Em primeiro lugar, invejo quem já tenha uma RTX 3080, pois por essa altura estaria a jogar alguns jogos que estou morto por jogar, mas quero joga-los com os settings mais altos que posso neste momento com a minha velha placa gráfica. Em segundo, qualquer que seja o modelo, as Ampere vão durar por muito tempo. Já se sabe, os jogos conseguem ajustar-se ao hardware que se tem, e muito raras vezes, deixam de funcionar por falta de memória ou qualquer outro atributo.
Aqui a questão para mim, é o potencial e tirar sempre o máximo partido do nosso investimento. O que eu prevejo é que muitos jogos vão agora ser dimensionados para as RDNA2 do PC/consolas, onde tem-se a partida 12GB. Quem tenha menos disto não vai deixar de jogar, mas por exemplo, poderá ter de abdicar de certas benesses como packs de texturas de resoluções mais altas mesmo que tenham placas suficientemente potentes. Isto é futurologia, claro, e já se sabe que só os idiotas é que têm certezas sobre o que o futuro nos irá trazer.
Agora, e por mera ignorância minha mesmo.
Estás a dizer que um pack de texturas 4k (exemplo) vai funcionar melhor em 12gb gddr6 192bits do que em 10gb gddr6X 320 bits?
Again, mais depressa vai a 3060 borrar a cueca do que a
3080, penso eu.
Tanto é que já se viu que uma AMPERE "consome" menos memória face a uma RDNA2 nas mesmas situações, pela maneira como compactam os assets ou o raio para carregar na Vram.
Atenção, mas isto apenas face ao tema de 12gb na 3060 fazem sentido e 10 na 3080 não. Porque eu próprio não comprei uma 3080 e andei tanto tempo à espera de uma 3080 de 20GB, que acabei por ter que comprar uma
3090. Mas eu, no meu caso, precisava mm de Vram, pois a minha escolha foi puramente profissional (claro que, o ter um bom pc para trabalho fazer com que tenha uma máquina demoníaca para jogos é bónus).
E tanto é, que para uma máquina secundária que possa vir a precisar, vou querer verificar precisamente isso, a diferença da
3060ti vs de 12GB, para ver o que irá afectar mais a performance em ambiente de 3D e renders. Para a main rig, 10gb simplesmente não chegavam.
E claro, a jogar com tudo ao máx, não raras vezes tenho a gráfica com 12/15GB ocupados. Mas também já se viu que os jogos por norma baseiam-se no total que tens, e acabam por se ajustar consumindo por vezes mais do que realmente necessitam.