Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Nao sou um expert mas o que ele diz nao faz sentido nenhum, zero. O facto de ter um barramento mais fraco nao tem nada a ver com a quantida de memoria

O barramento de memória tem tudo a ver com a quantidade. Só tens chips de 1 e 2Gb e cada chip tem 32 bits.

É só fazer contas.

A razão pela qual acho que a 3060 12GB faz sentido, é que eu acho que é suficientemente potente para utilizar esses 12GB para os jogos next-gen. Mas também entendo que encareça o preço, dando lugar a uma de 6GB (3050/3060).

Guarda este meu post. A 3060 é uma gráfica para 1080p (1440p em alguns jogos). Isto a contar para jogos next gen, não os actuais.

A 3060 vai morrer completamente sem nunca ter dado uso aos 12Gb. Quando os jogos a 1080p forçarem os 12Gb, já a placa não tem potência para os correr.
 
a propria nvidia disse que a 3060 teria 12 por uma questao de arquitectura (192) e porque faz mais sentido ter 12 gb que apenas 6, que estaria logo a capar a grafica a nascença.
a 3060TI, embora tenha "só" 8gb, tem barramento de 256 logo é mais rapida nas transiçoes de informação. e o resto por ai fora.
 
3070 com 384 bits e a 3080 com 256 bits?

Não dá.

Mas e se usarem chips mixed? Ou não é possível?

3070 - 320bits : 8x1GB + 2x2GB = 12

3080 - 384 : 8x1GB + 4x2GB = 16

Atenção, isto já sou eu a falar, sem saber se quer se a nível de performance pode ter um impacto muito negativo usar chips de 1 e 2GB.

A forma como eu vejo, é que as gráficas da mesma família estão desenhadas para uma resolução target: 1080p, 1440p, 4K. O fator principal que permite bombar estas resoluções, atingindo a mesma performance, é o número de CUs (processadores). A 3080p tem muitos mais CUs que uma 3060 precisamente por isso.

Ora, se tens mais CUs faz sentido ter mais memória (e maior taxa de barramento) porque tens mais processadores a trabalhar em paralelo. Ditto para o CPU: é comum dimensionar o tamanho da memória com o número de cores/threads. Por uma questão de vendas, os jogos podem estar dimensionados para o mínimo denominador comum e não aproveitar do hardware que se tem, mas já sabemos que haverá sempre jogos que vão puxar o envelope.

A razão pela qual acho que a 3060 12GB faz sentido, é que eu acho que é suficientemente potente para utilizar esses 12GB para os jogos next-gen. Mas também entendo que encareça o preço, dando lugar a uma de 6GB (3050/3060).

Atenção, que concordo com o que dizes. No entanto, uma 3060 que é feita a pensar em 1080p (o que não significa que a malta não utilize a 1440p ou 4k) não irá ter tanta necessidade dos 12GB. A 3060ti vai ser, a meu ver, sempre melhor com os seus 8GB pois tem uma performance superior.

O que é que garante que uma gráfica dure? A capacidade de carregar texturas xpto, ou a capacidade de debitar fps? É que a 3060ti é bastante mais performante que a 3060 de 12gb (em teoria, ainda precisamos ver testes independentes).

E eu também acho fazer sentido a 3060 de 12GB, mas pela razão como já aqui disseram, a nível profissional abre portas a dar 12GB a um preço muito porreiro mesmo.
 
Mas e se usarem chips mixed? Ou não é possível?

3070 - 320bits : 8x1GB + 2x2GB = 12

Isso é a mesma solução da Xbox Series X. Ficas com uma quantidade a determinada velocidade e outra quantidade a uma velocidade mais baixa.

Para Gráficas no PC isso não resulta. Só se fossem todas feitas dessa forma e os developers fizessem os jogos tendo isso em conta.

Tiveste isso na Gtx 970 com 3.5GB a uma velocidade e 0.5GB a outra e deu asneira.
 
Isso é a mesma solução da Xbox Series X. Ficas com uma quantidade a determinada velocidade e outra quantidade a uma velocidade mais baixa.

Para Gráficas no PC isso não resulta. Só se fossem todas feitas dessa maneiras e os developers fizessem os jogos tendo isso em conta.

Tiveste isso na Gtx 970 com 3.5GB a uma velocidade e 0.5GB a outra e deu asneira.
Got it!

Majomenos

Ou seja, apesar de serem todos 32bits, 2gb vs 1gb funcionam a velocidades diferentes? Ou seja, se o BUS completo estiver ocupado, e em nrs pares de chips, na minha cabeça, faria sentido funcionar tudo à mesma velocidade.

Mas por outro lado, 4 chips vão ter que trabalhar "+mais" que 8 chips independentes, e passar o mm nr de informação pelo mm nr de canais.

Ou seja, 8GB a 256bits (8x1GB) e 8GB a 128bits (8X2GB) por haver uma "estranha" divisão da bandwith total? Será isso?

