Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Eu na minha 3080 já experimentei várias BIOS com powew limites superiores... Inclusive de 375w.... E mesmo assim a placa nunca passou dos 335w ( o mesmo que consigo c a BIOS de origem) e mesmo assim normalmente anda nos 325W...Os 335w é só durante um instante e volta logo a baixar...

Ou seja há alguma limitação a nível de hardware que impede que esse limite seja ultrapassado.... Essa limitação pelos vistos na evga n está a funcionar....
 
Pena já não ter a 3080 gaming trio, seria engraçado o new world nessa vga com a bios da strix a puxar + de 450W :P
Há reports de users em foruns / reddit com placas diferentes, mesmo com amd e o suporte da amazon a referir que estão a par do problema e a resolver com fix.

Pessoalmente acho haver mais problema do lado do jogo do que das gráficas, 65/35...

Cada fabricante faz as gráficas com o power delivery / circuitos como quer, desde que fique dentro dos standards da NVIDIA, poderá ficar melhor/na mesma ou pior, o que faz com que, como nós vemos estar a acontecer mais com umas gráficas do que com outras.

A maior parte das gráficas não é feita para ser usada no user scenario que o new world as coloca, este jogo não é o único no mercado que coloca gpu's acima do tdp da placa, desenganem-se, embora este titulo ao que parece faça isso de forma agressiva.

Quanto ao que já referiram aqui, os conetores terem um load diferente é totalmente normal nesta arquitetura, até as founders o fazem... a minha antiga 3080 gaming trio fazia e a minha 3080 suprim também o faz, com bios de origem ou não.
Salvo erro, as AMD também o são, tive uma 5700XT pouco tempo emprestada, acontecia o mesmo, embora não me lembre se a disparidade era tão grande.

Qual a necessidade de um jogo estar a consumir 120% e mais acima do max no menu a não fazer nada por exemplo ? é só estúpido.
 
Pena já não ter a 3080 gaming trio, seria engraçado o new world nessa vga com a bios da strix a puxar + de 450W :P
Há reports de users em foruns / reddit com placas diferentes, mesmo com amd e o suporte da amazon a referir que estão a par do problema e a resolver com fix.

Pessoalmente acho haver mais problema do lado do jogo do que das gráficas, 65/35...

Cada fabricante faz as gráficas com o power delivery / circuitos como quer, desde que fique dentro dos standards da NVIDIA, poderá ficar melhor/na mesma ou pior, o que faz com que, como nós vemos estar a acontecer mais com umas gráficas do que com outras.

A maior parte das gráficas não é feita para ser usada no user scenario que o new world as coloca, este jogo não é o único no mercado que coloca gpu's acima do tdp da placa, desenganem-se, embora este titulo ao que parece faça isso de forma agressiva.

Quanto ao que já referiram aqui, os conetores terem um load diferente é totalmente normal nesta arquitetura, até as founders o fazem... a minha antiga 3080 gaming trio fazia e a minha 3080 suprim também o faz, com bios de origem ou não.
Salvo erro, as AMD também o são, tive uma 5700XT pouco tempo emprestada, acontecia o mesmo, embora não me lembre se a disparidade era tão grande.

Qual a necessidade de um jogo estar a consumir 120% e mais acima do max no menu a não fazer nada por exemplo ? é só estúpido.

Quanto a esses reports desconheço. A minha 6900xt o máximo registado são 267w com tudo no máximo em 4k, a 3090FE também não tem esses picos malucos das FTW3. Já o load balancing é normal que ele nem sempre seja igual, mas convém que seja mais equilibrado. Quando tens um pci-e connector com energia sempre abaixo dos restantes, significa que existe algo de errado com os reguladores de voltagem associados a esse connector ou o circuito está mal projectado.
 
Já agora referir que gigabyte vision que o buildzoid avaliou é reference design no que diz respeito a power delivery (apenas com um ligeiro upgrade das power stages) e mesmo assim foi uma power stage que rebentou por isso é claro que das duas uma:

1- o power delivery não é suficiente para lidar com worst case scenarios.

2- as power stages da alpha & omega semi não são de fiar.


Ambos os cenários são maus e tem de ser determinado com exactidão o que está a acontecer e aqui a responsabilidade cai toda sobre a nvidia pois eles definem o power design e usam power stages da A&O nos seus designs de referência.

Depois é a atitude irresponsável da Amazon que mesmo sabendo que estão a acontecer problemas reais simplesmente limpa as mãos e não se esforça por mitigar. Quando os devs encontram bugs nos drivers por norma eles procuram workarounds e sempre assim o foi e não vejo o que aqui é diferente.
 
(...)


Ambos os cenários são maus e tem de ser determinado com exactidão o que está a acontecer e aqui a responsabilidade cai toda sobre a nvidia pois eles definem o power design e usam power stages da A&O nos seus designs de referência.

Depois é a atitude irresponsável da Amazon que mesmo sabendo que estão a acontecer problemas reais simplesmente limpa as mãos e não se esforça por mitigar. Quando os devs encontram bugs nos drivers por norma eles procuram workarounds e sempre assim o foi e não vejo o que aqui é diferente.

khaby-lame.jpg


Lá está!
 
