Vram.

Atenção, mas isto apenas face ao tema de 12gb na 3060 fazem sentido e 10 na 3080 não. Porque eu próprio não comprei uma 3080 e andei tanto tempo à espera de uma 3080 de 20GB, que acabei por ter que comprar uma 3090. Mas eu, no meu caso, precisava mm de Vram, pois a minha escolha foi puramente profissional (claro que, o ter um bom pc para trabalho fazer com que tenha uma máquina demoníaca para jogos é bónus).

E tanto é, que para uma máquina secundária que possa vir a precisar, vou querer verificar precisamente isso, a diferença da 3060ti vs de 12GB, para ver o que irá afectar mais a performance em ambiente de 3D e renders. Para a main rig, 10gb simplesmente não chegavam.

E claro, a jogar com tudo ao máx, não raras vezes tenho a gráfica com 12/15GB ocupados. Mas também já se viu que os jogos por norma baseiam-se no total que tens, e acabam por se ajustar consumindo por vezes mais do que realmente necessitam.
 
Já foi varias vezes explicado o funcionamento dos 128bits, 192 bits e 256 bits, mas a malta prefer comentar a toa em vez de se dar ao mínimo trabalho de ir ler algumas páginas atrás para ficar mais informado, já parece o Facebook comentam só por comentar sem ter uma mínima informação de hardware depois da nisso barbaridades... os 12Gb não foi por causa da AMD mas sim por causa do BUS tal como a 3070 de 16Gb e a 3080 de 20Gb viram aparecer numa data próxima que vai dar lugar às famosas Ti ou "ultra", e qual era a change dos milhões de jogadores que têm uma GTX 1060 6gb trocarem por uma rtx 3060 6gb? Não faz sentido a bem dizer... É muito mais atrativo uma 3060 12gb da mesma maneira de quem não comprou uma 1060 3gb e sim uma 1060 6gb foi a pensar em ter uma gráfica para algum tempo... Mas calma que a 3060 6gb virá um dia mais tarde...

Uma GPU com barramento de 64 bits, teremos dois chips de memória GDDR6, se tivermos um com barramento de 128 bits serão 4 chips de memória GDDR6, 192 bits 6 chips, 256 bits 8 chips, 320 bits 10 chips e 384 bits 12 chips etc

Que eu saiba só existe módulos de 1gb e de 2gb, e é muito provável que uma 3050ti 128 bits possa a vir com 8gb de ram, e a 3050 128 bits com 4gb de RAM

Sabes mais tu disto que o Steve da GamerNexus.
 
Sabes mais tu disto que o Steve da GamerNexus.
Lá porque a AMD vai lançar uma gráfica com 12gb, não quer isso dizer que seja a razão exclusiva dos 12gb na 3060. O que o Lima diz faz todo o sentido, e é só uma questão de senso comum.

Isto é bom um gajo absorver informação de todos os lados, para se tentar chegar a uma conclusão que faça sentido, e já por mais que uma vez aqui no Fórum se chegaram a conclusões muito antes de qualquer canal de informática.. Ainda me lembro quando começaram as dores de cabeça dos crashes das Ampere, e foi aqui o Vortan, no fórum, o primeiro a dar a informação da razão e resolução.. E o que lhe deram na cabeça na altura...

@JoaoVaz19 de acordo. Acho que nesta gama de valores faria sentido o cap serem 8GB para já. a 3070 subir para 12 e a 3080 uns 16.

Mas é tudo uma questão de marketing e dizer que "tem".
 
Lá porque a AMD vai lançar uma gráfica com 12gb, não quer isso dizer que seja a razão exclusiva dos 12gb na 3060. O que o Lima diz faz todo o sentido, e é só uma questão de senso comum.

Isto é bom um gajo absorver informação de todos os lados, para se tentar chegar a uma conclusão que faça sentido, e já por mais que uma vez aqui no Fórum se chegaram a conclusões muito antes de qualquer canal de informática.. Ainda me lembro quando começaram as dores de cabeça dos crashes das Ampere, e foi aqui o Vortan, no fórum, o primeiro a dar a informação da razão e resolução.. E o que lhe deram na cabeça na altura...

Nao sou um expert mas o que ele diz nao faz sentido nenhum, zero. O facto de ter um barramento mais fraco nao tem nada a ver com a quantida de memoria
 
Ter escolha é sempre bom. a 3060 12gb é muito boa para quem, alem de jogar, quer ter uma placa para trabalho grafico. os 12 gb já permitem carregar ficheiros mais pesados para gpu rendering, e o preço da placa fica muito em conta. Para quem quer só jogar, acho que a 3060ti com 6gb é uma melhor opção (a não ser que seja alguém que jogue um jogo muito especifico que consome muita vram)

Eu só espero que a malta gamer não compre muito a 3060 de 12 gb, para eu daqui a uns meses fazer upgrade à minha rig por um valor porreiro.

ter variedade, e por onde escolher é sempre bom, desde que, claro, as marcas não usem estas variações para criar confusão na malta menos informada, e venderem gato por lebre.
 
Nao sou um expert mas o que ele diz nao faz sentido nenhum, zero. O facto de ter um barramento mais fraco nao tem nada a ver com a quantida de memoria

Tendo em conta que, e corrijam-me se estiver errado, cada chip de memória tem um bus de 32Bits, dependendo se utiliza um chip de 2 gb ou de 1 gb, há umas contas que se podem fazer para chegar a valores "mínimos" de memória. Lá se depois podem por mais ou menos, é como o outro.

Vê a 3090, 384 / 32 = 12... x chips de 2GB dá... 24 GB.

AS restantes com chips de 1GB

Vê a 3080 com 320 bits = 10GB
3070 e 3060ti 256 bits = 8GB
3060 192 bits com chips de 2GB = 12GB...

No fundo, faz algum sentido...
 
Estás a dizer que um pack de texturas 4k (exemplo) vai funcionar melhor em 12gb gddr6 192bits do que em 10gb gddr6X 320 bits?

A forma como eu vejo, é que as gráficas da mesma família estão desenhadas para uma resolução target: 1080p, 1440p, 4K. O fator principal que permite bombar estas resoluções, atingindo a mesma performance, é o número de CUs (processadores). A 3080p tem muitos mais CUs que uma 3060 precisamente por isso.

Ora, se tens mais CUs faz sentido ter mais memória (e maior taxa de barramento) porque tens mais processadores a trabalhar em paralelo. Ditto para o CPU: é comum dimensionar o tamanho da memória com o número de cores/threads. Por uma questão de vendas, os jogos podem estar dimensionados para o mínimo denominador comum e só aproveitar 6GB, mas já sabemos que haverá sempre jogos que vão puxar o envelope.

A razão pela qual acho que a 3060 12GB faz sentido, é que eu acho que é suficientemente potente para utilizar esses 12GB para os jogos next-gen. Mas também entendo que encareça o preço, dando lugar a uma de 6GB (3050/3060).
 
Última edição:
Back
Topo