:D
 
Eu cá espero uma rtx por volta dos 250€, talvez a 3060 com 6gb? Já ficava contente e para ser sincero se não estivesse a "salivar" por dlss não sentia necessidade de fazer upgrade da 1660s, porta-se super (get it) bem em 1080p para AAA e consigo tomar partidos dos 144hz do meu monitor em todos os jogos competitivos (menos BF5 e warzone, as vezes desce dos 144 dai o meu desejo de dlss).
 
Guarda este meu post. A 3060 é uma gráfica para 1080p (1440p em alguns jogos). Isto a contar para jogos next gen, não os actuais. A 3060 vai morrer completamente sem nunca ter dado uso aos 12Gb. Quando os jogos a 1080p forçarem os 12Gb, já a placa não tem potência para os correr.

Mesmo a 1080p, penso que os jogos desta geração tendem a sair com assets de baixa resolução para poderem encaixar em 4GB ou 6GB. Acho que 12GB permite 1080p com texturas 4K para uma maior claridade no detalhe. Espero que a nvidia tenha aí um jogo em breve para demonstrar as diferenças para os velhos do Restelo. :)

A única coisa que neste momento me acalmava em relação à memória - mais precisamente da 3070/3080 - era o RTX IO+SSD para asset streaming. Mas não sei em que fase de desenvolvimento isto está no PC gaming.
 
Última edição:
Mesmo a 1080p, penso que os jogos desta geração tendem a sair com assets de baixa resolução para poderem encaixar em 4GB ou 6GB. Acho que 12GB permite 1080p com texturas 4K para uma maior claridade no detalhe. Espero que a nvidia tenha aí um jogo para demonstrar as diferenças para os velhos do Restelo. :)
A Nvidia não te vai meter agora um jogo nas mãos a justificar a 3060 de 12GB correndo o risco de matar a recém nascida 3060ti... Quando a 3060ti é de longe melhor e mais performante que a 3060 normal.. (again, em teoria, pois não vi ainda testes)
 
Got it!

Majomenos

Ou seja, apesar de serem todos 32bits, 2gb vs 1gb funcionam a velocidades diferentes? Ou seja, se o BUS completo estiver ocupado, e em nrs pares de chips, na minha cabeça, faria sentido funcionar tudo à mesma velocidade.

Mas por outro lado, 4 chips vão ter que trabalhar "+mais" que 8 chips independentes, e passar o mm nr de informação pelo mm nr de canais.

Ou seja, 8GB a 256bits (8x1GB) e 8GB a 128bits (8X2GB) por haver uma "estranha" divisão da bandwith total? Será isso?

:D

O que acontece é que a vram consegue a largura total ao meter dados ao mesmo tempo em todos os chips.

Mas se tens chips de 1GB e outros de 2GB não consegues meter os mesmos dados em todos eles.

Então o que aconteceria no caso da 3070 que deste era:

10GB a 320 Bits - 8 * 1GB + 2 * (50% * 2GB)
2GB a 64 Bits - 2 * (50% * 2GB)

Mais valia o Gpu ter apenas 10GB a 320 Bits.
 
Os packs de texturas com mais alta resolução não são necessariamente um problema. Claro que a probabilidade da vRam não chegar é maior, mas não é garantido. Eu tenho uma 3070 e jogo Kingdom Come a 3440x1440, com pack de texturas HD e não tenho problemas de vRAM.
Depende muito da implementação do motor de jogo. Pode ser necessário um texture streaming mais agressivo, cuja eficácia irá depender da performance dos elementos envolvidos (Disco, RAM, PCIe e quantidade de vRAM em "falta"). No pior cenário pode haver stutters ocasionais, mas vai depender sempre da conjugação de vários fatores. Como já se disse, o RTX IO (ou o Windows DirectStorage) tem o potencial de ajudar bastante nisto.
 
A razão pela qual acho que a 3060 12GB faz sentido, é que eu acho que é suficientemente potente para utilizar esses 12GB para os jogos next-gen. Mas também entendo que encareça o preço, dando lugar a uma de 6GB (3050/3060).

Nem por isso, a RTX 3060, bem, qual RTX 3060, a RTX 3070 não têm a capacidade necessária para os tais jogos da nova geração, não acima de 1080p, o Cyberpunk 2077 é um exemplo incorrecto, sim, é como dizer que o Crysis ser o futuro dos jogos quando, em 2021, ainda não é possível correr esse jogo correctamente, fruto de uma má / inexistente optimização para usar mais que dois núcleos, se não me engano, também, pudera, quando foi desenvolvido era isso mesmo que existia no mercado, CPU com dois nucleos.

Quando chegar ao ponto da RTX 3060 ter que usar os 12GB de VRAM o processamento base que o jogo vai pedir será de tal forma que os 12GB não a irão salvar, nem é necessário "prever" isso, já temos o tal CP2077 na qual a RTX 3060 não o corre no máximo, e não é por falta de VRAM, como já foi explicado aqui, a RTX 3060 vai sair com 12GB de VRAM por uma clara questão de marketing e porque não dá para sair com 8Gb, 10Gb ou 12Gb sem ter que mudar o tipo de VRAM e encarcerar os custos.