Quanto a esses reports desconheço. A minha 6900xt o máximo registado são 267w com tudo no máximo em 4k, a 3090FE também não tem esses picos malucos das FTW3. Já o load balancing é normal que ele nem sempre seja igual, mas convém que seja mais equilibrado. Quando tens um pci-e connector com energia sempre abaixo dos restantes, significa que existe algo de errado com os reguladores de voltagem associados a esse connector ou o circuito está mal projectado.
Nos foruns da amazon tens reports com vga's amd com consumos parvos.

Relativamente ao consumo por ligação pci-e, regra geral toda a gama rtx, pelo menos 3080, com 2 conetores, o consumo é dividido de forma igual +/-, nos modelos com 3 ligaçoes, em 2 conetores fica por igual mais ou menos também, no terceiro é que fica bem superior.
Isto acontece frequentemente em modelos com 3 conetores, tens o exemplo da tuf e da strix da Asus, 2 vs 3 power conectors e acontece exatamente o que refiro e ao que parece, e baseando-me no que já li nesta thread, não há reports de Asus a morrer seja de que modelo for, bem como de outras marcas.
 
Sim, há um vídeo de uma zotac igualzinha à minha a fumar.... :tareon:

Mas no meu caso a minha seasonic px 850 tranquiliza-me no que toca a power delivery.

Mas just in case, como indiquei, undervolt e 90% de power delivery para no NW não passar dos 320W.

Não quero testar a minha teoria de que as Zotacs são tão boas como outra qualquer de momento, simplesmente porque não é fácil arranjar uma substituta caso esta vá para RMA :joker::joker::joker:
 
Ambos os cenários são maus e tem de ser determinado com exactidão o que está a acontecer e aqui a responsabilidade cai toda sobre a nvidia pois eles definem o power design e usam power stages da A&O nos seus designs de referência.

Depois é a atitude irresponsável da Amazon que mesmo sabendo que estão a acontecer problemas reais simplesmente limpa as mãos e não se esforça por mitigar. Quando os devs encontram bugs nos drivers por norma eles procuram workarounds e sempre assim o foi e não vejo o que aqui é diferente.

+1

Neste momento isto apenas demonstra mais uma vez quem realmente se preocupa em tentar perceber o que se passa VS os que mal podem, "limpam as mãos" e passam a batata quente, e para mim a Amazon está a ficar mto mal vista na fotografia, pois mais uma vez, já atirou oficialmente as culpas aos fabricantes das GPUs, quando ainda n se sabe ao certo o que está a causar este problema... Bonito de se ver, era a Amazon ter "tomates" e juntamente com os fabricantes, tentar perceber de uma vez por todas, o que raio se anda aqui a passar.

Software mata hardware e exemplos n faltam, por mais que o hardware tenha limites, esse mesmo pode ser ultrapassado com software.

A EVGA foi das marcas que mais vendou esta geração 3000 e infelizmente as 3090 (24U ou 26U) que morreram tinha realmente um problema de soldas, como a propria EVGA admitou. Melhor que isso, foi a rapidez com que salvaguardaram os seus clientes com a troca a ser logo instantaneamente feita. EVGAs continuam a ser vendidas como paezinhos quentes, pk realmente a marca tem-se esforçado para tentar sempre, ter o cliente satisfeito em todos os aspectos.

Já passaram prai 3 semanas desdo lançamento do jogo e a unica coisa vejo a Amazon a fazer, é andar a dar kick ao pessoal AFK no jogo LOL quanto problemas bem mais sérios como este, isso já parece passar-lhes ao lado.

No reddit vejo GPUs de todas as marcas e gerações a dar o berro e vai desda gen 3000 ás 900, AMD incluidas, seja ela qual for, se tiver que fritar, fumegar e ir de bela, ela vai... A fava pode calhar a qualquer um...

Apenas vejo uma solução á vista, que é o que já mencionei no final do primeiro paragráfo e neste momento, para o tempo que já passou, "tudo" continua igual e se a Amazon continua com este tipo de atitudes n vejo fim ao problema tão cedo.

É tudo mto bonito, quando "tudo" corre pelo melhor, mas tb é bonito se de ver quando existem problemas e as companhias "responsáveis" têm atitudes dignas de se lhe tirar o chapeu e tentar haver sempre um Win-Win!

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Não entendo como é que ainda existe pessoal que culpa o jogo, isto é claramente um problema de hardware e/ou vbios.
O que o jogo fez foi provavelmente revelar o problema mais cedo, e ainda bem pois assim usufruem da garantia.
 
Tenho de concordar que é essencialmente um problema de hardware.
Ainda assim, do que tem vindo a lume, é evidente que o jogo não está optimizado, não é eficiente, e quem vai/está a perder com esta história é a Amazon.
 
Última edição:
Vinha agora mesmo postar isso. Curioso que fizeram upgrade do shadow of the tomb raider para dlss2.0 e foram adicionar dlss ao rise of the tomb raider.

EDIT: Assim de repente só me vem à cabeça o BFV com o único jogo AAA que ficou agarrado ao DLSS1.0 pois o metro exodus tem a enhanced edition, o shadow of the tomb raider foi agora actualizado e o control foi dos primeiros a levar update para 2.0 (se bem que originalmente era um "1.5" bem superior aos anteriores pois já usava informação temporal).

EDIT2: afinal ainda há o FF XV, Anthem (vamos fazer de conta que este não existe como a EA o tem tratado), e Monster Hunter: World.
 
Última edição:
Back
Topo