Não é a mesma relação, mas é um pouco como dizer que 12Gb DDR-2 1000Mhz é mais rapido que 6Gb DDR-4 4000Mhz.
 
O que acontece é que a vram consegue a largura total ao meter dados ao mesmo tempo em todos os chips.

Mas se tens chips de 1GB e outros de 2GB não consegues meter os mesmos dados em todos eles.

Então o que aconteceria no caso da 3070 que deste era:

10GB a 320 Bits - 8 * 1GB + 2 * (50% * 2GB)
2GB a 64 Bits - 2 * (50% * 2GB)

Mais valia o Gpu ter apenas 10GB a 320 Bits.

Agora sim

GOT IT!

smartu.jpg


Daí que sim, ou é uma 320bits com 20GB, ou uma de 384bits com 12GB.
 
Nos jogos existe muitos factores que influencia os fps, da mesma maneira que temos jogos que a GTX 1060 6Gb borra-se todas em alguns jogos que usam 6Gb e temos outros jogos que jogam super liso a usar os 6Gb, e temos jogos que são "leves" mas dirivado a vram é uma mão cheia de "breaks" e tem que baixar as texturas para deixar de dar "breaks" :002:

Os 12Gb de vram será que não irá dar geito aqueles que precisam de um placa com vram da mesma maneira da 3090 ter 24Gb penso que para criadores de conteúdos deve dar geito principalmente para aqueles que não têm a carteira larga :lick1:
 
penso que para criadores de conteúdos deve dar geito principalmente para aqueles que não têm a carteira larga :lick1:

Concordo, deve ser a placa perfeita para Criadores de Conteúdo que não possam gastar muito.

... Ou para gamers que como eu não querem dar mais de 350€ por uma placa, sob pena de ficarem deprimidos e não possam esperar 3 meses adicionais pela 3060 de 6GB
 
Quando chegar ao ponto da RTX 3060 ter que usar os 12GB de VRAM o processamento base que o jogo vai pedir será de tal forma que os 12GB não a irão salvar, nem é necessário "prever" isso, já temos o tal CP2077 na qual a RTX 3060 não o corre no máximo, e não é por falta de VRAM, como já foi explicado aqui, a RTX 3060 vai sair com 12GB de VRAM por uma clara questão de marketing e porque não dá para sair com 8Gb, 10Gb ou 12Gb sem ter que mudar o tipo de VRAM e encarcerar os custos.

De facto, concordamos que a vram não resolve magicamente má otimizações dos jogos, nem menor capacidade de processamento para cenas visualmente taxativas. Também parece-me válido o argumento de 6GB numa 3060 se baixar consideravelmente o preço.

Mas vamos ver: se os GPUs da RDNA2 e Ampere são saltos generacionais em termos computacionais, eu diria que teoricamente a capacidade de memoria devia escalar também e não se manter estagnada para os mesmos valores que a geração passada. Neste aspeto, vejo a oferta inicial da AMD de 16GB para as suas high-end com muito mais lógica para além do marketing. Espero que o próximo anúncio das nvidia seja neste caminho para a 3070 ou 3080. Neste aspeto, parece-me bem segmentar as gráficas segundo a capacidade de memória como têm feito.
 
Última edição:
Eu sou bastante crítico mas antes de ser crítico tento pensar o porquê das empresas lançarem os produtos porque não vão lançar só porque sim, isso é tempo perdido para as fabricas e é um grande risco porque podem não vender esse material como o esperado, e hoje em dia tem que pensar muito bem no que vão lançar e com que objectivo/mercado derivado a pandemia e falta de recursos, sobre o RT io é que acho estranho o "silêncio" para uma tecnologia que já tem 4 meses PENSO que não exista nenhum jogo que suporte a tecnologia :1361:

Penso que havendo mais "loadscreen" os jogos poderiam usar menos vram, em vez de terem que carregar o jogo todo de uma vez e que ocupa imensa vram
 
Mas vamos ver: se os GPUs da RDNA2 e Ampere são saltos generacionais em termos computacionais, eu diria que teoricamente a capacidade de memoria devia escalar também e não se manter estagnada para os mesmos valores que a geração passada.

Mas isso não acontece.

Da geração da PS3/x360 para a PS4/X1 tivemos um incremento de 16x, de 512MB para 8GB.
Da geração da PS4/X1 para a PS5/XSX tivemos um incremento somente de 2x, de 8GB para 16GB.

Tudo tem um limite e qualquer dia simplesmente já nem conseguem fazer texturas que ocupem mais espaço. Ainda para mais agora com as tecnologias que os dados vão muito mais rapidamente para a VRam e como tal nem é necessário ter lá todas as texturas.

Por exemplo, não esquecer que todas as RTX 3000 têm o RTX IO. Quando isso começar a ser aproveitado pelos jogos, a quantidade VRam deixará de ser tão necessária.
 
Back
Topo